Notícias!!

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Hernia de disco cervical-Faça Fisioterapia .


É tão frequente paciente insatisfeitos com os resultados cirúrgicos de hérnia de disco, basta perguntar para o vizinho ou algum amigo, todos conhecem alguma história de cirurgias mal sucedidas. No geral os paciente evoluem satisfatoriamente com o tratamento conservador.Dentro das modalidades do tratamento conservador pode-se aplicar os ajustes quiropráxicos que serão adequados ao quadro sintomatológico do paciente, por isso a quiropraxia provida por fisioterapêuta é segura. Dentro das modalidades dos ajustes a liberação da torácia média e alta são realizadas , stretching em flexão na coluna cervical também são realizados, esta manobra diminue a pressão intra disco e afasta a protrusão do pinçamento neural, a repetição desta manobra em níveis terapêuticos e indolores , aliviam consideravelmente o quadro doloroso. A tração manual cervical que é uma manobra de ajustes deve ser realizada em todas as sessões, esta manobra separa os corpos vertebrais aumentado este espaço diminuindo a pressão sobre as terminações nervosas, pode-se também ser utilizada equipamentos de tração mecânica intermitente estes são seguros , e são realizados dentro de princípios terapêuticos e protocolo pre estabelecido. O outro ajuste cervical realizados seria a Rotação PA , este ajuste libera a faceta e abre o foramem de conjugação , isto diminue a pressão do disco sobre as terminações nervosas, entretanto um aviso , muitas vezes deixamos esta manobra após estarmos seguro de que o ajuste é indicado dependendo da complexidade da protrusão ou da herniação.
Normalmente este tratamento é bem aceito pelo paciente, é indolor .E por outro lado existe um descrédito aos procedimentos cirúrgicos, entretanto não quero aqui dizer que todas cirurgias dão algum problema, existem bons cirurgiões , sérios e pasmem, os bons cirurgiões preferem acima de tudo indicar primeiro o tratamento conservador, Quando indicarem logo de cara procedimentos invasivos, desconfiem!!!Pois a grande maioria melhora com o tratamento conservador, que engloba medicamentos anti-inflmatórios, coletes ortóticos, Fisioterapia especializada e repouso.
Cirurgia mal feitas ( clique aqui ) podem inclusive provocar tetraparesia ou tetraplegia de pacientes, olhe nesta postagem realizadas por nós há algum tempo atraz, e assitam o vídeo.

Um comentário:

Centro Médico da Coluna Vertebral disse...

Caro Ricardo,

Estas macas não tem registro de uso na ANVISA para esta finalidade, não é verdade? Como estão sendo usadas?

Além disso, os estudos da Cochrane são unanimes em condenarem o uso de trações. Por que insistir numa situação que já está definida pela inutilidade?