Notícias!!

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Fisioterapia especializada para Hérnia de disco.

Reportagem mostra como técnicas atuais de descompressão podem beneficiar os paciente com Hernia de disco, ciática, espondilolistese e discopatias. Trata-se de um novo conceito que une modalidades fisioterapêuticas. Conceito criado pelo Fisioterapêuta Cearense-Helder Montenegro, que trouxe este protocolo Pioneiro em nosso país para tratamento de patologias funcionais da coluna que antes eram restritos pois não possuímos máquinas que pudessem auxiliar os profissionais.Agora podemos contar com a maca de flexo-distração, que possui tecnologia americana, entretanto já fabricada no Brasil pela www.techmec.com.br.
Tivemos a aportunidade de adquirir uma maca em Fevereiro de 2010 e incorporamos os seus recursos ao protocolo de tratamento que engloba, terapia manual (quiropraxia,Cyriax), mesa de flexo-distração e estabilitação vertebral.
veja reportagem.
O tratamento visa diminuir o processo inflamatório retirando a causa do problema , que é a sobrecarga aritcular, isto evita a progressão para fase 3, conforme descrição de fases a seguir. tanto ajustes articulares por técnicas manuais, quanto ajustes pela mesa .
Segundo especialistas o processo inflamatório distingue-se em 4 fases:


O processo inflamatório

A coluna vertebral é uma sequência organizada de articulações. As anteriores se chamam discos intervertebrais e as posteriores se chamam facetas articulares. Esta maravilhosa estrutura pode sofrer desgaste e inflamação em várias fases, conforme classificadas pelo Dr Henrique da Mota.

Fase 1 - Inflamação articular circunscrita e transitória

Fase 2 - Inflamação articular circunscrita, mas persistente(atuamos nesta fase evitando a progressão do problema)

Fase 3 - Inflamação articular não circunscrita com perineurite(nesta fase, realizamos a gerenciamento da compressão, acelerando o processo de cura, que inclusive é importante o uso de medicamentos)

Fase 4 - Inflamação articular não circunscrita com neurite( nesta fase com lesões associadas ao sistema articular realizamos o gerenciamento do problema, mantendo o sistema com baixa pressão articular, devolvendo mobilidade acessória articular atraves dos ajustes, propiciando assim um alívio da dor, medicamentos também são necessários nesta fase.Vale lembrar que 31% dos americamos procuram a Quiropraxia para um primeiro episódio de dor lombar.

Felizmente poucos casos necessitam de processos mais invasivos como infiltrações e cirurgias, ambos os recursos são muito bom e tem indicações em muitos casos, não queremos aqui polemizar e nem abrir discuções a respeito, entretanto cada paciente se encaixará melhor em um determinado programa .Do meu ponto de vista , vale salientar que os Fisioterapêutas da atualidade são profissionais sérios e promotores de saúde, este saberá os limites impostos por um determinado protocolo.


Com a progressão das sobrecargas, das degenerações que se somam e do aumento do processo inflamatório perineural, a inflamação agora atinge a intimidade dos nervos, produzindo lesões estruturais. É o início de um processo de dor que pode durar além de 3 meses, ou se tornar crônico, segundo DR. Henrique da Mota em artigo em seu blog.



4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ricardo,

Achei interessante sua harmonização de tratamento com minha classificação. Creio que exista um ponto de convergência promissor, mas temos que discutir melhor os termos da união de nossas ideias, para uma melhor sistematização dos tratamentos.

Forte abraço,


Henrique da Mota


Aguardo seu contato com prazer.

PS: Aqui por Fortaleza, criou-se um conflito desproporcional às minhas alegativas técnicas. Vamos afinar nossas ideias e escolher a melhor forma de trazer benefício aos pacientes. Vejo que você representa uma grande clínica com grande variabilidade de técnicas e temos que discutí-las sem preconceitos. Assim vamos muito mais além.

Ricardo Sena disse...

Sem dúvida, Caro Henrique.

Sei das discuções que ocorreram em Fortaleza-CE, espero que está "briga" fique apenas no campo das idéias. O fato que os métodos de Neuroporação e Descompressão por mesa de flexo-distração podem trazer juntos benefícios aos pacientes.A queda da compressão discal obviamente é um dos fatores de usar-se a mesa,a melhora dos movimentos de deslizamentos facetários, a baixa carga discal, a drenagem do edema, e diminuição do espasmo protetor veiculado pelo sistema gama são um dos fatores que levam a melhora dos pacientes, entretanto cabe ao médico e fisio os limites impostos pela técnica, pois processos inflamatórios podem tornar-se incontraoláveis e necessitar deste procedimento de neuroporação.Gostari de saber se a despolização da membrana para entrada de medicamento é realizada por aparelho ou por produto químico?

Anônimo disse...

Caro Ricardo,

A penetração dos medicamentos pode ser feita por uma simples questão de gradiente químico, mas podemos ajudar esta penetração com uso de radiofrequência pulsátil, num conceito conhecido como eletropermeabilização ou eletroporação. Na prática, no entanto, as técnicas que usam a radiofrequência são bem mais caras, e para aumentar a capacidade de penetração pelo simples aspecto químico, tenho feito uso de medicamentos facilitadores. Isto aumenta a eficácia dos métodos químicos e dispensa, grande parte das vezes a necessidade de apelar a´técnicas mais caras.

Todo este conceito tem evoluído muito rapidamente e temos que produzir trabalhos para dar amparo a cada passo de inovação, pois nem sempre o que pensamos é verdadeiro e devemos submetre tudo ao crivo de estudos mais rigorosos.

Os aspectos químicos estão bem definidos, mas os aspectos ligados à aplicação da radiofrequência, ao meu ver precisam de mais dados. este tem sido um dosmotivos de embates que tenho trvado com colegas cirurgiões. Lá também, deu muita "briga", mas ao final tudo se resolve e damos mais um passo adiante.

Dê uma olhda nas considerações que fiz no meu blog sobre restrições que tenho a certas técnicas da usadas sob o nome fisioterapia, e que, ao meu ver, estão fora do conceito cinético-funcional que define a atuação desta.

Forte abraço,

Henrique da Mota

Ricardo Sena disse...

Com relaçao a mesa de tração intermitente, esta tem demonstrado ser interessante pois tira o efeito de hidratação discal como acontecia com as trações contínuas.
veja que é pura matemática, pois quando aplicamos uma força a tendencia é a separação de estruturas, o fato de ser um princ´pio arcáico sim mas foi isto que impulsionou as pesquisas quanto aos efeitos sobre o corpo humano, o protocolo de tração começa em torno de 40% so peso corpóreo e vai aumentando até atingir 80% segundo Dr. H.Duane Saunders, PH -EUA, neste link mostra o efeito da tração em uma postagem antiga deste blog, vejam no link.
http://fisioricardosena.blogspot.com/2008/05/trao-lombar.html

avraço a todos.