Notícias!!

domingo, julho 30, 2006

Cefaléia tensional,cervicalgia , dorsalgia e os Respiradores bucais.




A cefalélia tensional , a cervicalgia e dorsalgia que acometem muitas pessoas e geralmente provocam incapacitações de leve a grave, diminuindo significativamente a produtividade do indivíduo. Estudos sobre estas patologias tem avançado muito, hoje podemos afirmar com mais segurança sobre alguns fatores que podem causar os sintomas . São inúmeras as causas de dor no entanto foge do escopo do nosso ensaio sobre as demais cefaléias,cervicalgias e dorsalgias , outras cervicalgias sugiro clicar em dor no pescoço um tormento. A cefaléia do tipo tensional , como o próprio nome diz envolve a tensão aumentada, sobretudo dos músculos que envolvem o aparelho mastigador, coluna cervical e dorsal. Se estas estruturas estão em desequilíbrio provavelmente provocarão, uma possível cefaléia, cervicalgia e ou dorsalgia que podem serem separados ou sintomas comuns em um mesmo indivíduo.Com relação aos respiradores bucais, que segundo Ferraz e Souza (2004) , respirador bucal é todo indivíduo que fazem o ar entrar pela boca em maior quantidade ou totalmente na respiração espontânea, ocorrendo a falta de umidificação e aquecimento pelos seios maxilares e frontais, tendo como consequências alterações como:
1-Atrofia dos maxilares
2-Palato ogival
3-mordida cruzada
4-Apinhamento dentário anterior(protusão de dentes)
5-Falta de espaço para erupção de dentes permanentes.
6-olheiras , sono pertubador, ronco, rinite, asma
7-Hipertrofia das adenóides, amígdalas.
8-Vias aéreas superiores e inferiores estreitas
9-alterações posturais como hipercifose, projeção da cabeça para frente, flacidez abdominal
10-diminuição do rendimento escolar e esportivo.

Segundo Ricketts 1968, o respirador bucal faz movimento de rotação da cabeça no eixo cervical, em um esfoço para aumentar a passagem de ar pelo espaço oro-naso-faringeo, fazendo com que estas crianças mudem a postura , esta mudança de postura podem trazer conquências na estética postural da criança , a região cervical perde a sinuosidade natural, resultando em elevação da escápula, depressão do tórax, acarretando uma deficiência de oxigenação,devido ao relaxamento do abdomem e insuficiência muscular do músculo diafragma, bem como funcionabilidade do esqueleto como todo.A dificuldade de harmonia em respirar e se alimentar, e mesmo dormir, poderá provocar aumento na tensão dos músculos tanto da mastigação, músculos do pescoço e escápulo torácicos, podendo provocar dores de cabeça , pescoço e coluna dorsal.

Como isto ocorre?

No caso do respirador bucal, durante a noite , normalmente a criança realiza uma Hiperestensão da cabeça e pescoço no intuito de aumentar o espaço oro-naso-faríngeo, para permitir uma maior passagem de ar, no entando os músculos infra-ioideos, que são rsponsáveis pela abertura da boca, ficarão tensos por longo período e isto ocorre também com os músculos cervicais, já os músculos que promovem fechamento da boca como Músculo temporal e masseter que ficarão hiperestirados , ocasionando tensão exageradas neste complexo muscular, esta tensões poderão gerar Trigger points miofacias nos músculos do pescoço e músculos mastigadores, estes trigger points músculares produzem padrões de dores a distãncia tais como cefaléias e cervicalgia característicos da SDM ( Síndrome dolorosa miofacial) , podendo serem sintomas isolados ou concomitantes. Muito comum as crianças respiradoras bucais acordarem com dor de cabeça , cansaço e olheiras, isto também pode ocorrer no adulto.Um outro detalhe importante é que o núcleo do nervo trigêmio que controla os músculo da mastigação , também faz importante conexão com os nervos cervicais de C1 a C3-fig3, isto irá colaborar para o que chamamos de liberação medular aumentando o influxo nocicepitivo(impulso de dor), originado nestas estruturas (cervical e musc. mastigatórios), isto poderá acarretar fixações vertebrais importantes, o que irá aumentar ainda mais a liberação medular, originando desta forma um " uma bola de Neve", uma cascata de eventos de dor e repetição e cronificação dos sintomas. No caso do indivíduo não ser respirador bucal, a cervicalgia e dorsalgia terão outra entidade patológica, podendo ou não ter relação com a respiração,poderíamos citar: aumento da tensão por alterações posturais, lesões traumáticas, lesões vicerais, lesões osteoarticulares e outras.

O que fazer?

Vários profissionais deverão serem consultados, o otorrinolaringologista, o Dentista e o Fisioterapêuta com especialidade em terapia manual e postural.

Atribuição aos profissinais citados:1º Passo.

O otorrinolaringologista irá verificar se há hipertrofia das adenóides e outras obstruções, no caso das adenóides estas deverão serem corrigidas através de procedimento cirúrgicos e ou medicamento antialérgicos se for o caso, isto irá facilitar a passagem de ar pelo nariz, sem dúvida este é o primeiro passo . Mas sempre vale qui um alerta ! muitos Pediatra extremamente conservadores em suas condultas não são favoráveis a cirurgia, segundo opiniões médicas a adenóide corrige-se espontâneamente aos 12 anos de idade. Na minha opinião é uma correção muito tarde e um grande estrago pode ocorrer neste período, selando de vez os problemas ocasionados pela criança que respira pela boca, piorando muito as alterações acima citadas,neste caso sugiro a correção com cirurgia e ou medicamento, seu filho irá agradecer sem dúvida mais tarde quando entender o problema.

2º Passo-O dentista especializado em ortopedia funcional de maxilares, este irá verificar distúrbios oclusais que em muitos estão presentes, segundo Schinestsck et all 1986, avaliaram 200 crianças entre 3 e 6 anos, 69% apresentavam a falta de selamento labial(criança fica com a boca aberta), 55% tinham problemas respiratórios, e 74% tinham maloclusão.

3º Passo - O Fisioterapêuta com especialidade em técnicas manuais e posturais, este irá ferificar os distúrbios posturais relacionados ao problema, traçará uma meta de tratamento através da avaliação realizada.
Normalmente poderá empregar técnicas manuais para minimizar os sintomas dolorosos se houver, desativando os pontos gatilhos, e instituindo relaxamento para regiões dos músculos da mastigação, ATM, músculos cervicais, fortalecimento do diafragma , abdominais e tratamento postural concomitante ou num segundo momento. Caso as adenóides ainda não foram corrigidas , por motívos qualquer, tais como convênio, falta de recursos financeiros, as etapas poderão serem puladas, podendo consultar os dentista e Fisioterapêutas para minimizar os sintomas de cefaléias de repetição e as a alterações posturais, no entanto a correção das adenóides não podem serem negligenciadas.





fig.1-Imagem de trigger point miofacial do trapézio
que provoca cervicalgia.











fig2-Imagem de trigger point miofacial do Esternocleidomastoídeo, que origina cefaléia.















fig 3.
Na fig 3. observa-se o núcleo do nervo trigêminocervical, que " comanda" os músculos mastigatórios e e influencia os níveis cervicais superiores.

sexta-feira, julho 28, 2006

Crescimento da coluna vertebral e a ESCOLIOSE


coluna escoliótica e coluna normal.


Definição

Curvatura lateral da coluna, mais correto dizer, curvatura látero-lateral rotacional. Essa deformidade ocorre com mais freqüência na infância para adolecência, podendo levar a anormalidades estruturais na pelves, vértebras e caixa torácica. Pode ocorrer nas regiões: cervical, torácica ou lombar da coluna. Se não for detectada e tratada durante os anos de crescimento, pode levar a deformidades graves prejudicando muito a aparência e provavelmente encurtando a expectativa de vida.

Classificação

Estrutural: curvatura lateral e irreversível com a rotação das vértebras fixada.

a) corpos vertebrais: rotação para lado convexo;

b) processo espinhoso: para lado oposto da curvatura;

c) a maior rotação das vértebras ocorre no ápice da curvatura;

d) aumentando a curvatura a quantidade de rotação também aumenta;

e) não pode ser corrigida por posicionamento ou esforço voluntário.

f) A inclinação do tronco para frente produz uma giba posterior na região torácica no lado convexo da curva devido a rotação das vértebras e caixa torácica. a compressão das costelas ocorre no lado côncavo da curvatura, e a separação das costelas ocorre no lado convexo; resultado total, que é acentuado com inclinação para frente, é a proeminência das costelas e escápula posteriormente no lado convexo da curvatura.

Etiologia:
A causa ainda é questionável, segundo observações é multifatorial, no entanto não devemos esquecer os fatores de dismorfismo sexual, para enterdermos melhor foram realizados estudos com 1936 estudantes na austrália em 1972, foi concluido que o crescimento da coluna ao nascer era em torno de 5cm/ano até os 2º ano de vida; 2,5 cm/ano até o 4º-7 ºanos de vida;1,5 cm/ano até a pré adolecência, sendo que no sexo feminino dos 9 aos 12 anos com um crescimento de 4cm/ano, e sexo masculino 12 a 16 anos 4cm/ano, estas fazes são os chamados " estirão " da coluna, onde poderá haver incidência maior de escoliose, conforme foi verificado a coluna vertebral no sexo feminino cresce mais rápido em torno de 60%, bem como o crescimento vertical dos corpos vertebrais maior nas meninas , em contrapartida com o crescimento horizontal das vértebras nos rapazes, desta forma a coluna vertebral nas meninas teriam um menor apoio, por serem delgadas e longas. Segundo as pesquizas o dismofismo sexual é um fator que deve-se considerar, a testosterona nos meninos que começa por volta dos 9 anos de idade, seria um fator protetor para os meninos, com mais força e potência muscular.o indice de escoliose é de 5 meninas para 1 menino. A coluna vertebral atinge 99% do seu tamanho em torno de 15 anos para as meninas e 16 anos e meio para os meninos.

a) Idiopática - 75 a 85% dos casos. Geralmente adolescentes e do sexo feminino. Teoria das possíveis causas: mal formação óssea durante o desenvolvimento, fraqueza muscular assimétrica, má postura.

b) Neuromuscular – 15 a 20% dos casos. Causas neuropatológicas (p.ex. PC), miopatológicas (p.ex. distrofia muscular).

c) Osteopática – ex: hemivértebra (falta da metade de uma vértebra na formação), raquitismo, deslocamento da coluna etc.

Não-estrutural ou funcional: curvatura lateral reversível de posicionamento ou dinâmica.

1. não existem alterações estruturais ou rotacionais das vértebras;

2. a correção pode ser através de inclinação para frente ou para o lado, alterações na posição e alinhamento da coluna, contração muscular;

3. em decúbito dorsal a curva desaparece;

4. também é chamada de escoliose postural.

Etiologia:

1. Má postura, tanto sentado quanto em pé deslocando o peso do corpo para um lado;

2. Espasmo muscular;

3. Dor muscular devido a compressão de raiz nervosa-ex hérnia de disco aguda.

4. Discrepância no comprimento das pernas. -estudos indicam que Ciática está presente em 78% do membro inferior mais longo.

Curvaturas da escoliose

a) a direção da curvatura baseia-se na convexidade.

b) curvatura principal: mais significante da deformidade. Geralmente na região torácica, e na idiopática à direita entre T4 e o T12.

c) curvatura compensatória: menor, menos grave podendo estar acima ou abaixo da principal. Pode ser não-estrutural ou estrutural. Produz uma escoliose compensada (na qual os ombros são nivelados e posicionados diretamente sobre a pélvis). OBS: se a soma dos graus de curvatura compensatória não se iguala aos graus da curvatura principal, a escoliose é chamada de descompensada. Os ombros não são nivelados, e existe um desvio lateral do tronco mínimo para um lado.

d) vértebra de transição: vértebra neutra em cada final de curvatura, que faz a transição de uma curvatura para outra.

e) formato das curvas:

curvatura em C: geralmente descompensada, um ombro mais alto no lado convexo e o quadril mais alto no lado côncavo;

curvatura em S: mais comum em idiopáticas geralmente uma curvatura torácica a direita e lombar a esquerda. O ombro fica alto no mesmo lado do quadril alto.

Gravidade da escoliose

A. Quanto mais grave a curvatura maior é a rotação, maior o impacto e alterações nos sistemas cardiopulmonares.

B. As alterações incluem: diminuição da capacidade pulmonar e hipertrofia do coração devido a hipertensão pulmonar.

Classificação da gravidade

A. Escoliose leve: menos de 20º. As menores de 10º são consideradas normais e não requerem tratamento.De 10º a 20º requer tratamento fisioterapêutico , existem variadas formas de tratamento com inúmeros protocolos, podemos citar o RPG( Reeducação postural global), RTFP( Reorganização tônica e fásica da postura), iso-estrething (técnica que mescla alongamento com fortalecimento), Pilates (fortalecimento), Fisioterapia postural clássica, tecnica de Klapp e outras. Todas as técnicas são muito boas, mas ainda há uma grande discução de qual a melhor técnica. Na minha opinião a abortadagem de todas as técnicas deveriam serem ponderadas no que elas teêm de melhor, pois estas mudam em detalhes segundo o preceito dos seus criadores, uns acreditam mais em flexibilizar para depois fortalecer, outros acreditam que só alongando daria resultado.

B. Moderada: 20 a 40º. TRATAMENTO =FISIOTERAPIA + COLETE

C. Grave: 40 a 50º ou mais.-TRATAMENTO=CIRURGICO.

OBS: a medida da escoliose é feita pelo método de Cobb.

bibliografia/

fonte: Gregory P Griev -moderna terapia manual da coluna vertebral.

sexta-feira, julho 21, 2006

Tecnologia e Mobilidade no auxílio a pessoas acidentadas.

É fantástico como o avanço tecnológico pode e muito ajudar a vida das pessoas, separei um link e se você leitor tiver um tempinho poderá " saborear" esta informação de paciente que sofreram amputação de membros superiores e membro inferiores, onde neste vídeo demontram próteses mioelétricas para membro superiores e prótese de membros inferiores, onde o paciente pode dançar, jogar bola, e até mesmo praticar capoeira, como você mesmo poderá conferir por este link é só clique aqui.

Comentários??


É muito importante que você que acessa a nossa página interaja conosco, fazendo comentários e até mesmo sugerindo novas idéias, ou dúvida sobre determinada doença, é claro o nosso contesto está relacionado aos problemas músculos esquelético, se você possui algum distúrbio desta natureza ou alguma dor, teremos o máximo prazer em poder ajudá-lo, com dicas e até mesmo sugerindo que precure o profissional apto para ajudá-lo no seu tipo de problema, os nossos mini-reviews, ralmente é curto e direto, mas com seu comentário poderemos aprofundar mais para sanar sua dúvida que muitas vezes pode ser dúvida de outro vizitante, portanto não se acanhe, o objetivo deste blog é justamente isto, interagir com você, pois você é importante , eu sou apenas um veículo de comunicação.

Abraços.

terça-feira, julho 18, 2006

Dor no Cotovelo-Epicondiloalgia lateral.

fig .1
Trata-se de uma lesão resultante do estiramento e inflamção da inserção dos músculos extensores do punho e dedos, que teêm em comum a inserção na face lateral do cotovelo, também chamada de cotovelo de tenista, devido sua alta incidência de lesão nos tenistas, a dor começa de forma crescente, geralmente a pessoa e ou atleta relatam dores no cotovelo, ao pegar objetos, até mesmo um copo, quando chega nesta fase significa que pode haver uma grande degeneração de fibras colágenas na inserção dos tendões. Os paciente geralmente relatam que é uma dor irritante e em em casos graves ocorre dor mesmo ao repouso . Os indivíduos acometidos desta patologia, geralmente são pessoas que realizam força de apreenção com as mãos, de forma repetitiva e com força. Os profissionais mais acometidos são mecânicos, cabeleileiros, marceneiros, eletricistas, e jogadores amadores e profissionais de tenis de campo, neste último geralmente relacionado a forma incorreta de pegar na raquete, ou a mesma ser muito pesada para o porte atlético e forma física do tenista. A epicondiloalgia neste caso é a mais clássica, mas outras doenças podem simular uma falsa epicondiloalgia com por exe,plo SDM(síndrome dolorosa miofacial) do cotovelo, com a presença de trigger points do músculo supinador como na -fig.2-
fig.2


Falsa epicondiloalgia lateral clássica, provocado pelo trigger points do músculo supinador, muito comum , o quadro clínico é idêntico, a forma de tratamento também é um pouco diferente. O dignóstico geralmente é clínico e depende da experiência tanto do ortopedista e Fisioterapêuta.





Outra lesão no cotovelo na face lateral são as chamadas " Entrapment", que significa encarceramento do nervo, esta patologia é mais grave, sendo que em alguns casos só é possível a melhora com procedimento cirúrgico, chamado neurólise, normalmente acomete o nervo radial a nível de cotovelo, fig.3
Fig.3













Tratamentos/

Para a epicondiloalgia clássica, onde há compromentimento das fibras colágenas e processo inflamatório.
Fase aguda/
  • Repouso e imobilizador de punho para não tensionar o tendão.
  • antiinflamatório não hormonal.
  • infiltração (xilocaina + Dexametasona)
  • Fisioterapia nas modalidades:
  • 1-crioterapia
  • 2-correntes diadinâmicas
  • 3-corrente ultra exitante
  • 4-ultrasom.
* nesta fase não se recomenda nenhum tipo de exercício.
Fase crônica/

Nesta fase não significa que a doença se tornou crônica, mas sim seus sintomas são do tipo crônico.

idem ao anterior
podendo acrecentar exercícios leves de fortalecimento e alongamentos leves de forma indolor
modalidades termoterapêuticas superficiais podem serem empregadas nesta fase.

Epicondiloalgia miofacial/

Nesta patologia não há lesão do colágeno, mas sim uma hiperativação do trigger points do músculo supinador.O tratamento muda um pouco.

O médico ortopedista poderá infiltrar.(xilocaina+dexametasona) * nunca em atleta.
antiinflamatórios associados com relaxantes muscular.
Fisioterapia:
  1. termoterapia superficial com -Hidrocolactor- compressas quentes.
  2. liberação miofacial dos trigger points.
  3. Terapia combinada=ultrasom+Corrente interferencial.
  4. Corrente Ultra Exitante .
  5. Crioterapia, este deve ser usado com curidado, pois crioterapia por tempo prolongado pode ativar os pontos gatilhos, deve ser por tempo curto = 3 a 5 minutos aproximadamente.
  6. alongamentos e fortalecimentos+indolores.
Para os casos onde há compressão( neuropraxia do nervo radial), o critério de tratamento é diminuir o quadro inflamatório imposto pelo encarceramento do nervo , bem como diminuir o fator compressivo através de mobilização neural indolor. Os ortopediastas geralmente recomendam , medicação antiinflamatória, infiltração e fisioterapia. As modalidades fisioterapêuticas serão uma mesclagem de recursos acima mencionados, devendo-se respeitar as fase da doença , como por exemplo, se houver muito inflamação, não utilizar calor na fase aguda, e quando utilizá-lo, só o calor superficial, e as vezes micro ondas na fase mais crônica da doença, massagem para diminuir a tensão muscular na região, eletroterapia com diadinâmicas ,correntes ultra exitantes e interferencial são importante Os recursos obviamente dependem da experiência de cada fisioterapêuta . O Ultrasom é uma recurso muito valioso , podendo ser empregado na fase aguda de forma pulsada e fase crônica com ondas contínuas, porém cuidado com a utilização , devido a dor perióstea nesta região que é muito superficial, devendo-se se evitar passar sobre o epicôndilo, pois a lesão é mais distal cerca de 2 dedos. Os alongamentos para esta patologia de "Entrapment" são mais importantes que o fortalecimentos, no entanto esses alongamentos devem ser submáximos indolores . O ortopedista em caso de dúvida pode recorrer ao exame de Eletroneuromiografia que geralmente confirmam patologia compressiva no nervo radial , quando em estágio avançado, pode-se observar uma atrofia mucular do antebraço.


domingo, julho 16, 2006

Fisioterapêuta & Ortopedista.


Acho muito importante fisioterapêuta participar de cicurgias, na foto ao lado após cirurgia com o Dr. Professor Willy Sandy Saavedra (Campo Mourão-PR-COT), exelente cirugião de ombro e joelho pelo Médoto de Vídeo-artroscopia a quem devo grande parte do meu apredinzado sobre atualização em noções sobre cirurgia .A troca de informação entre ambos é engrandecedor para a profissão.

Anatel anuncia novas regras para remuneração pelo uso de telefonia móvel.

Brasília 14 de julho de 2006, a anatel anuncia novas regras sobre uso de telefonia móvel, segundo o conselheiro José Leite Pereira Filho , que fez pronunciamento e publicado no diário oficial da União /DOU-anexo a resolução 438, sendo que o valor pago pelo usuário que liga de um telefone fixo para um móvel, é repassado pela prestadora móvel que completa a ligação, denominada VU-M(valor de uso de rede móvel) este valor é repassado pela telefonia fixa para telefonia móvel após arrecadado o montante do usuário, espero que as novas regras também beneficiem o usuário que paga muito por este serviço, as regras também preveêm custo reduzido para ligações de segunda a sábado, do período de zero hora ás 7:00 horas e das 21 hs a 24hs, domingos e feriado de zero hora a 24hs.
mais detalhes sugiro leitura na Anatel.

quinta-feira, julho 13, 2006

OMBRO DOLOROSO - 2 -EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO.

O Ombro doloroso e as doenças e dores na coluna vertebral , são as maiores frequências de paciente em clínicas de fisioterapia de um modo geral, estas articulações são muitos solicitadas ao longo da vida, é claro outras articulações também lesionam, como por exemplo o joelho, mas o ombro impressiona pelo número de paciente que nos procuram, abaixo relacionei alguns exercícios que utilizamos no nosso dia-a-dia, é claro dependerá do estágio da reabilitação, ao leitor deste post, não vá fazendo exercícios para o ombro sem o Diagnóstico clínico e Fisioterapêutico.para maiores detalhes sobre as doenças do ombro sugiro leitura emOmbro doloroso-mini rewiew,
almente atualizado.

abaixo vídeo de reabilitação de Pós-Operatório.


ativação do deltóide ativo


Rotação externa ativa

Extensão ativa

Pendulares

Hérnia discal- Ressonãncia Magnética.


Pode-se observar uma grande hérnia discal do tipo extrusa, mas podem ficar tranqüilos, pois são a minoria. Neste caso acima não tem conversa, é um caso cirúrgico, mais detalhes de tratamento para casos não cirúrgico, sugiro a leitura no link Hérnia de disco.

terça-feira, julho 11, 2006

MÚSICA!!!!!

Gostei muit deste Site Pandora , para os amantes da música é um site interessante, gostei muito e espero que você também possa aproveitar.

domingo, julho 09, 2006

DOR NAS COSTAS.

Aceita-se que de cada 10 pessoas 8 sentem ou sentirão dor nas costas, o diagnóstico nem sempre é fácil pois há uma dezenas de estruturas que podem provocar dor, podemos destacar as facetas articulares, o ligamento longitudinal posterior, o próprio disco vertebral que recentes trabalhos evidênciam a presença de inervação nociceptivas na região fibrosa, os músculos paravertebrais, rotadores e outros, ligamento intertransverssários, interespinhosos, a própria espinha da faceta enfim são várias estruturas. Dentre as patologias mais frequentes estão a SDM- síndrome dolorosa miofacial , hérnia de disco, lesões degenertativas ( artoses), dores posturais devido a instabilidade, dentre os sintomas mais comum de dor relacionada a costas de uma forma geral estão a dor no pescoço , dor lombo glútea, ciática.licando nos link mencionados voê leitor terá uma noção das patologias e como realizamos o tratamento, lembre-se que é importante procurar profissionais gabaritados e de nível superior, que possam realizar o tratamento, o profissional irá com certeza saber qual o melhor método , como e quando intervir. abaixo alguns exercícios e vídeo de algumas manobras que utilizamos. Caso você esteja sentindo dor sugiro primeiro fazer um diagnóstico de disfunção, não realize sem prescrição, mas os exercícios podem serem feitos de forma preventiva, para quem não tem sintomas dolorosos.


1-flexione as duas pernas de encontro ao peito segure 10 segundos
repita 10X.








2-flexione uma das pernas, segure 5 segundos, depois na sequência estique a perna e mantenha 10 segundos.








3-como na figura , faça rotação com auxílio da mão, rode e segure por 10 segundos repita 10x um lado depois o outro.








4-De barriga para baixo, coloque um trevesseiro embaixo do torax e barriga, faça a elevação leve como na figura e sutente por 5 segundos, este fortalece todos os músculos das costas.







massagem de inibição nociceptiva.











sexta-feira, julho 07, 2006

Compressão neural- Inflamação Neurogênica.


Existem evidências que sugerem o envolvimento do sistema nervoso sensitivo na produção de inflamações localizadas. A ativação de nociceptores polimodais gera reflexos axônicos nas terminações livres arborizadas dos neurônios aferentes primários. Esses reflexos fazem com que as fibras C liberem os neuropeptídeos que iniciam a reação inflamatória.

A natureza desses neuropeptídeos é incerta, mas a substância P é uma das fortes candidatas. Além dela, a Nerocinina A e "Calcitonin GenRelated Peptide" (CGRP) também são considerados importantes. Eles atuam diretamente sobre a musculatura lisa dos vasos ou indiretamente, através da liberação de histamina dos mastócitos. O papel dos nervos periféricos na produção da inflamação neurogênica tem sido estudado em laboratório.

O óleo de mostarda, quando aplicado à pele, produz uma resposta inflamatória aguda, que requer a presença de terminações neuro-sensitivas intactas. Nem a secção da medula ou da raiz sensitiva distal ao ganglio dorsal produz a abolição do fenômeno desencadeado pela mostarda. No entanto, a secção do tronco do nervo sensitivo, periférico ao ganglio dorsal, produz degeneração das fibras aferentes e, quando isso ocorre, a aplicação do óleo de mostarda não produz mais a inflamação. Sabe-se também que o bloqueio sensitivo com anestésico local abole a vasodilatação produzida pelo óleo de mostarda. Observou-se ainda, que pacientes com degeneração articular de Charcot, decorrente de alterações de generativas da coluna posterior da medula produzidas por síflis terciária, não apresentam respostas vasculares aos estímulos inflamatórios.

A presença de fibras vasodilatadoras nos nervos periféricos é conhecida há anos e sabe-se que existem fibras na raiz dorsal que, quando estimuladas antidromicamente, produzem vasodilatação da pele por um mecanismo que não envolve o sistema nervoso autônomo. Portanto, a estrutura nervosa que mais provavelmente esteja envolvida com a produção de inflamação é o neurônio sensitivo, cujo corpo está localizado no ganglio da raiz dorsal e cujas terminações periféricas estão espalhadas pela pele, vísceras, músculos, tendões e articulações. É possível que, em condições de sobrecarga tendínea, como as que podem ocorrer em pessoas que apresentam laxidão ligamentar, o processo inflamatório crônico localizado seja mantido pela ação dos receptores articulares nociceptivos, cronicamente estimulados pela sobrecarga mecânica e pelas microlesões que estas acarretam. segundo um relato de caso uma mulher diabética de meia idade apresentou história de dor e edema na região medial e plantar do calcanhar direito, compatível com fasceite plantar, quando ela foi avaliada observaram sintomas concomitantes como, formigamentos e amortecimentos, o território da dor correspondia ao território inervado pelo nervo calcâneo medial, sendo que o teste de TEPE, eclodiu os sintomas de formigamento e amortecimento no terrítório em questão, como também a palpação do nervo medial na região do tornozelo também provocou os sintomas. o Tratamento realizado foi baseado nos princípios preconizado por Blutter de mobilização neural suave, sendo que a paciente melhorou gradativamente. Foi concluido neste estudo de caso que houve uma melhora na mobilidade do nervo e melhora do fluxo axoplasmático, o que provocou melhoras dos sintomas. Esta conclusão vai de encontro com o texto acima que evidencia a inflamação neurogênica nos tecidos provocados por compressões em nervos periférico e ou raiz nervosas na saida da coluna vertebral.

fonte:
1-SHARCKLOK, Michel O . clinical aplication of neurodynamics.In:moving in on pain.Austrália: Butterworth-heinemann,1995. p.123-131.

2-Literatura técnica continuada-fascículo II. L.E.R-Lesão de esforço repetitido.Bristol-Myers-Squibb.

TV DIGITAL.


A Tv digital será uma realidade apartir de 2007, segundo informações os consumidores não precisam se preocupar por enquanto, pois os aparelhos atuais poderão receber imagens digitais utilizando um codificador, igual aquele usado pelas TV aberta parabólicas ou por assinatura, para se ter uma ideia da definição da imagem é na ordem de 1.080 linhas, em contraste com os atuais analógicos de 480 linhas, o formato da tela é Widescreem mais largo igual ao da tela de cinema, quem já quiser comprar uma TV com as caraterísticas da Tv digital deverá prestar a atenção no ítem " HD heady" , que significa pronto para alta definição, mesma que seja analógico estará pronta para receber o conversor digital. E é claro o mérito todo fica por conta do ministro das telecomunicações. Na foto o ministro Hélio Costa.Mais detalhes sugiro o texto na íntegra tribuna do norte.

Zenedine Zidane


É realmente viramos freguês da França, até no site do Zizzous, Zenedine Zidane já existe um cartão postal interessante, clique em Zenedine Zidane.

Manipulação da coluna é mais segura do que outras terapias.

.Um paciente é de 1 a 75 vezes mais propenso a morrer de uso de droga antiinflamatória não esteroidal do que se mantiver uma lesão vertebro basilar por manipulação cervical.
De 30 a 1000 vezes mais propenso a morrer de pielograma intravenoso do que se mantiver uma lesão vertebrobasilar por manipulação cervical e de 500 a 15000 vezes mais propenso a morrer de umacirurgia de hernia de disco do u mantiver uma lesão vertebrobasilar por manipulação cervical.
No entanto vai um aviso,nunca vá a um profissional leigo,procure sempre um profissional especializado.

postado via smartphone.

quinta-feira, julho 06, 2006

Terapia manual nos EUA-Quiropraxia.

A quiropraxia é uma forma de terapia manual muito praticada nos EUA, lá os profissionais são remunerados diretamente pelos planos de saúde para esta finalidade, aqui no Brasil, em relação aos convênios não existem cobertura, onde muitos paciente com problemas de coluna que, são facilmente resolvidos com terapia manual em suas diversas modalidades, teêm que amargar por pagar um tratamento particular ainda que pagam por valores altos de seus convênios. A ASQ ( associação Americana de quiropraxia) fêz um levantamento para assegurados abaixo de 65 anos, e conclui que numa crise aguda de dor nas costas , encontraram os seguintes dados para procura de tratamento:
59% procuraram serviços clínicos médicos convencionais
34% procurarm serviços de atendimento em Quiropraxia
7% procuram outros serviços (fisioterapia convencional e outros...)
estamos empenhados para modificar esta modalidade, e o nosso maior aliado seria o próprio usuário de planos de Saude no Brasil que devem exigir este tipo de cobertura pra os profissionais habilitados em terapia manual. Abaixo separei um vídeo muito engraçado do Sr. incrível tendo um " mal geito" nas costas e melhorando com uma manipulação por tração forçada.



neste vídeo dá para ouvir o estalido da manobra, por isso ative seu aúdio.

terça-feira, julho 04, 2006

Pesquisa no Brasil e no mundo.

Todos devem ter visto a reportagem no Fantástico de domingo dia 02/07/2006, onde uma matéria mencionava a burocracia para realização de pesquisa científica no Brasil, tornando quase impossível trazer cobais " ratos " geneticamente modificados para pesquisas de Brasileiros, este realmente não é um governo sério, deveríamos olhar com bons olhos as pesquisas, pois muitas vidas humanas podem estar se perdendo, pela burocracia, parece que pesquisas científicas assustam uma parcela de políticos, nos EUA parece que a " coisa" não é diferente, quem não se lembra do Superman- o Ator Cristoffer Reeve, que teve sua morte prematura aos 52 anos de idade vítima de parada cardiorespiratória, parece que a revista newsweek norte americana teria publicado "Eu adoraria se o presidente Bush olhasse no fundo dos olhos da família de Reeve e explicasse que, porque valoriza a vida tão profundamente, mantém células embrionárias em um freezer, mesmo que isso represente a morte de muitas pessoas como resultado dessa decisão”, reagiu a revista Newsweek, em seu site na Internet."

Internet sem fio em aviões

A empresa AirCell anunciou que está planejando uma solução para internet sem fio dentro de aviões que, quando pronta, permitirá que passageiros de vôos comerciais utilizem acesso WiFi através de placas com conexões 802.11b ou 802.11g.A empresa está estudando uma forma de alterar a frequência , diferente da frequência utilizada pelos aviões, está previso para início de funcionamento em 2007. isto será um grande passo para passageiros pois os celulares são proibidos, desta forma poderá haver conexão via Voip, diminuindo o risco de interferência nas aeronaves, se é que existe realmente.mais detalhes clique Geek/2006.

sábado, julho 01, 2006

Mini-Review sobre Hérnia de disco .















Hérnia de Disco lombar

Hérnia de disco é uma protusão discal, geralmente relacionado a degeneração do disco, que perde a sua altura , fazendo com que ocorra protusão do disco que, migra posteriormente,ou seja, para traz, podendo ser um pouco lateral ou mediano e até mesmo central, os sintomas dolorosos ocorrem devido a intensidade da compressão sobre nervos e estruturas ricamente inervadas , sendo esta característica muito aceita por alguns autores, que postulam que a causa da dor reside na compressão do disco sobre o nervo, ou seja, há um conflito entre nervo e disco tentando ocupar um mesmo lugar, ocasionando um processo inflamatório e edematoso; aí vem a pergunta se fosse apenas inflamatório bastaria apenas tomar antiinflamatório que melhoraria?, talves , mas... na prática o que ocorre não é bem assim, existe um conflito entre disco e nervo, saco dural e ligamento longitudinal posterior, que devem ser descomprimidos, então não trata-se apenas de processo inflamatório, mas sim de uma disfunção segmentar mecânica.

Tipos de Hérnia de disco.

Existem várias classificações mas, iremos abordar a mais clássica que classificam a hérnia em três possibilidades:

1-Hérnia de disco protusa, neste tipo de hérnia há envolvimento apenas do anel fibroso , que migra posteriormente,ocasiona compressão e dor. Geralmente o tratamento para este caso é, conservador com antiinflamatórios, relaxantes musculares, eventualmente colete lombosacral e fisioterapia.

2-Hérnia de disco extrusa, neste tipo de hérnia há envolvimento do anel fibroso e núcleo pulposo, que migram posteriormente, ocasionando uma compressão intensa, provocando dor mais epicrítica e em maior tempo .

Neste tipo de hérnia o tratamento é geralmente consevador com antiinflamatórios, relaxantes musculares, colete lombosacral e fisioterapia. Eventualmente se estas modalidades não provocarem melhora dos sintomas, há indicação cirúrgica para melhora simtomáticas, porém são reservados apenas 5% a 10% dos casos.

3-Hérnia de disco seqüestrada, neste outro tipo há um rompimento deste disco e este material rompido , migra para dentro do canal medular,que além da compressão provoca imflamação importante e compressão contínua, o paciente apresenta posição antialgica inclinando a coluna vertebral. Neste caso a melhora só é possível com procedimento cirúrgico e representam a minoria das hérnias.

Porém o que é muito importante para os Fisioterapeutas com abordagem manual, preconizada por Cyriax são classificadas em dois exemplos, que são a HERNIA DE DISCO ANULAR E HERNIA DE DISCO NUCLEAR, dependendo da anamnese e avaliação o tratamento direcionará para uma abordagem manual, podemos exemplificar que o tratamento para hérnia de disco agudas do tipo anular, para paciente de primeiro episódio que nunca tiveram sintomatologia lombar ou ciática, podem ser realizados de forma mais agressivas dentro dos limites dolorosos, já as hérnia nuclear, ocorrem de forma gradativa, e o tratamento deverá seguir um critério lento, não tão agressivo.

Exames complementares

Exame radiológico possui valor limitado para o diagnóstico, porém é muito importante para se ter uma idéia sobre as condições locais da coluna.

A TC ( tomografia computadoriza) e a RMN (ressonância magnética nuclear) são exames muito importante porém isolados não podem traduzir com certeza a realidade dos sintomas, pois segundo estudos há relatos de 40% de pacientes com hérnias de disco com TC e RMN positivos e que são assintomáticos, o que de forma isolada também não são fidedignos, porém este exame é muito importante para excluir outras patologias, como por exemplo tumores.Imagem de ressonãncia Magnética clique aqui.


Testes especiais.

Teste de Laseg ( Elevação da perna estendida)

Comparação dos teste de laseg dos membros inferiores com achados cirúrgicos.entre parênteses está o número de casos ( Apud. A Hkelius J.1972: The siginificance of neurological signs and mielographic finding in the diagnosis of lumbar root compression.Acta Ortopedica Scandinavica )

graus -Laseg percentual / nº de pacientes

Laseg <30 85% (600/700) 8% (56/707) 7%(51/707)

Lseg 30-60 76% (629/835) 16% (101/835) 16% (101/835)

Laseg 60-90 63% (182/291) 18% (53/291) 19% (56/291)

Laseg positivo total 77% (1411/1833) 12% (214/1833) 11% (208/1833)

Laseg negativo 45% (56/126) 20% (25/126) 35%(45/126)

Laseg Cruzado 87% (407/468) 7% (32/468) 6% (29/468)

Testes articulares segundo Cyriax e Dr. Cox

Devemos encontrar sinais articulares parciais. Este teste é efetuado pedindo ao paciente para fazer flexão/extensão/incl. Lateral direita e inclinação lateral esquerda,segundo cyriax a esquema articular parcial, onde há dor em algumas direções é mais propenso para diagnóstico de hérnia de disco isoladas e sinais articulares totais ( dores em todas direções)são mais propensos para lesões degenerativas,podendo até haver hérnia de disco. Já Cox médico quiroprata americano , acredita que as inclinações laterais são tão importantes quanto aos preconizados pelo Dr. Cyriax, as inclinações laterais indicam principalmente qual a posição da hérnia , se é mediana ou lateral, conforme veremos logo abaixo em tratamento manual vertebral.

Sinais e sintomas

Os níveis que mais herniam são L4/L5, para raiz de L5 com trajeto doloroso póstero lateral da perna e L5/S1 para raiz nervosa de S1, com sintomatologia correspondente ao dermátomo posterior da perna.


dermátomo de trajeto de dor.






Para as hérnia do tipo protusa e extrusa, o tratamento é conservador em sua maioria ,o paciente poderá ter um benéfício com a terapia manual aliado a fatores físicos fisioterapêuticos como a eletrotermoterapia, exercícios e alongamentos. Na fisioterapia Manual com os Reajustes osteopáticos e ou Quiropráticos, que tem o objetivo de reduzir a herniação, diminuir o quadro inflamatório e Edema, diminuindo o quadro álgico e claro o tratamento deve também ser acompanhado por antiinflamatório prescritos pelo médico.



Tratamento Fisioterapêutico

Seguimos basicamente duas fases do tratamento, a 1ª fase corresponde a recursos antiinflamatórios, miorrelaxantes, analgésicos, redução da herniação e redução da tensão neural na 2ª fase continuamos com os critérios da fase anterior e vamos incrementando a estabilização lombar com exercícios de fortalecimento e alongamento baseados no critério de Mackenzie e ou Willians.

Recursos Fisioterapêuticos, Antiinflamatórios e Miorrelaxantes, são os recursos de eletrotermoterapia como Hidrocolactor que é uma espécie de calor úmido. O Micro-ondas e o Ondas curtas, que são uma modalidade terapêutica onde há um aquecimento seletivo dos tecidos profundos do corpo, promovendo vasodilatação , remoção de produtos catabólicos da inflamação local, melhora o edema, diminuindo a tensão tecidual e melhorando na dor.

Terapia manual Espinhal, este tipo de modalidade terapêutica, utiliza recursos empregados com as mãos do Fisioterapeuta, onde provoca massagem relaxantes, reajustes vertebrais com manobras específicas dependendo do caso e critérios pré-estabelecidos na avaliação, para isto é importante uma avaliação minuciosa quanto ao comportamento dos sintomas. A observação da postura anti-álgica é muito importante para procedimentos manipulatórios , bem como teste de inclinação lateral. Nas figuras abaixo você notará que as hérnias do tipo lateral provocam posição anti-álgica de inclinação para o lado oposto ao da perna que apresenta dor, isto ocorre devido ao fato que esta inclinação diminui a compressão sobre o nervo. Já nas hérnia de disco mediana a posição de inclinação anti-algica ocorre para o lado da dor , nesta posição o nervo sofre menos compressão pela hérnia. Sem dúvida esta observação irá ajudar em qual posição iremos colocar o paciente para os procedimentos manipulatórios. Como havíamos mencionado anteriormente, para hérnia de disco medianas preferimos um posicionamento do paciente para realizar as manobras de Stretching e lumbar roll, que é decúbito lateral sobre a região da dor, . E para hérnia discal lateral a manobra será realizada com o paciente em decúbito lateral e lado da dor para cima, para manobras de Stretching e lumbar roll( as figuras abaixo demonstram o porque de utilizar os decúbitos, isto ocorre devido ao tipo de herniação , seja a hérnia lateral ou mediana). Estas manobras irão provocar a diminuição da compressão , drenagem do edema e diminuição da tensão tecidual; Nas manobras quiropráticos comumente ouvimos um "Estalo", este "estalo" significa que houve uma separação das facetas , por isso ouvimos um estalo, normalmente é muito agradável e o paciente relata que sente-se melhor que algo liberou. Outras manobras que tem por objetivo diminuir também a tensão neural na área de compressão que segundo David Butller é a mobilização neural, esta que promove liberação dos movimentos neurais que comumente estão bloqueados, devido a fatores compressivos e aderência da raiz nervosa, isto irá restabelecer o fluxo retrógrado axoplasmático, diminuindo a tensão , dor e espasmo musculares compensatórios provocados pela descarga adrenérgica presente na dor. Os aparelhos de Eletroterapia tais como TENS e corrente Interferencial , tem objetivo de melhorar o quadro álgico por mecanismo que fogem do escopo deste nosso ensaio , mas de uma forma geral promovem estimulação da fibras grossas presentes na região da dor e por mecanismo de comportas na medula espinhal segundo Melzack e Wall, promovem diminuição do quadro álgico por mecanismo competitivos, também libera endorfinas nos níveis superiores do SNC.


inclinação anti-álgica para o lado da dor.
hérnia de disco mediana









inclinação anti-álgica para o lado oposto a dor

hérnia de disco lateral







vídeo de manipulação utilizado para tratar hérnia de disco.






Prognóstico fisioterapêutico:

Geralmente espera-se melhora dos sintomas que vão de 2 a 12 semanas, tudo dependerá do tamanho da herniação, do grau de disfunção, da idade do paciente, fatores ocupacionais etc... . Mas cabe ao médico e fisioterapeuta orientarem o paciente sobre a possibilidade de melhora sem procedimentos cirúrgicos, as estatísticas evidenciam melhora total dos sintomas em até 12 semanas para mais de 90% dos casos, então os dados estatísticos são animadores, e aproveitando que a coluna vertebral tem uma grande capacidade de melhora espontânea, devemos acompanhar o doente neste período e dar conforto dos sintomas até a diminuição sintomática e alta do tratamento.A falha no tratamento conservadora é reservada para minorias dos casos, sendo em torno de 5% e 10%, portanto a indicação cirúrgica deve ser bem indicada e não feito de maneira precoce, sendo que apesar de todos os cuidados médicos há sempre um risco cirúrgico. Uma cirurgia que promete muito é a chamada videonucleoplastia, clique aqui.

mais detalhes poderá ver este Link fisioterapiasalgado.