Notícias!!

domingo, junho 24, 2007

Manipulação espinhal.


Olá pessoal, vejam este estudo sobre comparação de manipulação espinhal com outras modalidades de tratamento.



Síndromes crônicas de coluna: um estudo piloto comparando acupuntura, antiinflamatórios não esteróides e manipulação espinhal
(Chronic spinal pain syndromes: a clinical pilot trial comparing acupuncture, a nonsteroidal anti-inflammatory drug, and spinal manipulation)
Giles, L. G. Muller, R..
[Journal Manip Physiol Ther 1999 22(6): 376-81]

Objetivo: Comparar acupuntura (de agulhas), medicação (tenoxicam com ranitidina) e manipulação espinhal no cuidado de dores crônicas de coluna (> 13 semanas de duração).

Design: Estudo prospectivo, randomizado com avaliação pré-intervenção e pós-intervenção independente. Local: Clínica especializada em dores de coluna em Townsville General Hospital, Queensland, Austrália.

Sujeitos: 77 pacientes (sem contra-indicação para a manipulação ou medicação) foram recrutados. Intervenções: protocolos de intervenção definidos: acupuntura por agulha, medicação anti-inflamatória não-esteróide e manipulação espinhal. Medidas de resultado: medidas de resultado foram as mudanças (4 semanas vs. visita inicial) nas pontuações de (1) Oswestry Back Pain Disability Index, (2) Neck Disability Index e (3) três escalas visuais de intensidade da dor local. Resultados: A randomização foi um sucesso. Após um período de 30 dias após a intervenção, a manipulação espinhal foi a única intervenção que atingiu melhoras estatisticamente significantes (porcentagem de mudança das pontuações iniciais) sendo (1) uma redução de 30,7% na escala Oswestry, uma melhora de 25% na escala de incapacidade cervical e (3) reduções na escala visual de dor de 50% para dor lombar, 46% para torácica e 33% na dor cervical. Nenhuma das outras intervenções mostrou uma melhora significante em qualquer das medidas.

Conclusão: A consistência do estudo provê evidências, apesar de algumas discutíveis deficiências de um estudo piloto, que em pacientes com síndromes dolorosas crônicas da coluna, a manipulação espinhal, caso não contra-indicada, resulta em melhora superior à acupuntura e medicação.

Nenhum comentário: