Algumas crianças podem sentir dores nas pernas. Ao levar a criança no Pediatra , qual não é a resposta do pediatra:
- Mãe seu filho está com dor de crescimento.
Na veradade a criança está com dor muscular podendo ser " sindrome dolorosa Miofacial" ou DMT, dor muscular tardia ao esforço, normalmente acomentem crianças hiperativas, no sentido de brincar bastante , correm e pulam a todo o momento, isto gerará tensão muscular que poderá provocar dor por mecanismo complexos com acidose lática e ou ativação de dor miofacial com possível presença de pontos gatilhos, é muito comum nos músculos da perna como dorsiflexores de tornozelo e planti flexores como a panturrilha, ou seja músculos antigravitacionais, a dor geralmente é noturna e a criança reclama muito para mãe que não consegue dormir, a dor é em "peso", "surda", dor do tipo cansada. Mãe não se alarde não é dor de crescimento devido aos crescimento dos ossos, o pediatra fala isso devido uma forma de tranquilizar a mãe, pois estes sintomas são na maioria das vezes transitórios, uma forma de melhorar este sintomas em casa é realizar compressas quentes no local da dor e após fazer massagem com algum tipo de pomada que contenha, mentol, cânfora,salicitlato de metila e similares, que promovem aquecimento depois refrescam a lesão, fazer a massagem após a compressa quente que deve ser em torno de 10 minutos, se os sintomas persistirem, indicamos a fisioterapia com termoterapia, massagem e alongamentos. A causa além da hiperatividade física da criança , também podemos encontrar alterações no esqueleto da criança como pés chatos, joelhos valgos(joelhos para dentro), joelhos varos (joelhos para fora)anteversão e retroversão do colo femural também podem sobrecarregar os músculos das pernas, mas este é um assunto para uma outra postagem.
Notícias!!
segunda-feira, novembro 06, 2006
Dores nas pernas de crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Pois é, meu filho tem muitas dores nas pernas, mas não corre muito devido a falta de espaço na casa. Porém não acho que ele tenha um bom equilíbrio, sempre que corre na praça acaba caindo.
Interessante, meu filho tem dores nas pernas, com 6 anos, desde os 3anos reclama de dores, caminha sem muito equilíbrio, porém o pediatra referiu ele não ter nada de errado.
Achei esta postagem muito boa, pelo menos a palavra transitória, muito me tranquilizou.
A postagem conseguiu me tranquilizar um pouco já que, minha filha de 5 anos apresenta dores em apenas um dos membros e, geralmente persiste por mais de um dia.Porém, percebi que é sempre após longa caminhada ou dia muito intenso de brincadeiras.
Antonia
Postar um comentário