Notícias!!

terça-feira, abril 05, 2011

Estenose Vertebral


A estenose do canal vertebral caracteriza-se por um estreitamento
do seu diâmetro , por onde passa a medula espinhal ( nos segmentos cervical e dorsal ) e os nervos da cauda equina (segmento
lombar ). Esse estreitamento leva a uma compressão das estruturas neurológicas , causando dor e , em alguns casos , perda da sensibilidade e também perda de força muscular.
Este estreitamento normalmente é um processo natural , degenerativo, com o desgaste do disco intervertebral e formação de osteófitos ( esporões ) da vértebra .
O tratamento pode incluir medicamentos , fisioterapia, Procedimentos minimamente invasivos (Neuroporação, infiltrações) exercícios de alongamento , perda de peso e , em alguns casos , Em casos raros pode ser necessária uma cirurgia.
Também podemos utilizar a Mesa de descompressão dinâmica, Trata-se de uma mesa de Cinesioterapia Assistida que tem como objetivo a separação intervertebral, segundo James Cox e Guvadalli, o efeitos principais estão :

* O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

Na extensão o núcleo projeta-se anteriormente reduzindo a protusão aumentando o canal vertebral. - Abertura dos forames intervertebrais, dando espaço para o nervo e gânglios da raiz dorsal. - Diminuição do edema local. - Diminuição da dor por ativação do sistema de comportas. Recente pesquisa publicada na revista BMC Musculoskeletal Disorders mostrou que 76% dos pacientes com hérnia de disco melhoraram dos sintomas. E que, dos 57 pacientes envolvidos na pesquisa, apenas 2 tiveram que passar por cirurgia. Em estudos publicados nas revistas Reomatology International Journal e Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy concluíram que a flexão-distração ajuda a melhorar os sintomas produzidos por discos herniados.


fig.1

O "Gerenciamento" das Algias vertebrais no tocante a espondilolisteses, discopatias, Hérnias de disco, com tratamento conjugado de Medicamentos corretos e um bom controle biomecânico Fisioterapêutico, tem mostrado resultados que oscilam em torno de 90%. Vale salientar que a maioria dos pacientes estarão reestabelecido em torno de 2 à 8 semanas, entretanto a maioria estará melhor sintomaticamente em 2 semanas de tratamento, outras medidas intervencionista e ou cirurgicas estão reservados para uma minoria dos casos. Após e durante o controle Álgico o Fisioterapeuta instituirá medidas de reequilíbrio muscular através de exercícios especiais, como por exemplo o " Core back", tão longo os sintomas melhorem , já podemos dar início a Cinesioterapia ativa.A Vantagem da Mesa dinâmica de flexo distração, está na possibilidade do uso de ambas as mãos do Fisioterapeuta durante o procedimento, como pode ser visto na fig.2

fig.2






Nenhum comentário: