Notícias!!

domingo, dezembro 16, 2007

Lesões esportivas

Recomendo aos leitores do blog que se não suportam ver senas fortes de lesão esportiva, não vejam este vídeo, mas não é tão forte assim, mas com certeza os atletas sentiram muita dor.

Quiropraxia



Neste vídeo mostra o depoimento de importantes atletas Brasileiros a favor da fisioterapia Quiropráxica.Parabéns ao Dr. Bruno-Fisioterapêuta Quiropraxista.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

TEORIA DA QUIROPRAXIA E MANIPULAÇÃO ESPINHAL MODERNA.



A razão da quiropraxia baseia-se na “ liberação” do sistema nervoso. O sistema nervoso de forma geral é formada pelo cérebro, medula espinhal , raízes nervosas e seus nervos periféricos, o crânio ósseo protege o cérebro e a coluna vertebral protege os nervos espinhais. Qualquer alteração na biomecânica normal da coluna vertebral, que chamamos de “subluxação”ou lesões somáticas funcionais, hipomobilidades, poderam provocar bloqueio do fluxo neural,e é na coluna vertebral a zona mais frágil devido o complexo de movimentos que impomos a coluna, tais como pegar peso, dormir em posição inadequada, traumas esportivos, traumas cumulativos, má postura etc...estes traumas provocam aumento da tensão neural.
FLUXO AXOPLASMÁTICO E SISTEMA SIMPÁTICO.
... que inicialmente parece discreto, mas segundo Korr e Butler (2003)muitas desordens neurais estão relacionados com o aumento da tensão neural, onde distingue-se 3 fluxos .a) fluxo anterógrado, em que existe um fluxo lento, responsável pela manutenção do axônio; b) um fluxo rápido, transmitindo impulsos sinápticos do corpo celular para o tecido alvo; e c) fluxo retrógrado axoplasmático, que transporta impulsos do tecido alvo para o corpo celular.Sendo que normalização pela mobilização terá maior efeito sobre o fluxo axoplasmático.
ALTERAÇÕES PROVOCADAS PELA TENSÃO /COMPRESSÃO.
O fluxo neural interrompido provocaria alterações dolorosas e tróficas nos tecidos inervados pelos nervos que estão comprimidos ou com aumento de tensão, se a compressão/tensão perdurar ocorrerá isquemia neural devido a compressão permanente no vaso-nervorum (microcirculação neural)provocando alteração da condução elétrica , ocasionando fraquesa muscular , parestesia(formigamento), maximização da dor , efeitos tróficos muscular e pele.Outro fato importante é que estímulos nocivos mecânicos como compressão e estiramento, podem provocar irritação química ocasionando hiperestimulação do SNA ( sistema nervoso autônomo), sabe-se que a hiperatividade simpática causa vasoconstrição intensa segmentar cutânea, produção de substâncias algiogênicas e vasocontrição muscular. Vários estudos mediram a mudança da atividade simpática durante a terapia manipulativa da coluna vertebral, podemos citar Kapler e kelso 1984, encontraram um aumento da temperatura da pele após uma manipulação em Thrust de T2 a T5, indicando uma simpatoinibição, também foi verificado por Ricard e Sallé 1996, que o thrust( escola de osteopatia) e Impulso e Recoil(escola de quiropraxia) atua sobre o SNS, regulando a circulação sanguínea. Desta forma a manipulação demonstra ser um recurso relevante sobre o SNS.
OS REAJUSTES QUIROPRÁXICOS, A LIBERAÇÃO PELA MANIPULAÇÃO ESPINHAL.
Para podermos liberar o sistema nervoso , vamos atuar normalizando a biomecânica vertebral, através de reajuste manipulatórios e mobilizações. Também faz-se necessários liberação miofacial por técnicas específicas, que podem incluir massagem clássica, trigger points release, inibição pela técnica de Jones modificada, ou seja provocar encurtamento do músculo em questão e dígitopressão sobre pontos gatilhos.Vale salientar que devemos “ver “ o paciente com “dor nas costas” como um todo. Já atendemos inúmeros paciente com lombalgia e identificamos uma restrição de mobilidade da coluna dorsal média, que demonstrou boa melhora após a liberação da mesma. Esta região dorsal média é conhecida como zona avascular( T4-T9) , devido ao afunilamento da luz do canal vertebral, qualquer alteração de mobilidade desta área ,poderá influenciar a sintomatologias em outros locais. Desta forma com a liberação pelo método TAG (técncia de ajuste global), conseguimos melhorar mais de 70% dos casos, não deixando nenhuma região hipomóvel ou fixada sem o ajuste, isto trouxe uma eficácia maior no combate da dor em paciente com algias vertebrais ou oriundas destas.
Texto: Ricardo Bernardino Sena
Fisioterapêuta, pós graduado em terapia manual, especilista em Fisioterapia quiropraxica clínica.

quinta-feira, novembro 29, 2007

Google maps para quem não tem GPS.


O google Maps é uma grande ferramenta para você se localizar no mapa e encontrar locais, fiz um teste e encontrei um erro de aproximadamente 1000 metros, mas já é um grande avanço, mas não dá para confiar muito. Entretanto fiz um teste com a rota que faço caminhada e deu super certo, pois já tinha feito as medições com o carro, o trajeto é de 3.6 KM, ida e volta totaliza 7,2 KM, bateu em cima, legal!veja na imagem o trajeto.para quem quizer testar é só ir no maps Google e colocar o nome da rua, número, cidade e estado e pronto .

domingo, novembro 25, 2007

NOKIA N 95 com bluetooth

Neste vídeo podemos observar o nókia N95 funcionando com um teclado bluetooth da DELL, isto é muito importante para quem quizer digitar um E-mail mais longo.

sábado, novembro 24, 2007

Câmera do celular X câmera digital.


Numa recente matéria veiculada, no olhar digital, foi falado sobre diferenças entre cãmera digital do celular e câmera digital puramente. O que ficou bem claro é que não só os megapixel são importantes, mas sim a qualidade da lente, Zoom optico, memória do celular, TV Out ,capacidade de Up load para bloggs e também capacidade de filmagem, assista aqui.

sábado, novembro 17, 2007

Smartphones



Segundo especialistas como Drª Bia Kunze que além de Cirurgiã Dentista, é consultora em tecnologia móvel, os Smartphones vieram para ficar , no entanto ela alerta para os epelos entre o tráfego de dados que muito promete as operadoras em 3G como veiculados pela Claro por exemplo. Ela falou para o Olhar digital que o aumento de tráfego de dados dará um grande BOOM! no entretenimento móvel, mas ainda é precoce sair comprando smartphones sem uma pesquisa decente. Em minha opinião os usuários e fâs de gadgets(aparelhos de tecnologia)devem procurar Sites e blogs especializados antes de gasterem uma " uma fortuna", pois estes aparelhos são normalmente caros, no entanto seus recursos valem a pena, quem possui um Smartpones dificilmente consegue trocá-lo pelo simples celular, Os Smartphones são celulares híbridos, desenvolvem função de telefone, PDA, hand held(computador de mão), camera digital, filmadora, gravador de voz, navegador de internet e seus acessórios como messenger , skipe stc..., além de possuirem tecnologia 802.11 g/b, que para quem não domina o assunto trata-se de uma forma de acessar um ponto de acesso de internet WI-FI(internet sem fio). Eu já fui mordido pela doença da tecnologia , hoje possuo o k790 ium celular da Sony-ericsson, com camera de 3.2 megapixel, filmadora , bluetooth, e conexão EDGE, no entanto gostaria de vendê-lo , juntamente com uma câmera digital da sony W30 com cartão de 1GB. se tiver alguém interessado?Objetivo da venda= Nokia N95 ou HTC S710 ou S711.
mais detalhes veja a reportagem abaixo.

sexta-feira, novembro 16, 2007

SULBRAFITO


POR FAVOR COLEGAS fISIOTERAPÊUTAS ACESSEM ESTA IDÉIA!!!!!sulbrafito

quinta-feira, novembro 15, 2007

NOKIA N 95

Aos aficcionados por tecnologia móvel, apresento-lhes este vídeo , é impressionante como a tecnologia de celulares está tão avançada, veja no vídeo como é possível trocar de menus no celular sem tocar nehuma tecla, apenas fazendo leves movimentos com o celular.

Nokmote
Colocado por soueldi

terça-feira, novembro 06, 2007

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA


Este texto abaixo foi veiculado pelo O DIA ON LINE, pelo terra que fala sobre a quiropraxia no Brasil, estou reproduzindo na integra, porém os leitores poderão também visualizar este artigo no proprio link O DIA ON LINE.


Quiropraxia: Técnica manual alivia as dores de coluna


Especialidade se propõe a tratar problemas articulares, como bursite e torcicolo, sem medicamentos ou cirurgias

André Bernardo


Rio - Um certo mal-estar no peito, uma queimação no estômago ou uma dor de ouvido. Estes e outros sintomas podem ser provocados, acredite, por disfunções em uma das 33 vértebras que compõem a coluna. É o que garante a quiropraxia, técnica fisioterápica que se propõe a diagnosticar, tratar e prevenir desvios da coluna, através da manipulação e do alinhamento das articulações, sem prescrição de remédios ou intervenções cirúrgicas.

“A quiropraxia se concentra na relação entre coluna vertebral e sistema nervoso central. Qualquer alteração nas articulações, por menor que seja, já interfere no bom funcionamento de músculos, nervos e tendões. Assim, a simples manipulação de uma vértebra já é suficiente para restabelecer a harmonia corporal”, explica Ines Nakashima, presidente da Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas (ABRAFIQ).

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é regulamentada em mais de 70 países, como EUA, Inglaterra e Austrália. No Brasil, já está incluída no Código Brasileiro de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. Até o momento, apenas profissionais formados em Fisioterapia estão aptos a exercer a técnica, cujo nome deriva do grego: quiro significa ‘mão’ e praxis, ‘praticar’.

RÁPIDA RECUPERAÇÃO

“A exemplo de outras técnicas, como RPG e acupuntura, a quiropraxia é mais uma ferramenta à disposição do fisioterapeuta. A diferença é que a recuperação é mais rápida e eficaz. No tratamento convencional, um paciente só nota melhora após 20 sessões de duas horas. Na quiropraxia, essa recuperação já começa após 8 sessões”, compara Marcos Barros, fisioterapeuta com especialização em quiropraxia.

Pelo consultório de Marcos, em Ipanema, já passaram os mais diferentes casos: de hérnia de disco a bursite, de torcicolo a dor ciática. A engenheira Sônia Duran, 55, procurou a quiropraxia há quase dois anos, em uma de suas crises de hérnia. Na ocasião, ela já havia tentado de tudo — RPG e acupuntura inclusive. Sônia gostou tanto da quiropraxia que virou cliente. Ela, a mãe e a filha, que sofrem de tendinite e escoliose. “Quando você esquece que está doendo é porque já melhorou bastante”, brinca.

Mas, afinal, o que causa as tais disfunções articulares na coluna vertebral? Segundo Felipe Blumenberg, fisioterapeuta há cinco anos e quiropraxista há quatro, uma extensa lista que inclui estresse, insônia, sedentarismo, má postura, alimentação inadequada etc. “O principal objetivo da quiropraxia não é apenas tirar a dor o mais depressa possível. É também adotar novos hábitos de vida. Se você não souber o que causou aquela dor, fatalmente ela voltará amanhã ou depois", alerta.

Tratamento exige cautela e precisão

Um recente estudo publicado pela revista ‘Journal of the Royal Society of Medicine’ revelou que a prática incorreta da quiropraxia pode causar sérios danos ao paciente, como fraturas ósseas e lesões nervosas. Segundo o autor do estudo, Edzard Ernst, a manipulação da espinha dorsal deveria ser controlada mais rigorosamente.

“Qualquer prática na área da Saúde pode gerar danos se for mal aplicada. No caso da quiropraxia, se o profissional não fizer a avaliação adequada ou se usar de muita força, pode provocar uma lesão. Os riscos existem, mas os casos graves não passam de um em 100 milhões”, estima Ines Nakashima.

A consulta quiroprática consiste numa espécie de ‘investigação’. Muitas vezes, a origem de determinada lesão só é identificada na terceira ou quarta sessão. Para tanto, os fisioterapeutas quiropraxistas se utilizam de muita conversa — para levantar o histórico do paciente — e, principalmente, ‘apalpação’. “É impressionante como tudo está relacionado à coluna vertebral. Até mesmo o que a gente pensa que não está”, brinca Felipe.

BRASIL JÁ CONTABILIZA 1.600 QUIROPRAXISTAS

O fundador da quiropraxia é o canadense Daniel David Palmer. Autodidata, promoveu a primeira ‘manipulação quiroprática’ em 1895, quando corrigiu a deficiência auditiva de um paciente, Harvey Lillard, com o simples alinhamento de uma vértebra da coluna.

“As indicações da quiropraxia são infinitas. Pessoalmente, só não recomendo a técnica a pacientes em avançado estado de artrose, artrite reumática e osteoporose”, diz Ines.

Hoje, a ABRAFIQ conta com 1.600 associados. Além dos quatro anos de formação universitária, o fisioterapeuta precisa se submeter a mais dois de especialização em quiropraxia. As sessões, porém, não terminam com a aparente resolução do problema. Não são raras as vezes em que os fisioterapeutas complementam o tratamento com exercícios físicos e reeducação postural.

sexta-feira, novembro 02, 2007

A Onda dos Smartphones


Os Smartphones agregam função de PDA, computador , Telefone celular e esta convergência não para por aí, além de possuirem também, camera digital para fotos e filmagem e MP3 , ufa!. Realmente são mutias funcões, isto vem atraindo um grande público de afccionados por tecnologia móvel . Segundo dados recentes houve um aumento no número de tráfego de dados de 2006 para 2007, na ordem de 186%, acreditam os especialistas que os telefones celulares , Smatphones e Pocket PC phones, tenham alguma colaboração neste incremento. Outro detalhe importante que o crescimento de vendas de celulares superior a do ano passado (2006) em 10%, está na ordem de 1.122 milhões de aparelhos comercializado atuais em 2007, contra 1.017 milhões em 2006 .Este crescimento obviamente se reflete devido as melhorias e aquecimento da economia Brasileira, como também melhora da qualidade de vida das classes menos favorecidas , que segundo o IBGE houve melhora em torno de 4%, para classe mais pobres, que também são usuários de telefones celulares. No entanto segundo IDC Brasil, os índices apontam que no mercado varegista a venda de PC foi responsável por 40%de total de vendas de PC. No Brasil a comercialização de PCs cresceu em 13% em relação a 2006, sendo o mercado de Notebook, crescendo em torno de 120%. Este Boom! esta relacionado ao crescimento econômico e barateamento das máquinas comercializados.Um vídeo importante está no olhar digital sobre os Super Smartphones, olhem e confiram ; também sugiro o vídeo veiculado pelo olhar digital sobre palestras realizados pelo IDC Brasil sobre o mercado varegista em tecnologia de informação.

terça-feira, outubro 30, 2007

celular Nókia N95


Para os aficcionados por tecnologia móvel , sugiro dar uma olhadinha neste link que consta um vídeo de review do Nokia N95, com 5 megapixel de câmera, com lentes Carl Zeiss optics autofocus, video(VGA 30fps), flash;É demais !!!; No vídeo tem os mesmos fps (frames por segundo), próximo ao da TV. É no momento o meu Smartphone preferido.Vejam no link depois vocês me falam.

quinta-feira, outubro 25, 2007

Manipulação vertebral

Garimpei este vídeo de tecnica manipulativa executada no japão, chama-se Yumeiho. è interessante, no entanto parece que eles seguem um protocolo...Esta tecnica é muito parecida com a quiropraxia.

domingo, outubro 21, 2007

Técnica de quiropraxia para ilíaco

Este vídeo, apesar de não entender nada de japonês, dá para ter uma noção da manobra que está sendo explicado pelo Dr. Mitsu Shiokawa do Japão, formado pela Palmer nos EUA, ele está, a que tudo indica, explicando como utilizar o Drop neste tipo de manobra. Esta manobra é conhecida na osteopatia como estrutural direta. Na Fisioterapia Quiropráxica chamamos de Recoil tecnique, ou técnica de impulso. O Drop, proporciona uma boa aceleração , frenagem-rechaço com pouco incômodo para os pacientes.

domingo, outubro 14, 2007

TV digital

Apartir de 2008 , será implantada a TV digital no Brasil, segundo especialistas a população pode ficar tranquila, não será preciso ir as lojas comprar novos televisores. Os televisores funcionaram com um dispositivo que fará a conversão do sinal , transformando-o em digital. As melhorias serão significativas, além da imagem ausente de chuviscos um som cristalino , o sistema permetirá acessar informações com a utilização do controle, como por exemplo num programa de culinária consiguir a receita na hora .Ainda estão em dúvida qual tecnologia será empregada, a Americana, Japonesa ou a Européia. A população terá apenas gasto com um aparelho que se chamará de conversor. Bom pessoal ! por hoje é só e boas imagens apartir do ano que vem.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Quiropraxia

Na reportagem veiculada pela revista Época sobre quiropraxia, concordo com a Drª inêz Nakashima em gráu e número, sobre profissionais que realizam a manipulação vertebral. Os testes pré manipulatório são muito importantes , apesar que que estatisticamento a Manipulação espinhal tem riso menor do que muita PRática médica realizada nos dias atuais.Uma simples cirurgia de amígdalas quase tirou a vida de uma criança de 4 anos em goioerê - Pr. A criança teve uma hemorragia após quatro dias do procedimento cirúrgico, é claro que é um fato isolado. Concluo que os Fisioterapêutas Quiropraxistas e Osteopatas, manipuladores espinhais, além de terem boa formação acadêmica aprsentam exelente carga horária de treinamento manipulatório. Os Fisioterpêutas apresentam órgão fiscalizador, como o CREFITO, conselho regional de Fisioterapia e Terapia ocupacional, que podem acatar em sua ouvidoria reclamações contra máus profissionais, ou por procedimentos mau realizado. No entanto em suma para a população em geral fique tranquilo, Fisioterapêutas Quirpraxistas teêm boa formação e não há nenhum registro por imperícia profissional. sugiro o link para maiores detalhes ÉPOCA.

terça-feira, outubro 02, 2007

Quiropraxia-Fisioterapia Quiropráxica


É com muita satisfação que comunico aos amigos leitores, que foi aprovado o curso de Pós- graduação em Fisioterapia Quiropráxica na PHYSION-Unaerp.
Ribeirão preto - São Paulo. Parabéns ao amigos Joel Eufrázio e Drª Inez nakashima do Insituto Physion pela realização de um sonho que torna-se realidade. cada vez mais nos firmamos no cenário nacional como Top de linha em ensino e Saúde o qual fico lisongeado em fazer parte do Corpo Docente...... Parabéns aí Amigos.

domingo, setembro 30, 2007

manipulação cervical não traz risco.

Ao contrário do que se pensa, a manipulação cervical é muito segura, estudos demonstraram que o risco é mínimo em torno de 1 caso para 10 milhões. O riso é menor do que tomar medicamentos como exemplo um simples paracetamol, que pode provocar sérias complicações no fígado, com hepatite tóxica. Então alguns médicos que desconhecem a técnica criticam-na mas deveriam estar mais informados antes de opinar. Neste vídeo mostra um exemplo de técnica bem empregada.



mais assunto: sugiro " dor no pescoço um tormento".

sábado, setembro 22, 2007

Manipulação lombar.

Garimpei este vídeo sobre manipulação lombar, interessante ! espero que gostem.

domingo, setembro 09, 2007

coluna cervical vídeo 3D

vídeo com boa definição em 3D, para anatomia cervical.

sábado, setembro 08, 2007

Quiropraxia-workshop foi um sucesso!!





workshop apresentou uma boa procura e interesse por parte dos participantes, neste workshop mostramos um protocolo básico muito utilizado na quiropraxia, deste já meus agradecimentos para os estudantes que nos prestigiaram, e ao DR. Joel que permitiu a veiculação de alguns Slides da escola Physion.

sábado, setembro 01, 2007

Sulbrafíto


Primeiro congresso sul brasileiro realizado em ctba,onde tive o privilégio de proferir o curso de terapia manual nas algias cervicais e cervicobraquiais.

domingo, agosto 26, 2007

Hérnia de disco-Descompressão.

Esta é uma mesa de descompressão, é muito utilizada, no entanto tem um custo elevado, mas aos amigos eleitores garimpei no Yotube um vídeo demonstrativo, que vale mais pela qualidade visual.

domingo, agosto 19, 2007

DOR E FORMIGAMENTO NO BRAÇO-SÍNDROME DE T4


A síndrome de T4 , foi o título usado por Maitland e Burnell em 1957, onde segundo os autores os sintomas eram difusos, poduzindo dor e parestesias nos membros superiores e ou dor de cabeça, também vagas e difusa. Segundo os autores há grande possiblidades de envolvimento do sistema nervoso autônomo, apartir da área torácica superior. O comprometimento poderia envolver outros níveis vertebrais como T2, T3, no entanto o nível T4 sempre estava envolvido, foram investigados mais de 90 casos no período de 1975 a 1983, segundo artigo de N. McGuckin- no livro Moderna terapia manual- Gregory P. Grievy. Segundo os autores haveria parestesia (formigamento ou dormência) em forma de luva, que pode ser dolorosa, envolve partes de um ou ambos os membros superiores conforme a figura 1. Dados apontaram que 79% eram mulheres, 21% homens. Os sintomas se instalaram muito parecidos com a pessoa acordando com parestesias, dor cervical e ou torácica já existentes.A faixa etária mais acometida foi entre 31-50 anos. Sinais encontrados , revelaram que vértebras torácicas superiores estavam muitas vezes com amplitude normal e indolores, mas se forem localizar os movimentos específicos nesta região poderão ocorrer dores na região superior e média. Alguns pacientes apresentam reprodução dos sintomas quando faz-se pressão nso processos espinhosos dorsasi médios e superiores com o polegar, sendo este um sinal importantíssimo, já evidenciamos vários casos em nossa clínica.
Achados comuns a palpação:
desvio de um ou mais processos espinhoso da linha médiana/ depressão de um ou mais processos espinhosos /Espaçamento diferente entre os processos espinhosos/ enrijecimento ou espessamento dos espaços interespinhoso/ movimentos limitados/ combinação dos ítens acima.

Opinião.A coluna torácica média que vai de T4 a T9, é chamada de zona crítica vascular, devido ao fato que nesta região há uma diminuição sensível da luz do canal vertebral. Qualquer alteração biomecânica nesta área influenciaria o SNA e transtornos cirulatórios . Já evindeciamos muitos casos em que ao liberarmos inespecificamentes esta região obtivemos melhoras , inclusive em tratamento de dor no membro inferior e principalmente em membros superiores. A técnica mais empregada nesta região é a " DOG TECNIQUE", segundo Salgado 2004, corroborado por outros autores como Kapler e Kelso 1984, haveria forte inibição do sistema simpático com a manipulação nesta área, outro efeito bastante importante seria a melhora do fluxo axoplasmático nesta área, defendida por Korr e Butler 1991. Por esta razão incluímos esta manobra como protocolo tanto para tratamento de problemas em membros superiores e inferiores.
figura-dog tecnique

sábado, agosto 04, 2007

Acidente da TAM

Novas notícias sobre o acidente da TAM revelam ainda muitas controvérsias, muitas perguntas não querem calar, seria erro do piloto? ou do compuTador FADEC? que controla o Reverso do motor e freios Aerodinâmicos. Uma coisa eu sei no momento em que o piloto identificou que os Spoilers não funcionavam , já deveria estar iniciando uma Arremetida da Aeronave.Veja você mesmo uma reportagem completa veiculado pela GLOBO sobre o assunto.

sexta-feira, agosto 03, 2007

B J Palmer-Neurocalorímetro

Este vídeo retrata um aparelho muito utilizado nos EUA pelos Quiropraxistas, é o neurocalorímetro, a que tudo indica , este aparelho mede as subluxações e suas alterações como o calor local(imflamação?).

sábado, julho 28, 2007

Cervicobraquialgia-Sinais e sintomas.


Em avaliação de sinais articulares e sintomatologia na cervicobraquialgia , identificamos conforme gráfico abaixo , alterações importantes nos sinais e sintomatologias. A cervicobraquialgia aparesenta sinais comuns a todos os pacientes acometidos, porém encontramos variações. Estas variações devem serem estudas para maior compreenção da melhor forma de tratamento. Acredito que dentro de algum tempo possamos aperfeiçoar esta avaliação, e padronizando o tratamento, hoje em dia fala-se muito em padronização de tratamento, mas quando se refere a tratamento fisioterapêuta, existem outras nuances conforme a formação do profissional fisioterapêuta, como por exemplo escola de osteopatia, escola de quiropraxia, manipulação espinhal. O maior problema é que determinadas tecnicas são mais dominadas por determinados Fisioterapêutas, devido às habilidades manuais e treinamento por que passa o profissional, do outro lado da moeda esta o paciente que possuem diferentes aspectos físicos, gordo, magros, longilíneos, cifóticos,escolióticos etc...

clique na imgaem para ampliá-la.

domingo, julho 22, 2007

Acidente da TAM

Pelos meus cálculos a aeronave da TAM vôo 3054, nos seus últimos 1/3 final da pista estaria se fosse como exemplo 300 metros em 3 segundos, isto perfaz uma velocidade de 360 Kmh, não me parece que o piloto estava querendo freiar . A aeronova segundo especilista pousa em torno de 180 kmh a 200 kmh, com esta volocidade no terço final da pista, no mínimo estava querendo arremeter, isto seria uma atitude do piloto, agora resta saber se aeronave não estava com problema mecânico, pois nesta velocidade daria segundo comentarios de especialistas para realizar a arremetida sem nenhum problema. o que será que aconteceu....travou tudo? porque não arremeteu pois a velocidade dava condições para isto.O que aconteceu no momento inicial do pouso para o avião ganhar velocidade ?Houvi um comentário de que o piloto estava usando o reverso no momento da aterrizagem o que é normal, será que o reverso e os fletes não responderam ao comando do piloto no momento de arremeter?Muitas perguntas poderam serem elucidadas com a conclusão do exame da caixa preta. Só nos resta esperar.veja vídeo gravado pelas câmeras da infra-aéreo.

quarta-feira, julho 18, 2007

Acidente da TAM



Caros Amigos Gauchos,
Envio meu Pêsames pelo terrível acidente com a TAM. Só resta esperar e apurar responsabilidades.
Minha impressão sobre o caos Aéreo por ordem.
Estabilização da moeda-popularização de preços de vôos-aumento da demanda-estrutura igual a dos anos 60-70-80-poucos aeroportos-poucos controladores de Vôos-aumento de aeronaves devidos a grandes investimentos das empresas, como TAM -GOL. BR que acaba de comprar 20 novas aeronaves-contratação de Comandantes-talves sem muita experiência-congestionamento de aeroportos- manutenção de aeronaves feitos nas coxas-resultado-aumentam as chances de acidentes.
Abraço
Ricardo Sena

segunda-feira, julho 16, 2007

Aula de cervical alta

Garimpei este vídeo sobre treinamento de manipulação de cervical alta.Parece-me que é um vídeo pelas imagens e vestuário da década de 60 ou menos.

domingo, julho 15, 2007

Brasil 3 x 0 Argentina


Uma equipe que muitos não acreditavam acabou campeã da copa América, concluo que o que aconteceu com a Argentina cheio de craques, mostrou um futebol medíocre em relação a sua capacidade, isto já aconteceu com o Brasil várias vezes, em que estava com seus "craques" e também desempenhou um futebol muitas vezes abaixo do esperado. Talves não tenha mostrado um futebool espetáculo, mas... hoje em dia isto não vale muita coisa, o importante é a vitória.

Segunda Opinião.


Sou muito a favor de uma segunda opinião médica, com relação aos problemas de saúde de qualquer natureza, é claro deve haver um critério bem estabelecido pelo próprio paciente, que deverá qualificar o profissional de saúde, vou explicar melhor: A pouco tempo tive uma paciente com Síndrome do desfiladeiro , que estava em minha opinião perfeitamente controlada em seu tratamento, pois além de desfiladeiro estava apresentando síndrome dolorosa miofacial, que também pode ser desencadeado pelo desfiladeiro, ocorre que a paciente estava controlado com medicação e Fisioterapia convencional , que deixa a desejar um pouco pois, o melhor tratamento para estes casos é a união entre fisioterapia convencional e fisioterapia manual manipulativa, seja ela quiropráxica e ou osteopática, não importa desde que sejam realizadas as devidas manobras. No entanto na visão da paciente que já vinha de uma depressão pela morte do marido, os níveisi de dores estavam incomodando-a, procurou um médico na capital do estado o qual sugeriu uma cirurgia de rececção da 1ª e 2ª costelas, e simpatectomia, oferecendo uma grande vantagem a paciente quanto a sua singtomatologia. A paciente veio até mim para pedir a opinião, analisei o caso e fui terminantemente contra o procedimento cirúrgico, e é claro que minha decisão esta colaborada por vários anos em atendimentos de pacientes desta natureza, com bom sucesso no resultado final, no entanto o "milagre" não ocorre da noite para o dia, deve haver determinação do paciente em querer melhorar.Resultado final a paciente realizou a cirurgia, o que entendí que meus argumentos não foram convincentes, mesmo porque a paciente fez cirurgia por um plano de saúde e minha proposta envolvia tratamento particular, o que honeraria muito minha paciente. Após a cirurgia foi aquele martírio... dor, impotencia funcional importante, cicatriz cirúrgica, imobilização perda de força. No momento a paciente começou a apresentar dores no dermátomo correspondente a T1,T2 e C8, e novos pontos gatilhos, expliquei que a síndrome do desfiladeiro é um distúrbio biomecânico e como tal deve ser tratado biomecânicamente e que os níveis de disfunção apresentado pela paciente não justificaria nehum procedimento cirúrgico. A paciente procurou o médico que realizou a cirurgia para esclarecimentos e o mesmo disse que o resultado poderia demorar um ano...brincadeira!!!.
Os resultados com o tratamento conservador poderiam ser melhores e em menor tempo sem danificar nenhuma estrutura anatômica...e agora ? esperar e companhar , o tempo nos ensinará outras experiência, quais serão? não sei. Aprendí muito com esta experiência que muitos profissionais prometem " fundos e mundos" para os paciente, pensando apenas no Dinheiro, os pacientes devem pedir opinião do médico e mesmo fisioterapêutas de forma estatística , ou seja quais as possibilidades de sucesso e insucesso.

sábado, julho 14, 2007

Notícias sobre manipulação articular


Segundo Korr ( 1978-1985) referiu-se a resultados de tratamentos com relação ao transporte axonal e conclui que:

Manobras articulares possuem importante efeito sobre o fluxo neural, principalmente no fluxo axoplasmático, que é o fluxo que sai detecidos e vão via axonio em direção ao corpos celulares no SNC( sistema nervoso Central) a analgesia e melhora da inflamação neurogênica estão suportados também por esta técnica, pois a melhora do fluxo neural diminuiria os influxos nociceptivos provocados pela compressão vertebral, com isto os tecidos livres deste influxos nocivos teriam possibilidades para uma reorganização sofrida pelo tempo em que houve tensão neural. A melhora do fluxo axoplasmático também ajuda a previnir ou diminuir dependendo do caso o que chamamos de " Double Crush"- o Duplo trauma , descrito por Upton e Mc Comas em 1973. De acordo com estes autores esta síndrome está relacionada com o fluxo axoplasmático que ao conseguir vencer uma primeira barreira compressiva( ex: compressão neural na coluna vertebral), torna-se insuficiente para para ultrapassar uma segunda, prejudicando a condução elétrica nervosa, o nervo fica susceptível a lesões em outros locais.Sabe-se que a tensão neural sobre o sistema nervoso irá causar alterações da condução elétrica, o que implica em distúrbios sensoriais( dor , parestesia...)motores (fraquesas), e autonômicos (vasomotores, pilomotoras ...). As alterações do fluxo axoplasmático implicam disfunções tróficas e inflamação dos tecidos inervados pelos nervos ou plexos comprimidos.

domingo, julho 08, 2007

Momento retrô-Demiss Roussos

Quando menino 7 , 8 anos houvia os meus tios houvirem esta música, isto marca um pouco....

DICAS QUE SALVAM

ENCONTREI ESTE VÍDEO E ACHEI INTERESSANTE ESPERO QUE GOSTEM.

segunda-feira, julho 02, 2007

Fisioterapia manipulativa

Caro leitores vejam o E-mail do Dr. Carlos ladeira, Fisioterapêuta Brasileiro, atualmente morando nos EUA, este E-mail, foi dirigido ao Sr. Joel Eufrázio, diretor do instituto Physion .

Gostaria muito de que o Brasil formasse uma Associação Brasileira de Terapia Manipulativa Ortopédica à modelo da International Federation of Orthopedic Manipulative Therapy (IFOMT, www.ifomt.org). A fisioterapia internacional esta associada à pratica de manipulação articular há muitos anos. A IFOMT foi a primeira subdivisão clínica da World Confederation for Physical Therapy (WCPT, www.wcpt.org). O fisioterapeuta é especialista no uso de movimento articular para tratamento de problemas músculo-esqueléticos. A manipulação articular não passa do uso de movimento articular passivo executado pelo terapeuta em alta velocidade. Isto é nossa área de trabalho, somos especialistas no uso do movimento articular como tratamento.
sugiro que os leitores cliquem neste link fisioterapia quiropráxica .
para lerem na íntegra o E-mail.

sábado, junho 30, 2007

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

Um simples vídeo para ilustrar um pouco do que fazemos com a Fisioterapia quiropráxica, as manobras de reajustes são um grande aliado no tratamento das algias vertebrais, aliás , considero a tecnica mais importante para o tratamento das dores nas costas, pescoço, ciática, cervicobraquialgias, enfim tudo que emgloba dores na coluna ou de origem da mesma, haja visto que muitas patologias de segmentos como membro superior e inferior podem ser de origem de alteração do fluxo neural por "subluxações", hipomobilidades , desta forma as vértebras devem ser reajustadas.

Instituto Physion

Escola séria e com bons professores.

quarta-feira, junho 27, 2007

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

Fisioterapia quiropráxica em foco, .... sim fisioterapia quiropráxica, reconhecida pelo Coffito, é uma especialidade aqui no Brasil para fisioterapêutas. Gostaria que todos lessem a matéria abaixo e também toda a matéria na íntegra. Foi muito bem combatido pelo Dr. Joel Eufrázio, que aqui parabenizo-o pelo grande pronunciamente em defesa da Fisioterapia, aliás , como deveriam fazer muitos que teriam tais possibilidades."Surpreenderam-se aqueles com a capacidade e competência do Fisioterapeuta brasileiro que assimilou, aperfeiçoou e ampliou a prática da Quiropraxia, mostrando ao mundo que os profissionais de saúde poderiam romper com o monopólio de 16 universidades particulares norte-americanas e suas estruturas representadas pela WFC, a qual procura se apresentar como uma entidade oficial, induzindo a confundi-la com organismos públicos ou governamentais, ao citar uma hipotética relação de influência regulamentadora no âmbito da OMS. Ora, esta entidade WFC é uma associação privada e como tal atua e defende os interesses de suas organizações todas puramente mercantis. Poderia até ser legítimo não fosse a gulosa e desvairada ambição pela reserva de mercado. Além do mais, a OMS não regulamenta cursos em lugar algum do mundo. Não é esta a sua atribuição e finalidade".leia na íntegra em Fisioterapia quiropráxica.

domingo, junho 24, 2007

Manipulação espinhal.


Olá pessoal, vejam este estudo sobre comparação de manipulação espinhal com outras modalidades de tratamento.



Síndromes crônicas de coluna: um estudo piloto comparando acupuntura, antiinflamatórios não esteróides e manipulação espinhal
(Chronic spinal pain syndromes: a clinical pilot trial comparing acupuncture, a nonsteroidal anti-inflammatory drug, and spinal manipulation)
Giles, L. G. Muller, R..
[Journal Manip Physiol Ther 1999 22(6): 376-81]

Objetivo: Comparar acupuntura (de agulhas), medicação (tenoxicam com ranitidina) e manipulação espinhal no cuidado de dores crônicas de coluna (> 13 semanas de duração).

Design: Estudo prospectivo, randomizado com avaliação pré-intervenção e pós-intervenção independente. Local: Clínica especializada em dores de coluna em Townsville General Hospital, Queensland, Austrália.

Sujeitos: 77 pacientes (sem contra-indicação para a manipulação ou medicação) foram recrutados. Intervenções: protocolos de intervenção definidos: acupuntura por agulha, medicação anti-inflamatória não-esteróide e manipulação espinhal. Medidas de resultado: medidas de resultado foram as mudanças (4 semanas vs. visita inicial) nas pontuações de (1) Oswestry Back Pain Disability Index, (2) Neck Disability Index e (3) três escalas visuais de intensidade da dor local. Resultados: A randomização foi um sucesso. Após um período de 30 dias após a intervenção, a manipulação espinhal foi a única intervenção que atingiu melhoras estatisticamente significantes (porcentagem de mudança das pontuações iniciais) sendo (1) uma redução de 30,7% na escala Oswestry, uma melhora de 25% na escala de incapacidade cervical e (3) reduções na escala visual de dor de 50% para dor lombar, 46% para torácica e 33% na dor cervical. Nenhuma das outras intervenções mostrou uma melhora significante em qualquer das medidas.

Conclusão: A consistência do estudo provê evidências, apesar de algumas discutíveis deficiências de um estudo piloto, que em pacientes com síndromes dolorosas crônicas da coluna, a manipulação espinhal, caso não contra-indicada, resulta em melhora superior à acupuntura e medicação.

Talento.

Nosso blog que tem assuntos bem definidos também tem o seu momento cultural, tudo que achamos interessante colocamos aqui paa que você que nos lê, também possa curtir um pouco, veja só o desempenho desta janponezinha?, Filipina ?, ainda não sei, mas tem um grande talento, abraço a todos e bom domingo.

sábado, junho 23, 2007

Tendinite do cabo longo do bícepes.




Outro dia fui criticado por não falar de tendinite do cabo longo do bícepes, ocorre que falei sobre ombro doloroso, e de uma forma geral a reabilitação não muda. Acredito que a leitora em questão se equivocou, pois a síndrome do impacto pode lesionar várias estruturas, em primeiro lugar é o tendão do supra espinhoso e a bursa subacromial. O tendão do cabo longo do bícepes também pode se lesionar na síndrome do impacto, o que mais importa a nós fisioterapêutas é como devemos recuperar a biomecânica, pois a lesão surge da alteração da biomecânica e claro envelhecimento biológico do tendão.clique aqui para saber sobre o ombro doloroso.

síndrome do impacto

segunda-feira, junho 18, 2007

Manipulação-lombar Rool

Esta manobra de Lombar rool é muito utilizado tanto por Fisioterapêutas Quiropraxistas, Fisioterapêutas osteopatas, Fisioterapêutas Manuais etc..., digo sempre Fisioterapêuta, porque antes de tudo FISIOTERAPÊUTA, a especialidade pode ser variada entre os profissionais, mas muitas técnicas são muito parecidas, muda apenas o conceito do Criador do método. O que não pode ocorrer que pessoas que teêm ocupação e não uma profissão, se intitulem profissionais, qundo não o são, admiro muito a Quiropraxia da Palmer, mas isto é lá nos EUA, aqui no Brasil os Fisioterapêutas são os que deteêem as técnicas manuais, seja ela qual for. Todas as manobra são tecnicas, não interessa para meu paciente se estou aplicando uma manobra de maitland, Quiropraxia ou Osteopatia, ou tecnicas de terapia manual, o que importa para ele é o resultado, chancelas a parte, acho salutar que utilize o termo Fisioterapia osteopática, acho correto, como também utilizo: Fisioterapia Quiropráxica, Fisioterapia manual etc....

Congresso Sulbrafito2007- façam suas inscrições.

Doutores Fisioterapêutas e estudantes façam logo suas incrições não percam esta Oportunidade, é muito raro hoje em dia congresso desta magnitude.clique no link e faça sua inscrição.

.

terça-feira, junho 12, 2007

Reportagem Quiropraxia


Uma reportagem saiu no jornal da cidade sobre QUIROPRAXIA.

domingo, junho 03, 2007

Miss universo 2007

Momento de descontração em nosso blog, a miss universo de 2007 é uma Japonesa, muito bonita por sinal, mas na minha opinião a Brasileira é belíssima!!!!!merecia ganhar o título.

Recorde de visitas


Neste ano de 2007 , nosso blog bateu todos os récordes até agora, e agradecemos ao internautas que acessam o nosso singelo blog, sobre Fisioterapia, terapia manual, quiropraxia, tecnologia móvel, parece uma miscelânea, mas são assuntos que aprecio muito, muito obriga e façam comentários, procurarei melhorá-lo cada vez mais, até mais.Abaixo g´rafico de visitas. Record em maio com 7233 internautas visitando-nos. Obrigado!!!!

sábado, junho 02, 2007

Massagem para dor lombar.

Epicondilite Lateral -Quando falha o tratamento local.


Epicondilite Lateral pode ser provocada por uma disfunção cervical. Estreitamento do canal intervertebral pode irritar ou comprimir o nervo meningeo recorrente e fibras simpáticas no interior da porção anterior das últimas raízes cervicais. Feistein descobriu que a estimulação do sistema dos mecanoreceptores e nociceptores capsulares de um segmento cervical modifica a atividade eletromiográfica da musculatura dos membros superiores. Teoricamente o envolvimento da raiz de C6, secundário a uma disfunção no segmento de C5, C6, causa fraqueza nos extensores radiais de punho, deixando-os suscetíveis a uma lesão. Gunn e Milbrandt descobriram na prática clínica, que quando o tratamento local em pacientes com epicondilite falhava, se instituissem tração e mobilização cervical, 47 dos 50 pacientes relataram desaparecimento da dor. Conseqüentemente a coluna cervical deve ser também avaliada, quando examinamos um caso de epicondilite. O arco de movimento da coluna cervical pode estar limitado na rotação e na inclinação para o lado afetado. O teste de força dos membros superiores pode ser positivo quando houver envolvimento do nervo radial. Quando ele se encaminha pra as extremidades superiores o nervo radial pode ser pinçado no trajeto, criando fraqueza nos extensores radiais do punho. Werner detectou que tecido neural era menos elástico em pacientes com dor lateral no cotovelo. O pinçamento do nervo radial apresenta uma sensação de dor localizada originalmente no antebraço. Intervenção: O tratamento da EL foi bastante relatado na literatura, mas nenhum protocolo por si só mostrou ser eficiente. Isto comprova a diversidade das causas que podem provocar a EL. Noteboom et al. apresenta 5 áreas de intervenção, que estão aqui descritas paralelamente com restauração da biomecânica articular e intervenção na coluna cervical.
Isto mostra que a epicondilite constituindo em uma das mais difíceis patologias de se tratar na ortopedia e fisioterapia devido ao complexo de diagnóstico etiopatológico que apresenta. Difícil é manter o paciente em um programa de reabilitação adequado devido ao tempo , ansiedade do paciente que melhorar a dor a qualquer custo, isto também traz ansiedade ao Médico e fisioterapêuta, outra causa é a baixa remuneração imposta por planos de saude, se formos considerar o tratamento globalizado de uma paciente com epicondilite , o tratamento demoraria em torno de 2 horas, seria empregado tratamento local com recursos eletrotermoterapêuticos e reajuste espinhal através da quiropraxia. Para saber mais clique em Fisioterapia Salgado.

domingo, maio 27, 2007

Aula de pronação excessiva.

Parabéns aos Cristiano do Propulsão sobre este vídeo introdutório da pronação execessiva, já postamos alguma coisa aqui sobre o assunto, a pronação execessiva provoca dentre outras coisas a condromalácia fêmoro-patelar.

Tratamento da coluna vertebral com tecnologia.

Parabéns ao ITC por este exelente trabalho que envolve a descompressão vertebral, é a tecnologia aliado as habilidades manuais fazendo parte do nosso dia a dia na Fisioterapia voltada ao tratamento dos distúrbios da coluna vertebral.veja o vídeo abaixo e o link do ITC aqui.

.

sexta-feira, maio 25, 2007

Crioterapia após lesão dos tecidos moles.

Neste estudo Randomizado, controlado e duplo cego , envolvendo 74 pacientes som histórico de lesão de tecidos moles traumáticos, com um grupo controle Placebo e outro com uso de gel frio.As conclusões demonstraram que o resultado final foi favorável ao grupo que utilizou gel crioterapêutico, isto vem a corroborar o que se preconizava que o gelo diminui a dor e evita maiores edemas pós traumáticos.

Agradeço ao texto a drª Inês Nakashima que participa do grupo Fisioterapiaquiropráxica.

Author/Association: Airaksinen OV, Kyrklund N, Latvala K, Kouri
JP, Gronblad M, Kolari P
Title: Efficacy of cold gel for soft tissue injuries: a prospective
randomized double-blinded trial
Source: The American Journal of Sports Medicine 2003 Sept/Oct;31
(5):680-684
Method: clinical trial
Method Score: 9/10 [Eligibility criteria: No; Random allocation:
Yes; Concealed allocation: Yes; Baseline comparability: Yes; Blind
subjects: Yes; Blind therapists: No; Blind assessors: Yes; Adequate
follow-up: Yes; Intention-to-treat analysis: Yes; Between-group
comparisons: Yes; Point estimates and variability: Yes. Note:
Eligibility criteria item does not contribute to total score] *This
score has been confirmed*
Abstract: BACKGROUND: The use of cold treatment to limit edema,
decrease pain, and induce effective muscle relaxation in soft tissue
injuries is widespread. PURPOSE: To compare the efficacy of a novel
cold gel with that of a placebo gel in patients with a soft tissue
injury. STUDY DESIGN: Prospective randomized double-blinded
controlled study. METHODS: Seventy-four patients with sports-related
soft tissue injury were randomly assigned to active cold gel (Ice
Power) or placebo gel groups. The gel was applied four times daily on
the skin for 14 days. Clinical assessment was made after 7, 14, and
28 days with use of visual analog scale ratings. RESULTS: Pain scores
decreased from 59 to 30 during the first week, to 14 by the second,
and to 7 by the end of study in the cold gel group. In the placebo
group, pain scores decreased from 58 to 45, 26, and 13, respectively
(significant difference). Patient satisfaction with treatment was 71
in the cold gel group and 44 in the placebo group (significant
difference). Disability decreased significantly more rapidly in the
cold gel group. CONCLUSIONS: Cold gel therapy provided an effective
and safe treatment for sports-related soft tissue injuries.

Estou mandando este resumo de artigo que é bem válido, sendo
ranqueado em nota 9 de 0-10, ou seja, é muito bom.

Ótimo final de semana a todos!

Bjos,

Ines.

__._,_.___

terça-feira, maio 22, 2007

LUXAÇÃO ACRÔMIO -CLAVICULAR

BIOMECÂNICA:
possui de 5º a 10º de mobilidade em cada plano.
esta ADM ocorre nos primeiros 30º e nos últimos 45º de elevação do braço.
A Art. acrômio calvicular contribui para aumentar a ADM final de levação do braço.
A Art. acrômio clavicular apresenta maior mobilidade compensatória em casos de restrição escápulo-umeral.

Classificação das Luxações segundo Rockwood.

grau I- leve estiramento dos ligamentos acrômio-clavicular, sem ruptura, os ligamentos coracoclaviculares estão íntegros.

grau II- Ruptura da acrômio clavicular com diferença >4.0mm (40%), estiramento dos espaço coráco-clavicular preservado ao R-X.
grau III- Ruptura do ligamento acrômio -clavicular e Córaco-clavicular, levação de 25 a 100%.

grau IV-Ruptura do ligamento acrômio-clavicular e Córaco-clavicular, deslocamento posterior da clavicula.
grau V- Ruptura do ligamento acrómio -clavicular e córaco-clavicular, elevação de 100 a 300%.
grau VI- Ruptura do ligamento acrômio-clavicular córaco-clavicular, deslocamento infra coracóide.

veja na fig. 2


Tratamento:

grau I e II- tratamento conservador
imobilização, antiinflamatório e Fisioterapia.
grau IV , V e VI- requerem redução cirúrgica.
grau III- tem indicação de tratamento conservador para pacientes inativos e sedentários.
para trabalhador braçal e esportistas a melhor indicação é cirurgica

Opinião é colaborada por Stephen Copeland, ( inglaterra, 1995)

Estudo realizado no IOT - Rio grande do Sul. 1995
175 pacientes tratados entre 1989 e 1995.

apenas 45 pacientes retornaram para revisão.
cirurgicos 28 e clínico 17, seguimento de 18 meses.

CIRURGICOS:
média 34 anos
masculino 23 , feminino 3 direito 14 esquerdo 14.
mecanismo de trauma : queda 23, acidente 5
Rockwood III (22) e IV (6).
5 cirugiões , 4 tecnicas
Fixação metálica 16,Orofino-stein 10, Vukov 1.
Complicações 10 (35%),exelente: 9(32%)
Bom 12(43%), mAU 2 (25%).

Tratamento CONSERVADOR:
Média 34 anos
masculino 14, feminino 3 direito 5 esquerdo 12
mecanismo do trauma:queda 15, acidente 2
Rockwood grau II (10), III (7)
resultado clínico:
Exelente 12(70%), Bom 5 (29)
resultado radiológico:
normal 3 (17%), sub-luxado: 11 (64%), artrose 3 (17%).

Conclusões do IOT

Tratamento cirurgico trouxe 35% de comlicações e apenas 32 % de exelentes resultados.
Tramanto conservador é mais econômico, mais rápido, levando a melhorres resultados a curto prazo, porém com maus resultados radiológicos (81%) e altações funcionais tardias, necessitando de procedimento cirurgico corretivos.

Tratamento fisioterapêutico segundo VALENZUELLA, cEZAR, FT -Rio grande do Sul.

tipo I
1º dia : gelo, tipoia para conforto por 7 dias.
ativos livres de punbo, cotovelo e dedos.
manter ADM normal e indolor.
pendulares com 2 a 3 dias.

7º a 10º dia: tipói descontínua.
evitar erguer pesos, estiramentos ou choques em atividades esportivas até ADM completa e indolor (02 semanas).

Tipo II
1º dia : gelo e tipóia por 1 a 2 semanas.
7º dia exercícios para ADM indolores
sacar tipóia entre 7º e 14º dias.
evitar esforços por 6 semanas.

Tipo III
1º dia: gelo
analgésicos, antiinflamatórios.
tipóia
Iniciar AVDs leves em 3 a 4 dias
ADM passiva leve em 7 dias.
ADM completa em 2 A 3 semanas.

PÓS OPERATÓRIA

gelo
pendulares tipoia por 2semanas.
evitar elevação do braÇO A 90º ou mais por 6 semanas.
4 a 5 semanas: fortalecimento de manguito rotador e deltóide

6ª a 8ª semanas fortlecimento do trapézio e doserrátil anterior

tempo estimado de reabilitação 10 a 12 semanas.

domingo, maio 20, 2007

HIPOMOBILIDADE & HIPERMOBILIDADE


Via de regra básica uma região do corpo que está hipomóvel, provocará uma compensação na articulação mais proxíma de hipermobilidade. A hipermobilidade geralmente pode ser fator de dor, devido ao fato de que a hipermobilidade provoca compressões anárquicas e execessiva sobre estruturas capsuloligamentares e neurais, de uma forma geral as estruturas hipomóveis também podem apresentar dores , principalmente na dígitopressão, mas também pode desenvolver dor espontânea. Como princípio as zonas hipomóveis deverão serem liberadas para harmonizar o funcionamento dos segmentos adjacentes hipermóveis e sintomáticos. Na foto podemos evidenciar uma estrutura hipomóvel a nível de T1 a T5, que provoca hipermobilidade compensatória na cerivcal baixa e dorsal alta, causando nevralgia cervicobraquial.

sábado, maio 19, 2007

Palestra sobre L E R / D O R T


Palestra proferida em 18.05.2007, para o Sindicato de Fiação de Goioerê.

A LER ainda assuta muita gente, no entanto pesquisas demonstram que 84% das pessoas entrevistadas, num montante de 1072 pessoas ainda desconheciam a doença, na pesquisa observou-se também que mulheres com baixa escolaridade, da classe social D/E contitui-se de maior grupo de risco. O grupo que apresentou menor grupo de risco são os da classe A/B, com escolaridade de nível superior.

quinta-feira, maio 17, 2007

QUIROPRAXIA É PARA FISIOTERAPÊUTAS.


Recebí um E-mail da Drª Inês Nakashima, onde a mesma expressa indiguinação com o que a WFC , vide texto a seguir vem se referindo ao congresso nacional, referindo que precisam arrecadar dinheiro para "custear deputados" a votarem a favor da criação da profissão de quiropraxistas. Como já disse anteriormente a quiropraxia é uma técnica de tratamento da coluna vertebral, e como tal deve ser desempenhado por Fisioterapêutas, pois este agrega todas as condições técnicas e científicas para exercer-la, bem como tem responsabilidade perante ao seu paciente, conselhos regionais e federais. A Fisioterapia é uma profissão estruturada e muitos fisioterapêutas já utilizam esta tecnica com muita habilidade, já á algum tempo.Abaixo segue texto da DrªInês.
"A ABRAFIQ – Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas, representada por sua assessoria na presença de Dr. Joel Eufrázio, encaminhou a denúncia de uma campanha mundial de arrecadação de fundos realizada pela WFC – World Federation of Chiropractic (Federação Mundial de Quiropraxia) e a ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia publicada no Jornal Dynamic Chiropractic, de 09 de Abril de 2007, em que no seu título dizem: “Luta pela Quiropraxia no Brasil tem importância global”.
Nesta reportagem, expressam a necessidade desta campanha de arrecadação de fundos para poder vencer a batalha contra o Coffito e os fisioterapeutas e também aprovar o PL 4199/2001.
Com a denúncia encaminhada, a nobre Deputada Alice Portugal, fez seu pronunciamento na tarde de ontem (16/05/07) na tribuna da Câmara Federal denunciando tal ato.
Maiores informações sobre este assunto poderão ser acessadas nos seguintes endereços:


Numa atitude de reconhecimento pelas iniciativas, PESSOAS que devem ser merecidamente reconhecidas e agradecidas:
Deputada Alice Portugal
Joel Eufrázio (ABRAFIQ)
Dr. Gil Lucio Almeida
Dra Ana Cristhina de Oliveira Brasil
Abraço a todos,
Ines Nakashima
ABRAFIQ – Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas

__________________________________________________

quarta-feira, maio 16, 2007

Fisioterapia quiropráxica.


Sem dúvida nenhuma o fisioterapêuta é o profissional da área de saúde que, apresenta o melhor perfil com formação científica para desenvlover a Fisioterapia quiropraxica, Mennel afirmou " o Uso da mão humana como método de tratamento para reduzir sofrimento humano é mais antigo remédio conhecido pelo homem. A Associação Norte Americana tem a seguinte posição em relação as técnicas manipulativas : " técnicas manipulativas por fisioterapêutas formados na avaliação e tratamento de indivíduos com disfunção musculoesqueléticas sempre foi um componente integral dentro da área da prática da profissão.
estabelece o seguinte:
1-A Manipulação em todas as formas está dentro da área da prática de todo o fisioterapâuta formado.
2-A força , amplitude, direção, duração e frequência dos movimentos do tratamento de manipulação é uma decisão pensada do Fisioterapêuta com base na experiência educacional e clínica e no perfil do paciente.
3-A manipulação implica uma série de técnicas que não são exclusiva a nenhuma profissão específica. No entanto sobre minha ótica como disse acima o Fisioterapêuta agrega todas as condições em formação e treinamento para desenvolver tais técnicas.

quarta-feira, maio 09, 2007

terça-feira, maio 08, 2007

Physion


Curso de atualizacao em quiropraxia clínica para Fisioterapêutas
eu no meio ladeado pela Drª Inês Nakashima e o Sr. Joel Eufrázio Diretor do Curso.

sábado, maio 05, 2007

Congresso -sulbrafito


Atenção fisioterapêutas, façam suas incrições, não deixem de participar deste congresso, façam suas filiações para obterem mais desconto, esperamos por você, sucesso aí !!

clique na imagem e vá para o Site do comgresso.

Alongamento


Alongamento da coluna vertebral na bola .

terça-feira, maio 01, 2007

Faculdades de Quiropraxia Americanas .

Duas grandes escolas americanas de quiropraxia estão em disputa acirrada no comercial no You tube. clique nos vídeos e espero o Buffering completo e assita é muito interessante, totalmente em ingles, mas dá para "pegar" alguma coisa. São eles os Palmer chiropractic college e The Logan Chiropractic College.