Notícias!!

segunda-feira, novembro 06, 2006

Dores nas pernas de crianças.

Algumas crianças podem sentir dores nas pernas. Ao levar a criança no Pediatra , qual não é a resposta do pediatra:
- Mãe seu filho está com dor de crescimento.
Na veradade a criança está com dor muscular podendo ser " sindrome dolorosa Miofacial" ou DMT, dor muscular tardia ao esforço, normalmente acomentem crianças hiperativas, no sentido de brincar bastante , correm e pulam a todo o momento, isto gerará tensão muscular que poderá provocar dor por mecanismo complexos com acidose lática e ou ativação de dor miofacial com possível presença de pontos gatilhos, é muito comum nos músculos da perna como dorsiflexores de tornozelo e planti flexores como a panturrilha, ou seja músculos antigravitacionais, a dor geralmente é noturna e a criança reclama muito para mãe que não consegue dormir, a dor é em "peso", "surda", dor do tipo cansada. Mãe não se alarde não é dor de crescimento devido aos crescimento dos ossos, o pediatra fala isso devido uma forma de tranquilizar a mãe, pois estes sintomas são na maioria das vezes transitórios, uma forma de melhorar este sintomas em casa é realizar compressas quentes no local da dor e após fazer massagem com algum tipo de pomada que contenha, mentol, cânfora,salicitlato de metila e similares, que promovem aquecimento depois refrescam a lesão, fazer a massagem após a compressa quente que deve ser em torno de 10 minutos, se os sintomas persistirem, indicamos a fisioterapia com termoterapia, massagem e alongamentos. A causa além da hiperatividade física da criança , também podemos encontrar alterações no esqueleto da criança como pés chatos, joelhos valgos(joelhos para dentro), joelhos varos (joelhos para fora)anteversão e retroversão do colo femural também podem sobrecarregar os músculos das pernas, mas este é um assunto para uma outra postagem.

3 comentários:

DENISE disse...

Pois é, meu filho tem muitas dores nas pernas, mas não corre muito devido a falta de espaço na casa. Porém não acho que ele tenha um bom equilíbrio, sempre que corre na praça acaba caindo.

DENISE disse...

Interessante, meu filho tem dores nas pernas, com 6 anos, desde os 3anos reclama de dores, caminha sem muito equilíbrio, porém o pediatra referiu ele não ter nada de errado.
Achei esta postagem muito boa, pelo menos a palavra transitória, muito me tranquilizou.

Unknown disse...

A postagem conseguiu me tranquilizar um pouco já que, minha filha de 5 anos apresenta dores em apenas um dos membros e, geralmente persiste por mais de um dia.Porém, percebi que é sempre após longa caminhada ou dia muito intenso de brincadeiras.
Antonia