Notícias!!

terça-feira, dezembro 28, 2010

Artrose Facetária

fig 1
Anatomia
Prevalência de artrose da faceta lombar, Fig 1 e sua relação com a idade, sexo e raça: um estudo anatômico de espécimes cadavéricos

Eubanks, Jason David MD *, †, Lee J. Michael MD, MD, Cassinelli Ezequiel *; Ahn, Nicholas U. MD *
Recolher Caixa
Resumo

Estudo Design. Um estudo epidemiológico anatômica, de artrose na coluna lombar aspecto cadavérico.

Objetivo. Para definir a prevalência de artrose da faceta lombar em uma grande amostra populacional e analisar sua associação com a idade, sexo e raça.

Resumo dos dados de fundo. Artrose de articulações lombar é um achado comum radiográficos e tem sido associada à dor lombar. No entanto, não temos estudos populacionais definidos especificamente a prevalência de artrose da faceta na coluna lombar em relação à idade, sexo e raça.

Métodos. Um total de 647 peças de coluna lombar de cadáveres foram examinados por um único examinador para a evidência de artrose da faceta lombar. Informações sobre a raça, idade e sexo foram coletados. A Artrose em cada faceta foi graduada 0-4, de nenhuma artrite até a anquilose completa.

Resultados. artrose da faceta esteve presente em 53% (L1-L2), 66% (L2-L3), 72% (L3-L4), 79% (L4-L5), e 59% (L5-S1). Por dez anos, a artrose da faceta estava presente em 57% dos 20 - a 29-, 82% dos 30 - a 39, 93% dos 40 - a 49, 97% em 50 - para 59, e 100% nos> 60 anos de idade. Teste exato de Fisher e teste t demonstrou que os homens tinham uma maior prevalência eo grau de artrose da faceta do que as mulheres em todos os níveis lombar (P <0,001).> 0,5).

Conclusão. artrose da faceta é um achado universal na coluna lombar de humanos. A evidência de artrose começa cedo, com mais de metade dos adultos com menos de 30 anos demonstrando alterações artríticas nas facetas. O nível mais comum de artrite parece ser L4-L5. Os homens têm uma maior prevalência e grau de artrose da faceta do que mulheres.

Para Tratamento Fisioterapêutico:
Ideal é tratamento medicamentoso com anti-inflamatório e Fisioterapia especializada.

Utilizamos ajustes manipulatórios que melhoram a mobilidade do segmento afetado.
utilizamos mesa de flexo distração para deslizamento facetário e mobilizando assim a cápsula articular evitando novas aderencias e quebrando as aderência já instaladas.
Utilizamos Cinesioterapia para o segmentos com alongamentos e flexibilizações indolores.

A Artrose é ireverssível, mas se o paciente cuidar com exercícios, leves ajustes Quiropráxicos, programa de alongamentos e fortalecimentos da coluna vertebral, obterá uma boa qualidade de vida.

Em caso destes recursos não estarem de encontro a satisfação do paciente o médico pode intervir com infiltração com corticosteróide na faceta ou ramo dorsal do nervo , realizar Radiofrequência neural do ramos posterior do nervo intervertebral ou Infiltrações guiadas com radioscopia.É de suma importância que o paciente permanece em um programa de fisioterapia para minimizar os efeitos deletéricos provocados pela artrose, os movimentos suaves combatem a aderência, restauram a amplitude de movimento, diminuido a retração capsular e consequentemente episódios de recidivas. Uma boa sorte e bom tratamento a todos.

*PS=A Fisioterapia passa por um momento muito importante no cenário Nacional, pois cada vez mais técnicas surgem em nosso país bem como os recursos tecnológicos, Muitos estudos aprovam as condultas médicas e fisioterapêuticas , ou seja há evidências científica para emprego de uma técnica, também existem evidência científicas que não aprovam, entretanto muitas pesquisas sempre deixam a desejar em algum aspecto que foi deixado de lado , tudo depende de muitas variáveis, idade, sexo, raça, peso, herança familiar, estado psicológico,material de pesquisas, amostragens, grupo controle, grupo de tratamento e mesmo o "angulo que o pesquisador busca" etc...Mesmo muitos medicamento aprovados tiveram pouca diferença com o grupo placebo, isto mostra o quão difícil chegar-se em um consenso, o que existe que algumas técnicas vão caindo em desuso pois na prática mostraran-se menos eficazes, para se ter uma idéia, um paciente de hernia de disco lombar , pode ter sucesso de 4 formas, tratamento conservador com fisioterapia, cirurgico, infiltrações, e não fazer nada, qual é o melhor??Isto vai depender do gráu de exigência e desconforto do paciente .De uma forma geral a fisioterapia em suas mais variadas técnicas goza de prestígio em nossa sociedade, entretanto algumas técnicas ainda precisam de tempo para se estabelecer ou sumir de vez, Um exemplo clássico foi o RPG, que muito se fala e não se apresenta nada de pesquisa, em muitos países esta técnica nem é comentada. Numa oportunidade foi apresentado esta técnica a um palestrante americano e ele ficou abismado, dizendo em tom duvidoso._ Vocês querem realinhar a coluna vertebral através deste método??!!!entretanto todos nós sabemos que esta técnica caiu vertiginosamente nos últimos anos. Protocolos costumam guiar o nosso atendimento, obviamente estes ou aquele paciente não se enquadrará na totalidade do protocolo.
Um Bom ano Novo a todos!!!

Nenhum comentário: