Notícias!!

quarta-feira, agosto 23, 2006

Projeto prevê Internet sem fio em todo o país

Em 20 dias, o governo federal deverá anunciar a criação da rede de Internet banda larga com a tecnologia WiMax no país inteiro, revelou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

A rede atenderia a escolas, centros de saúde e governo. O WiMax é uma tecnologia nova, padronizada no final de 2005. Nos Estados Unidos, é considerada a quarta geração da telefonia móvel (4G).

Para atingir seu objetivo, Costa resolveu interferir na independência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O ministro já tentou cancelar o edital publicado em fevereiro para freqüências de banda larga sem fio com tecnologia WiMax e o regulamento do MMDS (TV paga via microondas). As empresas de MMDS podem instalar WiMax nas faixas de freqüência que já têm.

- Vamos criar um consórcio envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e as empresas - afirmou Costa.

Segundo o ministro, os municípios terão acesso não apenas à Internet, mas a todos os instrumentos que a banda larga traz. Na semana passada, a Anatel rejeitou a interferência do ministro. Costa planeja editar uma portaria que cancela o edital de freqüências para o WiMax. Especialistas na área avaliaram na semana passada que a medida seria ilegal. A meta do ministro é reverter a proibição de compra de licenças para concessionárias fixas (Telemar, Telefônica e Brasil Telecom) nas suas áreas de concessão. A Anatel optou por essa forma para incentivar a competição. O ministro discorda:

- Entendemos, como governo, que as fixas começam a enfrentar uma crise. A morte do telefone fixo está acontecendo muito mais rapidamente do que a gente imaginava.Notícias veiculada na Zero Hora

O MMDS atende a 41 das 50 maiores cidades brasileiras.

Nenhum comentário: