Notícias!!

domingo, novembro 09, 2008

Fisioterapêuta Quiropraxista.

O fisioterapêuta, este sim é um profissional completo. Atua em quase todas as especialidades médicas, somos reconhecidos como profissão deste 13.10.1969, portanto com 39 aninhos de idade, é uma profissão pujante, reconhecida e repeitada pela sociedade. Dentre as áreas médicas que poderíamos citar Fisioterapia em traumatologia, reumatologia, neurologia, ortopedia, dermátomo funcional (fisioterapia Estética), UTI (unidade de terapia intensiva), Fisioterapia Pneumofuncional, Fisioterapia Cardiológica, Fisioterapia em Perícia trabalhista, Fisio uroginecológica, Fisio geriatria etc. e dentre outras subespecialidades estão várias outras , poderíamos citar as técnicas manuais tais como : Fisioterapia Quiropráxica, Fisio osteopática, fisio mulligan, fisio maitland. Vale salientar que estas sub-especialidades existem como ferramentas de trabalho para atuar nas mais diversas áreas de atuação da fisioterapia, o que torna o profissional fisioterapêuta, um profissional com alto gráu de dinamismo, proporcionando um atendimento adequado para a população e o que é mais importante possuimos órgão regulador e fiscalizador, ou seja se alguém se sentir prejudicado poderá recorrer ao Crefito para possível denúncia. Portanto vale sempre dar um aviso às pessoas de que existem muitos que se dizem profissionais disso , daquilo, cuidado! você pode estar jogando fora o seu dinheiro suado e esmerado em muito trabalho, não quero aqui tirar nenhum mérito de técnica, mas sim deixar uma palavra amiga aos nossos pacientes que porcuram os fisioterapêutas para diminuir o seu sofrimento.

5 comentários:

Pablo Valverde disse...

Ricardo Sena,

O seu conselho por uma questão de reserva de mercado desnecessária te protege ao mesmo tempo que te cega impede que você saiba a verdade sobre a profissão de quiropraxstia no mundo.

E muitos fisioterapeutas se protegem por trás da graduação inicial de fisioterapeuta para realizar uma pratica e formação muito aquém das Diretrizes sobre a formação básica e segurança em quiropraxia.

Se auto-intitulando Quiropraxista ou o que é pior Fisioterapeuta Quiropraxistas.
Como pode isso?
Só aqui no Brasil o único lugar no mundo inteiro.
A OMS produziu um documento com as Diretrizes sobre a formação básica e segurança em quiropraxia.
Com a finalidade de facilitar o exercício segura e qualificado da Quiropraxia, bem com a proteção de pacientes e do público, os objetivos destas diretrizes são:

Fornecer as exigências mínimas para a educação quiropratica;
Para servir como referência para autoridades nacionais no estabelecimento de um sistema de regulamentação e avaliação para o exercício qualificado da Quiropraxia;
Revisar as contra-indicações com a finalidade de minimizar o risco de acidentes, fazer recomendações no gerenciamento de complicações advindas do tratamento e para promover o exercício seguro da Quiropraxia.


Sobre os Diretos Autorais da Publicação

© Organização Mundial da Saúde 2005 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
As publicações da Organização Mundial da Saúde podem ser obtidas através da Editora da OMS, Organização Mundial da Saúde, 20 Avenue Appia, 1211 Geneva 27, Switzerland (tel: +41 22 791 2476; fax: +41 22 791 4857; email: bookorders@who.intEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). As solicitações de autorização para reproduzir ou traduzir as publicações da OMS - seja para venda ou de distribuições sem fins comerciais - deverão ser dirigidas a Editora da OMS, no endereço acima (fax: +41 22 791 4806; e-mail: permissions@who.intEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).
Homepage: www.oms.org

Universidade Anhembi Morumbi-SP disse...

A Quiropraxia é uma ciência inovadora e só quem oferece um curso pioneiro na área pode ajudar você a se tornar um profissional altamente qualificado e criativo são duas Universidade no Brasil. A Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo e O Centro Universitário Feevale no Rio Grande do Sul.

Os únicos cursos que atendem às exigências do mercado de trabalho e mantém os alunos atualizados, a Universidade Anhembi Morumbi disponibiliza uma infraestrutura moderna, com laboratórios de última geração. Durante todo o curso, você poderá utilizar os laboratórios de Morfologia, Morfologia Digital, Simulação e Práticas Clínicas.

Além disso, o curso de Quiropraxia da Anhembi Morumbi conta com um corpo docente formado, em sua maioria, por mestres e doutores, que procuram estar sempre atualizados com as tendências do mercado, colaborando com a qualidade do ensino.

CURSO PIONEIRO NA ÁREA
A Anhembi Morumbi é a única universidade da região Sudeste do Brasil a oferecer o curso de graduação em Quiropraxia e foi a universidade revelação em número de trabalhos apresentados no Congresso Mundial de Quiropraxia em Sidney, Austrália, em 2005, entre universidades dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, México, Japão, Suécia e França.

O curso é reconhecido pelo MEC e segue os padrões internacionais de Educação e Segurança em Quiropraxia preconizados pela Organização Mundial da Saúde – OMS (2005), Conselho Internacional de Educação em Quiropraxia e Federação Mundial de Quiropraxia.

APRIMORAMENTO NA PRÁTICA
O curso possui parcerias com universidades americanas, como a Los Angeles Chiropractic College e Western States Chiropractic College, nos EUA, e com o Centro Universitário Feevale, no Rio Grande do Sul. No último ano do curso, você realizará o estágio de um ano na clínica da própria Universidade, além de estágios extracurriculares em parceria o PSF (Programa Saúde da Família) e hospitais de alto nível em São Paulo.

CLÍNICA DE QUIROPRAXIA
Para atendimento à comunidade, é dotada do que há de mais avançado em equipamentos e instalações para que você possa exercitar seu aprendizado na prática. O espaço conta com salas individuais, biblioteca moderna, com acervo específico em Quiropraxia e ainda promove palestras com professores e profissionais de destaque no Brasil e no exterior. Nos laboratórios equipados e específicos de Quiropraxia, os alunos recebem a atenção adequada dos supervisores e professores.

PREPARE-SE PARA SER UM PROFISSIONAL DO FUTURO
Na Anhembi Morumbi, você será preparado para:


tratar com eficácia cientificamente comprovada os problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, como dores de cabeça, alterações posturais, contraturas e tensões musculares, hérnias de disco e afecções ligamentares em geral, sem a utilização de medicamentos e cirurgias;

avaliar clinicamente e realizar exames clínicos completos em Quiropraxia, para determinar o diagnóstico e o tratamento mais adequado;

atuar em consultórios, clínicas privadas multi e interdisciplinares, clubes desportivos, academias e empresas;

desenvolver pesquisa científica e atuar no ensino da Quiropraxia;

reconhecer as alterações, planejar o tratamento adequado, solicitar exames complementares, encaminhar e atuar com os demais profissionais da área da Saúde.

LEGISLAÇÃO
Portaria nº 520 de 11/06/2007 - DOU 14/06/2007

Pablo Valverde disse...

Pablo Valverde Parabeniza a MMa. Juíza federal, Dra. Diana Brunstein, de SP

É inadmissível que um conselho se arvore na prerrogativa de fiscalizar e achar que é seu algo externo aos seus quadros de atuação, lastreando-se em resolução de duvidosa legalidade...”


MMa. Juíza federal, Dra. Diana Brunstein, de SP, concedeu a liminar impetrada por Dr Antonio Castagna Maia, em nome da ABQ, contra a atitude do Conselho Regional de Fisioterapia de SP - Crefito3 - de autuar os quiropraxistas graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, de cinco anos de duração, por prática ilegal da profissão de fisioterapia.

Como diz a MMa juíza no seu despacho - “...o que não se admite é que um conselho se arvore na prerrogativa de fiscalizar algo externo aos seus quadros de atuação, lastreando-se em resolução de duvidosa legalidade...”

A Quiropraxia é uma profissão de nível superior, de mais de 100 anos, já estabelecida e regulamentada em mais de 80 países. Já existem duas faculdades de Quiropraxia no nosso país – em SP, na Universidade Anhembi Morumbi e no RS, no Centro Universitário Feevale, reconhecidas pelo MEC.
Qual a razão para o Conselho de Fisioterapia (Coffito) considerar esta profissão como se fosse uma mera especialidade, quando existe dentro da Fisioterapia a especialidade chamada de “Terapia Manipulativa Ortopédica”?

Por que querer usurpar o nome de outra profissão?

Isto é algo que não tem precedente em lugar nenhum do mundo.

Estamos vendo uma propagação, por todo o Brasil, uma verdadeira “indústria”, de cursinhos de final de semana (de 10 à 140 h). O ganho é grande e usar o nome de uma profissão já estabelecida, como se uma técnica fosse, é um bom chamariz.

Todo tratamento envolve risco. Este risco é minimizado por anos de estudo e treinamento, o que não pode ser aprendido em um final de semana.


Só temos mais é que agradecer ao Dr. Antonio Castagna Maia, pelo brilhante trabalho que ele, e sua equipe, tem feito em nossa defesa.

Ricardo Sena disse...

Para nós Fisioterapêutas , a Quiropraxia é apenas uma Técnica, somos 110 mil Fisioterapêutas no País, somos uma profissão reconhecida desde 1969, gozamos de prestígio na sociedade e no meio médico, nosso curriculo básico fornece dados suficientes para exercer atividade clínica da disfunções músculo-esquelética, elegendo qual a terapêuta mais correta, inclusive com ajustes da quiropraxia. Para quê criar uma nova profissão???é claro vocês sempre irão defender a quiropraxia como profissão , pois há um mercantilismo por traz disto, mas se depender de nòs fisioterapêutas não serão nunca!!!!, irão formar graduados que terão os mesmos direitos que massagistas, e alías vocês viram que agora a profissão de jornalista não existe mais, imaginem numa mesa de discução para criação de sua profissão, onde terão médicos e Fisioterapêutas discutindo os temas???ficará obvio que mais uma profissão Onera o País, por uma técnica que já é absorvida por fisioterapêutas a muito tempo .A prática de ajustamento seja da quiropraxia, osteopatia devem ser absorvidos por profissionais qualificados em formação da área de saúde como os Fisioterapêutas, os ajustes são perfeitamente exequível por Fisioterapêutas,basta apenas orientar a prática do o que é correto e não correto fazer, simple!!!!, Portanto sugiro que troquem o viès de sua discução, transforme o curso de graduação em pós graduação para Fisioterapêutas , pois da forma que está estarão criando problema para seus alunos e futuros graduados que ludibriados nunca serão reconhecidos por profissão.

Atenciosamente

Ricardo Bernardino Sena
Fisioterapêuta crefito 18749/8
Formação em terapia manual e postural Internacional
Fromação em Quiropráxia clínica para Fisioterapêutas.

Pablo Valverde disse...

Ricardo Sena,

Vou continuar nessa discussão sim!!!!!

Para a classe dos fisioterapeutas a Quiropraxia é apenas uma técnica simplesmente porque vocês acham isso como eu disse anteriormente os fisioterapeutas sobre o comando e orientação do Gil Lúcio gostam de usurpar o nome de outra profissão?

A Quiropraxia é uma profissão de nível superior, de mais de 100 anos, já estabelecida e regulamentada em mais de 80 países. Já existem duas faculdades de Quiropraxia no nosso país em SP, na Universidade Anhembi Morumbi e no RS, no Centro Universitário Feevale, reconhecidas pelo MEC.

Fisioterapeutas se apossaram do que acham ser uma técnica que já é absorvida por fisioterapeutas a muito tempo . A prática de ajustamento não, no máximo o que vocês fazem é manipulação articular e olhe lá,.. devem ser absorvidos por profissionais.

Essas palavras mostram o quanto o conselho de vocês é uma esponja que absorve tudo de todos que acham que podem!!

Por um Único motivo é uma profissão que nasceu para ser submissa aos médicos que não tem uma identidade forte que a sustente.

Você querendo ou não a Quiropraxia vai tornar-se uma profissão independente nesse país isso é certo o PROJETO DE LEI Nº 4.199 DE 2001 irá tornar-se lei e o Cofito irá amargar mais uma derrota para nós quiropraxistas.

A minha pergunta foi.

Qual a sua graduação em quiropraxia?

Formação em Quiropraxia clínica para Fisioterapêutas?

Nem pós-graduação é .... Como você pode se intitular Quiropraxista e o pior dar cursos de final de semana com 72h.
Isso sim que configura um mercantilismo. Pare de ludibriar os seus alunos.
Mais importante do que saber quando fazer é saber quando não fazer e para isso que OMS deixou bem claro o tempo de formação com a finalidade de minimizar o risco de acidentes, fazer recomendações no gerenciamento de complicações advindas do tratamento e para promover o exercício seguro da Quiropraxia.