Notícias!!

quinta-feira, julho 17, 2008

Vertigem- Fisioterapia Quiropráxica.



Na postagem anterior falamos sobre vertigem. As vertigens apresentam causas diversas, onde comentamos na postagem anterior os benefícios da fisioterapia, quando o diagnóstico médico já está estabelecido e com segurança, os tratamento baseados em exercícios , são indicados para VPPB, vertigem posicional paroxística benigna. As vertigem segundo W.B.Coman em seu artigo, no livro moderna terapia manual de gregory grieve, as vertigens se dividem em : 1-Distúrbios vestibulares - 40% 2-Síndrome da Hiperventilação-25% 3-Vertigem Multissensorial-13% 4-Distúrbios psiquiátricos-10% 5-Ataques isquêmicos transitórios-2% 6-Não diagnósticável-10%. A palavra vertigem, vem do latim (vertigo) e significa redemoinho, ou seja o paciente relata estar se movendo de forma rotatória em relação ao ambiente ou o ambiente estar girando em torno do mesmo. Alguns pacientes sentem uma sensação de desfalecimento ou perda da conciência, tais alterações são em relação à diminuição do fluxo sanguíneo momentâneo cerebral, que podem estar relacionado a alteração da pressão, por mudança na postura, isto no entanto é passageiro e não está relacionado às lesões do Labirindo. Um caso muito comum de vertigem Multissensorial é causada por distúrbio da coluna cervical. Este distúrbio está relacionado ao sistema proprioceptivo localizado nas cápsulas articulares da região cervical, sobretudo na coluna cervical alta e média-alta, este pacientes relatam que ao realizarem rotação da cabeça para um determinado lado, sentem o sintoma vertiginoso , porém mais fraco que a vertigem clássica, sendo comum resposta negativa aos medicamentos.As explicaçôes que tal alteraçôes podem ser explicada devido as bases neurofisiológicas dos proprioceptores:
O papel da propriocepção

Importantes para a manutenção do equilíbrio corporal também são as informações proprioceptivas, que segundo Ganong (1998) a orientação do corpo no espaço também dependem de impulsos de proprioceptores nas cápsulas das articulações, que enviam dados sobre a posição relativa das várias partes do corpo e impulsos de exteroceptores cutâneos, especialmente os de tato e pressão. Por exemplo, os ajustamentos de equilíbrio adequado devem ser feitos sempre que o corpo se angula no tórax ou no abdome, ou em qualquer outro local, todas essas informações são algebricamente somadas no cerebelo e na substância reticular e núcleos vestibulares do tronco cerebral, determinando ajustes adequados nos músculos posturais (GUYTON, 1986).

Guyton (1986) descreve também que as sensações exteroceptivas são importantes na manutenção do equilíbrio, por exemplo, as sensações de pressão das plantas dos pés podem expressar: se o seu peso está distribuído de maneira igual entre os dois pés e se seu peso está mais para frente ou para trás em seus pés. Outro exemplo citado por Guyton é na manutenção do equilíbrio quando uma pessoa está correndo, a pressão do ar contra a parte anterior do seu corpo mostra que a força se opõe ao corpo em uma direção diferente da que é causada pela força gravitacional, como resultado, a pessoa inclina-se para frente para se opor a ela.

Bankoff (1992) cita que existe uma relação reflexa de sensibilidade, com a velocidade do olho durante os movimentos de condução das passadas na locomoção humana, estão diretamente ligadas também com a manutenção da postura corporal, onde informações provenientes de captores sensitivos externos, como os situados no pé são importantes para a manutenção do sistema tônico-postural.

A informação proprioceptiva mais importante, necessária à manutenção do equilíbrio, é a proveniente dos receptores articulares do pescoço, pois quando a cabeça é inclinada em determinada direção pela torção do pescoço, fazem com que o sistema vestibular dê ao indivíduo uma sensação de desequilíbrio, isto se deve ao fato de eles transmitir sinais exatamente opostos aos sinais transmitidos pelo sistema vestibular, no entanto quando todo o corpo se desvia em uma determinada direção, os impulsos provenientes do sistema vestibular não são opostos aos que se originam nos proprioceptores do pescoço, permitindo que nessa situação a pessoa tenha uma percepção de uma alteração de equilíbrio de todo o corpo (GUYTON, 1992).

Segundo Anatomia de gray, o sistema nervoso controla toda a função de nosso corpo, qualquer desalinhamento na coluna vertebral, pode comprometer as raizes nervosas que saem da coluna e ocasionar distúrbios, distúrbios não é doença , mas sim uma expressão da alteração funcional de um determinado segmento, no caso da coluna vertebral.

fig. "sub luxação" de um segmento cervical



TRATAMENTO:

Temos utilizado a quiropraxia com ajustes da coluna cervical alta e média-alta, com um sucesso de 100% para os paciente atendidos na clínica, foram necessária poucas sessões em torno de 2 a 5 sessões. Utilizamos um protocolo de liberação articular que começa na coluna torácica baixa, média, alta, e cervical média e OAA (cervical alta), com rsultado animador, vale salientar que este tratamento está indicado para vertígens classificada em multissensorial. As vertigens que não são diagnósticadas 10%, deveriam passar por este tipo de avaliação e tratamento, pela modalidade de quiropraxia, terapia manual ou osteopatia, que é muito bem executada por Fisioterapêuta com experiencia e habilidade na área.

Nenhum comentário: