Notícias!!

sábado, junho 30, 2007

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

Um simples vídeo para ilustrar um pouco do que fazemos com a Fisioterapia quiropráxica, as manobras de reajustes são um grande aliado no tratamento das algias vertebrais, aliás , considero a tecnica mais importante para o tratamento das dores nas costas, pescoço, ciática, cervicobraquialgias, enfim tudo que emgloba dores na coluna ou de origem da mesma, haja visto que muitas patologias de segmentos como membro superior e inferior podem ser de origem de alteração do fluxo neural por "subluxações", hipomobilidades , desta forma as vértebras devem ser reajustadas.

Instituto Physion

Escola séria e com bons professores.

quarta-feira, junho 27, 2007

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA

Fisioterapia quiropráxica em foco, .... sim fisioterapia quiropráxica, reconhecida pelo Coffito, é uma especialidade aqui no Brasil para fisioterapêutas. Gostaria que todos lessem a matéria abaixo e também toda a matéria na íntegra. Foi muito bem combatido pelo Dr. Joel Eufrázio, que aqui parabenizo-o pelo grande pronunciamente em defesa da Fisioterapia, aliás , como deveriam fazer muitos que teriam tais possibilidades."Surpreenderam-se aqueles com a capacidade e competência do Fisioterapeuta brasileiro que assimilou, aperfeiçoou e ampliou a prática da Quiropraxia, mostrando ao mundo que os profissionais de saúde poderiam romper com o monopólio de 16 universidades particulares norte-americanas e suas estruturas representadas pela WFC, a qual procura se apresentar como uma entidade oficial, induzindo a confundi-la com organismos públicos ou governamentais, ao citar uma hipotética relação de influência regulamentadora no âmbito da OMS. Ora, esta entidade WFC é uma associação privada e como tal atua e defende os interesses de suas organizações todas puramente mercantis. Poderia até ser legítimo não fosse a gulosa e desvairada ambição pela reserva de mercado. Além do mais, a OMS não regulamenta cursos em lugar algum do mundo. Não é esta a sua atribuição e finalidade".leia na íntegra em Fisioterapia quiropráxica.

domingo, junho 24, 2007

Manipulação espinhal.


Olá pessoal, vejam este estudo sobre comparação de manipulação espinhal com outras modalidades de tratamento.



Síndromes crônicas de coluna: um estudo piloto comparando acupuntura, antiinflamatórios não esteróides e manipulação espinhal
(Chronic spinal pain syndromes: a clinical pilot trial comparing acupuncture, a nonsteroidal anti-inflammatory drug, and spinal manipulation)
Giles, L. G. Muller, R..
[Journal Manip Physiol Ther 1999 22(6): 376-81]

Objetivo: Comparar acupuntura (de agulhas), medicação (tenoxicam com ranitidina) e manipulação espinhal no cuidado de dores crônicas de coluna (> 13 semanas de duração).

Design: Estudo prospectivo, randomizado com avaliação pré-intervenção e pós-intervenção independente. Local: Clínica especializada em dores de coluna em Townsville General Hospital, Queensland, Austrália.

Sujeitos: 77 pacientes (sem contra-indicação para a manipulação ou medicação) foram recrutados. Intervenções: protocolos de intervenção definidos: acupuntura por agulha, medicação anti-inflamatória não-esteróide e manipulação espinhal. Medidas de resultado: medidas de resultado foram as mudanças (4 semanas vs. visita inicial) nas pontuações de (1) Oswestry Back Pain Disability Index, (2) Neck Disability Index e (3) três escalas visuais de intensidade da dor local. Resultados: A randomização foi um sucesso. Após um período de 30 dias após a intervenção, a manipulação espinhal foi a única intervenção que atingiu melhoras estatisticamente significantes (porcentagem de mudança das pontuações iniciais) sendo (1) uma redução de 30,7% na escala Oswestry, uma melhora de 25% na escala de incapacidade cervical e (3) reduções na escala visual de dor de 50% para dor lombar, 46% para torácica e 33% na dor cervical. Nenhuma das outras intervenções mostrou uma melhora significante em qualquer das medidas.

Conclusão: A consistência do estudo provê evidências, apesar de algumas discutíveis deficiências de um estudo piloto, que em pacientes com síndromes dolorosas crônicas da coluna, a manipulação espinhal, caso não contra-indicada, resulta em melhora superior à acupuntura e medicação.

Talento.

Nosso blog que tem assuntos bem definidos também tem o seu momento cultural, tudo que achamos interessante colocamos aqui paa que você que nos lê, também possa curtir um pouco, veja só o desempenho desta janponezinha?, Filipina ?, ainda não sei, mas tem um grande talento, abraço a todos e bom domingo.

sábado, junho 23, 2007

Tendinite do cabo longo do bícepes.




Outro dia fui criticado por não falar de tendinite do cabo longo do bícepes, ocorre que falei sobre ombro doloroso, e de uma forma geral a reabilitação não muda. Acredito que a leitora em questão se equivocou, pois a síndrome do impacto pode lesionar várias estruturas, em primeiro lugar é o tendão do supra espinhoso e a bursa subacromial. O tendão do cabo longo do bícepes também pode se lesionar na síndrome do impacto, o que mais importa a nós fisioterapêutas é como devemos recuperar a biomecânica, pois a lesão surge da alteração da biomecânica e claro envelhecimento biológico do tendão.clique aqui para saber sobre o ombro doloroso.

síndrome do impacto

segunda-feira, junho 18, 2007

Manipulação-lombar Rool

Esta manobra de Lombar rool é muito utilizado tanto por Fisioterapêutas Quiropraxistas, Fisioterapêutas osteopatas, Fisioterapêutas Manuais etc..., digo sempre Fisioterapêuta, porque antes de tudo FISIOTERAPÊUTA, a especialidade pode ser variada entre os profissionais, mas muitas técnicas são muito parecidas, muda apenas o conceito do Criador do método. O que não pode ocorrer que pessoas que teêm ocupação e não uma profissão, se intitulem profissionais, qundo não o são, admiro muito a Quiropraxia da Palmer, mas isto é lá nos EUA, aqui no Brasil os Fisioterapêutas são os que deteêem as técnicas manuais, seja ela qual for. Todas as manobra são tecnicas, não interessa para meu paciente se estou aplicando uma manobra de maitland, Quiropraxia ou Osteopatia, ou tecnicas de terapia manual, o que importa para ele é o resultado, chancelas a parte, acho salutar que utilize o termo Fisioterapia osteopática, acho correto, como também utilizo: Fisioterapia Quiropráxica, Fisioterapia manual etc....

Congresso Sulbrafito2007- façam suas inscrições.

Doutores Fisioterapêutas e estudantes façam logo suas incrições não percam esta Oportunidade, é muito raro hoje em dia congresso desta magnitude.clique no link e faça sua inscrição.

.

terça-feira, junho 12, 2007

Reportagem Quiropraxia


Uma reportagem saiu no jornal da cidade sobre QUIROPRAXIA.

domingo, junho 03, 2007

Miss universo 2007

Momento de descontração em nosso blog, a miss universo de 2007 é uma Japonesa, muito bonita por sinal, mas na minha opinião a Brasileira é belíssima!!!!!merecia ganhar o título.

Recorde de visitas


Neste ano de 2007 , nosso blog bateu todos os récordes até agora, e agradecemos ao internautas que acessam o nosso singelo blog, sobre Fisioterapia, terapia manual, quiropraxia, tecnologia móvel, parece uma miscelânea, mas são assuntos que aprecio muito, muito obriga e façam comentários, procurarei melhorá-lo cada vez mais, até mais.Abaixo g´rafico de visitas. Record em maio com 7233 internautas visitando-nos. Obrigado!!!!

sábado, junho 02, 2007

Massagem para dor lombar.

Epicondilite Lateral -Quando falha o tratamento local.


Epicondilite Lateral pode ser provocada por uma disfunção cervical. Estreitamento do canal intervertebral pode irritar ou comprimir o nervo meningeo recorrente e fibras simpáticas no interior da porção anterior das últimas raízes cervicais. Feistein descobriu que a estimulação do sistema dos mecanoreceptores e nociceptores capsulares de um segmento cervical modifica a atividade eletromiográfica da musculatura dos membros superiores. Teoricamente o envolvimento da raiz de C6, secundário a uma disfunção no segmento de C5, C6, causa fraqueza nos extensores radiais de punho, deixando-os suscetíveis a uma lesão. Gunn e Milbrandt descobriram na prática clínica, que quando o tratamento local em pacientes com epicondilite falhava, se instituissem tração e mobilização cervical, 47 dos 50 pacientes relataram desaparecimento da dor. Conseqüentemente a coluna cervical deve ser também avaliada, quando examinamos um caso de epicondilite. O arco de movimento da coluna cervical pode estar limitado na rotação e na inclinação para o lado afetado. O teste de força dos membros superiores pode ser positivo quando houver envolvimento do nervo radial. Quando ele se encaminha pra as extremidades superiores o nervo radial pode ser pinçado no trajeto, criando fraqueza nos extensores radiais do punho. Werner detectou que tecido neural era menos elástico em pacientes com dor lateral no cotovelo. O pinçamento do nervo radial apresenta uma sensação de dor localizada originalmente no antebraço. Intervenção: O tratamento da EL foi bastante relatado na literatura, mas nenhum protocolo por si só mostrou ser eficiente. Isto comprova a diversidade das causas que podem provocar a EL. Noteboom et al. apresenta 5 áreas de intervenção, que estão aqui descritas paralelamente com restauração da biomecânica articular e intervenção na coluna cervical.
Isto mostra que a epicondilite constituindo em uma das mais difíceis patologias de se tratar na ortopedia e fisioterapia devido ao complexo de diagnóstico etiopatológico que apresenta. Difícil é manter o paciente em um programa de reabilitação adequado devido ao tempo , ansiedade do paciente que melhorar a dor a qualquer custo, isto também traz ansiedade ao Médico e fisioterapêuta, outra causa é a baixa remuneração imposta por planos de saude, se formos considerar o tratamento globalizado de uma paciente com epicondilite , o tratamento demoraria em torno de 2 horas, seria empregado tratamento local com recursos eletrotermoterapêuticos e reajuste espinhal através da quiropraxia. Para saber mais clique em Fisioterapia Salgado.