Notícias!!
segunda-feira, junho 30, 2008
Dor lombar que vai para perna-Ciático
Shifting Pain
Um deslocamento unilateral da dor quando a dor desaparece do locar original para outro lado é definido como “shifting”. E “shifting pain” pode ser sinônimo de uma “shifting lesion”. Essa situação clinica é comparada a uma mudança de sintomas quando um cálculo renal muda do rim para a uretra: a dor se move conforme a lesão se move. Para a dor poder mudar, tem que existir uma cavidade. E porque a dor lombar muda de um centro para o outro lado tem que existir uma cavidade central. A única cavidade central é o canal espinhoso e a única estrutura capaz de mudar nessa área é o disco.Veja também Hérnia de disco.
domingo, junho 29, 2008
Quiropraxistas Presos em Santa Catarina.
sexta-feira, junho 27, 2008
Quiropraxia no Brasil
A quiropraxia no Brasil é realizada por Fisioterapêutas, pois não cabem mais profissionais para esta técnica pois já está inserido na Fisioterapia de longa data desde pelo menos 1969. Para nós fisioterapêutas a quiropraxia é uma técnica,que deve ser baseadas em evidências e estudos científicos, olhem este E-mail que recebí no grupo da Sulbrafito do nosso Presidente o Fisioterapêuta Willians Logen.
"A Polícia Federal (PF) prendeu 26 norte-americanos em São José, na Região Metropolitana de Florianópolis. Os estrangeiros são acusados de prática ilegal de fisioterapia.
Segundo a PF, são 21 residentes de medicina e cinco professores de uma universidade da Flórida. Eles afirmam que estavam fazendo um trabalho voluntário de Quiropraxia com pessoas carentes da região.
Os estrangeiros chegaram a Santa Catarina no dia 15 de junho e voltariam para os Estados Unidos no fim de semana.
O Conselho Regional de Fisioterapia, que fez a denúncia, diz que os americanos estavam fazendo os atendimentos em um ginásio onde não havia as mínimas condições de higiene."
Fonte: http://g1.globo. com/Noticias/ Brasil/0, ,MUL615581- 5598,00.html
Então, estariam também os nossos amigos "Quiropraxistas" aqui do Brasil sujeitos a prisão por exercício ilegal da Fisioterapia?
Sim, pois acredito eu que a lei esteja valendo para todos. Estrangeiros ou não.
Ou será que o real motivo da prisão foi porque os estrangeiros tinham visto apenas como turistas? (como sugere uma outra matéria: http://www.clicrbs. com.br/diariocat arinense/ jsp/default. jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a2002979. xml).
Ou talvez por o atendimento estar sendo realizado em um ginásio sem as mínimas condições de higiene (como alega o crefito).
Entender de forma clara os reais motivos que levaram a prisão destas 26 pessoas, pode ser fundamental na formulação dos próximos capítulos desta novela que é a regulamentação da Quiropraxia no Brasil...
Olá colegas,
Como muitos acompanharam no noticiário ate da TV (RBS - estadual da Rede Globo aqui de SC) e nas listas de Fisioterapia pelo Brasil, 26 americanos que estavam aqui pela região incluindo Criciúma, Garopaba, Floripa, etc... foram autuados por atuação ilegal de Quiropraxia junto à população, tendo o visto de entrado no Brasil apenas de turistas.
Isso tudo foi desencadeado a partir de uma denúncia do nosso colega aqui da Sulbrafito, Sandro Ressler.
Ele recortou uma notícia de um jornal aqui da região que falava da ação dos picaretas e enviou com uma carta ao presidente do Crefito 10. A partir disso o Crefito passou a acompanhar os passos dos gringos e com uma ação da polícia federal conseguiu conduzir à delegacia da PF e depois para extraditá-los.
Ontem na reunião de Fisioterapeutas aqui da nossa região, discutimos bastante sobre a importância disso para a Fisioterapia e só temos a parabenizar o Sandro pela iniciativa.
Um abraço a todos,
quarta-feira, junho 25, 2008
8ªJornada Paranaense de Fisioterapia e IX congresso Paranaense de Ortopedia.
Este realmente promete ser um encontro memorável da orto-traumato no Paraná, onde estarão reunidos profissionais, ortopedistas e fisioterapêutas, das mais diversas especialidades, o congresso acontecerá de 14 a 16 de agosto e todos estão convidados, não percam pois eventos desta magnitude não acontecem todos os dias, aproveitaem para reciclar-se, encontrar velhos amigos, estudar um pouquinho todos merecemos depois de um semestre muito atribulado , onde dedicamos uma boa parte de nossas vidas ajudando pessoas com problemas ortopédicos. E sintom-me muito honrado de receber o convite para ministrar um workshop sobre " quiropraxia nas algias vertebrais", para vocês Fisioterapêutas que querem conhecer esta técnica estarei com os dados abaixo.
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Atividade: Workshop
Tema: Quiropraxia nas algias vertebrais
Qualidade: Palestrante
Horário: 17:00 - 17:50
Data: 14/08/2008 – quinta-feira – Sala 2 (Labor. da Fisioterapia Bloco Azul – 1º andar)
Universidade Positivo - Curitiba - PR
terça-feira, junho 24, 2008
Hérnia de disco lombar, o que você deve saber.
Segundo Dr. Cyriax a dor lombar com e sem irradiação para membro inferior(ciático) 90% provem do disco inervertebral, segundo o mesmo a dor originina-se de um conflito entre sistema neural e disco,ou seja há invação do disco no local aonde reside o nervo," dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo", e esta teoria é muito bem aceita pela AAO( assoc. Americana de Ortopedia). Uma vez o paciente constatado que está com hérnia de disco este não deverá sentar enquanto não houver melhora , pois quase todos os paciente com hérnia discal não toleram a posição sentada, isto se deve porque nesta posição, há uma inversão da curva lordótica que protege os nervos, está inversão provoca uma pressão do disco para região posterior , provocando compressão sobre o sistema neural. Pesquisas apontam que o pico maior de incidência de hérnia de disco ou protusão discal prevalece entre 40 e 60 anos de idade, os estudos mostram também que é raríssimo hérnia de disco antes dos 20 anos de idade, e esta incidência diminui após os 60 anos, um fato importante é que 30% a 40% das pessoas com hérnia de disco em exames de imagem são assintomáticos, o que reforça que não se deve realizar cirurgia apenas pelo diagnóstico de imagem, deve-se "operar" o doente e não o exame.Um outro detalhe relevante nos paciente com ciática é que quanto mais existe déficit neurológico (fraquesa no pé), mais rápido a dor melhora, isto ocorre devido a destruição das terminações nervosas álgicas em virtude do pinçamento. O déficit neurológico muito comum nesta afecção se não melhorar no primeiro ano após a lesão provavelmente será permanente e após 2 anos não esperamos melhora A parestesia provocada pela compressão desaparece mais rápido, já a sensação de tumefação desaparece bem depois, o reflexo patelar recupera-se em torno de 1 ano, já o reflexo aquileu permanece ausente 1 em 2 casos. As hérnias de nível L3 se recuperam mais rápido do que no nível L4/L5.
CURA ESPONTÂNEA( curiosidades!!!)
Lombalgia aguda: Cura de 2 a 6 semanas: risco de recidivas
Lombalgia crônica: Pouca tendência a cura espontânea, porque a protusão, recoberta pelo ligamento vertebral comum posterior, permanece intra-articular.
A frequência das crises diminui com o envelhecimento, devido apartir dos 50 a 60 anos, contraturas ligamentares, osteófitos, mobilidades diminuida das articulações interapofisárias limitam a mobilidade articular.
veja mais assunto clicando abaixo.
Cura da hérnia de disco.