Notícias!!
domingo, dezembro 16, 2007
Lesões esportivas
Quiropraxia
Neste vídeo mostra o depoimento de importantes atletas Brasileiros a favor da fisioterapia Quiropráxica.Parabéns ao Dr. Bruno-Fisioterapêuta Quiropraxista.
quinta-feira, dezembro 06, 2007
TEORIA DA QUIROPRAXIA E MANIPULAÇÃO ESPINHAL MODERNA.
A razão da quiropraxia baseia-se na “ liberação” do sistema nervoso. O sistema nervoso de forma geral é formada pelo cérebro, medula espinhal , raízes nervosas e seus nervos periféricos, o crânio ósseo protege o cérebro e a coluna vertebral protege os nervos espinhais. Qualquer alteração na biomecânica normal da coluna vertebral, que chamamos de “subluxação”ou lesões somáticas funcionais, hipomobilidades, poderam provocar bloqueio do fluxo neural,e é na coluna vertebral a zona mais frágil devido o complexo de movimentos que impomos a coluna, tais como pegar peso, dormir em posição inadequada, traumas esportivos, traumas cumulativos, má postura etc...estes traumas provocam aumento da tensão neural.
FLUXO AXOPLASMÁTICO E SISTEMA SIMPÁTICO.
... que inicialmente parece discreto, mas segundo Korr e Butler (2003)muitas desordens neurais estão relacionados com o aumento da tensão neural, onde distingue-se 3 fluxos .a) fluxo anterógrado, em que existe um fluxo lento, responsável pela manutenção do axônio; b) um fluxo rápido, transmitindo impulsos sinápticos do corpo celular para o tecido alvo; e c) fluxo retrógrado axoplasmático, que transporta impulsos do tecido alvo para o corpo celular.Sendo que normalização pela mobilização terá maior efeito sobre o fluxo axoplasmático.
ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELA TENSÃO /COMPRESSÃO.
O fluxo neural interrompido provocaria alterações dolorosas e tróficas nos tecidos inervados pelos nervos que estão comprimidos ou com aumento de tensão, se a compressão/tensão perdurar ocorrerá isquemia neural devido a compressão permanente no vaso-nervorum (microcirculação neural)provocando alteração da condução elétrica , ocasionando fraquesa muscular , parestesia(formigamento), maximização da dor , efeitos tróficos muscular e pele.Outro fato importante é que estímulos nocivos mecânicos como compressão e estiramento, podem provocar irritação química ocasionando hiperestimulação do SNA ( sistema nervoso autônomo), sabe-se que a hiperatividade simpática causa vasoconstrição intensa segmentar cutânea, produção de substâncias algiogênicas e vasocontrição muscular. Vários estudos mediram a mudança da atividade simpática durante a terapia manipulativa da coluna vertebral, podemos citar Kapler e kelso 1984, encontraram um aumento da temperatura da pele após uma manipulação em Thrust de T2 a T5, indicando uma simpatoinibição, também foi verificado por Ricard e Sallé 1996, que o thrust( escola de osteopatia) e Impulso e Recoil(escola de quiropraxia) atua sobre o SNS, regulando a circulação sanguínea. Desta forma a manipulação demonstra ser um recurso relevante sobre o SNS.
OS REAJUSTES QUIROPRÁXICOS, A LIBERAÇÃO PELA MANIPULAÇÃO ESPINHAL.
Para podermos liberar o sistema nervoso , vamos atuar normalizando a biomecânica vertebral, através de reajuste manipulatórios e mobilizações. Também faz-se necessários liberação miofacial por técnicas específicas, que podem incluir massagem clássica, trigger points release, inibição pela técnica de Jones modificada, ou seja provocar encurtamento do músculo em questão e dígitopressão sobre pontos gatilhos.Vale salientar que devemos “ver “ o paciente com “dor nas costas” como um todo. Já atendemos inúmeros paciente com lombalgia e identificamos uma restrição de mobilidade da coluna dorsal média, que demonstrou boa melhora após a liberação da mesma. Esta região dorsal média é conhecida como zona avascular( T4-T9) , devido ao afunilamento da luz do canal vertebral, qualquer alteração de mobilidade desta área ,poderá influenciar a sintomatologias em outros locais. Desta forma com a liberação pelo método TAG (técncia de ajuste global), conseguimos melhorar mais de 70% dos casos, não deixando nenhuma região hipomóvel ou fixada sem o ajuste, isto trouxe uma eficácia maior no combate da dor em paciente com algias vertebrais ou oriundas destas.
Texto: Ricardo Bernardino Sena
Fisioterapêuta, pós graduado em terapia manual, especilista em Fisioterapia quiropraxica clínica.
quinta-feira, novembro 29, 2007
Google maps para quem não tem GPS.
O google Maps é uma grande ferramenta para você se localizar no mapa e encontrar locais, fiz um teste e encontrei um erro de aproximadamente 1000 metros, mas já é um grande avanço, mas não dá para confiar muito. Entretanto fiz um teste com a rota que faço caminhada e deu super certo, pois já tinha feito as medições com o carro, o trajeto é de 3.6 KM, ida e volta totaliza 7,2 KM, bateu em cima, legal!veja na imagem o trajeto.para quem quizer testar é só ir no maps Google e colocar o nome da rua, número, cidade e estado e pronto .
domingo, novembro 25, 2007
NOKIA N 95 com bluetooth
sábado, novembro 24, 2007
Câmera do celular X câmera digital.
Numa recente matéria veiculada, no olhar digital, foi falado sobre diferenças entre cãmera digital do celular e câmera digital puramente. O que ficou bem claro é que não só os megapixel são importantes, mas sim a qualidade da lente, Zoom optico, memória do celular, TV Out ,capacidade de Up load para bloggs e também capacidade de filmagem, assista aqui.
sábado, novembro 17, 2007
Smartphones
mais detalhes veja a reportagem abaixo.
sexta-feira, novembro 16, 2007
quinta-feira, novembro 15, 2007
NOKIA N 95
terça-feira, novembro 06, 2007
FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA
Este texto abaixo foi veiculado pelo O DIA ON LINE, pelo terra que fala sobre a quiropraxia no Brasil, estou reproduzindo na integra, porém os leitores poderão também visualizar este artigo no proprio link O DIA ON LINE.
Quiropraxia: Técnica manual alivia as dores de coluna
Especialidade se propõe a tratar problemas articulares, como bursite e torcicolo, sem medicamentos ou cirurgias
Rio - Um certo mal-estar no peito, uma queimação no estômago ou uma dor de ouvido. Estes e outros sintomas podem ser provocados, acredite, por disfunções em uma das 33 vértebras que compõem a coluna. É o que garante a quiropraxia, técnica fisioterápica que se propõe a diagnosticar, tratar e prevenir desvios da coluna, através da manipulação e do alinhamento das articulações, sem prescrição de remédios ou intervenções cirúrgicas.
“A quiropraxia se concentra na relação entre coluna vertebral e sistema nervoso central. Qualquer alteração nas articulações, por menor que seja, já interfere no bom funcionamento de músculos, nervos e tendões. Assim, a simples manipulação de uma vértebra já é suficiente para restabelecer a harmonia corporal”, explica Ines Nakashima, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas (ABRAFIQ).
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é regulamentada em mais de 70 países, como EUA, Inglaterra e Austrália. No Brasil, já está incluída no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. Até o momento, apenas profissionais formados em Fisioterapia estão aptos a exercer a técnica, cujo nome deriva do grego: quiro significa ‘mão’ e praxis, ‘praticar’.
RÁPIDA RECUPERAÇÃO
“A exemplo de outras técnicas, como RPG e acupuntura, a quiropraxia é mais uma ferramenta à disposição do fisioterapeuta. A diferença é que a recuperação é mais rápida e eficaz. No tratamento convencional, um paciente só nota melhora após 20 sessões de duas horas. Na quiropraxia, essa recuperação já começa após 8 sessões”, compara Marcos Barros, fisioterapeuta com especialização em quiropraxia.
Pelo consultório de Marcos, em Ipanema, já passaram os mais diferentes casos: de hérnia de disco a bursite, de torcicolo a dor ciática. A engenheira Sônia Duran, 55, procurou a quiropraxia há quase dois anos, em uma de suas crises de hérnia. Na ocasião, ela já havia tentado de tudo — RPG e acupuntura inclusive. Sônia gostou tanto da quiropraxia que virou cliente. Ela, a mãe e a filha, que sofrem de tendinite e escoliose. “Quando você esquece que está doendo é porque já melhorou bastante”, brinca.
Mas, afinal, o que causa as tais disfunções articulares na coluna vertebral? Segundo Felipe Blumenberg, fisioterapeuta há cinco anos e quiropraxista há quatro, uma extensa lista que inclui estresse, insônia, sedentarismo, má postura, alimentação inadequada etc. “O principal objetivo da quiropraxia não é apenas tirar a dor o mais depressa possível. É também adotar novos hábitos de vida. Se você não souber o que causou aquela dor, fatalmente ela voltará amanhã ou depois", alerta.
Tratamento exige cautela e precisão
Um recente estudo publicado pela revista ‘Journal of the Royal Society of Medicine’ revelou que a prática incorreta da quiropraxia pode causar sérios danos ao paciente, como fraturas ósseas e lesões nervosas. Segundo o autor do estudo, Edzard Ernst, a manipulação da espinha dorsal deveria ser controlada mais rigorosamente.
“Qualquer prática na área da Saúde pode gerar danos se for mal aplicada. No caso da quiropraxia, se o profissional não fizer a avaliação adequada ou se usar de muita força, pode provocar uma lesão. Os riscos existem, mas os casos graves não passam de um em 100 milhões”, estima Ines Nakashima.
A consulta quiroprática consiste numa espécie de ‘investigação’. Muitas vezes, a origem de determinada lesão só é identificada na terceira ou quarta sessão. Para tanto, os fisioterapeutas quiropraxistas se utilizam de muita conversa — para levantar o histórico do paciente — e, principalmente, ‘apalpação’. “É impressionante como tudo está relacionado à coluna vertebral. Até mesmo o que a gente pensa que não está”, brinca Felipe.
BRASIL JÁ CONTABILIZA 1.600 QUIROPRAXISTAS
O fundador da quiropraxia é o canadense Daniel David Palmer. Autodidata, promoveu a primeira ‘manipulação quiroprática’ em 1895, quando corrigiu a deficiência auditiva de um paciente, Harvey Lillard, com o simples alinhamento de uma vértebra da coluna.
“As indicações da quiropraxia são infinitas. Pessoalmente, só não recomendo a técnica a pacientes em avançado estado de artrose, artrite reumática e osteoporose”, diz Ines.
Hoje, a ABRAFIQ conta com 1.600 associados. Além dos quatro anos de formação universitária, o fisioterapeuta precisa se submeter a mais dois de especialização em quiropraxia. As sessões, porém, não terminam com a aparente resolução do problema. Não são raras as vezes em que os fisioterapeutas complementam o tratamento com exercícios físicos e reeducação postural.
sexta-feira, novembro 02, 2007
A Onda dos Smartphones
terça-feira, outubro 30, 2007
celular Nókia N95
Para os aficcionados por tecnologia móvel , sugiro dar uma olhadinha neste link que consta um vídeo de review do Nokia N95, com 5 megapixel de câmera, com lentes Carl Zeiss optics autofocus, video(VGA 30fps), flash;É demais !!!; No vídeo tem os mesmos fps (frames por segundo), próximo ao da TV. É no momento o meu Smartphone preferido.Vejam no link depois vocês me falam.
quinta-feira, outubro 25, 2007
Manipulação vertebral
domingo, outubro 21, 2007
Técnica de quiropraxia para ilíaco
domingo, outubro 14, 2007
TV digital
quinta-feira, outubro 04, 2007
Quiropraxia
terça-feira, outubro 02, 2007
Quiropraxia-Fisioterapia Quiropráxica
Ribeirão preto - São Paulo. Parabéns ao amigos Joel Eufrázio e Drª Inez nakashima do Insituto Physion pela realização de um sonho que torna-se realidade. cada vez mais nos firmamos no cenário nacional como Top de linha em ensino e Saúde o qual fico lisongeado em fazer parte do Corpo Docente...... Parabéns aí Amigos.
domingo, setembro 30, 2007
manipulação cervical não traz risco.
mais assunto: sugiro " dor no pescoço um tormento".
sábado, setembro 29, 2007
sábado, setembro 22, 2007
domingo, setembro 09, 2007
sábado, setembro 08, 2007
Quiropraxia-workshop foi um sucesso!!
sábado, setembro 01, 2007
domingo, agosto 26, 2007
Hérnia de disco-Descompressão.
domingo, agosto 19, 2007
DOR E FORMIGAMENTO NO BRAÇO-SÍNDROME DE T4
Achados comuns a palpação:
desvio de um ou mais processos espinhoso da linha médiana/ depressão de um ou mais processos espinhosos /Espaçamento diferente entre os processos espinhosos/ enrijecimento ou espessamento dos espaços interespinhoso/ movimentos limitados/ combinação dos ítens acima.
Opinião.A coluna torácica média que vai de T4 a T9, é chamada de zona crítica vascular, devido ao fato que nesta região há uma diminuição sensível da luz do canal vertebral. Qualquer alteração biomecânica nesta área influenciaria o SNA e transtornos cirulatórios . Já evindeciamos muitos casos em que ao liberarmos inespecificamentes esta região obtivemos melhoras , inclusive em tratamento de dor no membro inferior e principalmente em membros superiores. A técnica mais empregada nesta região é a " DOG TECNIQUE", segundo Salgado 2004, corroborado por outros autores como Kapler e Kelso 1984, haveria forte inibição do sistema simpático com a manipulação nesta área, outro efeito bastante importante seria a melhora do fluxo axoplasmático nesta área, defendida por Korr e Butler 1991. Por esta razão incluímos esta manobra como protocolo tanto para tratamento de problemas em membros superiores e inferiores.
sábado, agosto 04, 2007
Acidente da TAM
sexta-feira, agosto 03, 2007
B J Palmer-Neurocalorímetro
sábado, julho 28, 2007
Cervicobraquialgia-Sinais e sintomas.
clique na imgaem para ampliá-la.
domingo, julho 22, 2007
Acidente da TAM
quarta-feira, julho 18, 2007
Acidente da TAM
Caros Amigos Gauchos,
segunda-feira, julho 16, 2007
Aula de cervical alta
domingo, julho 15, 2007
Brasil 3 x 0 Argentina
Uma equipe que muitos não acreditavam acabou campeã da copa América, concluo que o que aconteceu com a Argentina cheio de craques, mostrou um futebol medíocre em relação a sua capacidade, isto já aconteceu com o Brasil várias vezes, em que estava com seus "craques" e também desempenhou um futebol muitas vezes abaixo do esperado. Talves não tenha mostrado um futebool espetáculo, mas... hoje em dia isto não vale muita coisa, o importante é a vitória.
Segunda Opinião.
Os resultados com o tratamento conservador poderiam ser melhores e em menor tempo sem danificar nenhuma estrutura anatômica...e agora ? esperar e companhar , o tempo nos ensinará outras experiência, quais serão? não sei. Aprendí muito com esta experiência que muitos profissionais prometem " fundos e mundos" para os paciente, pensando apenas no Dinheiro, os pacientes devem pedir opinião do médico e mesmo fisioterapêutas de forma estatística , ou seja quais as possibilidades de sucesso e insucesso.
sábado, julho 14, 2007
Notícias sobre manipulação articular
Manobras articulares possuem importante efeito sobre o fluxo neural, principalmente no fluxo axoplasmático, que é o fluxo que sai detecidos e vão via axonio em direção ao corpos celulares no SNC( sistema nervoso Central) a analgesia e melhora da inflamação neurogênica estão suportados também por esta técnica, pois a melhora do fluxo neural diminuiria os influxos nociceptivos provocados pela compressão vertebral, com isto os tecidos livres deste influxos nocivos teriam possibilidades para uma reorganização sofrida pelo tempo em que houve tensão neural. A melhora do fluxo axoplasmático também ajuda a previnir ou diminuir dependendo do caso o que chamamos de " Double Crush"- o Duplo trauma , descrito por Upton e Mc Comas em 1973. De acordo com estes autores esta síndrome está relacionada com o fluxo axoplasmático que ao conseguir vencer uma primeira barreira compressiva( ex: compressão neural na coluna vertebral), torna-se insuficiente para para ultrapassar uma segunda, prejudicando a condução elétrica nervosa, o nervo fica susceptível a lesões em outros locais.Sabe-se que a tensão neural sobre o sistema nervoso irá causar alterações da condução elétrica, o que implica em distúrbios sensoriais( dor , parestesia...)motores (fraquesas), e autonômicos (vasomotores, pilomotoras ...). As alterações do fluxo axoplasmático implicam disfunções tróficas e inflamação dos tecidos inervados pelos nervos ou plexos comprimidos.
domingo, julho 08, 2007
Momento retrô-Demiss Roussos
segunda-feira, julho 02, 2007
Fisioterapia manipulativa
Gostaria muito de que o Brasil formasse uma Associação Brasileira de Terapia Manipulativa Ortopédica à modelo da International Federation of Orthopedic Manipulative Therapy (IFOMT, www.ifomt.org). A fisioterapia internacional esta associada à pratica de manipulação articular há muitos anos. A IFOMT foi a primeira subdivisão clínica da World Confederation for Physical Therapy (WCPT, www.wcpt.org). O fisioterapeuta é especialista no uso de movimento articular para tratamento de problemas músculo-esqueléticos. A manipulação articular não passa do uso de movimento articular passivo executado pelo terapeuta em alta velocidade. Isto é nossa área de trabalho, somos especialistas no uso do movimento articular como tratamento.
sugiro que os leitores cliquem neste link fisioterapia quiropráxica .
para lerem na íntegra o E-mail.
sábado, junho 30, 2007
FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA
quarta-feira, junho 27, 2007
FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA
domingo, junho 24, 2007
Manipulação espinhal.
Olá pessoal, vejam este estudo sobre comparação de manipulação espinhal com outras modalidades de tratamento.
Síndromes crônicas de coluna: um estudo piloto comparando acupuntura, antiinflamatórios não esteróides e manipulação espinhal
(Chronic spinal pain syndromes: a clinical pilot trial comparing acupuncture, a nonsteroidal anti-inflammatory drug, and spinal manipulation)
Giles, L. G. Muller, R..
[Journal Manip Physiol Ther 1999 22(6): 376-81]
Objetivo: Comparar acupuntura (de agulhas), medicação (tenoxicam com ranitidina) e manipulação espinhal no cuidado de dores crônicas de coluna (> 13 semanas de duração).
Design: Estudo prospectivo, randomizado com avaliação pré-intervenção e pós-intervenção independente. Local: Clínica especializada em dores de coluna em Townsville General Hospital, Queensland, Austrália.
Sujeitos: 77 pacientes (sem contra-indicação para a manipulação ou medicação) foram recrutados. Intervenções: protocolos de intervenção definidos: acupuntura por agulha, medicação anti-inflamatória não-esteróide e manipulação espinhal. Medidas de resultado: medidas de resultado foram as mudanças (4 semanas vs. visita inicial) nas pontuações de (1) Oswestry Back Pain Disability Index, (2) Neck Disability Index e (3) três escalas visuais de intensidade da dor local. Resultados: A randomização foi um sucesso. Após um período de 30 dias após a intervenção, a manipulação espinhal foi a única intervenção que atingiu melhoras estatisticamente significantes (porcentagem de mudança das pontuações iniciais) sendo (1) uma redução de 30,7% na escala Oswestry, uma melhora de 25% na escala de incapacidade cervical e (3) reduções na escala visual de dor de 50% para dor lombar, 46% para torácica e 33% na dor cervical. Nenhuma das outras intervenções mostrou uma melhora significante em qualquer das medidas.
Conclusão: A consistência do estudo provê evidências, apesar de algumas discutíveis deficiências de um estudo piloto, que em pacientes com síndromes dolorosas crônicas da coluna, a manipulação espinhal, caso não contra-indicada, resulta em melhora superior à acupuntura e medicação.
Talento.
sábado, junho 23, 2007
Tendinite do cabo longo do bícepes.
síndrome do impacto
segunda-feira, junho 18, 2007
Manipulação-lombar Rool
Congresso Sulbrafito2007- façam suas inscrições.
terça-feira, junho 12, 2007
domingo, junho 03, 2007
Miss universo 2007
Recorde de visitas
Neste ano de 2007 , nosso blog bateu todos os récordes até agora, e agradecemos ao internautas que acessam o nosso singelo blog, sobre Fisioterapia, terapia manual, quiropraxia, tecnologia móvel, parece uma miscelânea, mas são assuntos que aprecio muito, muito obriga e façam comentários, procurarei melhorá-lo cada vez mais, até mais.Abaixo g´rafico de visitas. Record em maio com 7233 internautas visitando-nos. Obrigado!!!!
sábado, junho 02, 2007
Epicondilite Lateral -Quando falha o tratamento local.
Isto mostra que a epicondilite constituindo em uma das mais difíceis patologias de se tratar na ortopedia e fisioterapia devido ao complexo de diagnóstico etiopatológico que apresenta. Difícil é manter o paciente em um programa de reabilitação adequado devido ao tempo , ansiedade do paciente que melhorar a dor a qualquer custo, isto também traz ansiedade ao Médico e fisioterapêuta, outra causa é a baixa remuneração imposta por planos de saude, se formos considerar o tratamento globalizado de uma paciente com epicondilite , o tratamento demoraria em torno de 2 horas, seria empregado tratamento local com recursos eletrotermoterapêuticos e reajuste espinhal através da quiropraxia. Para saber mais clique em Fisioterapia Salgado.
domingo, maio 27, 2007
Aula de pronação excessiva.
Tratamento da coluna vertebral com tecnologia.
.
sexta-feira, maio 25, 2007
Crioterapia após lesão dos tecidos moles.
Agradeço ao texto a drª Inês Nakashima que participa do grupo Fisioterapiaquiropráxica.
Author/Association: Airaksinen OV, Kyrklund N, Latvala K, Kouri
JP, Gronblad M, Kolari P
Title: Efficacy of cold gel for soft tissue injuries: a prospective
randomized double-blinded trial
Source: The American Journal of Sports Medicine 2003 Sept/Oct;31
(5):680-684
Method: clinical trial
Method Score: 9/10 [Eligibility criteria: No; Random allocation:
Yes; Concealed allocation: Yes; Baseline comparability: Yes; Blind
subjects: Yes; Blind therapists: No; Blind assessors: Yes; Adequate
follow-up: Yes; Intention-to-
comparisons: Yes; Point estimates and variability: Yes. Note:
Eligibility criteria item does not contribute to total score] *This
score has been confirmed*
Abstract: BACKGROUND: The use of cold treatment to limit edema,
decrease pain, and induce effective muscle relaxation in soft tissue
injuries is widespread. PURPOSE: To compare the efficacy of a novel
cold gel with that of a placebo gel in patients with a soft tissue
injury. STUDY DESIGN: Prospective randomized double-blinded
controlled study. METHODS: Seventy-four patients with sports-related
soft tissue injury were randomly assigned to active cold gel (Ice
Power) or placebo gel groups. The gel was applied four times daily on
the skin for 14 days. Clinical assessment was made after 7, 14, and
28 days with use of visual analog scale ratings. RESULTS: Pain scores
decreased from 59 to 30 during the first week, to 14 by the second,
and to 7 by the end of study in the cold gel group. In the placebo
group, pain scores decreased from 58 to 45, 26, and 13, respectively
(significant difference). Patient satisfaction with treatment was 71
in the cold gel group and 44 in the placebo group (significant
difference). Disability decreased significantly more rapidly in the
cold gel group. CONCLUSIONS: Cold gel therapy provided an effective
and safe treatment for sports-related soft tissue injuries.
Estou mandando este resumo de artigo que é bem válido, sendo
ranqueado em nota 9 de 0-10, ou seja, é muito bom.
Ótimo final de semana a todos!
Bjos,
Ines.
terça-feira, maio 22, 2007
LUXAÇÃO ACRÔMIO -CLAVICULAR
possui de 5º a 10º de mobilidade em cada plano.
esta ADM ocorre nos primeiros 30º e nos últimos 45º de elevação do braço.
A Art. acrômio calvicular contribui para aumentar a ADM final de levação do braço.
A Art. acrômio clavicular apresenta maior mobilidade compensatória em casos de restrição escápulo-umeral.
Classificação das Luxações segundo Rockwood.
grau I- leve estiramento dos ligamentos acrômio-clavicular, sem ruptura, os ligamentos coracoclaviculares estão íntegros.
grau II- Ruptura da acrômio clavicular com diferença >4.0mm (40%), estiramento dos espaço coráco-clavicular preservado ao R-X.
grau III- Ruptura do ligamento acrômio -clavicular e Córaco-clavicular, levação de 25 a 100%.
grau IV-Ruptura do ligamento acrômio-clavicular e Córaco-clavicular, deslocamento posterior da clavicula.
grau V- Ruptura do ligamento acrómio -clavicular e córaco-clavicular, elevação de 100 a 300%.
grau VI- Ruptura do ligamento acrômio-clavicular córaco-clavicular, deslocamento infra coracóide.
veja na fig. 2
Tratamento:
grau I e II- tratamento conservador
imobilização, antiinflamatório e Fisioterapia.
grau IV , V e VI- requerem redução cirúrgica.
grau III- tem indicação de tratamento conservador para pacientes inativos e sedentários.
para trabalhador braçal e esportistas a melhor indicação é cirurgica
Opinião é colaborada por Stephen Copeland, ( inglaterra, 1995)
Estudo realizado no IOT - Rio grande do Sul. 1995
175 pacientes tratados entre 1989 e 1995.
apenas 45 pacientes retornaram para revisão.
cirurgicos 28 e clínico 17, seguimento de 18 meses.
CIRURGICOS:
média 34 anos
masculino 23 , feminino 3 direito 14 esquerdo 14.
mecanismo de trauma : queda 23, acidente 5
Rockwood III (22) e IV (6).
5 cirugiões , 4 tecnicas
Fixação metálica 16,Orofino-stein 10, Vukov 1.
Complicações 10 (35%),exelente: 9(32%)
Bom 12(43%), mAU 2 (25%).
Tratamento CONSERVADOR:
Média 34 anos
masculino 14, feminino 3 direito 5 esquerdo 12
mecanismo do trauma:queda 15, acidente 2
Rockwood grau II (10), III (7)
resultado clínico:
Exelente 12(70%), Bom 5 (29)
resultado radiológico:
normal 3 (17%), sub-luxado: 11 (64%), artrose 3 (17%).
Conclusões do IOT
Tratamento cirurgico trouxe 35% de comlicações e apenas 32 % de exelentes resultados.
Tramanto conservador é mais econômico, mais rápido, levando a melhorres resultados a curto prazo, porém com maus resultados radiológicos (81%) e altações funcionais tardias, necessitando de procedimento cirurgico corretivos.
Tratamento fisioterapêutico segundo VALENZUELLA, cEZAR, FT -Rio grande do Sul.
tipo I
1º dia : gelo, tipoia para conforto por 7 dias.
ativos livres de punbo, cotovelo e dedos.
manter ADM normal e indolor.
pendulares com 2 a 3 dias.
7º a 10º dia: tipói descontínua.
evitar erguer pesos, estiramentos ou choques em atividades esportivas até ADM completa e indolor (02 semanas).
Tipo II
1º dia : gelo e tipóia por 1 a 2 semanas.
7º dia exercícios para ADM indolores
sacar tipóia entre 7º e 14º dias.
evitar esforços por 6 semanas.
Tipo III
1º dia: gelo
analgésicos, antiinflamatórios.
tipóia
Iniciar AVDs leves em 3 a 4 dias
ADM passiva leve em 7 dias.
ADM completa em 2 A 3 semanas.
PÓS OPERATÓRIA
gelo
pendulares tipoia por 2semanas.
evitar elevação do braÇO A 90º ou mais por 6 semanas.
4 a 5 semanas: fortalecimento de manguito rotador e deltóide
6ª a 8ª semanas fortlecimento do trapézio e doserrátil anterior
tempo estimado de reabilitação 10 a 12 semanas.
domingo, maio 20, 2007
HIPOMOBILIDADE & HIPERMOBILIDADE
sábado, maio 19, 2007
Palestra sobre L E R / D O R T
Palestra proferida em 18.05.2007, para o Sindicato de Fiação de Goioerê.
A LER ainda assuta muita gente, no entanto pesquisas demonstram que 84% das pessoas entrevistadas, num montante de 1072 pessoas ainda desconheciam a doença, na pesquisa observou-se também que mulheres com baixa escolaridade, da classe social D/E contitui-se de maior grupo de risco. O grupo que apresentou menor grupo de risco são os da classe A/B, com escolaridade de nível superior.
quinta-feira, maio 17, 2007
QUIROPRAXIA É PARA FISIOTERAPÊUTAS.
____________
quarta-feira, maio 16, 2007
Fisioterapia quiropráxica.
estabelece o seguinte:
1-A Manipulação em todas as formas está dentro da área da prática de todo o fisioterapâuta formado.
2-A força , amplitude, direção, duração e frequência dos movimentos do tratamento de manipulação é uma decisão pensada do Fisioterapêuta com base na experiência educacional e clínica e no perfil do paciente.
3-A manipulação implica uma série de técnicas que não são exclusiva a nenhuma profissão específica. No entanto sobre minha ótica como disse acima o Fisioterapêuta agrega todas as condições em formação e treinamento para desenvolver tais técnicas.