A bursite é uma lesão dolorosa na Bursa sub acromial que encontra-se inflamada, por motívos de impacto do ombro, lesões degenerativas e traumáticas. Num passado não muito longe todo o problema de ombro era diagnósticado como bursite, porém nos dias atuais com o advento de exames sofisticados como a Ultrassonografia, a Ressonância magnética Nuclear, descobriu-se que o maior vilão das dores no ombro não reside só na bursa, mas nas maioria das vezes no tendão de algum músculo que compões o manguito rotador, sendo na maioria das vezes tendinopatia do supra espinhoso. Para tatamento das bursites puras, o que é muito mais difícil de se encontrar, o tratamento é simples:
1-Repouso inicial com tipóia em casos muito doloridos. 2-Antiinflamatório não hormonal 3-Fisioterapia nas modalidades Analgésicas e Antiinflamatória com : crioterapia ultra som correntes interferencial calor superficial Quando a dor estiver sendo controlada iniciar fortalecimento de manguito Rotador para diminuir impacto. 4- Eventualmente o médico Ortopedista pode lançar mão da infiltração, porém reservado para pouquíssimo casos.
os 10 achados radiológicos sugestivos de lesão de manguito rotador do ombro são:
1- Intervalo acrômio-umeral menor que 7mm-fig 01 2-Calcificação sub acromial 3-Esclerose ou irregularidade na tuberosidade maior 4-cisto na tuberosidade maior 5-osteófito sub acromial 6-acromio curvo-fig 02 7-artrose acrômio clavicular 8-osteófito na articulação acrômio-clavicular maior que 2mm de diâmetro 9-artrose gleno-umeral 10-sulco de tamanho aumentado entre tuberosidade maior e a superfície articular da cabeça umeral.
fig 1 - intervalo acrômio-Umeral
acrômio curvo: fig 2
de cima para baixo: acrômio reto, curvo e ganchoso. o acrômio reto é encontrado em torno de 74% da população e o curvo e ganchoço em torno de 26%, segundo os pesquisadores este é um fator importante de impactação do ombro, podendo originar síndrome do impacto do ombro.
Este blogg também reúne assuntos diversos não só relacionado a Fisioterapia, pois os textos técnicos são estudados , revistos e são frutos de anos de experiência como Fsioterapêeuta reabilitador , no entanto há pesquisas de outros autores .Também informamos sobre assuntos de tecnologia móvel, mesmo estando sem o meu P 910i um Smartphone da Sony ericssom, mas estou prestes a adquirir o Qtek 9100 até o final do mês, não sei se vai dar certo. Gostaria aqui de falar um pouco de economia, este blog é informativo em assuntos variados como pano de fundo, para não saturar você, amigo eleitor.Voce sabia !!! que nós Brasileiros trabalhamos até 25 de maio, para pagar impostos e tributos do governo federal, estadual e municipal, quando você começa a consumir, o seu sócio quase majoritário( o governo) entra apenas com a carne de pescoço e você entra com o filé mignon, calma eu explico: a classe média segundo estudos do IBPT-instituto Brasileiro de Planejamento tributário, aquela família que ganha de R$ 3.000,00 até R$ 10.000,00, e que correspondem à 20% da população Brasileira, pagam em torno de 38,83% de sua renda bruta para pagamento de impostos( renda, patrimômio e consumo), equivalente a 142 dias trabalhados por ano, sendo que ainda há 11,19% ,para pagar serviços públicos tais como saúde, educação, previdência privada, pedágios, perfazendo um total de 50,02%- Pasmem!!!. Tais tributos consumiam na década de 70 apenas 7% da renda bruta(serviços públicos), ocorre que a classe média raramento utiliza este tipo de serviço. Concluindo?? além de pagar este tributos que estão imbutidos nos salários e impostos, normalmente a classe média paga um plano de saúde, ou arca com atendimentos particulares. abaixo cronologiacamente podemos ver quantos dias eram trabalhados para pagar tributos para o governo: década de 70.........76 dias ou 2 meses e 16 dias década de 80.........77 dias ou 2 meses e 17 dias década de 90.........102 dias ou 3 meses e 12 dias.
Observamos um aumento crescente de dias trabalhados para pagar tributos, porém acredito que a utilização de serviços públicos eram mais frequêntemente pleiteados pela classe média. Outros Países também tem vários dias trabalhados paga pagar tributos, até mesmo mais que o Brasil, porém a qualidade dos serviços é bem melhor, pelo menos em alguns deles, vejam!
Suécia 185 dias França 149 dias Espanha 147 dias EUA 102 dias Argentina 97 dias Chile 92 dias méxico 91
Bom depois disto, se houver mais dúvidas sugiro clicar no link dos texto para sanar mais dúvidas, espero que este texto amanse esta inquietude que nós temos dentro de nós, de nos indignarmos com aquilo que pode estar errado.
Esta sequência de exercício não é fácil, mas trabalha os seguintes músculos: cervical, dorsal, lombar, glúteos, abdominais , posteriores da coxa(isquiotibiais), escápulo torácico, é muito bom, mas é um pouco pesado. pode ser feito em casa para dor lombar crônica e dor nas costas de origem postural, fraquesa, sedentarismo.
É uma doença de caraterística muscular que " clinicamente é um foco de irritabilidade muscular, associado com nódulo palpável( trigger Points) e hipersensível numa " banda Tensa". O foco é doloroso a compressão e pode desencadear padrões característicos de dor, sensibilidade dolorosa a distância, fenômenos autonômicos e disfunção motora" (travell and Simon 1983). SMITHE- refere que 17% dos adultos com dores músculo-esqueléticas que não apresentam sinais degenerativos ou inflamatórios, devem ser classificados dentros das Sindrome dolorosa miofacial-SDM.).SOLA mulheres são mais acometidas na meia idade.KAFT E TRAVELL, maior incidência entre 31 e 50 anos de idade. TRAVELL," chama atenção de que músculos são relegados a 2º plano e que há mais valorização das afecções de ossos, bursas, tendões e nervos." Devemos lembrar que músculos reperesentam 40% do peso corpóreo com um total de aproximadamente 696 músculos.
causas e fatores perpetuantes, já que não há só uma causa isolada.
ü Inadequações nutricionais/metabólicas/endócrinas psicológicas Infecções crônicas Estress mecânico outros
As causas irão deflagar uma cascata de fenômenos que iremos exemplificar no organograma abaixo:
começando na liberação anormal da Acetilcolina e terminando com a dor. No incremento da tensão muscular em algums bandas, não podemos esquecer que segundo alguns autores, o retículo sarcoplasmático falha em recaptar o cálcio liberado no mecanismo de contração muscular, isto manteria um estado contracional muscular constante.
Causas e fatores perpetuantes. Inadequação nutricionais /Metabólicas/nutricionais carência vitamínica B1,B6,B12- (importante porque participam da formação de neurotransmissores.)-Mais da metade dos pacientes TRAVEL 1983 Vit C- sua carência provoca fragilidade capilar. Ácido fólico-participa na atividade cerebral mg-(magnésio)-queda na função da tireóide Fe-(ferro) carência diminui transporte de O2 K-Potássio(Hipopotassemia)causa fragilidade e fraquesa muscular. Hipoglicemia Anemia Fatores mecânicos:assimetrias de membros, quadril, escápulas etc... mobiliário inadequado, estress postural,imobilização prolongada. Fatores psicológicos: Stess, ansiedade,depressão, distúrbio do sono, instabilidades comportamental.
Fisiopatologia
figura 1- podemos evidenciar a contração muscular onde a Banda A composta por microfilamentos de actina e miosina irão interagir formando a contração muscular normal.
ü
na fig 2- podemos visualizar um contração muscular normal e uma situação de contratura que não se relaxa, este é o mecanismo inicial dos trigger points.
na figura 3 uma visão macroscópica da formação dos trigger points.
na figura 4 vamos visualizar como o trigger point pode, provocar sintomas locais e a distância, então concluimos que não adianta olhar para um RX e querer explicar a dor que o paciente sente sem tocar e inspecionar o seu foco de dor, uma reclamação muito frequente . Nos dias atuais o Fisioterapêuta tem que ter noções de exames laboratoriais , imagem, e conhecimento clínico médico mesmos que generalizado, o Fisio é um proporcionador de saúde, se não for um problema de sua área, este deverá ser encaminhado para outro especialista, para tratamento em conjunto ou não. fig 4-trigger points de inserção. O ponto X(trigger points) envia dor para região vermelha, podendo simular uma tendinite de ombro.Neste caso , difere em muito o tratamento clínico e fisioterapêutico em relação ao tratamento de tendinopatia, pelo menos com diferentes recursos que serão utilizados . A fig 5. mostra um trigger central, existe trigger em várias partes do corpo, neste trigger podemos visualizar dor no braço acometido pelo trigger do músculo infra espinhoso, e o outro trigger point que simula uma ciática fig 6. é muito comum, porém diferente de uma " ciática" neural, que é provocada por uma hérnia discal.
Fig 4
fig 5
fig 6
O tratamento clínico medicamentos mais usados são, os antidepressivos triciclicos, sobretudo nos casos crônicos com a Amitriptilina, e relaxantes musculares como o Cloridrato de ciclobenzaprina ( miosan), tandrilax ,sedilax que é uma associação de analgésico , antiinflamatório e relaxante muscular, flotac, silador, volterem injetável etc....
O tratamento fisioterapêutico, este deverá ser muito elaborado, começando por uma boa anamnese e avaliação propriamente dita, na avaliação a dígitopressão em algum trigger desencadeará os sintomas locais e a distância ; o fisioterapeuta deverá manter a pressão nos Tp, o paciente irá relatar que a dor esta forte no locale irradiando para pescoço e as vezes braço , cabeçae pernas dependendo do Trigger Points, porém outros testes devem ser realizados para diagnóstico diferencial ou patologias concomitantes como por , ex: hérnia de disco e pontos gatilhos de glúteo mínimo , que é muito comum. Iniciamos a liberação manual com a pressão mantida no local do TP a dor melhora com o passar dos segundos, isto é muito importante para diagnóstico diferencial de outras patologias , tais como a radículopatia. Este é teste que podemos chamar de Pressure Release ( Liberação por pressão),
As diretrizes de tratamento são baseados emsugestão do enfoque suisso e modificado por muitos fisioterapêutas, no nosso dia a dia adaptamos a nossa condulta com Terapia Manual e fisioterapia eletrotermoterápica.
Em primeiro passo:realizar calor úmido ( hidrocolactor) ou Infra vermelho, que são calores superficiais, nunca utilizamos calor profundo na fase aguda, se usar você irá piorar o quadro. Em seguida a seqüência abaixo:
Trigger point pressure release(liberação do trigger por pressão) No entanto antes de fazer isto, o fisioterapêuta deverá usar massagem superficial e ir aprofundando gradativamente. Observação : a massagem deverá ser começada o mais leve possível , aumentando o vigor dentro de níveis terapêuticos, isto irá provocar uma vasodilatação nos músculos ,bem como aumento no fluxo sanguíneo na coluna vertebral , melhora da flexibilidade e mobilidade do tecido conectivo , provocando uma diminuição no espasmo de algumas bandas, que estão colaborando para o aumento dos sintomas, chamo esta técnica de comer pelas beradas, como comer mingau, começar primeiro pela região menos dolorosas e progredir para região mais dolorosa que deve ser leve. Como a pressão para liberação dos Trigger points é um pouco forte, alguns autores preconizam pressão de 4 kg, isto obviamente deixará o ponto um pouco doloroso, mas vale a pena pois os sintomas primordiais irão melhorar , já tentamos realizar pressão mais leve , mas não houve desativação dos pontos.Existe também um forte componente de descarga simpática neste tipo de patologia, aliás em várias patologias músculo esquelética, podemos encontrar hiperestimulação simpática, isto se deve devido a mecanismo de facilitação medular, ou seja , influxo aferente de dor para medular irá deflagrar resposta simpática que aumentará o espasmo muscular,haja visto que um neurônio pré-ganglionar pode fazer sinápse com até 20 neurônios pós ganglionar isto se torna um fator disseminante de dor para o segmento acometido e outras regiões, desta forma devemos então proceder técnicas de inibição simpática. Na inibição simpática podemos citar manipulação de T4/T5 para problemas dolorosos em coluna dorsal e membro superior ; manipulação de C3 para problemas de coluna cervical e cabeça; manipulação de charneira tóraco-lombar T12/L1 para coluna lombar, quadril e membro inferior.
Abaixo vídeo exemplicando a liberação final do trigger points.
Como era de se esperar a grande tendência de consumo de eletrônicos para o ano de 2015, eu diria que já é uma realidade incipiente , porque esta tendência já mostra fortes suspeitas de se firmarem no mercado, inclusive o Brasileiro, segundo o comentarista Ethevaldo Siqueira/CBN, que em uma mesa redonda sobre tecnologia acontecido em Las vegas à alguns meses atraz apontou as 10 maiores tendências de mercado eletrônicos , vamos a elas:
2º Celulares de 4ª geração: ex: celulares com convergências, tocadores de MP3, camera, filmadora, agendamentos pessoais, destacaria qui os Smartphones, os Pocket PCs. Os verdadeiros Canivetes Suisso eletrônicos.
3ª Imagem de Alta definição. ex: TV digital, DVDs de alta definição, Blue ray, HD DVDs.
4ª Rede sem Fio. ex: Wi max, Wi fi.
5ª Internete a 50 ou 100 Megabits/s. acesso em todos os lugares
6ª Centrais de multimídia domésticos. servidores presente em 60% dos domicílios nos EUA.
7ª Carros digitais.
8ª Sensores sensores para tudo. Ex: identificação, abrir e fecher porta, semáfaros etc...
9ª Micros Robos. ex: Nanotecnologia
10ª Informação e Entretenimentos revolução de conteudo voltado para entretenimento.
O pós operatório do câncer de mama, quanto na prevenção da complicações, tem seu papel mais importante, que é prevenção do linfedema( aumento do volume do braço homolateral a cirurgia), para isto a pessoa que submeteu-se a um procedimento cirurgico deve procurar um fisioterapêuta o mais rápido possível, uma vez que a patologia instalar-se poderá piorar com o tempo e cronificar-se , quando já instlado, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, uma vez que esta patologia, tende a ir aumentando e tornando-se mais fibroso(endurecido) e propenso a infecção. Dentre os recursos utilizado pelos fisioterapêutas estão , a drenagem linfática, enfaixamento compressivo funcional, exercícios específicos, automassagem, cuidados com a pele e uso de contenção elástica.
Segundo a repórter econômica a Dra Mirian Leitão da Globo, em sua costumeira entrevista para CBN, relatou que os parcos crecimento do Brasil previstos para este ano, ainda teve ajuda em mais da metade deste crecimento devido a três grandes fatores: 1º- crescimento de setores de maquinas para escritório e informática 2º- minério de ferro e petróleo: devido as exportações 3º- setor elétrico: devido a várias usinas concluídas este ano, que foram começadas no governo de Fernando Henrique Cardoso.com rescimento de 12%, segundo Mirian leitão. comentário pessoal: Se não fosse estes três setores, o cescimento econômico seria pior ainda, segundo o papai noel(Lula), o Brasil não esteve tão bom!!!Melhor ouvir isto que ser surdo. sugiro dar uma olhada em Mirian Leitão.e clique em queda da produção industrial.
Algumas crianças podem sentir dores nas pernas. Ao levar a criança no Pediatra , qual não é a resposta do pediatra: - Mãe seu filho está com dor de crescimento. Na veradade a criança está com dor muscular podendo ser " sindrome dolorosa Miofacial" ou DMT, dor muscular tardia ao esforço, normalmente acomentem crianças hiperativas, no sentido de brincar bastante , correm e pulam a todo o momento, isto gerará tensão muscular que poderá provocar dor por mecanismo complexos com acidose lática e ou ativação de dor miofacial com possível presença de pontos gatilhos, é muito comum nos músculos da perna como dorsiflexores de tornozelo e planti flexores como a panturrilha, ou seja músculos antigravitacionais, a dor geralmente é noturna e a criança reclama muito para mãe que não consegue dormir, a dor é em "peso", "surda", dor do tipo cansada. Mãe não se alarde não é dor de crescimento devido aos crescimento dos ossos, o pediatra fala isso devido uma forma de tranquilizar a mãe, pois estes sintomas são na maioria das vezes transitórios, uma forma de melhorar este sintomas em casa é realizar compressas quentes no local da dor e após fazer massagem com algum tipo de pomada que contenha, mentol, cânfora,salicitlato de metila e similares, que promovem aquecimento depois refrescam a lesão, fazer a massagem após a compressa quente que deve ser em torno de 10 minutos, se os sintomas persistirem, indicamos a fisioterapia com termoterapia, massagem e alongamentos. A causa além da hiperatividade física da criança , também podemos encontrar alterações no esqueleto da criança como pés chatos, joelhos valgos(joelhos para dentro), joelhos varos (joelhos para fora)anteversão e retroversão do colo femural também podem sobrecarregar os músculos das pernas, mas este é um assunto para uma outra postagem.
Entrevistamos através de uma pergunta o grande Cirurgião de ombro do Rio grande do Sul o DR. Osvandré Lech, sobre seus parâmetros para indicação cirúrgica de lesão de MR (manguito rotador) e qual seu parâmetro para indicação para tratamento conservador, veja a sua resposta: Minha pergunta:
- DR. Osvandré, com relação às lesões parciais de MR, no que se refere ao nível de lesão se é na superfície bursal, superfície articular, ou intratendínea, e com relação ao grau de rompimento em Centímetros, qual parâmetros o Senhor usa para indicar ou não indicar o tratamento conservador ?
Resposta: Prezado RICARDO SENA
Saudações e gratos pelo contato pelo meu site. Mesmo antes de iniciar a romper, um manguito inflamado merece tto. conservador (80% de sucesso) ou cirurgico (acromioplastia com ou sem ressecção da clavícula distal, se estiver também dolorida). As lesões parciais mostram que o manguito está sendo comprimido entre os dois ossos(veja figura abaixo) - grande tuberosidade por baixo e superfície anterior e inferior do acrômio por cima - e esta é a fase mais dolorida do processo, já que a compressão é contínua; aqui a chance de sucesso no tto. conservador começa a cair e não raro o paciente possui períodos de melhora e piora e a cirurgia (acromioplastia e variantes, como debridamento do manguito, desinserção para melhor re-inserção, etc.) tem maior indicação. Por fim, quando se trata de lesão completa, seja qual for o tamanho, a indicação cirúrgica sempre prevalecerá, pois o objetivo é que o "cirurgião restaure a anatomia para o fisioterapeuta restaure a biomecânica". Quanto à cirurgia, as variantes são muito extensas e extrapolam esta mera consideração por e-mail. Espero ter saciado em parte a tua inquietação científica.
comentário:
Achei muito sensata a resposta e agradeço a atenção do Dr. Osvandré por ter participado do nosso blog. Sempre digo que trocando informações científicas com outros profissionais como Dr. Osvandré engrandecem muito a nossa rotina com nossos pacientes com ombro doloroso, para os leitores também espero que esta resposta possa também tirar alguma dúvida, que por ventura sejam a mesma que eu tinha.