Notícias!!

quarta-feira, outubro 18, 2006

DOR NO COTOVELO-SÍNDROME DO SUPINADOR.


Anatomia/
O nervo radial localíza-se junto ao septo intermuscular do braço, passando entre o músculo braquial e braquioradial e extensor radial longo do carpo, entrando no antebraço em frente ao capitélio e a cabeça do rádio. Antes de passar entre as duas partes (superficial e profunda) do músculo supinador, o nervo radial emite ramos que inervarão o braquial, o braquiorradial, o extensor radial longo do carpo, o nervo radial emitirá ramos que inervará o próprio supinador, extensor longo dos dedos, extensor próprio do 5º dedo, extensor ulnar do carpo, extensor longo do polegar,extensor próprio do indicador, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar, e extensor do polegar.A Arcada de frohse é um arco fibroso presente em aproximadamente 30% das pessoas na borda proximal do músculo supinador.O nervo radial divíde-se em dois ramos:
sensitivo e motor.
















A etiologia/

a etiologia (causa) é a compressão que o ramo motor sofre ao cruzar estas duas estruturas, as arcada e Frohse e músculo supinador, ou deve-se a compressão circundantes, tais como bursa aumentada de volume, cistos, tumores, fraturas viciosamente consolidadas, hipertrofias musculares, movimentos repetitivos de pronosupinação com força.

Sintomas/

dor no terço proximal do antebraço, que se exacerba durante o esforço, diminuição da força ou mesmo paralisia dos músculos inervados pelo ramo motor(nervo interósseo posterior após a passagem pelo músculo supinador). O diagnóstico diferencial é realizado com os processos inflamatórios do cotovelo (artrite Reumatóide, contusões, etc)Epicondiloalgia-Cotovelo de tenista, também chamada de Tennis Elbow.

Diagnóstico/

Nem sempre é fácil devido a similidade com outras patologia, no entanto exames como eletromiografia dinâmica, já que em repouso o exame poderá ser normal.

Tratamento clínico/

Inicialmente é sempre conservador:

Antiinflamatório não estoroidais entre 15 a 20 dias.

Fisioterapia/( condulta pessoal)Dr. Ricardo Sena.

Calor local- utilizo hidrocolactor-porém outros recursos também podem ser utilizados, tais como microondas e ondas curtas-CUIDADO! Se o paciente estiver com quadro agudo poderá haver piora dos sintomas. Sugiro calor superficial compressas quentes, infra vermelhos , parafina .
Massagem miofacial-Crochetagem mioaponeurótica- ( abrir as fascias)
corrente analgésicas-Utilizo Ultra exitante por 10 minutos com o objetivo analgésico, mirrelaxante, drenagem de edemas locais.
Ultra som combinado com interferencial para dinamizar o efeito analgésico, miorrelaxante, e também drenagem de edema.
crioterapia - tem efeito analgésico, vasocontrictor e inibe formação de novos edemas locais perineurais.
Alongamentos dos músculos extensores devem ser leves e indolores, reservo estes para uma fase mais tardia, onde ja existe um controle da dor.

Tratamento cirúrgico/

Geralmente é de exceção, o objetivo é a liberação do nervo, das estruturas causadoras da compressão, além da liberação, os cirugiões aconselham a microneurólise do nervo radial, que permite o retorno mais rápido às funções.

fonte: Folder informativo: Dr. Osvandré Lech.

Nenhum comentário: