Notícias!!

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Síndrome de Meniére-vertigem, diminuição da audição, zumbido.


A doença de Ménière também é muito freqüente, principalmente em adultos e idosos. A queixa é de crises vertiginosas, diminuição da audição, zumbido e sensação de pressão ou ouvido cheio. O zumbido, a diminuição da audição e a sensação de plenitude no ouvido costumam piorar durante as crises de vertigem.

As crises vertiginosas geralmente são intensas, com náuseas, vômitos, suores no rosto e nas mãos, palidez e palpitações. A crise pode ser precedida por manifestações premonitórias (aura) podem anunciar (minutos, horas ou dias antes) a crise vertiginosa iminente. A associação com Vertigem posicional paroxistica Benigna (VPPB) e migrânea (enxaqueca) é freqüente, com os sintomas característicos destas afecções. A VPPB pode aparecer durante, logo após ou meses depois das crises vertiginosas.

O intervalo entre as crises é variável, e o paciente pode ficar sem nenhum sintoma, e ocorrer perda progressiva da audição ao longo do tempo. Alguns pacientes relatam audição flutuante, variável em função do tempo. Outros sintomas comuns são hipersensibilidade a sons mais intensos e distorção da sensação sonora.Detalhes clínicos da doença clique aqui.

Algumas das causas da síndrome de Menière são: diabetes, hipoadrenalismo, hipopituitarismo, hipotireoidismo, deficiências nutricionais, alergia por inalantes ou alimentos, doenças auto-imunes, viroses, lues, trauma craniano, cervical, acústico, barométrico ou cirúrgico, distúrbios cardiovasculares, osteodistrofias da cápsula ótica, estreitamento de meato acústico interno, senilidade labiríntica, distonias neurovegetativas ou distúrbios psicossomáticos.Já tivemos alguns paciente com esta síndrome e apesar do tratamento medicamento alopático estar correto os paciente não melhoravam dos sintomas. Um breve ajuste da coluna cervical alta melhorou completamente os sintomas.

Evidências:

No escopo do nosso ensaio daremos atenção a SM(síndrome de Menière), Num estudo comparativo de frequência de sinais e sintomas da coluna cervical alta on de 24 pessoas com SM ( sendo 10 homens e 14 mulheres), e 24 pessoas de grupo controle foram investigados para estudos comparativos. Sinais e sintomas de desordens cervicais, dor cabeça, pescoço e ombro,foram mais frequentes , cerca de 75% no grupo de doentes em comparação com o grupo controle. Sendo que estes reportaram episódios de vertigem realcionados com movimentos cervicais.29% dos paciente teriam crises de Tinnitus ( Zumbido), relacionados a movimentos mandibulares. Sinais de desordens cervicais tanto na inclinação lateral quanto na rotação foram mais prevalente nos pacientes do grupo de doentes do que no grupo controle. Também foi verificado sensibilidade dolorosa nas cervical alta nos processos transversos, sensibilidade nos músculos elevador de escápula, músculo trapézio nos paciente do grupo de doentes maior do que no grupo controle. De uma forma geral foi concluido que sinais e sintomas de desordens na coluna cervical tiveram maior prevalência do que no grupo controle.

Conclusão :

Segundo o autor, desordens na coluna cervical,desordens cranio-mandibulares, déficit de mobilidade de cabeça e pescoço, pontos sensíveis no trapézio, elevador de escápula, pontos sensíveis nos processos transversos do atlas e axis, dor no vértix da cabeça( este causado por entrapment do nervo C1 e C2.A vertigem também pode estar frequentemente relacionada com alteração no Feedback do sistema propriocepetivo nas articulações cervicais, que estão intimamente relacionada com o sistema vestibular, pelas vias vestíbuloespinhal. Todos este indícios reforçam que devemos ter uma atenção especial para a coluna cervical alta.

Dentro do exposto e por experiência própria , mesmo que o diagnóstico seja difícil, o estudo demonstra que é de bom senso os ajuste da coluna cervical alta por profissional especializado em Fisioterapia quiropráxica ou outras modalidade de manipulação Fisioterapêutica.

mais texto: vertigem-fisiotererapia quiropráxica
vertigem mini-review





2 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Eu estava realizando uma pesquisa sobre cisto sinovial e acabei encontrando sua matéria sobre a técnica da toalha de clauton. Eu tenho um pequeno cisto na parte de baixo do pulso (de tanto utilizar o mouse) e não entendi muito a técnica da toalha de clauton, você poderia fazer um novo post explicando?

Artesanato "Setra e Tal" disse...

Boa noite!
Tenho o sindrome de meniere e tenho enxaquecas, gostaria de saber se tudo isto poderá estar ligado à minha coluna, se existe tratamento e se poderá diminuir ou até curar as crises de enxaqueca e de meniere?

Obrigado