Notícias!!

sábado, abril 02, 2011

Coluna vertebral e a Suspensão elástica.


"Em geral, se tivermos uma boa funcionalidade elástica segmentar e global, temos uma boa defesa mecânica contra as degenerações, sejam elas discais, facetárias, espondilólises, listeses, etc... Isto se deve ao fato de os componentes elásticos saudáveis manterem os componentes vertebrais em um estado de suspensão elástica, impedindo a continuidade compressiva e reações mecanobiológicas próprias, pois as estruturas discais e articulares exibem respostas biológicas diversas a estímulos mecânicos, dependendo do tipo de carregamento, magnitude, direção e zona anatômica da célula de origem. (Setton e Chen 2006). Por outro lado, se tivermos um quadro de falência tensiva, os morfotipos passam então a determinar sobrecargas de acordo com seus comportamentos mecânicos, daí surgem as degenerações."
Gostei muito desta afirmativa acima postado no blog Centro Médico da Coluna.
Isto explica e evidencia que articulações hipomóveis devem ser liberadas de alguma forma, ou seja por recursos manuais, por recursos de cinesioterapia, enfim o fisioterapeutas utilizará suas "ferramentas" de trabalho de acordo com cursos de "formação" e aprimoramentos.
Quando bem disse o centro medico da coluna, quando estas forças tenseis falham, na sua suspensão elástica, deixará o "equilíbrio" a cargo de sua parametragem, promovendo tendências a processo degenerativo de acordo com os morfotipos encontrados.Sendo assim a análise espino pélvica demonstra que nós fisioterapeutas devemos instituir um programa de exercícios com o objetivo de manter em bom estado esta suspensão elástica.

Nenhum comentário: