Notícias!!

segunda-feira, julho 07, 2008

Vascularização do disco intervertebral.

No site Chirogeek, achamos uma matéria interessante sobre nutrição discal, e acrescentamos um plus amais sobre o tema.
A nutrição discal ocorre através de um processo de difusão de nutrientes através da placa cortical da vértebra como mostra figura e por capilares vindo da artéria vertebral , os nutrieintes principais são a água, aminoácidos, glicogênio e outros que irão manter a turgescência do disco através da formação de uma estrutura chamada " proteoglicanos". Se por algum motivo ocorre uma alteração em uma oferta adequada de nutrientes, as células do disco "morrem". foi comprovado por um estudo de Horner e Urbana (500), que estudou a viabilidade da vida humana disco células em diferentes condições. Eles concluíram que, se as células do disco falharam em obter nutrientes adequados - tal como o oxigênio, ou glicose - com a perda do suplimento sanguìneo as células do disco diminuirão a produção da molécula vital : O Proteoglicano; sem proteoglicanos, o disco perde seu conteúdo água (desidrata) e perde a sua pressão hidrostática (pressão osmótica) . A perda do conteúdo de Proteoglicano , caracterízará o envelhecimento e degeneração do disco intervertebral. Outras investigações também confirmaram esta morte celular t. Em 1982, trutas e Buckwalter descobriram que em idade adulta havia mais de 50% das células do disco com envelhecimento .Então o que provoca a diminuição da nutrição discal de nutrientes através da circulação sanguínea ?. Sabe-se que após a parada de crescimento das pessoas, até a fase de 16 e 17 anos de idade, onde a coluna vertebral começa a diminuir o seu crescimento, da-se início a um processo de envelheimento fisiológico, mas é claro que isto ocorre de forma natural , desta fase em diante desta forma ocorrerá apenas manutenção do crescimento obtido e qualidade da células, porém o envelhecimento biológico é inevitável, mas pode-se manter em boas qualidades funcionais por um bom tempo. Daí por diante os cuidados que a pessoa terá com sua coluna vertebral, devem ser intensificados . Os fatores que propriciam um envelhecimento mais rápidos são:
Obesidade, traumas repetitivos, levantamento de peso, doneças metabólicas tais como diabetes, doenças sociais tais como o fumo , alcoolismo, desnutrição, doenças cirulatórias, traumas e fratura vertebrais, aterosclerose. As subluxações, este que é um termo genérico ocorre devido a alterações dos microalinhamentos das vétebras que se não forem corrigidos, como por exemplo adiquirido em posturas inadequadas, para dormir, pegar peso, sedentarismo, mal jeito, postura inadequada para trabalhar etc...irão agravar o processo degenerativo por sobrecarga discal, não dando tempo para que o disco possa repor a sua perda nutricional. É muito importante que as pessoas cuidem de sua coluna vertebral pois esta é sem dúvida a viga mestra do nosso corpo , por onde trafegam o sistema nervoso, se os fluxos neurológicos forem interronpindos por desjustes vertebrais, as chances de haver um envelhecimento celular do disco aumentam.

Imagem comparativa de um disco normal e um disco envelhecido, respectivamente. Este envelhecimento aumenta a compressão dos nervos no foramem intervertebral devido a estenose que este provoca, originando dor nas pernas, podendo provocar uma protusão discal ou mesmo uma hérnia discal, causando a famosa ciática, que dentre outros casos é o campeão de procura por tratamento em nosso atendimento de Quiropraxia e terapia manual.

Abaixo imagem do trajeto da dor caracterizado pela famosa Ciática.

maiores detalhes sobre hérnia de disco clique .

hérnia de disco mini-revew

O que você deve saber sobre hérnia de disco.


Boa leitura.

Nenhum comentário: