Notícias!!

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Síndrome de Meniére-vertigem, diminuição da audição, zumbido.


A doença de Ménière também é muito freqüente, principalmente em adultos e idosos. A queixa é de crises vertiginosas, diminuição da audição, zumbido e sensação de pressão ou ouvido cheio. O zumbido, a diminuição da audição e a sensação de plenitude no ouvido costumam piorar durante as crises de vertigem.

As crises vertiginosas geralmente são intensas, com náuseas, vômitos, suores no rosto e nas mãos, palidez e palpitações. A crise pode ser precedida por manifestações premonitórias (aura) podem anunciar (minutos, horas ou dias antes) a crise vertiginosa iminente. A associação com Vertigem posicional paroxistica Benigna (VPPB) e migrânea (enxaqueca) é freqüente, com os sintomas característicos destas afecções. A VPPB pode aparecer durante, logo após ou meses depois das crises vertiginosas.

O intervalo entre as crises é variável, e o paciente pode ficar sem nenhum sintoma, e ocorrer perda progressiva da audição ao longo do tempo. Alguns pacientes relatam audição flutuante, variável em função do tempo. Outros sintomas comuns são hipersensibilidade a sons mais intensos e distorção da sensação sonora.Detalhes clínicos da doença clique aqui.

Algumas das causas da síndrome de Menière são: diabetes, hipoadrenalismo, hipopituitarismo, hipotireoidismo, deficiências nutricionais, alergia por inalantes ou alimentos, doenças auto-imunes, viroses, lues, trauma craniano, cervical, acústico, barométrico ou cirúrgico, distúrbios cardiovasculares, osteodistrofias da cápsula ótica, estreitamento de meato acústico interno, senilidade labiríntica, distonias neurovegetativas ou distúrbios psicossomáticos.Já tivemos alguns paciente com esta síndrome e apesar do tratamento medicamento alopático estar correto os paciente não melhoravam dos sintomas. Um breve ajuste da coluna cervical alta melhorou completamente os sintomas.

Evidências:

No escopo do nosso ensaio daremos atenção a SM(síndrome de Menière), Num estudo comparativo de frequência de sinais e sintomas da coluna cervical alta on de 24 pessoas com SM ( sendo 10 homens e 14 mulheres), e 24 pessoas de grupo controle foram investigados para estudos comparativos. Sinais e sintomas de desordens cervicais, dor cabeça, pescoço e ombro,foram mais frequentes , cerca de 75% no grupo de doentes em comparação com o grupo controle. Sendo que estes reportaram episódios de vertigem realcionados com movimentos cervicais.29% dos paciente teriam crises de Tinnitus ( Zumbido), relacionados a movimentos mandibulares. Sinais de desordens cervicais tanto na inclinação lateral quanto na rotação foram mais prevalente nos pacientes do grupo de doentes do que no grupo controle. Também foi verificado sensibilidade dolorosa nas cervical alta nos processos transversos, sensibilidade nos músculos elevador de escápula, músculo trapézio nos paciente do grupo de doentes maior do que no grupo controle. De uma forma geral foi concluido que sinais e sintomas de desordens na coluna cervical tiveram maior prevalência do que no grupo controle.

Conclusão :

Segundo o autor, desordens na coluna cervical,desordens cranio-mandibulares, déficit de mobilidade de cabeça e pescoço, pontos sensíveis no trapézio, elevador de escápula, pontos sensíveis nos processos transversos do atlas e axis, dor no vértix da cabeça( este causado por entrapment do nervo C1 e C2.A vertigem também pode estar frequentemente relacionada com alteração no Feedback do sistema propriocepetivo nas articulações cervicais, que estão intimamente relacionada com o sistema vestibular, pelas vias vestíbuloespinhal. Todos este indícios reforçam que devemos ter uma atenção especial para a coluna cervical alta.

Dentro do exposto e por experiência própria , mesmo que o diagnóstico seja difícil, o estudo demonstra que é de bom senso os ajuste da coluna cervical alta por profissional especializado em Fisioterapia quiropráxica ou outras modalidade de manipulação Fisioterapêutica.

mais texto: vertigem-fisiotererapia quiropráxica
vertigem mini-review





domingo, dezembro 07, 2008

Neuralgia do Trigêmio


Imagem do Deus Atlas segurando o globo terrestre em referência ilustrativa a cervical alta.











Uma das mais frequentes afecções dolorosas que ocorrem na face, tem sua gênese de dor , devido ao acometiimento do nervo trigêmio ( V par craniano), nos EUA estudos apontam para uma incidência de 4,3 casos para 100.000 pessoas. Tem uma caractéristica importante com início da dor sendo abrupta durando alguns segundos, pode ser desencadeado por estímulos mecânicos e térmicos interno e externamente na área da dor. Normalmente é uma doença mais frequente na mulher do que no homem e tem caracte´ristica de evoluir para cronicidade.O tratamento clínico geralmente é realizado com anticonvulsivantes, tais como (carbamazepina, gabapentina etc), também podem ocorrer nos casos mais rebeldes cirurgia para ablasão do Ganglio de Gasserian.
Gasserian núcleo (latim), ganglio do nervo trigêmio.











Entretanto há um alto índice de disestesia que é uma alteração dolorosa residual.Outra cirurgia é a descompressão neural, chamada de neurólise, onde existe um menore complicações como a disestesia, no entanto reside um maior número de complicações pós operatória. Estudos apontam uma alternativa para a QUIROPRAXIA. Em um estudos com 8 pessoas acometidos pela doenças submeteram-se a um programa de manipulação da cervical alta (Upper cervical Spine - OAA), os estudos concluiram que na EAV (VAS) escala analógica visual houve uma melhora de 78% do nível de dor. O tratamento consistia em 3 ajustes semanais por 8 semanas.
UPC Spine e artigo.
Imagem do núcleo trigêmino cervical.
Notem : pr-núcelo principal-na ponte do cerebelo
po-porção oral
pi-parte interpolar e
pc ou vc -parte caudal
a interligação da porção caudal (pc ou vc) + trato espinhal +aferencias das
cervicais alta C1,C2 e C3, ocorrem na substãncias cinzenta medular como na figura.









EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

O núcleo do nervo trigêmio e tratco espinhal apresentam conexões na região cervical no segundo nível , chamado de sub núcelo caudal (vc)contém neurônios de segunda ordem que fazem importantes conexões não somente com o nervo trigêmio, mas também com nervo facial (VII par craniano ( nervo intermédio), com o nervo glossofaringeo(XII) e nervo vago (X), estes que convergem na região cervical pelo ramo dorsal, onde esta região cervical recebe também impulsos de dor e temperatura deste nervos.
A patologia está relacionada com uma hiperestimulação destes nervos, por isso os tratamento teêm como finalidade a diminuição desta exitabilidade neural.As vênulas que drenam a região do corno dorsal da região cervical aonde reside o subnúcleo caudal (vc), opera em baixa pressão e parece não ter tanto redundânica no caso , Entretanto mecanismos de aumento de tensão no tracto do nervo trigêmio , quanto nas vias espinocerebelar, ou mesmo no vc(núcelo Caudal), poderiam aumentar a congestão da circulação nesta área vc e provocar uma estase circulatória, com hipóxia na região do vc. Este aumento da tensão na área estaria relacionado com subluxação na região da cervical alta.

CONCLUSÃO.

Desta forma ajustes na coluna cervical alta teriam impacto importante para diminuir a hiperexitabilidade da área vc.O autor relata que mais estudos futuros devem ser melhorados para garantir a eficácia do tratamento.

fonte

Upc spine

autor

Roger Hinson, DC and Susan Brown, PhD, DC.



quarta-feira, novembro 19, 2008

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA- o que você deve Saber.


O que é Quiropraxia ?

A Palavra Quiropraxia vem do grego que singnifica Quiros=mão e práxis= fazer, então quiropraxia é fazer com as mãos. Trazendo para atuação profissional a Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia de tratar os problemas de saúde com as mãos. Entretanto o objetivo da Quiropraxia não é tratar doença e sim equilibrar os sistema nervoso , ajustando as subluxações , sobretudo na coluna vertebral que podem levar a distúrbios funcionais .Os ajustes da Quiropraxia terão impacto importante nos sintomas dos pacientes pois atuarão na causa do problema.

O que é subluxação?

A prática de Quiropraxia com os ajustes e manipulação das articulações e tecidos subjacentes , particularmente a coluna vertebral corrigem as interferências nos nervos espinhais causados pela Subluxação.Subluxação é uma disfunção em uma articulação ou segmento com desalinhamento , onde a integridade e função fisiológicas estão alteradas, entretanto o contato com as superfícies articulares estão intactas" , termo que apresenta muitas variações pelo menos 18 tipos de subluxação, onde poderíamos citar algumas, tais como: hipomobilidade para rotação, extensão, inclinação lateral, flexão e outras como a hipomobilidade, hypermobilidade, oclusão foraminal, alteração do espaço interósseo, fixações etc.Relação da coluna com os órgãos , atraves dos nervos espinhais e sistema nervoso autônomo.










Como ocorrem as subluxações?

Normalmente esta sub luxação podem ocorrer por várias causas, poderíamos citar condições físicas, emocional e química; Dentre as causas físicas poderíamos destacar , escorregões, quedas, acidentes traumáticos, acidentes de carro, pegar peso de forma incorreta, movimento repetitivo, postura inadequada no ambiente laboral, desvios posturais etc. Dentre as Causas Emocionais podemos destacar a raiva, medo, stress. Mas como distúrbios emocionais podem levar a sub luxação ?, Estes estados emocionais levam frequentemente a liberação de cortisol pela glândula supra renal, distúrbios do sono, liberação de adrenalina, déficit de serotonina , estes causarão aumento da tensão muscular pela hiperestimulação do sistema gama e aumento da descarga do sistema nervoso autônomo ( o sistema simpático), este conjunto de alterações causam aumento da tensão vertebral provocando hipombilidades e presença de pontos gatilhos . As causas Químicas , tais como Alcohol, drogas, poluição provacarão efeitos similares aos emocionais, bem como a drogadição que causam perda da qualidade nutricional, levando a deficiência de aminoácidos importantes para a matriz colagenosas, para os glicoaminoglicanos e neurtransmissores, causando em conjunto ou isoladamente a sub luxação pelos mecanismos similares ao emocional .

Quais as consequências das sub luxação?

A sub luxação provoca alterações na informação nervosa entre o cérebro e o nosso corpo como um todo, podendo provocar dor e distúrbios funcionais , físico, viceral e emocional. Estudos mais recentes concluem que a sub luxação causa interferência no fluxo axoplasmático, diminuindo fluxo de nutrientes dentro do nervo, isto terá impacto negativo nos tecidos inervados pelo nervo comprometido, causando distúrbios dolorosos, atrofia e inflamação neurogênica.

Por quê , então se manipula e ajusta as articulações da coluna?

Diante do exposto se torna óbvio , o sistema nervoso é formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos, a maioria destes nervos trafegam por um canal estreito na coluna vertebral, que é uma região que protege os nervos, entretanto os desalinhamento e subluxações causados pelo cotidiano, podem interferir na informação entre cérebro e o nosso corpo, podendo causar distúrbios funcionais, que geram dor e desconforto.Então corrigindo as subluxações através do ajuste quiropráxico, espera-se a melhora dos sintomas e cura do problema, pois se está tratando a causa e não só o efeito.Um exemplo muito comum são paciente que apezar de estarem fazendo tratamento médico alopático correto, não melhoram.Posso destacar aqui distúrbios de cefaléia, dor no tórax como na região da mama, dores abdominais etc... .

Quem pode realizar os ajustes Quiropráxicos ?

Os profissionais que podem realizar o ajuste Quiropráxicos são os Fisioterapêutas com especialização na área, pois aqui no Brasil a Quiropraxia é reconhecida pelo Coffito (conselho federal de Fisioterapia ) como especialidade do Fisioterapêuta e os Quiropraxistas graduados, entretanto os quiropraxistas no Brasil ainda não são reconhecidos como profissão. Já os Fisioterapêutas são reconhecidos como profissão que cuidam da saúde física das pessoas, através de meios físicos, químicos, manuais e naturais, dentre os destaques nas últimas décadas para técnicas manuais como a Quiropraxia , osteopatia, RPG, Mulligan, maitland, Mckenzie, Cyriax, terapia manual, spinal manipulations, etc...

O que é Fisioterapia Quiropráxica ?

È uma modalidade técnica que utiliza as mãos para tratar de problemas músculos esquelético, emocional e viceral, em alguns países é uma profissão, aqui no Brasil é realizada por fisioterapeutas em sua maioria, técnica esta já desempenhadas por fisioterapeutas há alguns tempo , de cursos não específicos a fisioterapêutas . Oficialmente a Fisioterapia Quiropráxica foi introduzida pelo Dr. Joel Eufrázio através do Instituto Physion, bem como Drª Inês nakashima-Fisioterapêuta, que com seriedade formam profissionais Fisioterapêutas a exercer esta técnica fantástica. Outro que devemos reconhecer foi Dr. Matheus de Souza, (in Memorian)DC. também um importante coloborador da quiropraxia no Brasil, ministrou curso para vários profissionais de saúde e inclusive leigos.


Por quê ? ocorrem os " estalos" "Creeck"" na coluna nos ajustes?

Os estalos são o resultados de uma cavitação da articulação com a liberação de Gas, Co2 e outros, é um resultado ótimo da manobra, esta liberação proporcionará uma melhora da DOR e relaxamento do paciente , entretanto algumas pessoas não estalam com facilidades, pois são hipermóveis, que é um tipo de sub luxação, mas quando não estalam, não quer dizer que o ajuste não foi bem sucedido, isto ocorre numa minoria das pessoas. Pessoas hipermóveis temdem a terem dores principalmente de origem miofacial, com poucas áreas subluxadas, nestes paciente é muito frequente encontrarmos "pontos Gatilhos", nestes casos o tratamento deve ser complementado com outras técnicas de liberação de " Pontos gatilhos".

Como é uma sessão de Quiropraxia?

O Fisioterapêuta numa consulta e tratamento que duram em tono de uma hora, irá coletar uma anamnese, que é coletar dados históriocs da dor, como doi, aonde sente dor, piora ao dormir, levantar ao andar etc..., se houver Exame radiológicos o mesmo irá avaliar as condições da coluna vertebral, se não houver exame o Fisioterapêuta poderá solicitar o RX Após isto será realizado exame chamado de Quick scaning que é um teste rápido de avaliação da mobilidade global da coluna vertebral, na sequência serão realizados testes de Gillet, testes ortopédicos , testes neurológicos, neurais como laseg, PKB, jacksom, adsom, edem e outros mais, em seguida será realizado o Motion Palpation, que é um teste dinâmico para averiguar sub luxações, será realizado um mapeamento de sintomas e áreas subluxadas encontradas. Após os testes o Fisioterapêuta Quiropraxista irá dar o diagnóstico cinesiopatológico disfuncional e começara os ajustes nas regiões subluxadas , tempo de aproximadamente 30 minutos dependendo do caso, após isto será marcado novas visitas que serão proporcional ao problema, estas visitas dependem da abordagem do problema, podendo ser dia sim dia não, visitas a cada três dias , semanais, quinzenais, mensais, bimestrais e assim por diante, tudo dependerá do distúrbio e vivência clínica do profissional. A quiropraxia pode ser utilizada em qualquer fase do problema, as melhores respostas são na fase Aguda, mesmo com inflamação , como por exemplo numa Hérnia de disco, que quanto mais rápido ocorrer a descompressão do nervo , mais rápido haverá a melhora, isto é muito individual, dependerá da tolerância e gráu de exigência do paciente.

Qual a diferença entre Fisioterapia Quiropráxica e Quiropraxista ?

Muitas , ambos os profissionais podem atender pacientes com problema de coluna, entretanto o Fisioterapêuta especializa-se nesta ferramenta técnica com treinamento teórico e prático específico, pois a formação básica , o fisioterapeuta já possui no seu currículo de aproximadamente 4000 horas na média. Algumas universidades apresentam um currículo ainda maior, onde o profissional terá disciplinas voltadas a Anatomia, fisiologia, neurologia, histologia, biologia , radiologia, recursos terapêuticos Manuais , Fisioterapia geral e específica, cinesiologia, cinesioterapia , estágio clínico,clinica ortopédica, traumatológica, reumatológica, neurológica, cardilógica, pneumofuncional, pediatria, geriatria, uroginecológica , por este motivo os Fisioterapêutas podem promover a saúde das mais diversas formas , inclusive com recursos manuais, dependendo da aptidão do profissional, aptidões estas que traz um leque de atuação do Fisioterpêuta muito mais amplo, atuando nas mais diversas áreas médicas do corpo todo. Enquanto os Quiropraxistas são monotratamento , sendo só tratamento de distúrbios da coluna em sua maioria, já os Fisioterapêuta atuam nos distúrbios da coluna em todas as patologias da coluna como nas subluxações, nas lesões traumáticas como fratura, lesão raqui medular, no pós operatórios de tumores vertebrais e outras patologias pertinentes a coluna. Os Fisioterapêutas utilizam recursos da quiropraxia e outras técnicas manuais , bem como recursos da Fisioterapia clássica , como a eletroterapia, termoterapia, mecanoterapia, cinesioterapia que são recursos exclusivos do Fisioterapêuta, etc.

O fisioterapeuta é reconhecido como profissão aqui no Brasil deste 13.10.1969,e são profissiinais reconhecidos na maioria dos países do globo terrestre . Já o quiropraxista é reconhecido na América do Norte, sendo EUA e Canadá , alguns países da Europa , Oceania, e outros .Aqui no Brasil não são reconhecidos como profissão , portanto não possuem órgão regulador e fiscalizador, são reconhecidos como Ocupação.

quarta-feira, novembro 12, 2008

II congresso Sulbrafito.


clique na imagem para ampliá-la.

Aproveito este veículo fantástico que é a WEB para , fazer um convite imperdível aos nossos colegas Fisioterapêutas . Será o II Congresso Sulbrafito, que se realizará em Florianópolis -SC de 20-22 de Agosto de 2009. O folder já está pronto e o Site do congresso em Breve! Não percam esta oportunidade esperamos vê-los e podermos assistir boas conferências, Workshops das mais variadas especialidades, Feira de exposição de equipamentos , livros etc... . Será sem dúvida um encontro memorável.

terça-feira, novembro 11, 2008

Gonartrose-Osteoartrose de Joelho


A osteoartrose de joelho também chamada de gonartrose, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. A etiologia da degeneração é complexa e inicia-se com o envelhecimento . Sugiro clicar aqui para maiores detalhes.

domingo, novembro 09, 2008

Fisioterapêuta Quiropraxista.

O fisioterapêuta, este sim é um profissional completo. Atua em quase todas as especialidades médicas, somos reconhecidos como profissão deste 13.10.1969, portanto com 39 aninhos de idade, é uma profissão pujante, reconhecida e repeitada pela sociedade. Dentre as áreas médicas que poderíamos citar Fisioterapia em traumatologia, reumatologia, neurologia, ortopedia, dermátomo funcional (fisioterapia Estética), UTI (unidade de terapia intensiva), Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Cardiológica, Fisioterapia em Perícia trabalhista, Fisio uroginecológica, Fisio geriatria etc. e dentre outras subespecialidades estão várias outras , poderíamos citar as técnicas manuais tais como : Fisioterapia Quiropráxica, Fisio osteopática, fisio mulligan, fisio maitland. Vale salientar que estas sub-especialidades existem como ferramentas de trabalho para atuar nas mais diversas áreas de atuação da fisioterapia, o que torna o profissional fisioterapêuta, um profissional com alto gráu de dinamismo, proporcionando um atendimento adequado para a população e o que é mais importante possuimos órgão regulador e fiscalizador, ou seja se alguém se sentir prejudicado poderá recorrer ao Crefito para possível denúncia. Portanto vale sempre dar um aviso às pessoas de que existem muitos que se dizem profissionais disso , daquilo, cuidado! você pode estar jogando fora o seu dinheiro suado e esmerado em muito trabalho, não quero aqui tirar nenhum mérito de técnica, mas sim deixar uma palavra amiga aos nossos pacientes que porcuram os fisioterapêutas para diminuir o seu sofrimento.

terça-feira, novembro 04, 2008

QUIROPRAXIA SÓ COM FISIOTERAPÊUTAS.


Utilidade Pública - Quiropraxia

04/11/2008

A Sociedade Sulbrasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (SULBRAFITO), representada pelos profissionais da área, Especialistas, Mestres e Doutores, fisioterapeutas que atuam em diferentes cidades, clínicas, hospitais e universidades, entende que a Quiropraxia no Brasil é uma especialidade do fisioterapeuta. A graduação em Fisioterapia prevê um currículum pleno que confere ao profissional uma formação abrangente e completa em saúde, permitindo que busque após a conclusão do curso, aperfeiçoamentos e especializações para melhor prestação da assistência a saúde da população. A Fisioterapia é regulamentada no Brasil desde 13 de Outubro de 1969. Bem recentemente (22/10/08) o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou no Diário Oficial da União (DOU) um parecer sobre a carga horária mínima para cursos como Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem, registrando para esses cursos a carga horária mínima fica elevada para 4.000 horas. Esta portanto é a carga horária mínima, ou seja, para ser fisioterapeuta de forma geral a graduação vai contar com uma carga horária acima das 4.000, em algumas universidades é acima de 5.000. O Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) entende que a carga horária mínima deve ser ainda maior, contando com 4.500 horas. Esta formação completa segue as Diretrizes Curriculares do MEC para os Cursos de Fisioterapia. Posteriormente, a prática do exercício profissional regulamentado e reconhecido socialmente, associada ao aperfeiçoamento e especializações que o profissional busca fazer hoje em dia, conferem à população assistida pelo fisioterapeuta a certeza e garantia de uma assistência plena e segura.
A Sociedade Sulbrasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica recomenda: Faça Quiropraxia com o seu fisioterapeuta!!!!!!!


quinta-feira, outubro 30, 2008

FISIOTERAPÊUTAS , ATENÇÃO!!!

É com muita tristeza que depáro-me com o que vamos ver logo a seguir no E-mail enviado por fisioterapêutas indignados com o que está acontecendo com a FEEVALE-RS, é lamentável que professores fisioterapêutas , Reitores e diretores de curso possibilitam o que vem acontecendo por lá. Venho aqui levar ao público a nossa indignação e a SULBRAFITO, já está tomando as devidas providências junto ao COFFITO/CREFITO, quanto a possibilidae de punição junto a lei desta Universidade que afronta os nossos direitos adiquiridos a décadas. Segue o e-mail.

Novamente... ..

Estou enviando um manifesto dos acadêmicos de Fisioterapia do Centro Universitário Feevale. Achei conveniente informá-los sobre os acontecimentos na instituição.

Nós acadêmicos de FISIOTERAPIA do Centro Universitário Feevale, estamos nos manifestando, a respeito do uso de técnicas fisioterapêuticas , pelos acadêmicos de quiropraxia no mesmo instituto.
Só para começar a QUIROPRAXIA sempre foi uma especialidade do FISIOTERAPEUTA. Uma dúzia de sujeitos (infelizmente alguns até fisioterapeutas (hoje professores da quiro)) foram para os EUA para fazerem uma especialização em Quiropraxia e voltaram para montar uma Pós-Graduação. (Até aí tudo certo!) Mas chegando aqui e vendo que um aluno paga 7 mil por uma pós e 100 mil por uma faculdade; resolveram fazê-la como graduação (ora, vamos ganhar dinheiro né!). E a FEEVALE sempre mercenária aceitou receber esse curso, (azar é dos fisioterapeutas! ).
Então notem que já começou tudo errado, nós exercemos muitas técnicas de terapia manual e a quiropraxia é uma delas; basta o fisioterapeuta fazer o curso de formação na mesma, assim como faz osteopatia, maitland, mulligan etc.
Eles não têm nem órgão que os regulamentem. .(agora não nos perguntem como podem abrir consultórios e saírem trabalhando, que não sabemos responder).
Os Fisioterapeutas (especializados em quiropraxia, é claro) exercem essa técnica, e muitas outras desde 1959.
A quiropraxia é mais uma técnica que o fisioterapeuta pode utilizar dentre muitas outras como osteopatia, maitland, mulligan, cyriax, neurodinâmica, mobilização neural, pompage, inibição miofascial,. .. etc, etc,etc,etc. E que existe um órgão que a regulamenta: COFFITO/CREFITO.
Já imaginaram a Cardiologia virar graduação e os médicos não poderem mais se especializarem em cardiologia porque agora é exclusividade de quem fez uma faculdade de Cardiologia. ..??????? ???
E ressalto que nosso amor não é pela quiropraxia e sim pela fisioterapia; uma profissão maravilhosa com milhares de profisionais formados, pesquisadores (mestres, doutores e Phd's). Não temos dúvida de que seja o profissional mais habilitado para técnicas manuais, sejam manipulações, mobilizações, manobras miofasciais e etc!
Por tanto a quiropraxia faz parte do contexto do fisioterapeuta desde várias décadas atrás; desde o momento em que se chamava Quiropatia!
Somente ressaltamos que no Brasil a Quiropraxia foi reconhecida como ocupação; não trata-se de uma profissão pois não há um órgão que a regulamente! e a OMS prescreve diretrizes; e não regulamenta profissão!
Por esse motivo, se um paciente passa por uma iartrogenia em um consultório de um "quiropraxista" recorre-rá a quem?? Somente a polícia não é!
É claro que não nos admira terem pedido/sugerido que o COFFITO/CREFITO "abraçasse" a quiropraxia.
E AGORA COM ESSA HISTÓRIA DE COMEÇAREM A USAR NOSSAS TÉCNICAS PASSOU DOS LIMITES NÉ!
É claro! Estão começando a ver que a manipulação não REABILITA ninguém! "somente apaga o incêndio" .
O problema maior é que a FEEVALE abre as portas para eles se especializarem em SAÚDE NO TRABALHADOR, abre as portas nos cursos de ATM, Ergonomia, Reabilitação do tornozelo, joelho... Estão nem aí para nós!! QUEREM GANHAR DINHEIRO.
PESSOAL!! Não é porque vocês não atuem com terapia manual, que gostem de pneumologia, cardiologia, neurologia, dermato funcional que devem achar que isso não influencia para vocês! SOMOS TODOS FISIOTERAPEUTAS! ! Basta nos unirmos. (Porque acham que os Médicos são uma classe forte?? Eles estão nem aí para a especialização de cada um.. defendem sua classe.)
Tudo o que estamos falando não é da "boca pra fora" é tudo fundamentado! !

PS: Em anexo está a manifestação do crefito5, juntamente com os e-mail dos deputados do RS que está disponível no próprio site.
Denuncie no site do crefito: www.crefito5. com.br/web/ denuncias. php


Desde já agraddecemos a atençao de todos!!

Att

Acadêmicos da Fisioterapia!!

terça-feira, outubro 28, 2008

Curso de Quiropraxia.


Inédito no Paraná o curso de Fisioterapia quiropráxica, ocorrerá em fevereiro uma primeira fase nos dias 11 à 14e 2ª fase nos dias 08-11 de abril de 2009, reservem sua vaga o curso promete, pois trata-se de Profissional que se dedica às tecnicas manuais a um longo de 7 anos. A Quiropraxia para Fisioterapêutas é uma realidade, já existe cursos de Pós graduação, muito bom por sinal, mas é um pouco longo e caro. Encontramos uma alternativa aqui no Paraná trazendo para o interior do estado um curso com 72 horas, em dois módulos.Não tenho dúvida de que você fisioterapêuta que está lendo este síntese poderá fazer parte de um grupo de fisioterapêutas que através das mãos poderá proporcionar um alívio imediato das dores da coluna vertebral ou oriundas desta e digo mais , seus ganhos financeiros melhorarão da água pro vinho, falo isto por conhecimento de causa.Desde os bancos escolares vislumbrava nas técnicas manuais um diferencial sobre os outros colegas, não porque seria melhor ou pior , mas sim por uma disputa de mercado de trabalho, durante muito tempo fui quase que um autodidata. Apos fazer especialições em terapia manual e quiropraxia clínica, minha vida mudou, transformei-me num fisioterapêuta melhor, capaz de ajudar nossos queridos pacientes do que os afligia a dor aguda. Acessem o nosso Home page.Curso de Quiropraxia.

quarta-feira, outubro 08, 2008

MEC aprova curso de Pós graduação em Quiropraxia na Unaerp.

O Sindicato intitulado SINDIQUIRO/RS denunciou no Ministério da Educação (MEC), de forma indevida e temerária, o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Quiropraxia para Fisioterapeutas da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Na verdade trata-se de um Sindicato que nem mesmo temos informações acerca de sua regularidade legal o qual se diz representante dos graduados em cursos de quiropraxia...

para ler na íntegra clique no Blog do Dr. Gil Almeida.




sábado, outubro 04, 2008

domingo, agosto 24, 2008

Jornada Paranaense de Fisioterapia .


Conferencistas e organizadores da 8ª Jornada Paranaense de Fisioterapia traumato-ortopédica, o qual tive o privilégio de participar como conferencista em workshop. Agradecimentos especiais ao Dr. e Professor Cláudio o segundo da direitoa para esquerda e a Drª e Professora Rubia Benatti, a quarta da direita para esquerda.Tivemos também o privilégio de como diretor da Sulbrafito, de conseguirmos novas incrições para nossa sociedade.

sábado, agosto 23, 2008

Dor no Braço-Atuação da Fisioterapia Quiropráxica.


Hoje vou postar diferente, recentemente recebí um E-mail de um amigo peguntando sobre a Fisioterapia Quiropráxica direcionadas para tratamento de membro superior. A resposta ficou muito boa que resolví postar aqui no Blog.

Pergunta:
Oi Sena td bem?
preciso de sua ajuda, espero contar contigo.
olha precisava saber de patologias de ombro, cotovelo punho e mão que possam ser manipuladas pela quiro. tanto faz diretamente qto a distância.
será q pode me ajudar? não precisa dizer a manipulação apenas as patologias e onde manipular.
obrigado mesmo
Resposta:
Pensando em sistema simpático
liberar regiôes de C8-T5= cabeça e pescoço

para membros superiores T2-T10

Para membros inferiores T12-L2
segundo Koor- manipulações nestas regiões teêm importância para controle Nociceptivo , que em caso álgico haverá sempre comprometimento simpático.

Pensando em Miótomo e dermátomo, deve-se manipular e liberar o nível em questão:pois distúrbios somáticos nas vértebras repercutirão no seu nervo correspondende e quase em nenhuma das vezes há alteração eletroneuromiográfica, considerando-se nível subclínico.Compressões nos nervos podem inferir em danos no fluxo neural(Dahlin 1991), Dor difusa , com dano na bainha de mielina sem dano axonal(Greening e Lyn 1998). Chaclock 1999-tratamento de mecanismos periféricos podem ser tratados centralmente, pois ambos os mecanismos central e periféricos fazem parte do mesmo problema.

Exemplo : patologias no Ombro liberar o miótomo e dermátomo responsável por esta região, como por exemplo C5 -C6.
Cotovelo C6-C7= ex: epicondilite
Mãos T1-T2 e assim por diante.
T4- na síndrome de T4-dor e formigamento em forma de luva bilateral das mãos, ja tive alguns casos com melhora em uma sessão apenas.Esta patologia é confundida com síndrome do tunel carpal e muitas vezes a eletroneuromiografia é positiva, distúrbio conhecido como "duble crushed" mencionado por Upton e Mac comas 1973
No entanto deve-se liberar também regiões distantes que apresentam hipomobilidade, é isto que fazemos no protocolo global. Uma coisa importante liberar a torácica média (T4-T9) koor e Butler 1991-sempre, pois o afunilamento do canal medular nesta região conhecida como ZONA HIPOVASCULAR,podem apresentar repercuções importantes se estiver hipomóvel e isto é em quase todas as pessoas, 95%, torna-se capital liberar esta região, pois as repercuções desta região será em toda a coluna e nos membros, tanto superior quanto inferior . Inclusive existem trabalhos que referem que capsulite adesiva do ombro tem uma melhora significativa com a manipulação desta região, pois haveria uma diminuição da hiperestimulação simpatica.As manipulações diretas nas articulações periféricas tem como objetivo a liberação do fluxo neural axoplasmático , isto provoca uma maximização dos efeitos neuromoduladores da dor.

Abraço e boa sorte.

Este dados fazem parte do meu tema de curso e conferência em cervicobraquialgia.

Abraço

Ricardo Sena.


sexta-feira, agosto 08, 2008

dor no Coccix-Coccidinia-coccixalgia.


Não tão frequente a coccidinia ou dor na região do coccix, acomete pessoas das mais variadas idades, geralmente os paciente relatam dores ao ficar um determinado tempo sentado, as veses uma necessidade de defecação, podendo haver história de queda sentado ou não.

Fig 1




PATOGÊNESE

Na figura 1, acima pode-se observar os ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal, estes ligamentos funcionam como freios estabilizadores passivos da região coccígea e funcionam como verdadeiras rédeas de cavalo. Estes ligamento funcionam obsorvendo os choques e sobrecarga axial conforme pode-se verificar na figura 2.

fig 2











os ligamentos são aos pares de cada lado do coccix, desta forma a melhora absorção ocorre com o apoio bipodal, ou seja, os dois pés apoiados. No entanto em práticas esportivas, corridas, saltitar, cair sobre uma perna só, pode provocar torção sacral e aumento da tensão ligamentar, sobretudo do ligamento sacrotuberal, onde muitos se referem a coccidinia com " síndrome do ligamento sacrotuberal". Na fig. 3, podemos verificar uma perve torcida.







fig. 3





traumas corriqueiros com um tropeção, até mesmo uma discrepância no tamanho dos membros poderá causar um desequilíbrio biomecânico , colocando desta forma uma sobrecarga no anel pélvico, podendo causar dor no ligamento sacrotuberal , coccixe até mesmo surgir pontos gatilhos no glúteo devido ao desequilíbrio articular e também sobrecarga na raizes nervosas lombosacral.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

os sintomas podem ser definidos como primários:
- dor no ligamento sacrotuberal afetado e articulação sacroilíaca do lado afetado.
sintomas secundários:
-distúrbios mecânicos distribuidos pelo cíngulo dos membros inferiores e seus apoios da coluna vertebral.
sintomas teciários:
-Dor referida e má função dos órgãos inervados pelos 2º ao 4º nervos sacral.
A dor localiza-se maior em um dos lados , bem como na coluna lombar , agrava-se ao sentar , ao descer escadas, a dor pode persistir por meses ou anos, dor de característica crônica com período de diferentes intensidades .
A Literatura traz outras queixas tais como cefaléia, e dor na nuca, isto é causado pelo distúrbio cranio-sacral, que possuem íntima relação com a duramater.

TRATAMENTO

Criamos um protocolo para o tratamento do distúrbio em questão que une os recurso clássicos como eletrotermoterapia local e reajuste pela terapia manual e quiropraxia.

1º -Termoterapia através de Micro-ondas na região do coccix.
2º - Reajustes do desequilíbrios articulares, coccix por via retal em casos mais severos, sacro-ilíacos, quadril, coluna lombar, emfim aonde encontrar-mos desarranjos somáticos.
3º - Liberação dos ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal, estes são liberados indiretamente por fora ou por via retal, dependendo do caso.
4º - Liberação de pontos gatilhos se houver, como por exemplo sinais de dor lombo-glútea
5º - Eletroterapia e crioterapia poderão serem empregados se forem quadros muitos agudos.


* Poucos paciente necessitaram de liberação via retal, no entanto pode ser necessários devido a cronificação do problema, alguns caso não houve necessidade de manipular o coccix, pois liberando o ligamento o coccix tende a normalizar-se.

quer saber mais clique aqui: COCCIXALGIA

AQUI NO VIDEO UMA AULA SOBRE COCCIXALGIA











fonte:Moderna terapia manual-gregory grieve
maitland- manipulação vertebral.
apostila de quiropraxia-curso
apostila de terapia manual
experiência clínica do dia a dia.

quinta-feira, agosto 07, 2008

Parabéns ao Crefito 3

Parabéns ao crefito3 , vejam o vídeo .

terça-feira, julho 29, 2008

Controle da dor,tratamento profissional integrado.


Concordo em tudo o que meu amigo virtual Dr. Norton Moritz Carneiro, comentou:

"Entre os recursos neuromoduladores de uso ambulatorial, destacam-se os anestésicos locais, o agulhamento e a eletro-neuro-estimulação.As intervenções, que têm como objetivo a correção de anomalias nas redes neurais implicadas no quadro clínico, atuam controlando os fatores geradores de dor, inibindo a transmissão das informações nociceptivas (relacionadas com a dor), prevenindo e revertendo a sensibilização periférica e central.

A necessidade de restauração das funções somáticas implicadas nos quadros dolorosos é atendida pelos recursos da Fisioterapia. Destacam-se os métodos de reeducação postural, e a terapia manual ou quiropraxia." Sem dúvida ! , sobreduto pacientes com dor crônica devam ser assitidos por profissionais voltados ao tratamento da dor, e isto englobará intervenções capazes de realizar uma neuromodulação dos estímulos nociceptivos, devendo os profissionais atuarem nas esferas somáticas, circuitos neuronais central e periféricose aspectos psicossociais.

domingo, julho 20, 2008

Manipulação cervical

Vídeo engradaçado de manipulação cervical, apenas para descontrair.

Lei da desnervação.


Outro dia falamos sobre a lei de Cannon-Rosenbluth e não colocamos o que diz a lei, segue abaixo as explicações pertinentes a esta lei, e isto explica como os pontos gatilhos que se formam são " alimentados " pelas compressões radiculares, sejam elas clínicas ou subclínicas.

Supersensibilidade (pós-sináptica) de desnervação e/ou hiperatividade pré-sináptica

Imaginemos um neurônio idealizado e suas conexões aferente e eferente, tais como representados na Figura 1.

Figura 1. Representação de uma cadeia de três neurônios

Suponhamos que o neurônio B seja destruído por algum processo patológico. Nas primeiras horas e dias após a lesão, os neurônios A e C podem ter sua atividade funcional deprimida (diasquise). Com o tempo voltam a recuperar e até mesmo exacerbar o seu nível de atividade. O fenômeno da supersensibilidade foi descrito como “lei da desnervação” por Cannon e Rosenblueth em 1949 (cf. Pöppel e von Steinbüchel, 1992). Junto com a hiperatividade pré-sináptica estes mecanismos representam um aspecto da atividade autopoiética ou auto-Organizatória do sistema nervoso, que como toda matéria viva, tende compensar endogenamente por toda perturbação funcional. A relevância clínica dos mecanismos de supersensibilidade de desnervação ou de hiperatividade pré-sináptica é desconhecida.

sexta-feira, julho 18, 2008

Efeitos da Manipulação Articular.


Na Fisioterapia atual existem várias técnicas de manipulação e mobilização articular, poderíamos citar algumas, a Quiropraxia clínica para Fisioterapêutas, osteopatia, Terapia Manual, Maitland, Cyriax e outros. O mais importante está nos resultados destas técnicas na melhora sintomática e disfuncional do paciente . Todas terão resultados de acordo com a prática e experiência do Fisioterapêuta, pois não basta Fazer um curso e aprender as manobras, mas sim quando, como e onde aplicá-las, talves este seja o grande desafio do Fisioterapêuta, que munido de um "arsenal" de técnicas, muitas vezes se depara com resultados ruins. Em suma porque realizamos as manobras ?
Muito simples , Muitos pesquisadores tiveram resultados que explicam cientificamente os resultados, onde podemos citar:
Kisner & Colby (1998): relatam que a mobilização das articulações são usadas para tratar disfunções articulares, como rigidêz e a hipomobilidade.
Maitland (1986): As tecnicas manuais, utilizam a mobilização, um movimento passivo executado dentro da capacidade do paciente,estiramento capsular mantido com o objetivo de proporcionar alívio da dor e aumento dos movimentos funcionais.
Kalterborn(2001):Diz que os movimentos articulares podem ser realizados de forma gradual, que resultam na inibição do espasmo muscular, diminuição da dor reflexa e diminuição de edema, nesta modalidade os mecanocepetores são estimulados, diminuindo a aferenciação nociceptiva.
Andrews tailor Still:A estrutura governa a função, reestabelecendo a estrutura a função retorna a normalidade.
David Palmer (1895): O sistema nervoso que passa pela coluna vertebral , controla todas a funções do nosso corpo através dos nervos , sub luxações podem interferir no funcionamento do nosso corpo pela interferencia nos nervos ,desta forma os ajustes vertebrais normalizam o sistema nervoso.
Stanley Paris: Pequenos movimentos acessórios , realizados numa articulação com restrição de mobilidade , melhoram seus movimentos principais.
Barak et al:A terapia manual visa diminuir as tensões musculares, rstaura a mobilidade articular.
Travell and Simon:Liberação de pontos gatilhos musculares melhoram o quadro dolorosa nas síndromes dolorosas miofaciais.
Butller (1991), Korr(1970): Mobilização dos sitema nervoso, tem ação favorável na normalização da mobilidade dos sitema nervoso,restaura o fluxo axoplasmático comprometido nas lesões compressivas.
James Cyriax(1929): tecnicas mobilizatórias e manipulatorias podem restaurar uma protusão discal, reduzindo o conflito disco e nervo.
Bienfat: A lesão osteopática é uma tensão fascial que em uma articulação puxa um segmento móvel para sí e impede a mobilidade.A manipulação normaliza os desarranjos articulares.
Gibbon e Philip : Asseguram que a manipulação de "thrust" , que provoca o estalo beneficia o fisioterapêuta, por apresentar resultados rápidos.
žKapler e kelso-1984- demonstraram a simpatoinibição na manip de T2 aT5
ž
žHarris e Wagnon-1987-simpatoinibição na manip C1 a C7
ž
žKorr e Butler 1991-manipulação da região T4 –T9-influência no fluxo-axoplasmático.
ž
žWright 1995,2000-TME-simpatoexitatório e analgesia pela estimulação da SDID(sistema descendente inibitório da dor)
ž
žSato 1995-Estimulação da artculação Vertebral diminui a FC e PA.
ž
žSalgado A. 2004- Evidenciaram simpatoinibição(p<0,005)Bio-Express-”dog-Tecnic” .

Poderia citar mais, mas por hora está muito bom.Até uma proxima postagem!!


ž
ž

quinta-feira, julho 17, 2008

Vertigem- Fisioterapia Quiropráxica.



Na postagem anterior falamos sobre vertigem. As vertigens apresentam causas diversas, onde comentamos na postagem anterior os benefícios da fisioterapia, quando o diagnóstico médico já está estabelecido e com segurança, os tratamento baseados em exercícios , são indicados para VPPB, vertigem posicional paroxística benigna. As vertigem segundo W.B.Coman em seu artigo, no livro moderna terapia manual de gregory grieve, as vertigens se dividem em : 1-Distúrbios vestibulares - 40% 2-Síndrome da Hiperventilação-25% 3-Vertigem Multissensorial-13% 4-Distúrbios psiquiátricos-10% 5-Ataques isquêmicos transitórios-2% 6-Não diagnósticável-10%. A palavra vertigem, vem do latim (vertigo) e significa redemoinho, ou seja o paciente relata estar se movendo de forma rotatória em relação ao ambiente ou o ambiente estar girando em torno do mesmo. Alguns pacientes sentem uma sensação de desfalecimento ou perda da conciência, tais alterações são em relação à diminuição do fluxo sanguíneo momentâneo cerebral, que podem estar relacionado a alteração da pressão, por mudança na postura, isto no entanto é passageiro e não está relacionado às lesões do Labirindo. Um caso muito comum de vertigem Multissensorial é causada por distúrbio da coluna cervical. Este distúrbio está relacionado ao sistema proprioceptivo localizado nas cápsulas articulares da região cervical, sobretudo na coluna cervical alta e média-alta, este pacientes relatam que ao realizarem rotação da cabeça para um determinado lado, sentem o sintoma vertiginoso , porém mais fraco que a vertigem clássica, sendo comum resposta negativa aos medicamentos.As explicaçôes que tal alteraçôes podem ser explicada devido as bases neurofisiológicas dos proprioceptores:
O papel da propriocepção

Importantes para a manutenção do equilíbrio corporal também são as informações proprioceptivas, que segundo Ganong (1998) a orientação do corpo no espaço também dependem de impulsos de proprioceptores nas cápsulas das articulações, que enviam dados sobre a posição relativa das várias partes do corpo e impulsos de exteroceptores cutâneos, especialmente os de tato e pressão. Por exemplo, os ajustamentos de equilíbrio adequado devem ser feitos sempre que o corpo se angula no tórax ou no abdome, ou em qualquer outro local, todas essas informações são algebricamente somadas no cerebelo e na substância reticular e núcleos vestibulares do tronco cerebral, determinando ajustes adequados nos músculos posturais (GUYTON, 1986).

Guyton (1986) descreve também que as sensações exteroceptivas são importantes na manutenção do equilíbrio, por exemplo, as sensações de pressão das plantas dos pés podem expressar: se o seu peso está distribuído de maneira igual entre os dois pés e se seu peso está mais para frente ou para trás em seus pés. Outro exemplo citado por Guyton é na manutenção do equilíbrio quando uma pessoa está correndo, a pressão do ar contra a parte anterior do seu corpo mostra que a força se opõe ao corpo em uma direção diferente da que é causada pela força gravitacional, como resultado, a pessoa inclina-se para frente para se opor a ela.

Bankoff (1992) cita que existe uma relação reflexa de sensibilidade, com a velocidade do olho durante os movimentos de condução das passadas na locomoção humana, estão diretamente ligadas também com a manutenção da postura corporal, onde informações provenientes de captores sensitivos externos, como os situados no pé são importantes para a manutenção do sistema tônico-postural.

A informação proprioceptiva mais importante, necessária à manutenção do equilíbrio, é a proveniente dos receptores articulares do pescoço, pois quando a cabeça é inclinada em determinada direção pela torção do pescoço, fazem com que o sistema vestibular dê ao indivíduo uma sensação de desequilíbrio, isto se deve ao fato de eles transmitir sinais exatamente opostos aos sinais transmitidos pelo sistema vestibular, no entanto quando todo o corpo se desvia em uma determinada direção, os impulsos provenientes do sistema vestibular não são opostos aos que se originam nos proprioceptores do pescoço, permitindo que nessa situação a pessoa tenha uma percepção de uma alteração de equilíbrio de todo o corpo (GUYTON, 1992).

Segundo Anatomia de gray, o sistema nervoso controla toda a função de nosso corpo, qualquer desalinhamento na coluna vertebral, pode comprometer as raizes nervosas que saem da coluna e ocasionar distúrbios, distúrbios não é doença , mas sim uma expressão da alteração funcional de um determinado segmento, no caso da coluna vertebral.

fig. "sub luxação" de um segmento cervical



TRATAMENTO:

Temos utilizado a quiropraxia com ajustes da coluna cervical alta e média-alta, com um sucesso de 100% para os paciente atendidos na clínica, foram necessária poucas sessões em torno de 2 a 5 sessões. Utilizamos um protocolo de liberação articular que começa na coluna torácica baixa, média, alta, e cervical média e OAA (cervical alta), com rsultado animador, vale salientar que este tratamento está indicado para vertígens classificada em multissensorial. As vertigens que não são diagnósticadas 10%, deveriam passar por este tipo de avaliação e tratamento, pela modalidade de quiropraxia, terapia manual ou osteopatia, que é muito bem executada por Fisioterapêuta com experiencia e habilidade na área.

domingo, julho 13, 2008

Vertigem- Abordagem Fisioterapêutica mini-review 1.


As vertigens são provocadas por desequilíbrio tridimencional do nosso corpo, as vertigens compreendem um complexo de sinais e sintomas de eventos neurológicos que compoem o sistema que comanda o equilíbrio do nosso corpo. Envolvem este sistema o sistema vestibular, a visão e o sistema proprioceptivo. Desta forma o sistema de equilíbrio do corpo humano pode ser comparado a uma marionete que funciona ordenadamente, quando um sistema falha pode originar a vertigem, se não vejamos:

Uma lesão no de um canal semi-circular, pode originar uma interrupção entre o equilíbrio entre os sistemas simpáticos e parassimpáticos, provocando náuseas e as manifestações de tensão vascular; a ação sobre os músculos oculomotores se traduz por um nistagno (movimento ocular com rítmo) a ação sobre os centros nervosos, suscita a sensação vertiginosa; a ação sobre os músculos locomotores, leva a uma instabilidade na posição de pé e da marcha.Como entra a fisioterapia nesta alteração?, Bom para problemas relacionados com o sistema vestibular existem duas formas de tratamento para reabilitação , uma é a reabilitação vestibular clássica e outro é a reabilitação de Norre, que compreende :
1º) exercícios de propriocepção.-ex:andar com o pé um na frente do outro.
2º) exercícios oculomotores.ex:olhar fixamente a ponta da caneta segura pela mão,fazer movimentos com as mãos e acompanhar o movimentos com os olhos apenas.
3º)Exercícios de Romberg.ex: paciente de pé , terapêuta promove pequenos empurrões, provocando desequelíbrio, fazer com olhos abertos e fechados.
4º)Exerccíos vestíbulo-espinhal:ex:exercícios cervicais de rotação , inclinação lateral etc.
5º)Exerc´cios vestíbulo-Ocular de jeanLuc.ex: girar o paciente , e este ficar olhando fixamente um ponto fixo, isto diminui o nistagmo.
6º)Exercícios de Mira-ex: fazer mira utilizando um cano, olhar os objetos e mudar de direção bruscamente, sob comando do terapêuta.
7º)Exercícios Opto-Cinético: ex: observar uma bola preza ao teto por exemplo , fixar o olhar para esta bola que deverá estar em movimento, como por exemplo um globo de danceteria.

Os exercícios acima mencionado são só exemplos existem muitas variações nos exercícios que deverão serem feitos diariamente.
A reabilitação de Norre compreende:
1º) deitado na maca por 5 segundos.
2º) vira a cabeça e o corpo em bloco, para um dos lados e depois o outro.
3º)volta para decúbito dorsal(barriga para cima) e senta na maca
4º)de pé , olhos abertos, roda de 1 a 10 vezes para direita no lugar, se tiver vertigem : pare e espera.
5º) repetir o movimento anterior para outro lado: esquerda.
6º) Sentado em uma cedeira, rodar a cabeça para um dos lados , flete a cabeça , mantém a posição por 5 segundos, inclina para frente toca o chão com as mãos, volta a posição mantendo a cabeça rodada.
7º) repetir o mesmo movimento para outro lado.
8º)fazer circundução da coluna cervical, 10X.
9º)Sentado com as pernas abertas, inclinar o corpo para frente e sustentar por 10 segundos.
10º)realizar flexo-extensão de cabeça de um a 10X.
11º)Deitado fazer hiperestensão cervical não dolorosa.
12º)Manter a hiperestensão cervical e levantar de decúbito dorsal para sentado.
13º)Deitado , fazer uma rotação para direita + a extensão de forma indolor.
14º) Com a posição anterior , levantar e ficar em pé.
15º) repetir o mesmo movimento, agora para o outro lado, realizando o mesmo movimento.

Na minha experiência clínica , realizei a reabilitação clássica , com uma boa melhora relatada pelos pacientes. Não realizei a reabilitação de Norre, não houveram muitos pacientes, devido ao fato que muitos médicos pouco recomendam este tipo de tratamento.

Obs: numa próxima postagem iremos falar sobre as vertigens de origem cervicogênica, que normalmente não apresentam melhora com medicação, e inclusive as vertigens que não melhoram com medicamentos, apresnetam uma alteração no sistema vestíbulo-espinhal, e o problema normalmente reside na coluna cervical alta.

quinta-feira, julho 10, 2008

síndrome dolorosa miofacial.



A síndrome dolorosa miofacial, é uma das afecções mais frequentes no sistema músculo-esquelético, no entanto é a menos diagnósticada adequadamente, muitas tecnicas terapêuticas veêm sendo utilizadas, mas é unanime os benefícios da Quiropraxia clínica e terapia manual com desativação de pontos gatilhos. Como definição A síndrome dolorosa miofascial é caracterizada por dor originada em estruturas músculo-esqueléticas, movimentos associados, e reprodução da dor pela palpação de pontos-gatilho bem localizados nos músculos afetados. Pontos-gatilho são definidos como bandas tensas distintas ou nódulos nos músculos afetados, que causam dor localmente e em local distante do sítio de palpação. A síndrome dolorosa miofascial pode ser um distúrbio primário, ou pode ser secundária a outros distúrbios dolorosos, como espondilopatia facetária ou radiculopatia, ou a afecções músculo-esqueléticas de naturezas diversas, como artríticas, neuropáticas ou visceropáticas.árias denominações têm sido utilizadas para essas condições: mialgia, miosite, miofasceíte, miofibrosite, miogelose, fibrosite, reumatismo muscular ou de partes moles e tensão muscular. Apesar de a SDM ser uma das causas mais comuns de dor e incapacidade em doentes que apresentam algias de origem músculo-esquelética, muitos profissionais da área de saúde e doentes não a reconhecem, pois o diagnóstico depende exclusivamente da história clínica e dos achado do exame físico. Muitos destes doentes são
tratados como bursite, artrites, tendinites ou doenças viscerais, sem haver melhora significativa
do quadro clínico.
fig. ponto gatilho do trapézio.

quarta-feira, julho 09, 2008

Síndrome dolorosa miofacial-notícias!!




fazendo aquele nossa costumeira, pesquisa pela Net, encontrei um blog do Dr. Norton Moritz Carneiro , fabuloso, extremamente científica que tomo liberdade para ctrl-C e ctrl-V, no entanto só no início do texto, pois achei interessante e é a resposta que tanto procurava por uma inquietação científica, (eterno Apendiz).recomendo leitura na íntegra.


"Uma hiperatividade nos efetores musculares é explicada pela redução nos sinais transmitidos pelo nervo, segundo a Lei de Cannon-Rosenbluth, ou da ‘desnervação’. A supressão dos impulsos nervosos gera aumento da sensibilidade dos efetores, no caso os terminais de placa motora (junção neuro-muscular).ssa privação de sinais pré-sinápticos leva a um incremento na expressão de receptores de membrana, deixando a membrana pós-sináptica sensibilizada. O aumento de sensibilidade para fatores no ambiente molecular da membrana, inclui as aminas excitatórias, acetilcolina, e também noradrenalina e adrenalina circulante, pH, hipóxia, e pró-
inflamatórios em geral.



figura mostrando ponto gatilho do músculo elevador de escápula.







Quando existe patologia neural, a taxa de caos no sistema aumenta, porque o agente e o sujeito do processo são o mesmo – a rede neural. A redundância parece gerar eventos não-lineares, não previsíveis com base na função normal da rede. Isso pode justificar um dos enigmas da síndrome dolorosa miofascial – o fato de as bandas tensas musculares não serem homogeneamente distribuídas no músculo. Encontram-se nas regiões onde há maior concentração de terminais de placa motora, e essa concentração permite que os estímulos atinjam um ponto critico, mobilizando miofibrilas em alguns sarcômeros (células musculares), de modo auto-sustentado.A cronificação da contratura leva a fibrose (substituição das fibras musculares normais por cicatriciais) e encurtamento do músculo, a entesopatia (alteração na estrutura de tendões) e a modificações articulares (inflamação, alteração da forma)."

segunda-feira, julho 07, 2008

Repúdio a PL 4199/2001

Vascularização do disco intervertebral.

No site Chirogeek, achamos uma matéria interessante sobre nutrição discal, e acrescentamos um plus amais sobre o tema.
A nutrição discal ocorre através de um processo de difusão de nutrientes através da placa cortical da vértebra como mostra figura e por capilares vindo da artéria vertebral , os nutrieintes principais são a água, aminoácidos, glicogênio e outros que irão manter a turgescência do disco através da formação de uma estrutura chamada " proteoglicanos". Se por algum motivo ocorre uma alteração em uma oferta adequada de nutrientes, as células do disco "morrem". foi comprovado por um estudo de Horner e Urbana (500), que estudou a viabilidade da vida humana disco células em diferentes condições. Eles concluíram que, se as células do disco falharam em obter nutrientes adequados - tal como o oxigênio, ou glicose - com a perda do suplimento sanguìneo as células do disco diminuirão a produção da molécula vital : O Proteoglicano; sem proteoglicanos, o disco perde seu conteúdo água (desidrata) e perde a sua pressão hidrostática (pressão osmótica) . A perda do conteúdo de Proteoglicano , caracterízará o envelhecimento e degeneração do disco intervertebral. Outras investigações também confirmaram esta morte celular t. Em 1982, trutas e Buckwalter descobriram que em idade adulta havia mais de 50% das células do disco com envelhecimento .Então o que provoca a diminuição da nutrição discal de nutrientes através da circulação sanguínea ?. Sabe-se que após a parada de crescimento das pessoas, até a fase de 16 e 17 anos de idade, onde a coluna vertebral começa a diminuir o seu crescimento, da-se início a um processo de envelheimento fisiológico, mas é claro que isto ocorre de forma natural , desta fase em diante desta forma ocorrerá apenas manutenção do crescimento obtido e qualidade da células, porém o envelhecimento biológico é inevitável, mas pode-se manter em boas qualidades funcionais por um bom tempo. Daí por diante os cuidados que a pessoa terá com sua coluna vertebral, devem ser intensificados . Os fatores que propriciam um envelhecimento mais rápidos são:
Obesidade, traumas repetitivos, levantamento de peso, doneças metabólicas tais como diabetes, doenças sociais tais como o fumo , alcoolismo, desnutrição, doenças cirulatórias, traumas e fratura vertebrais, aterosclerose. As subluxações, este que é um termo genérico ocorre devido a alterações dos microalinhamentos das vétebras que se não forem corrigidos, como por exemplo adiquirido em posturas inadequadas, para dormir, pegar peso, sedentarismo, mal jeito, postura inadequada para trabalhar etc...irão agravar o processo degenerativo por sobrecarga discal, não dando tempo para que o disco possa repor a sua perda nutricional. É muito importante que as pessoas cuidem de sua coluna vertebral pois esta é sem dúvida a viga mestra do nosso corpo , por onde trafegam o sistema nervoso, se os fluxos neurológicos forem interronpindos por desjustes vertebrais, as chances de haver um envelhecimento celular do disco aumentam.

Imagem comparativa de um disco normal e um disco envelhecido, respectivamente. Este envelhecimento aumenta a compressão dos nervos no foramem intervertebral devido a estenose que este provoca, originando dor nas pernas, podendo provocar uma protusão discal ou mesmo uma hérnia discal, causando a famosa ciática, que dentre outros casos é o campeão de procura por tratamento em nosso atendimento de Quiropraxia e terapia manual.

Abaixo imagem do trajeto da dor caracterizado pela famosa Ciática.

maiores detalhes sobre hérnia de disco clique .

hérnia de disco mini-revew

O que você deve saber sobre hérnia de disco.


Boa leitura.