Notícias!!

domingo, dezembro 07, 2008

Neuralgia do Trigêmio


Imagem do Deus Atlas segurando o globo terrestre em referência ilustrativa a cervical alta.











Uma das mais frequentes afecções dolorosas que ocorrem na face, tem sua gênese de dor , devido ao acometiimento do nervo trigêmio ( V par craniano), nos EUA estudos apontam para uma incidência de 4,3 casos para 100.000 pessoas. Tem uma caractéristica importante com início da dor sendo abrupta durando alguns segundos, pode ser desencadeado por estímulos mecânicos e térmicos interno e externamente na área da dor. Normalmente é uma doença mais frequente na mulher do que no homem e tem caracte´ristica de evoluir para cronicidade.O tratamento clínico geralmente é realizado com anticonvulsivantes, tais como (carbamazepina, gabapentina etc), também podem ocorrer nos casos mais rebeldes cirurgia para ablasão do Ganglio de Gasserian.
Gasserian núcleo (latim), ganglio do nervo trigêmio.











Entretanto há um alto índice de disestesia que é uma alteração dolorosa residual.Outra cirurgia é a descompressão neural, chamada de neurólise, onde existe um menore complicações como a disestesia, no entanto reside um maior número de complicações pós operatória. Estudos apontam uma alternativa para a QUIROPRAXIA. Em um estudos com 8 pessoas acometidos pela doenças submeteram-se a um programa de manipulação da cervical alta (Upper cervical Spine - OAA), os estudos concluiram que na EAV (VAS) escala analógica visual houve uma melhora de 78% do nível de dor. O tratamento consistia em 3 ajustes semanais por 8 semanas.
UPC Spine e artigo.
Imagem do núcleo trigêmino cervical.
Notem : pr-núcelo principal-na ponte do cerebelo
po-porção oral
pi-parte interpolar e
pc ou vc -parte caudal
a interligação da porção caudal (pc ou vc) + trato espinhal +aferencias das
cervicais alta C1,C2 e C3, ocorrem na substãncias cinzenta medular como na figura.









EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

O núcleo do nervo trigêmio e tratco espinhal apresentam conexões na região cervical no segundo nível , chamado de sub núcelo caudal (vc)contém neurônios de segunda ordem que fazem importantes conexões não somente com o nervo trigêmio, mas também com nervo facial (VII par craniano ( nervo intermédio), com o nervo glossofaringeo(XII) e nervo vago (X), estes que convergem na região cervical pelo ramo dorsal, onde esta região cervical recebe também impulsos de dor e temperatura deste nervos.
A patologia está relacionada com uma hiperestimulação destes nervos, por isso os tratamento teêm como finalidade a diminuição desta exitabilidade neural.As vênulas que drenam a região do corno dorsal da região cervical aonde reside o subnúcleo caudal (vc), opera em baixa pressão e parece não ter tanto redundânica no caso , Entretanto mecanismos de aumento de tensão no tracto do nervo trigêmio , quanto nas vias espinocerebelar, ou mesmo no vc(núcelo Caudal), poderiam aumentar a congestão da circulação nesta área vc e provocar uma estase circulatória, com hipóxia na região do vc. Este aumento da tensão na área estaria relacionado com subluxação na região da cervical alta.

CONCLUSÃO.

Desta forma ajustes na coluna cervical alta teriam impacto importante para diminuir a hiperexitabilidade da área vc.O autor relata que mais estudos futuros devem ser melhorados para garantir a eficácia do tratamento.

fonte

Upc spine

autor

Roger Hinson, DC and Susan Brown, PhD, DC.



Nenhum comentário: