Notícias!!

segunda-feira, dezembro 19, 2011

Fisioterapia e Planos de Saúde

Gostaria que todos assistam este vídeo do Fisio.TV, com a presença dos debatedores Drº Paulo,Dr. Leandro e o Administrador de empresas e Auditor Adriano, sobre a política dos planos de saúde. Ficou bem claro que há uma desunião dos profissionais em busca de concensos quanto a remuneração de planos de saúde, que ao invés de ficar brigando com as operadoras de saúde ,  devemos sim  buscar apoio no CRM da importancia e da evolução das técnicas de fisioterapia modernas, que evoluiu muito nos últimos anos. Um outro ponto são as vendas casadas onde muitos só conseguem credenciar suas clínicas quando estão "compactuando" com outros profissionais médicos que indicam o tratamento.Com relação a possível paralização para forçar acordos é que na  minha Opinião é Ilusório imagianarmos que a associação dos fisioterapeutas digam que no dia tal, hora tal, irá acontecer uma mobilização , tipo greve por 15 dias de não atendimentos aos planos de saúde, então eu pergunto quem vai pagar as contas desta clínica?, isto cria obviamente incertezas, pois muitas continuarão atendendo normalmente, e outros vão fazer greve ficando no prejuizo, e o resultado final como sempre será insatisfatório, isto nao vai funcionar nunca. Só irá funcionar com medidas por força de Lei do conselhos, obrigando a categoria a parar o funcionamento, tenho certeza que o conselho irá ler estas linhas e vai falar...- mas a função do conselho é fiscalizar e não interveir neste tipo de negociação...Agora eu pergunto , qual é a  maior representatividade da classe?, ..é claro é o conselho, pois as associaçãoes tem dificuldades pois não abrangem grandes áreas num pais continental como o nosso.

Fisio.TV Debate - Planos de saúde from Fisio.TV on Vimeo.

AACD-entrevista com o Fisio.TV

Esta reportagem está excelente, mostra  como a AACD, em Sáo Paulo (associação de assitencia a Criança deficiente) que é um centro de referencia na América Latina em reabilitação Neuromotora e Ortopédica está muito  frente das demais, seguido de perto pelo Sara kubisheck em Brasília-DF.Mostra a importncia da Fisioterapia na Reabilitação não só de crianças , mas também de adultos, vale a pena dar uma olhadinha!!

FisioTV News - AACD from Fisio.TV on Vimeo.


terça-feira, dezembro 06, 2011

Uroginecologia-FISIOTV-Entrevista

Muito interessante o canal Fisio.TV com o Entrevistador Paulo e David Homsi. Este programa traz inúmeras entrevistas com profissionais de ponta na Fisioterapia Brasileira das mais diversas especialidades, as entrevistas são focadas na profissão e não em doenças , acredito que a proposta do programa seja de dar uma noção ao telespectador , sobretudo aos estuantes e mesmo profissionais, informando-lhes  de como andam as especilidades nas mais diversas áreas. Gostaria de deixar aqui meus Parabéns a Equipe do FISIO.TV, e ja virando fã de carteirinha estou assitindo todas as entrevistas, e deixo aqui a nossa recomendação em nosso blog.Para ver as entrevista basta clicar AQUI, la você encontra uma Aba (entrevistas) é so abri-las e procurar a do seu interesse.Um Abraço a todos !!

domingo, dezembro 04, 2011

O Brasil , na Visão dos americanos!?

quinta-feira, outubro 06, 2011

Dor na coluna.

veja que reportagem na Rede Record interessante sobre dor nas costas ou coluna.

Quiropraxia para Fisioterapeutas.

O Fisioterapeuta realmente é capaz de transformar a vida das pessoas, para melhor, pois agrega conhecimento de várias áreas de atuação do corpo Humana, é uma profissão que não tem amarrias, e aqui no Brasil apresenta uma das maiores legislações com relação a profissão. Apezar disto existem muitos espertalhões dispostos a ludibriar os estudantes de Quiropraxia em 02 universidades, prometendo reconhecer uma profissão que em nosso País, não tem lugar certo.Conforme cita a Deputada Alice Portugal :"Ao contrário do que acontece num grande número de países, o Brasil tem uma fisioterapia sem amarras legais, capaz de incorporar nos seus currículos técnicas e sistemas de todas as correntes de pensamento nesse
campo, inclusive inovações que surgem de tempos em tempos. Por exemplo,procedimentos técnicos como eutonia, RPG, técnica de Cyriax e osteopatia, para citar alguns, encontram abrigo nos currículos da fisioterapia brasileira, enquanto na maioria dos países americanos e europeus essas ramificações técnicas da fisioterapia enfrentam embates jurídicos entre diferentes grupos profissionais, o
que dificulta sobremaneira sua utilização na prática. E são os pacientes que saem perdendo com as facções, discussões e desentendimentos corporativos."E Existem muitas outras técnicas que vem incorporando o Cenário da Fisioterapia Brasileira, pois o tempo passa e novas técnicas e novos conceitos vão se incorporando a profissão, como por exemplo a Fisioterapia Neural, ja debatido aqui em nosso blog.

domingo, outubro 02, 2011

Ultrasom de bolso

Colegas ! a GE lançou o ultra som de bolso que está sendo vendido por 22.000,00 no Brasil, é claro além do benefício que terá este aparelho do tamanho de um celular, que pode auxiliar nos socorristas, também pode auxiliar o Fisioterapeutas e médicos na localização correta da lesão quanto a profundidade e tamanho da lesão, podendo ser usado por clubes e fisioterapeutas desportivos.  Sem dúvida nenhuma que fisioterapeutas da atualidade se beneficiariam desta ferramenta, não com o objetivo de diagnóstico propriamente dito, se bem que isto será inegável, pois o diagnostico da lesão falará por si só . Encontrei esta matéria na revista globo. que comenta deste ultra som que apresenta inclusive tela de  alta definição.

sábado, outubro 01, 2011

TERAPIA NEURAL - NOVA " FERRAMENTA" FISIOTERAPEUTICA PARA TRATAMENTO DA DOR.


A Terapia Neural é uma Nova "Ferramenta" de técnica utilizada por Fisioterapeutas no controle da DOR. O Leitor queira maiores informações acesse TERAPIA NEURAL
, que fomos entrevistado sobre esta técnica. Boa leitura!!

sexta-feira, setembro 23, 2011

Video da Globo flagra auxiliar de fisioterapia.

Video da Globo flagra auxiliar de fisioterapia. Para quem não sabe, não existem cursos técnicos de auxiliar de fisioterapia, todas as clínicas são punidas severamente com multas quando isto ocorre, é lamentável pois sabemos a importancia do fisioterapeuta em todo o processo de reabilitação e sabemos que o auxiliar também poderia ajudar a sob  o  comandos do Fisioterapeuta, mas na prática  significaria dizer que o auxiliar está tomando lugar de um profissional que possivelmente esteja desempregado, é um tema para discução. Tirando este imbroglio a reportagem fou muito boa.

domingo, setembro 18, 2011

TERAPIA NEURAL

A terapia neural é fundamentalmente uma técnica de tratamento que tem como finalidade o reequilíbrio do sistema nervoso neurovegetativo, nessa postagem, podemos falar um pouco mais sobre esta técnica e acreditamos que dentro da Fisioterapia clínica, pois na atualiadedade fisioterapeutas não são meros reabilitadores, prescrendo exercícios alongamentos, mas também são promotres do bem estar de paciente com distúrbios dolorosos e estes profissionais acumulam uma série de técnicas que podem ajudar os paciente a minimizar e até mesmo eliminar os distúrbios dolorosos.Boa leitura a todos clicando no link acima.Mais detalhes sobre a técnica podem ser visto no video abaixo..

quarta-feira, agosto 31, 2011

Bem....Nem sempre é um exagero, muitas vezes ao realizamos ajustes Quiropráxicos, conseguimos um bom resultado em Crises agudas.E claro um diretor de cinema aproveitou a deixa para lançar este filme, que não assití mas deve ser uma comédia romântica, ou coisas do Gênero.


quarta-feira, agosto 24, 2011

Incidência de Trigger points Miofacial no Trapézio e Síndrome do Tunel do Carpo.

Estudos demonstram uma forte evidência (70% de pacientes) com síndrome do tunel do Carpo, apresentarem uma forte presença de pontos gatilhos miofaciais no Músc. Trapézio. Neste estudo foi concluido que paciente com STC devem ser investigados a presença de tais pontos, pois há muita queixa por parte dos pacientes de DOR proximal a nível de ombro e cintura escapular.

fonte:PUBmed

domingo, julho 24, 2011

Curso de Quiropraxia para Fisioterapeutas, estaremos em São José do Rio Preto. Colegas Fisioterapeutas e estudantes, espero vocês lá em breve. Todo conteúdo programático pode ser visto em nossa web site www.cursodequiropraxia.com.br.

Terapia Manual Ortopédica no Iphone.

Aos profissionais que possuem iphone, recomendo o apps OMT-Terapia Manual Ortopédica, pode ser baixada pelo itunes aqui, o preço é $29,99.Ainda existe mais outros dois apps,  um para manipulações para extremidades superiores e inferiores.

domingo, julho 10, 2011

Curso de Quiropraxia Gurupi-TO.

Curso de Quiropraxia em Gurupi-TO.

sexta-feira, junho 10, 2011

Iphone e Fisioterapia

Sempre fui aficcionado por teconlogia móvel, demorei um bom tempo para decidir comprar um celular que correspondesse as minhas parcas exigências, e estou com o N95 a praticamento três anos, não tive coragem então de trocar de celular ou melhor de Smartphone por um bom tempo, mas de meses para cá o velho de guerra N95 começou a dar sinal de cansaço.Com isto reacendí uma velha vontade de adquirir o famigerado Iphone 4, lançado há um ano . Após pesquisar várias possibilidades cheguei a conclusão de que o destaca obviamente além do Hardware e software bem elaborado o iOS, que é seu sistema operacional, também se destacam os Apps que são programas que se instalam de acordo com a necessidade. Existem vários Apps médicos, fisioterapeuticos, anatomia etc..mas o que me levou a postar hoje foi sobre um apps simples o Muscle trigger points, abaixo vocês podem verem algumas scremshots, fotos da tela dos apps em questão.



O app mostra pontos gatilhos de todos os músculos relevantes, com certeza uma boa ferramenta para minhas aulas.

Abraço a todos!!!

domingo, maio 22, 2011

Cefaléia tensional e cervicogênica


Neste link, você poderá entender um pouco mais sobre cefaléia tensional e Cervicogênica.

Mesa de Flexo distração : Fisioterapeutas utilizam esta ferramenta de trabalho na recuperação de pacientes com Hérnia de disco.


Mesa de flexo distração, sem dúvida nenhuma é uma ferramenta importante para os profissionais que atuam no tratamento especializado da coluna vertebral, a mesa provoca, principalmente uma leve separação entre as vértebras, que permite uma diminuição do processo protusivo de forma gradativa, o movimento suve e oscilante proporciona uma maior absorção do edema foraminal, colaborando para diminuição da pressão de líquidos no foramem de conjugação, estudos tem demonstrando que há diminuição do processo inflamatório , As análises teóricas mostraram que cargas de compressão pode afetar o transporte e metabolismo dos nutrientes em compressão dinâmica com aumento da concentração de oxigênio, redução do acúmulo de lactato e consumo de oxigênio promovido e produção de lactato (ou seja, conversão de energia) dentro do IVD. As células expostas a um estímulo inflamatório mostrou um aumento na expressão de genes catabólicos, que diminuiu cerca de 50% após a exposição a ambos os estímulos inflamatórios e ensaios de tração. Após a exposição das células ao estresse de tração sozinho, apenas a metaloproteases de matriz-13 mostrou uma diminuição de 50% na expressão. Collagen II mostrou uma modesta redução da expressão em resposta ao estresse de tração no ambiente inflamatório. A expressão de colágeno I e agrecan não apresentou alteração significativa em nenhuma das condições testadas. Vejam agora um vídeo explicativo resumido de como trabalhamos com este tipo de mesa.

sábado, maio 14, 2011

SENSIBILIZAÇÃO ESPINHAL SEGMENTAR(SSS)

Sensibilização Espinal Segmentar (SSS) é um estado de hiperatividade da medula espinhal causada por focos irritativos e envio de impulsos nociceptivos de um tecido danificado sensibilizados para os neurônios do corno dorsal. A manifestação clínica da sensibilização do corno dorsal inclui, hiperalgesia do dermátomo a pressão, pontos de gatilho miofasciais e sclerotomo e miótomos, que são fornecidos pelo segmento sensibilizados espinhal. Shah et al. (2005) constatou que pontos-gatilho miofasciais ativos apresentam menor limiar de dor à pressão quando comparado a pessoas sem a dor ou a presença de pontos gatilho apenas latente. Eles também demonstraram o meio bioquímica distintas in-vivo de musculatura com níveis significativamente mais elevados de substância P, peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), bradicinina, fator de necrose tumoral-α (TNF-α) e interleucina-1β (IL-1β) , serotonina e norepinefrina nas proximidades do ponto de gatilho miofasciais ativos no músculo trapézio superior. Em geral, o pH foi significativamente menor no ponto de gatilho ativo. Tratamento fundamentos e técnicas podem evoluir a partir desta informação, e devem ser levados em conta quando se lida com pacientes crônicos com dor e respostas amplificadas nos focos irritativos na forma de pontos-gatilho miofasciais (MTrPs), localizado dentro do miótomos associados e os pontos dolorosos no supra / ligamentos interespinhoso (SSL / ISL) do segmento freqüentemente levam a SSS. O mecanismo consiste de estímulos nociceptivos gerados nas áreas sensibilizadas bombardeando o corno dorsal da medula espinhal. Isso faz com que a sensibilização do sistema nervoso central resulte em hiperalgesia do dermátomo e sclerotomo e se espalha a partir do componente sensorial do segmento da coluna vertebral para as células do corno anterior, que controlam a miotomo no território do SSS. A importância do SSS é enfatizada pelo fato de que ele está consistentemente associada com dor músculo-esquelética. Por exemplo, SSS torácica facilita e perpetua a dor abdominal e sintomas comumente somatovisceral, imitando desordens gastrointestinais. A atividade de desenvolvimento ou ampliada de MTrPs é uma das manifestações clínicas da SSS.

Incapacidade de reconhecer e diagnosticar SSS muitas vezes leva à desativação temporária de apenas MTrPs, desde que a terapia física e desencadear os procedimentos de injecção ponto visam tratar a MTrPs periféricos sem tratar a disfunção segmentar. Isso pode levar a benefícios transitórios, em vez de alívio de longo prazo porque MTrPs e seus sintomas associados e as recorrêncisa são freqüentes.
Erradicação do segmento vertebral sensibilizados pela técnica de bloqueio paraespinhoso (PSB) com 1% de lidocaína efetivamente dessensibiliza (reverte a sensibilidade normal), o SSS, bloqueando os impulsos nociceptivos do SSL / ISL e impede bombardeio aferentes do corno dorsal. agulhamento posteriores e infiltração da SSL / ISL com 1% de lidocaína, assim como agulhamento e infiltração de MTrPs na myotome do território do segmento sensibilizados espinhal leva a uma redução a longo prazo da dor e disfunção esquelético.
Porque espinhal segmental de sensibilização (SSS) é um estado de hiperatividade da medula espinhal causada por focos irritativos envio de impulsos nociceptivos de um tecido danificado sensibilizados para os neurônios do corno dorsal é importante para tirar os focos Primário irritaitve.
Se não for possível entregar agulhamento e injeções outras terapias podem ser utilizados para dessensibilizar o segmento e tratá-lo.
Isso pode ser possível, ou seja, se o paciente tem alguma alergia específica, ou se o paciente como não quer ser injetado.
Estes tratamentos devem ser utilizados seguindo o conceito do prof Fischer do segmento sensibilizados.
Após o segmento sensibilizados é diagnosticada e é detectada a causa imediata da dor, podemos tratar o segmento vertebral e os focos irritativos com estas outras terapias. Terapias já provarão ser eficaz em dores específicas são , manipulação vertebral, acupuntura, massagem e antiinflamatórios. Outro que isso nós não podemos esquecer que um dos dessensibilização mais importante é devido aos agentes antiinflamatório.
Entretanto uso execessivo de anti inflamatório podem pepetuar o problema, pois acreditamos que além de criar efeito rebote, pode mascarar umproblema que poderia ser resolvido com medidas física simples, com desativação dos pontos gatilhos, manipulação vertebral, massagem e programa de exercícios sintéticos. Alguns estudos demonstram que anestésicos em baixa concentração promovem além de uma leve anestesia local, um repolarização da membrana celular, está técnica vem sendo desenvolvida por Fisioterapeutas, pois demonstra que aliado ás técnicas mencionadas, tais como manipulação da coluna, terapia miofacial, promovem rápida melhora do paciente, evita transtornos burocráticos acelerando o processo de cura, vale salientar que Fisioterapeutas que lidam com DOR, o que concentra uma gama importante de pacientes no nosso codidiano, desta forma estas aplicabilidades tornam o tratamento eficaz ,dinâmico e rápido.

domingo, maio 01, 2011

coccixalgia-video aula

vamos assitir uma aula do professor Nabil A Ebraheim, acredito que vocês vão gostar, pois é muito instrutivo.

quinta-feira, abril 21, 2011

Einstem e a equação da vida e da Morte.

Estas duas últimas postagens são atuais, mesmo que atravessem os tempos e serão sempre atuais, seja qual época forem produzidas, mencionadas, faladas e estudadas. Neste momento de pura reflexão e grandiosidade chamo os leitores deste blog ou os que estão "passando" por aqui à assitirem este vídeo; são no total 06 vídeos produzidos por este maravilhoso canal HISTORY CHANNEL.

A Dor do MUNDO

O vídeo fala por sí só, vejam e depois comentem se quizerem.

sexta-feira, abril 15, 2011

Dor nas Costas,Pescoço, Hérnia de Disco.

CLINICA DA COLUNA
O RMALP , Reorganização Músculo articular Lombo pélvico e o RMACT- Reorganização Músculo articular cérvicotorácico. Hoje são as " Vedetes" de uma Fisioterapia de qualidade . Os resultados e satisfação dos pacientes oscilam em 90% para as Lombociatalgias (discopatias) e 97% nas Cervicobraquialgias. Clique no link para maiores detalhes dos Protocolos de tratamento.

Endereço: Av. Mauro Mori, 1286 Goioerê- PR
fone 44 3522 18 01

quarta-feira, abril 06, 2011

Médicos Paralisam atendimentos neste dia 07/04/2011, em protesto contra planos de saúde.

Nesta Quinta Feira (07/04/2011) haverá paralização da classe médica no Paraná , referente a um alerta aos planos de saúde, conforme comenta o Presidente da Associação médica do Paraná em entrevista a RPC. Os repasses aos procedimentos médicos, estão defasados em mais de 90%. Algumas cidades tiveram o descredenciamento voluntário de médicos como na cidade de Ivaiporã no Paraná. O nosso país segundo os economistas atingem índices superiores a 5% na PIB, acredito que nas custas do Povo que paga altos impostos, pois o cidadão Brasileiro é massacrado por inúmeros impostos do Governo federal e as instituições privadas de Planos de Saúde é gerenciado pela ANS que é inoperante e ingerente . Como diz o ditado popular só serve para "ingles" ver. A Saúde Brasileira atravessa a muito tempo e entra Presidente e sai Presidente e não vejo pulso firme no gerenciamento do mesmo, profissionais de saúde fingem que tratam pacientes e pacientes fingem que são tratados e o governo finge que passa recursos, então todos fingem, realmente é um caos, para se ter uma idéia comenta o presidente da associação médica, um parto custa aos planos de saúde em torno de R$ 180,00, tirando o Imposto de renda ao profissional sobra em torno de R$ 140,00, entretanto o fotógrafo contratado ´para fazer o Book em torno de R$ 500,00, isto mostra o tamanho da defasagem, ou seja "aquele" que zela pela saúde e pelos cuidados estão sendo desvalorizados perante todos os demais segmentos da sociedade.
Com A Fisioterapia como dissemos em outra postagem o Buraco é maior ainda.
"

O presidente do sindicato, Woldir Wosiacki Filho, afirmou que os profissionais recebem entre R$ 6 e R$ 6,50 por cada atendimento e nesse valor estão inclusos o pagamento dos profissionais, a utilização dos equipamentos, impostos, entre outros custos. “Não há como continuar atendendo aos pacientes dos planos de saúde por esse valor. Estamos pagando para trabalhar”, afirmou Wosiacki Filho.

O valor da tabela não é reajustado há 19 anos, segundo a presidente da Apfisio, Marlene Vieira. A categoria tenta negociar com cada plano de saúde individualmente e cogita a possibilidade de suspender o atendimento nos casos em que não houver acordo.

Marlene afirmou que se fosse feita apenas a reposição da inflação desse período, os profissionais da área teriam de receber R$ 25 por atendimento. “Temos compromisso com nossos pacientes. Se formos obrigados a atendê-los mal, a opção que fazemos é por não atendê-los”, argumentou a presidente da Apfisio. Ela informou que não haverá greve e o que poderá ocorrer é o descredenciamento em massa dos fisioterapeutas."-Gazeta do Povo.

A entrevista do Presidente da Associação médica do Paraná Dr. José Fernando Macedo pode ser visto neste Link, clicando na imagem abaixo.

terça-feira, abril 05, 2011

Estenose Vertebral


A estenose do canal vertebral caracteriza-se por um estreitamento
do seu diâmetro , por onde passa a medula espinhal ( nos segmentos cervical e dorsal ) e os nervos da cauda equina (segmento
lombar ). Esse estreitamento leva a uma compressão das estruturas neurológicas , causando dor e , em alguns casos , perda da sensibilidade e também perda de força muscular.
Este estreitamento normalmente é um processo natural , degenerativo, com o desgaste do disco intervertebral e formação de osteófitos ( esporões ) da vértebra .
O tratamento pode incluir medicamentos , fisioterapia, Procedimentos minimamente invasivos (Neuroporação, infiltrações) exercícios de alongamento , perda de peso e , em alguns casos , Em casos raros pode ser necessária uma cirurgia.
Também podemos utilizar a Mesa de descompressão dinâmica, Trata-se de uma mesa de Cinesioterapia Assistida que tem como objetivo a separação intervertebral, segundo James Cox e Guvadalli, o efeitos principais estão :

* O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

Na extensão o núcleo projeta-se anteriormente reduzindo a protusão aumentando o canal vertebral. - Abertura dos forames intervertebrais, dando espaço para o nervo e gânglios da raiz dorsal. - Diminuição do edema local. - Diminuição da dor por ativação do sistema de comportas. Recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders mostrou que 76% dos pacientes com hérnia de disco melhoraram dos sintomas. E que, dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy concluíram que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.


fig.1

O "Gerenciamento" das Algias vertebrais no tocante a espondilolisteses, discopatias, Hérnias de disco, com tratamento conjugado de Medicamentos corretos e um bom controle biomecânico Fisioterapêutico, tem mostrado resultados que oscilam em torno de 90%. Vale salientar que a maioria dos pacientes estarão reestabelecido em torno de 2 à 8 semanas, entretanto a maioria estará melhor sintomaticamente em 2 semanas de tratamento, outras medidas intervencionista e ou cirurgicas estão reservados para uma minoria dos casos. Após e durante o controle Álgico o Fisioterapeuta instituirá medidas de reequilíbrio muscular através de exercícios especiais, como por exemplo o " Core back", tão longo os sintomas melhorem , já podemos dar início a Cinesioterapia ativa.A Vantagem da Mesa dinâmica de flexo distração, está na possibilidade do uso de ambas as mãos do Fisioterapeuta durante o procedimento, como pode ser visto na fig.2

fig.2






segunda-feira, abril 04, 2011

Fisioterapeuta-Profissional dedicado.

Dedicação profissional, estudos em reciclagem e novos recursos tecnológicos fazem parte de nossa rotina, acompanhem esta reportagem da ESPN.Parabéns pelo bom exemplo do colega.

Reabilitação Neuromotora de sequela de AVC.

Parabéns aos fisioterapeutas que acompanham os paciente com sequelas de avc, apesar de estar atuando muito pouco nesta área, ainda realizamos alguns atendimentos e vamos aprendendo e dinamizando os tratamentos e até mesmo utilizando rotinas de exercícios como demonstra neste vídeo.

domingo, abril 03, 2011

Fisioterapeutas fazem manifestação por reajuste de repasse dos planos de saúde

Fisioterapeutas fazem uma manifestação na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (1º.), para reivindicar o reajuste do valor pago pelos atendimentos por parte dos planos de saúde. A Associação Paranaense de Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia (Apfisio) informou que os profissionais não devem atender pacientes dos planos de saúde nesta sexta. As consultas ocorrem normalmente nos casos de particulares e daqueles pacientes dos convênios com a Copel, Sanepar e Ituaipu.
O presidente do sindicato, Woldir Wosiacki Filho, afirmou que os profissionais recebem entre R$ 6 e R$ 6,50 por cada atendimento e nesse valor estão inclusos o pagamento dos profissionais, a utilização dos equipamentos, impostos, entre outros custos. “Não há como continuar atendendo aos pacientes dos planos de saúde por esse valor. Estamos pagando para trabalhar”, afirmou Wosiacki Filho. GAZETA DO POVO.


sábado, abril 02, 2011

Terapia Manual


A terapia Manual quando bem empregada pode aliviar muito os sintomas de nossos pacientes sobretudo nas disfunções miofaciais axiais, que muitas vezes faz parte de "fundo de palco" aos reais processos inflamatórios, é inegável que os fisioterapeutas atuais possuem uma formação universitária de alta qualidade, é obvio que tudo isto depende da seriedade da instituição de ensino. O curso de Fisioterapia é um curso que concentra conhecimentos médicos e conhecimentos Bimecânicos de exelente qualidade, é claro nem todos os alunso terão desenvolturas no campo profissional de forma equivalente, mas mesmo assim existem grandes profissionais que dignificam a nossa profissão. A fisioterapia avançou muito nas últimas 2 décadas, lembro-me do meu professor de Ortopedia clínica, onde por muitas vezes acompanhamos os procedimentos cirúrgicos e com muita paciencia nos explicava de cada detalhe cirúrgico, tínhamos bons momentos de discução clínicas relacionados a medicina esportiva que estava em forte crescimento na época, mas a cada discução íamos avançando, Conhecimentos sobre farmacologia mesmo que não tão aprofundada faz parte da nossa rotina, conhecimento sobre o processo inflamatório e suas cascatas , sensitização do sistema nervoso central, atuação dos mediadores inflamatórios etc...faz parte também da nossa rotina.
Muito do que é feito na medicina hoje nem sempre é comprovado por ensaios randomizados e nem por isso deixam de dar resultados, quando um grande grupo de profissionais estão fazendo um protocolo e os paciente estão contente é porque há fortes evidências e recomendações de que funciona. Cirúrgias bariátricas e de Lipo aspiração continuam matando pessoas, e nem por isso deixaram de serem realizadas, e muitas vezes praticadas por profissionais habilitados, mas também existem os profissionais que vão no "oba oba", cansei de pegar encaminhamento de ortopedistas com diagnósticos errados, solicitando RPG sem ao menos saber para que serve, acho que ouviu falar em algum congresso, nem sequer se deu ao luxo de estudar sobre o assunto, eu combatí o RPG fortemente baseados em estudos fortes e agora comprovados pela análise espinopélvica de que esta técnica não traz benefícios nenhum ao paciente, é acl.aro que um paciente ou outro se sentirá bem com a técnica, mas isto também não é científico, então porque continuam encaminhando???se não há evidencias científicas de funcionam, aí vem alguns de boca cheia dizendo isto e aquilo sobre a fisioterapia mas conitnuam solicitando "RPG". Certa vez indagando ao paciente e quando perguntado como fora o exame e,me dissera que o médico limitou-se a olhar o exame de raio X, tentando explicar sua dor através de exame, é lamentável enquanto os ortopedistas ficam "olhando" para o Raio X ( que é rentável para sua clínica) os fisioterapeutas se empenham em fazer o dignóstico cinetico funciinal através das propedêuticas esquecidas pelos "senhores" donos da verdade ( Os ortopedistas), vale salientar que estou falando de alguns profissionais e isto não é opinião generalizada a todos . Recentemente um paciente com quadro de cervicobraquialgia procurou-me após amargar 30 dias de sintomas, após não conseguir dormir mais e não aguentar mais tomar medicamentos passados pelo médico , veio até meu serviço de coluna e pediu uma opinião; Após avalia-lo conclui através de propedêutica e análise dos exame que o mesmo estava com um forte componente compressivo cervical baixae importante pontos gatilhos, sugerí um tratamento conservador e obvio pedí que continuasse com os medicamentos antiinflamatórios, no entanto sugerí ao médico e paciente uma pequena mudança na farmacologia, este prontamente aceitou a sugestão. Realizamos um protocolo que baseava-se na DESCOMPRESSÃO, estudos mostram que protusões e hérnias discais estão presentes em 40% da população assintomática, entretanto muito comum a presença de compressão em pacientes sintomáticos, sendo assim instituimos o tratamento neste paciente , indo contra opiniões de 4 médicos, sendo um a favor do tratamento conservador, mas sem a fisioterapia manual, e os outros 3 a favor de procedimento cirúrgico, alguns pedindo a cifra de R$35.000,00-pasmem!!
tive que ser firme com meu paciente e disse em bom tom que ele iria recuperar o problema sem nenhum procedimento cirúrgico ou infiltrativo, que os níveis de dores iriam diminuir gradativamente com o protocolo de descompressão, o que de fato ocorreu. Segundo o paciente O fato de quererem fazer uma cirurgia em seu pescoço era extremamente desolador, prefiriu acreditar na opinião do fisioterapeuta, e assim tem sido uma rotina ao longo dos tempo, a ponto de que só encaminho meus paciente ao ortopedistas de confiança , quando tenho dúvida no diangnóstico clínico , outro detalhe segundo Bogduck, que pelo menos 70% dos casos de dor nas costas são tratados sem diagóstico clínico definitivo. Espero não pacer arrogante, apezar que esta palavra derivada do latin-arrogare que é trazer para sí tem sua fundamentação nesta opinião. Não sou contra procedimento cirúrgicos ou procedimentos minimamente invasivo, mas tudo tem indicação correta, na hora certa.
Gostaria de deixar esta opinião registrada e os profissionais que por ventura nos encaminham os paciente que se limitem ao dignóstico clínico (Raros) e a títitulo de sugestão aceito todas elas, mas não coloquem receitinhas ridículas e ultrapassadas.
Com relação a descompressão, sugiro leitura nos trabalhos de evidênicas aqui.

Coluna vertebral e a Suspensão elástica.


"Em geral, se tivermos uma boa funcionalidade elástica segmentar e global, temos uma boa defesa mecânica contra as degenerações, sejam elas discais, facetárias, espondilólises, listeses, etc... Isto se deve ao fato de os componentes elásticos saudáveis manterem os componentes vertebrais em um estado de suspensão elástica, impedindo a continuidade compressiva e reações mecanobiológicas próprias, pois as estruturas discais e articulares exibem respostas biológicas diversas a estímulos mecânicos, dependendo do tipo de carregamento, magnitude, direção e zona anatômica da célula de origem. (Setton e Chen 2006). Por outro lado, se tivermos um quadro de falência tensiva, os morfotipos passam então a determinar sobrecargas de acordo com seus comportamentos mecânicos, daí surgem as degenerações."
Gostei muito desta afirmativa acima postado no blog Centro Médico da Coluna.
Isto explica e evidencia que articulações hipomóveis devem ser liberadas de alguma forma, ou seja por recursos manuais, por recursos de cinesioterapia, enfim o fisioterapeutas utilizará suas "ferramentas" de trabalho de acordo com cursos de "formação" e aprimoramentos.
Quando bem disse o centro medico da coluna, quando estas forças tenseis falham, na sua suspensão elástica, deixará o "equilíbrio" a cargo de sua parametragem, promovendo tendências a processo degenerativo de acordo com os morfotipos encontrados.Sendo assim a análise espino pélvica demonstra que nós fisioterapeutas devemos instituir um programa de exercícios com o objetivo de manter em bom estado esta suspensão elástica.

quarta-feira, março 30, 2011

EQUILÍBRIO SAGITAL DA COLUNA VERTEBRAL II.PARAMETRAGEM ESPINO PÉLVICA.


Antes de lerem este tema é obrigatório a leitura no link aqui.em
pdf.
Só assim os profissionais fisioterapeutas e médicos que não estejam familiarizados com esta avaliação terão condições de entenderem melhor o assunto.
A Avaliação do equilíbrio sagita da coluna vertebral l, ainda é um assunto muito novo para nós Fisioterapêutas Brasileiros , por isso ainda estamos aprendendo com auxilio de Profissionais , apesar de opiniões contrárias em alguns aspectos.
Como trata-se de assunto novo, devemos valer a sua aplicabilidade que parece-me de extrema importância para cirurgiões ortopédicos , mas ainda precoce qualquer afirmativa sobre como procederemos na Fisioterapia tais conceitos de parametragem sagital. Não há de se discutir que a parametragem fornece dados importantes no comportamento biomecânico da coluna vertebral, contudo estamos verificando de que forma isto pode ajudar na fisioterapia. A princípio estamos trabalhando em uma cinesioterapia direcionada ao diagnóstico biomecânico desta parametragem, com o objetico antagônicos aos dados apresentados. Vou explicar melhor:
Imagine que um paciente apresente Incidência pélvica baixa (IP), Lordose do tipo I, e apresenta lombalgias e lombociatalgias recorrentes, os dados estatísticos segundo (1- J.-C. le Huec, 2- P. Roussouly)e da Mota Henrique, remetem a dados estatatísticos que indicam perda de lordose funcional com sobrecargas discais.Em uma primeira fase tratamento nos preocupamos com a dor, institui-se então, a analgesia e medidas anti inflamatórias, tanto Via oral ,quanto local pelos recursos da Fisioterapia, tais como Calor, gelo, eletroestimulação analgésica, ajustes manuais e mesa de descompressão dinâmica de forma controlada e suave, já em fase sub aguda.
Posteriormente após a melhora do quadro álgico, nos depararemos agora com o desequilíbrio lombopélvico, desta forma nossa preocupação se volta para dinamizar a recuperação e evitar recidivas, como poderíamos proceder então???
A perda de Lordose poderia ser combatido ou pelo menos flexibilizado pela técnica de Mckenzie e Mesa de flexo distração, com o objetivo de "aumentar" a lordose, isto mesmo que não traga efeitos radiológicos , pelos menos teoricamente irá promover uma flexibilização dos elementos tenseis , como os ligamentos e cápsulas anteriores etc..., concomitantemente instituimos uma cinesioterapia com o objetivo de reeducar esta lordose, utilizando o Core Back ( Core stabilizations)e alongamentos direcionados a disfunção biomecânica , incentivando a anteroversão pélvica no sentido de melhorar o slope sacral. Palmilhas proprioceptivas segundo estudos podem auxiliar a anteversão ou retroversão pélvica, isto irá depender de uma análise podoposturológica. Após esta fase manteremos o paciente num programa de Pilates reabilitação com os parametros mencioados e encontrados na parametragem. Seria este o caminho ideal na condulta fisioterapêutica ?Quero que os colegas internautas reflitam sobre o assunto e deêm suas opiniões.

PS: No caso de incidência pélvica alta , tudo muda!!
Aqui já a velha série de willians seria bem vinda, exercícios que promovam a retroversão pélvica também, a mesa de flexo distração com tração em angulos de 20º, também trabalharia a flexibilização dos elementos vertebrais posteriores, ou seja atividades cifosantes seriam bem vindas, pois neste grupo imperam as lordeses do tipo 4, segundo Rossouly; segundo o mesmo as patologias mais frequentes neste grupo estariam relacionados a espondilolisteses e síndromes facetárias.

Para quem estiver interessado nas parametragem de IP( incidência pévica), PT(versão pélvica) e ângulo de lordose , há um software, chamado optispine que fascilita esta parametragem , mas ainda não conseguí contacto com o fornecedor deste . Entretanto conseguimos um outro software de forma trial para treinamento, para realizar a parametragem . O endereço do site é http://www.keops-spine.com/.
O software funciona on line e para isto deve-se entrar em contacto pelo
e-mail com philippe.roussouly@smaio.com, onde ele disponibilizará um login e senha temporários para treinamento. Junto a este Post estou colocando algumas imagens de meu treinamento em Parametragem espinopélvicas.





























segunda-feira, março 28, 2011

Fisioterapeutas paralizam atendimento por Planos de saúde no dia 01/04/2011.


Depois de muito sofrimento, espero que os Colegas deêm um basta aos planos de saúde que usam os fisioterapeutas para o seu "Prazer", pois ao venderem seus pacotes de planos, usam a fisioterapia para fecharem os seus negócios. Gostaria que todos refletissem no enunciado abaixo da APfisio e tomassem conciência de que a situação está insustentável e insuportável, tornando-se até uma afronta a nossa profissão.Por favor Leiam com atenção:


PREZADOS COLEGAS,


TENDO EM VISTA A GRAVE SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO A REMUNERAÇÃO PAGA PELOS PLANOS DE SAÚDE, DECIDIMOS, EM SINAL DE ALERTA À POPULAÇÃO E PROTESTO AOS PLANOS DE SAÚDE FAZERMOS UMA PARALIZAÇÃO NO DIA 01/04/2011.

NO DIA DA "MENTIRA", DECIDIMOS CONTAR A VERDADE À POPULAÇÃO:

- OS VALORES ÍNFIMOS QUE NOS PAGAM,
- AS GLOSAS INDEVIDAS,
- OS ATRASOS NOS PAGAMENTOS,
- A FALTA DE DIÁLOGO COM OS PRESTADORES DOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA,
- AS MUDANÇAS DE CÓDIGOS DOS PROCEDIMENTOS (SEMPRE PARA MENOS),
- O DESRESPEITO COM OS USUÁRIOS NA DEMORA DAS LIBERAÇÕES, PEDIDOS DE JUSTIFICATIVAS PARA TRATAMENTO, LIMITAÇÃO DO N° DE SESSÕES, ETC...
- A DIFICULDADE DOS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA EM MANTER A QUALIDADE DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE, DEVIDO A BAIXA REMUNERAÇÃO QUE NOS SUBMETEM, APÓS 18 (DEZOITO) ANOS SEM REAJUSTE.

ESTAMOS CANSADOS, MAS, MAIS QUE ISSO, ESTAMOS ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO EXTREMAMENTE CRÍTICA:


OS FISIOTERAPEUTAS JÁ NÃO QUEREM MAIS ATENDER PACIENTES DE CONVÊNIO, POIS NÃO CONSEGUEM SOBREVIVER COM O QUE GANHAM, OS DONOS DE SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA NÃO CONSEGUEM REPASSAR UM VALOR DIGNO AOS PROFISSIONAIS, POIS NÃO CONSEGUEM REAJUSTES REAIS E NÃO PODEM MAIS INVESTIR EM EQUIPAMENTOS NOVOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

CHEGAMOS AO PONTO DE INVIABILIZAR A QUALIDADE DOS ATENDIMENTOS, O QUE PARA NÓS PROFISSIONAIS QUE INVESTIMOS EM CONHECIMENTO, AMAMOS A FISIOTERAPIA E QUEREMOS UM TRABALHO DE QUALIDADE COM RESOLUTIVIDADE, NÃO É MAIS POSSÍVEL SUPORTAR TANTO DESRESPEITO COM OS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS!!!

JÁ QUE TODAS AS NOSSAS TENTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO, DIÁLOGO E PEDIDOS DE REAJUSTE NÃO FORAM OUVIDAS, A VERDADE SERÁ CONTADA, DIVULGADA, ANUNCIADA, ESPALHADA!!!

ESSA DECISÃO FOI CONTRUÍDA APÓS CONVERSAS COM O CREFITO-8, O SINFITO E O SINDIPAR, QUE RECONHECEM A SITUAÇÃO CRÍTICA QUE VIVEMOS E TAMBÉM SE PREOCUPAM COM A QUALIDADE DOS ATENDIMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS E A SITUAÇÃO CAÓTICA DOS PROFISSIONAIS.

DIA 01/04/2011, "NO DIA DA MENTIRA", VAMOS CONTAR A VERDADE!!!

Att,

Diretoria APFisio
Site: www.apfisio.org
Email:apfisio@apfisio.org
Blog:apfisio.facilblog.com
Fone: (41) 9998-0770

CAROS COLEGAS,


CONFORME INFORMA O EMAIL ACIMASOBRE A PARALIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO DIA 01/04/2011, QUEREMOS CONVIDÁ-LOS A SE ENGAJAREM NESTE MOVIMENTO DE ALERTA À POPULAÇÃO E AS OPERADORAS DE SAÚDE. PARA TANTO, NO DIA 01/04/11 NÃO IREMOS ATENDER OS USUÁRIOS DAS OPERADORAS DE SAÚDE QUE SE NEGAM A NEGOCIAR CONOSCO, QUE NOS TRATAM COM DESRRESPEITO E INDIFERENÇA.

PORTANTO, SERÃO ATENDIDOS APENAS OS USUÁRIOS DA FUSEX E DAS FUNDAÇÕES COPEL, SANEPAR E ITAIPU, OS ÚNICOS QUE NOS OUVIRAM E NOS DERAM UM REAJUSTE DECENTE NESTES ÚLTIMOS 18 ANOS!!!

NO DIA 01/04/2011, NO "DIA DA MENTIRA", IREMOS NOS REUNIR AS 10HS DA MANHÃ, NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, PARA FAZERMOS UM ATO DE ESCLARECIMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO, VAMOS CONTAR A VERDADE À POPULAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS APÓS 18 ANOS SEM REAJUSTES EM NOSSOS HONORÁRIOS, ENQUANTO QUE AS MENSALIDADES DOS USUÁRIOS SÃO REAJUSTADAS TODOS OS ANOS.

CONTAMOS COM O APOIO DAS ENTIDADES DE CLASSE, POIS JÁ NÃO É MAIS UM PROBLEMA APENAS DOS FISIOTERAPEUTAS E SIM DE TODA POPULAÇÃO QUE NECESSITA DE FISIOTERAPIA , QUE PODERÁ EM BREVE FICAR RESTRITO APENAS AO ATENDIMENTO DO SUS, TENDO EM VISTA A SITUAÇÃO EM QUE NOS ENCONTRAMOS E QUE NÃO CONSEGUIMOS MAIS SUPORTAR.

QUEREMOS APENAS TRABALHAR COM DIGNIDADE E CONDIÇÕES DECENTES, PARA PODERMOS DAR O MELHOR AOS NOSSOS PACIENTES, NEM ELES, NEM NÓS, MERECEMOS O DESRRESPEITO A QUE TEMOS SIDO SUBMETIDOS.

TIVEMOS CORAGEM ATÉ AGORA DE TRABALHARMOS EM CONDIÇÕES ADVERSAS, PORTANTO TENHAMOS CORAGEM DE DAR UM BASTA NESTA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL, CHEGAMOS NO LIMITE DO INSUPORTÁVEL!


VAMOS SENTIR ORGULHO DE SER FISIOTERAPEUTA, VAMOS DAR UM BASTA AO DESRRESPEITO!

01/04/2011, VAMOS EXIGIR QUE A MENTIRA DE LUGAR A VERDADE.


Até lá.

Abs,

Diretoria APFisio
Site: www.apfisio.org
Email:apfisio@apfisio.org
Blog:apfisio.facilblog.com
Fone: (41) 9998-0770


domingo, março 27, 2011

Tratamento cirúrgico na Ciática Discogênica.



Sina Trauma and Surgery Research Center, Sina Hospital, Hassan-Abad Square, Imam Khomeini Avenue, Tehran University of Medical Sciences, Tehran, 11365-3876, Iran.

A avaliação de fatores físicos, psicológicos, sociais e profissionais são recomendados em pacientes com dor ciática discogênica. Discectomia cirúrgica pode ser considerada em pacientes selecionados com ciática devido à hérnia discal lombar, que não se resolvem com o tratamento conservador por pelo menos 6-8 semanas, ou em pacientes com síndrome da cauda eqüina. Um trabalho adequado no pré-operatório, incluindo a neuroimagem é necessário. A cirurgia tem se mostrado altamente eficaz, encurtando o tempo de recuperação por cerca de 50% em relação ao tratamento não cirúrgico. Se um procedimento cirúrgico específico é melhor do que outro, permanece incerto. As limitações metodológicas dos estudos que avaliaram a eficácia dos métodos percutâneos, evitaram conclusões definitivas. As complicações pós-operatórias ocorrem em 1-3% dos casos. Se os pacientes são devidamente selecionados, falhas acontecem em menos de 10% dos casos. Os modos mais comuns de falha, incluem hérnia de disco recorrente e fibrose. A síndrome da falha da cirurgia da coluna também é um desafio para os cirurgiões da coluna vertebral.
fonte:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21206439

sábado, março 26, 2011

Equilíbrio sagital vertebral


Análise retrospectiva do alinhamento Spino-pélvica em uma população de 85 pacientes com uma doença degenerativa lombar. Várias publicações anteriores relatou a análise do alinhamento Spino-pélvica na população normal e dor lombar. Os dados sugerem que pacientes com doenças lombar têm variações de alinhamento sagital, com menor lordose distal, lordose lombar maior proximal e um sacro mais vertical. No entanto a maioria destas variações têm sido mencionadas, sem referência à forma da pelve, que é bem conhecida a influenciar fortemente o alinhamento Spino-pélvica. O objetivo deste estudo foi analisar parâmetros Spino-pélvica, incluindo a forma da pelve, em uma população de 85 pacientes com uma doença degenerativa lombar e comparar estes pacientes com um grupo controle de voluntários normais. Foram analisados ​​três diferentes doenças degenerativas lombares: hérnia de disco (DH), n = 25; doença degenerativa do disco (DDD), n = 32; espondilolistese degenerativa (DSPL), n = 28. alinhamento Spino-pélvica foi analisado no pré-operatório em radiografias total da coluna. Parâmetros Spino-pélvica foram medidos os seguintes: incidência pélvica, inclinação sacral, a inclinação pélvica, a lordose lombar, cifose torácica, ângulo Spino-sacral e posicionamento de fio de prumo em C7. Para cada grupo de pacientes com o perfil longitudinal foi comparado com uma população controle de 154 adultos assintomáticos, que foi objecto de um estudo anterior. Para entender as variações dos parâmetros Spino-pélvica na população de pacientes uma estratificação (matching) de acordo com a incidência pélvica foi realizada entre o grupo controle e cada grupo de pacientes. Relativamente a primeira forma da pelve, os pacientes com DH e aqueles com DDD demonstrou ter uma incidência média pélvica igual a 49,8 ° e 51,6 °, respectivamente, versus 52 ° para o grupo controle (sem diferença significativa). Somente pacientes jovens, menos de 45 anos, com uma hérnia de disco (HD ou DDD) demonstrou ter uma incidência significativamente menor pélvica (48,3 °) que o grupo controle, P <0,05.>Pelo contrário, no grupo DSPL a incidência pélvica foi significativamente maior (60 °) que o grupo controle (52 °), P <0,0005.>Em segundo lugar a três grupos de pacientes foram caracterizados por variações significativas no alinhamento Spino-pélvica: translação anterior da linha de prumo C7 (P <0,005>acordo com a incidência pélvica (P <0,0005 p =" 0,001">A medição da incidência pélvica e harmonização de acordo com esse parâmetro entre cada grupo de pacientes e o grupo controle permitiu compreender as variações dos parâmetros Spino-pélvica em uma população de pacientes.
fonte:
Fiére, V, H Da Mota, E Berthonnaud, e P Roussouly. “Discal herniation, pelvic incidence and spinopelvic balance: a correlation study.” European Spine Journal.

Para uma melhora compreenção dos parâmetros espinopélvicos inclusive com figuras explicativas , sugiro uma importante leitura , clicando aqui.