Notícias!!

terça-feira, junho 24, 2008

Hérnia de disco lombar, o que você deve saber.


Segundo Dr. Cyriax a dor lombar com e sem irradiação para membro inferior(ciático) 90% provem do disco inervertebral, segundo o mesmo a dor originina-se de um conflito entre sistema neural e disco,ou seja há invação do disco no local aonde reside o nervo," dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo", e esta teoria é muito bem aceita pela AAO( assoc. Americana de Ortopedia). Uma vez o paciente constatado que está com hérnia de disco este não deverá sentar enquanto não houver melhora , pois quase todos os paciente com hérnia discal não toleram a posição sentada, isto se deve porque nesta posição, há uma inversão da curva lordótica que protege os nervos, está inversão provoca uma pressão do disco para região posterior , provocando compressão sobre o sistema neural. Pesquisas apontam que o pico maior de incidência de hérnia de disco ou protusão discal prevalece entre 40 e 60 anos de idade, os estudos mostram também que é raríssimo hérnia de disco antes dos 20 anos de idade, e esta incidência diminui após os 60 anos, um fato importante é que 30% a 40% das pessoas com hérnia de disco em exames de imagem são assintomáticos, o que reforça que não se deve realizar cirurgia apenas pelo diagnóstico de imagem, deve-se "operar" o doente e não o exame.Um outro detalhe relevante nos paciente com ciática é que quanto mais existe déficit neurológico (fraquesa no pé), mais rápido a dor melhora, isto ocorre devido a destruição das terminações nervosas álgicas em virtude do pinçamento. O déficit neurológico muito comum nesta afecção se não melhorar no primeiro ano após a lesão provavelmente será permanente e após 2 anos não esperamos melhora A parestesia provocada pela compressão desaparece mais rápido, já a sensação de tumefação desaparece bem depois, o reflexo patelar recupera-se em torno de 1 ano, já o reflexo aquileu permanece ausente 1 em 2 casos. As hérnias de nível L3 se recuperam mais rápido do que no nível L4/L5.

CURA ESPONTÂNEA( curiosidades!!!)

Lombalgia aguda: Cura de 2 a 6 semanas: risco de recidivas

Lombalgia crônica: Pouca tendência a cura espontânea, porque a protusão, recoberta pelo ligamento vertebral comum posterior, permanece intra-articular.
A frequência das crises diminui com o envelhecimento, devido apartir dos 50 a 60 anos, contraturas ligamentares, osteófitos, mobilidades diminuida das articulações interapofisárias limitam a mobilidade articular.
veja mais assunto clicando abaixo.

Cura da hérnia de disco.




Nenhum comentário: