Notícias!!

terça-feira, agosto 01, 2006

Carregar peso!! Cuidado com a coluna vertebral.



A figura ao lado demonstra o quanto é prejudicial carregar o peso em um só lado do corpo, a pressão sobre as vértebras aumentam potencialmente, notem neste exemplo, que a pressão vertebral na figura do lado direito ultrapassa os 70 kg e o musculo do lado oposto faz uma força equivalente a 142 kilos, com um peso carregado pelo braço de 30kg, se distribuir o peso nos dois braços, sendo metade para cada braço, haverá uma menor carga na coluna vertebral 40kg. Pense nisso!!







nesta figura também evidencia como na primeira imagem, o indivíduo pegando peso com a coluna flexionada e joelhos estendidos, a carga sobre a coluna vertebral, ultrapassa incríveis 750 kg, que neste caso o indivíduo estava levantando 50kg, já na outra imagem , onde o indivíduo esta com a coluna reta, e os joelhos flexionados, a pressão sobre a vértebra cái para menos da metade. Pense nisso!!


Neste exemplo as cargas sobre a coluna lombar , são interessantes, segurar um peso de 10 kg com os braços estendidos, equivale a uma pressão de 298 kg, superior ao outro exemplo de uma pessoa carregando 227 sobre a cabeça, é claro este exemplo vale só para coluna lombar no nível L5/S1.







Neste exemplo, evidencia exercícios que utilizamos e orientamos os paciente para diminuir a compressão discal em caso de hérnia de disco. É claro nem todos os exercícios são adequados para todos os casos, e estes só são prescritos numa fase que é possível prescrever os exercícios.

Um comentário:

Anônimo disse...

É correto pisar nas costas a fim de "alinhar" a coluna? Caso positivo, qual é a forma correta de se fazer isso?