Notícias!!

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Diga não ao ato médico!!!

Entrevista do Presidente doCrefito 8, Dr. Pedro Beraldo sobre o projeto de lei do Ato médico, assitam por favor as explicações bem colocados do Nosso Presidente.

Crefito 3 de São Paulo: Parabéns!!!

O crefito de São Paulo está de Parabéns pela inauguração da nova sede, parabéns ao Dr. Gil Lúcio, aos conselheiros, enfim a todos os profissionais que alí trabalham e engrandecem o nome da fisioterapia no cenário nacional.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Saude: O valor da escolha na saúde.


Caros colegas e simpatizantes de nossa profissão: A hora está passando!!O momento é agora, ou nunca mais, A União Faz a força!!Vejam o pronunciamento do Dr. Pedro Beraldo ,Presidente do Crefito 8, o qual tomo a liberdade para fazer a transcrição na íntegra.

Opinião

Quinta-feira, 17/12/2009


O valor da escolha na saúde

Publicado em 15/12/2009 | Pedro Cezar Beraldo

Por definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o “bem-estar físico, mental e psicossocial”. Portanto, não dá para considerar apenas a ausência da doença como condição de saúde, definida como um direito universal pela Constituição brasileira.

O nosso sistema de saúde até pode ser considerado modelo para outros países. No entanto, devemos ser críticos, na busca do constante aperfeiçoamento, em função da própria evolução dos conhecimentos e recursos, o comportamento das doenças e, principalmente, motivados pela necessidade de não se esperar adoecer para depois tratar.

Nossos “planos de saúde”, na minha visão, sempre foram “planos de doença”. Imagino um plano de saúde que contemple, como prioridade, as ações preventivas. Quero poder consultar um nutricionista, um psicólogo, um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional de maneira regular, ou quando sentir necessidade de emagrecer, cansaço mental por sobrecarga no trabalho, dores na coluna – sem precisar estar doente. Não quero tornar-me um indivíduo de risco a desenvolver infarto do miocárdio e, que depois, invistam em mim uma verdadeira fortuna numa ponte de safena.

Nossos níveis cultural, científico, tecnológico e financeiro estão melhorando. Felizmente, não se morre mais de “doenças do século passado”, devido a investimentos em campanhas de vacinação, por exemplo. As ciências da saúde se desenvolveram muito, a ponto de termos hoje a opção de 13 profissões regulamentadas, para ajudar a cuidar da nossa saúde. Graças a elas, pudemos contar com o jogador Ronaldo na Copa do Mundo, continuar ouvindo as belas canções de Herbert Viana e ver atletas paraolímpicos quebrando recordes.

Não podemos apoiar propostas que busquem o retrocesso. Somos parceiros, respeitamos, precisamos e queremos trabalhar sempre em parceria com todas as especialidades da saúde. Os médicos, em especial, são atores fundamentais nesse processo. No entanto, projetos de lei como o já aprovado na Câmara dos Deputados e que agora segue ao Senado – o denominado “Ato Médico” – é considerado inadequado por todas as demais profissões da área da saúde. A manutenção de atitudes compartilhadas é vital à construção de equipes de saúde.

Se este projeto virar lei, confiscará da população o direito ao necessário atendimento multidisciplinar, pela escolha livre e direta. O Brasil possui cerca de 340 mil médicos e 2,7 milhões de profissionais das demais áreas da saúde. Todas possuem formação universitária e conhecimento científico e são plenamente qualificadas para tratar quaisquer doenças ou disfunções, em suas competências específicas. Segundo dados do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), a maioria das doenças possui causas multifuncionais e, para ser tratada com sucesso, exige também um atendimento multiprofissional.

Um importante passo no sentido de construir este novo modelo de saúde, foi o recente reconhecimento, pelo INSS, dos identificadores da Classificação Internacional de Funcionalidade, Disfunções e de Saúde, para a concessão de benefícios. O nosso sistema de saúde não sabe, com os identificadores atuais baseados na Classificação Internacional de Doenças (CID), como anda a saúde da nossa população.

Por exemplo, dez pessoas vítimas de um acidente vascular encefálico (AVE), conhecido como derrame, possuem quadros clínicos e funcionais muito distintos, e prognósticos (possibilidades de evolução e cura) que podem variar muito. Com o atual sistema de controle, todas as pessoas são consideradas iguais, por terem sofrido o mesmo mal. Há alguns anos, uma vítima de AVE, ou de lesão medular, por exemplo, seria considerada incapaz, inválida. Com o advento de outras propostas multidisciplinares de tratamento – que incluem, por exemplo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicóloga, assistência social etc – a maioria volta a ter uma vida útil e produtiva. Precisamos evoluir, não retroceder.

Todas as medidas políticas, administrativas e judiciais cabíveis para garantir a dignidade plena das profissões e o convívio harmônico entre elas devem ser buscadas num sistema democrático. É nosso dever proteger a saúde da população brasileira, em seu direito de escolha.

O projeto do Ato Médico, como se encontra, “endossa” uma equivocada hierarquia, ilegal e ilegítima, do ponto de vista jurídico, vigente no sistema de saúde brasileiro. É preciso mudar nossa cultura. E este é o momento. A população e as autoridades precisam se convencer de que a prevenção e a promoção de hábitos saudáveis de vida podem evitar problemas de saúde futuros, com grande impacto nos gastos públicos. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assim como muitos outros profissionais, sempre atuaram nesta linha, de promoção da saúde e da qualidade de vida.

O sistema vigente penaliza principalmente as pessoas que se utilizam do SUS, mas também aquelas que precisam do sistema privado. Ambos, SUS e planos, reproduzem esse modelo equivocado e ainda atrelam a remuneração de profissionais de outras áreas, como os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais, à tabela de honorários médicos.

Neste momento, cabe a cada profissional rejeitar a relação de subordinação criada no sistema de saúde. Não podemos abrir mão da autonomia em nossos atos privativos, ao mesmo tempo em que devemos estimular a atuação interdisciplinar, em benefício da saúde da população. Para que estes objetivos sejam alcançados, a liberdade de escolha precisa ser respeitada claramente como um direito do cidadão.

Pedro Cezar Beraldo é presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Paraná e professor da PUCPR e da Universidade Positivo


quinta-feira, dezembro 10, 2009

Fisioterapêutas de Goioerê Protocolam pedido de revisão dos valores pagos por Convênios de saúde.


Foi protocolado junto a agência local da Unimede, um pedido de revisão dos valores pagos por convênios de saúde. Os Fisioterapêutas reclamam que de 1992 para cá o salário mínimo sofreu reajuste em torno de 665%, e os valores pagos por procedimento Fisioterapêuticos "amargam" um jejum sem aumento de 17 anos, sendo que em 1992 os profissionais recebiam como por exemplo uma recuperação cinético funcional de um pós operatório de joelho algo em torno de R$ 5,00 e Pasmem!!! ainda continuam recebendo os mesmo R$ 5,00 após 17 anos de sofrimento, segundo os Colegas está insuportável trabalhar por estes valores. Os Fisioterapêutas estipularam um prazo de 15 dias apartir de 10.12.2009, para um posicionamento da prestadora de serviço de saúde.

sábado, dezembro 05, 2009

Fichas de Avaliação

Aos colegas que estiverem interessados estou postando em fichas de avaliação cérvicotorácica e lombopélvica, apesar da orientação do site do responsável para a não reprodução, acredito que não terá problema, pois a reprodução é na íntegra em pdf.

Ficha de avaliação Cérvicotorácica

Ficha de avaliação lombopélvica

Ficha de evolução

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Ato médico

Aos colegas Fisioterapêutas e profissionais de saúde.
Existe uma enquete no site do Senado Federal para consultar a população se ela é a favor ou contra a regulamentação do exercício da medicina nos termos do projeto PLS 268/02.
Essa enquete deverá ficar no ar durante o mês de dezembro.
Defenda a autonomia dos profissinais da saúde e garanta que a saúde seja levada a toda população.

Seja CONTRA, Vote não ao Ato Médico no site do Senado Federal.

A enquete está no canto do site... vota lá!!!

segunda-feira, novembro 30, 2009

Cefaléia

A distribuição populacional de todas as cefaléias em um grande estudo populacional mostrou que a cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea em 16%.

Enxaqueca ou migrânea é a cefaléia cuja prevalência (número de casos de cefaléia numa determinada população em um determinado período) varia de 10 a 20% da população. Ocorre preponderância feminina em todos os estudos com uma proporção homem:mulher 1: 2-3. As razões para a preponderância de cefaléia na mulher ainda não são bem entendidas mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. A influência dos hormônios femininos pode ser mais importante em migrânea do que em cefaléia tipo tensional. Continua aqui SBCe (sociedade Brasileira de Cefaléia)

Existem Basicamente 3 grupos possíveis de tratamento manipulatório da " dor de cabeça", segundo a Sociedade Internacional de Cefaléia, inclue a cefaléia Tensional, Cefaléia cervicogênica e Migrânia.

Cefaléia Tensional

É caracterizada por dor unilateral, pressão, aperto não latejante e não agravado pela rotina de atividade física. Geralmente é de média à moderada e não inibe as atividades. Fatores principiantes são o Stress, conflito emocional e depressão.Hoyet, Shaffer, Bard et al, em 1979 comparam a manipulação osteopática e procedimentos para tecidos moles.

Soft Tissue : (Tecidos moles) O tratamento compreendia amassamento, pressão profunda e alongamento.

Manipulação: HVBA- Manobra de alta velocidade e baixa amplitude.

A cefaléia foi avaliada antes e imediatamente após o tratamento.

Resultados:

O grupo de manipulação houve decrescimo da dor em 49% dos casos. Mas manteve-se inalterado ambos os grupos nos exames palpatório. Em 1998 , estudos de Bove e Nilsson, terapia para tecidos moles, mais manipulação cervical foi comparado com Laser de baixa intensidade. Cada grupo recebeu 2 sessões por semana por quatro semanas. Ambos os grupos experimentaram redução significante dos sintomas. Estudos sugerem que a manipulação não confere um adicional benefício em relação aos pacientes que tiveram massagem e trigger Point release.Desta forma cuidados Quiropráxicos isolados não trazem benefícios utilizados isoladamente, por isso é recomendado a terapia manual de tecidos moles.

Cefaléia Cervicogênica

o IHS ( sociedade internacional de cefaléia) descreve esta dor de cabeça associada com dor no pescoço, occipital, podendo projetar para frente, região temporal, vertex, ouvido e órbita. Este tipo de cefaléia é pobremente reconhecida pelo círculo médico não especilistas e prontamente descrita por Quiropraxistas e Fisioterapêutas manuais. Estudos demonstram que a terapia manipulatória e exercício demonstrou redução singificativa em 200 sujeito estudados.

Migrânea

O tratamento da migrânea pelo ajuste quiropráxico é controverso em comparação com a cefaléia cervicogênica e cefaléia tensional. Muitas causas tem sido apontadas como principiantes . São fatores como alimento ricos em tiramina, chocolate, queijos, vinho vermelho, alcool e alimentos fermentados, fatores ambientais como mdança da pressão barométrica, cheiro ambiente, sons alto, certos doces, privação de sono, fatores psicossocial, particularmente associado ao stress, ansiedade e até mesmo fatores hormonais.


Conclusão:

Os estudos demonstraram que na cefaléia cervicogênica e tensional os ajustes quiropráxicos, massagem de tecidos moles e exercícios melhoram singificativamente a frequência e intensidade de dor, já na cefaléia do tipo Migranea com ou sem aura( visão de estrelinhas ou formigamentos), não foi demonstrado ser benéfico os ajustes manipulatórios nestes ensaio.


domingo, novembro 29, 2009

Sulbrafito 2009-Fotos











Algumas fotos do congresso Sulbrafito 2009 de 02 à 04 de novembro.Pode-se visualizar o Centro de convenções lá do hotel.

Clínica da Coluna

Pessoal!! como prometí mais fotos da clínica da coluna.Com duas semanas após as fotos anteriores.









sexta-feira, novembro 27, 2009

Clinica da Coluna



Estamos com dois meses de obra da nova clínica da coluna. Sonho acalentado há muitos anos que está sendo possível com muito sacrifício dar continuidade a Obra, esperamos inaugurá-la em Fevereiro de 2010, espero que tudo ocorra bem. Posto algumas fotos que tirei há duas semanas, na semana que vem colocarei mais fotos, assim os meus leitores poderao acompanhar o andamento da construção.



ANS em Reunião com os Fisioterapêutas

Foi um lapso de nossa parte não divulgar esta reunião da ANS , APfisio, Coffito e crefitos em 08/06/2009, sobre a regulamentação dos honorários Fisioterapêuticos, onde mais uma vez percebo lá no fundo que a ANS procura de todas as formas esquivar-se de suas responsabilidade, usando meias palavras, esta opinião é minha e acredito que se a ANS sendo a regulamentadora dos planos de saúde suplementar ela deve sim intervir fortemente e diretamente nos planos de saúde, pois a defazagem para em torno de 665% de levarmos em conta que em 1994 o salário mínimo era de R$ 70,00 e hoje são 465,00, fazendo as continhas isto oscila em torno de 665%, vale lembrar obviamente que neste período todo, não tivemos nenhum ajuste, então os Fisioterapêutas estão empobrecendo enquanto os planos de saúde estão enriquecendo ?. Mas a justiça tarda mas não falha e dias melhores virão. Parabéns a Presidente da APfisio Marlene Izidro Vieira pela "luta" em busca de melhores condições de trabalhos junto às prestadoras de serviço de saúde.Gostaria que todos vissem a reportagem , e procure se informar para que esta luta faça algum sentido que é para o bem comum a todos nós profissionais.


terça-feira, novembro 24, 2009

Ato Médico-Pronunciamento do Presidente do Crefito 8.

Peço para que todos os Fisioterapêutas e outros profissionais de saúde que acreditam que teêm direitos legítimos ao seu exercício profissional, atentem ao pronunciamento do Dr. Pedro Beraldo, Presidente do Crefito 8. O seu pronunciamento que inclusive feito com muita propriedade, esclarece os riscos pelo qual os Fisioterapêutas e demais profissionais passarão a ter se for aprovado o projeto de Lei de regulamentação do "Ato Médico".

domingo, novembro 22, 2009

Ajuste Quiropráxico provida por Fisioterapêutas.


Nada contra os Quiropraxistas, entretanto nós encaramos as técnicas de ajuste Quiropráxicos como uma forma de intervenção manual nas algias vertebrais. Poderímaos chamar de Manipulação espinhal, entretanto os princípios das manobras são baseados no conceito da Quiropraxia.Trata-se de uma técnica brilhante criado por Daniel David Palmer em 18.09. 1895. Palmer acreditava que algumas doenças provinham da coluna vertebral, e em tese ele tinha razão, no entanto sabemos hoje em dia que existem muitas causas como as infecções por exemplo. Por um outro lado terapêutas e pacientes entendem facilmente que "compressões" dos nervos a nível vertebral pode propriciar uma série de alterações músculo-esqueléticas, hoje conhece-se muito bem o "double Crush" ( Duplo Trauma), onde compressões na coluna podem propriciar compressões em nervos distais, acredita-se que compressões dos nervos da coluna pode "fragilizar" a resposta motora , desta forma as estruturas distais ficam desprovidas de um controle completo, podendo originar como por exemplo uma mialgia, uma tendinite por ineficácia motora, estudos de condução elétrica pesquizados por Dahlim (1991) notou que compressões leves 10 mmhg pode já provocar alterações na condução eletrica do nervo e provocar alterações neuro-motoras importantes. Por isso o ajuste quiropráxico provoca um impacto favorável na restauração do "controle" neuromuscular, melhora da condução elétrica e desbloqueio do fluxo axoplasmático já bem descritos na literatura por Uptom e Mc comas em 1973.

quinta-feira, novembro 19, 2009

ANS- Planos de Saúde podem ainda ter a maioria nesta Agência.


Cerca de 70 entidades das áreas de saúde e defesa do consumidor protestam contra os nomes indicados pelo Ministério da Saúde para duas diretorias da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o órgão federal que controla o mercado de planos de saúde. Os indicados são Maurício Ceschin e Leandro Reis Tavares. Eles já ocuparam altos cargos em empresas do setor de planos de saúde. Isso, na visão das entidades, levaria a ANS a defender mais o interesse das operadoras que o dos clientes.

É a ANS, por exemplo, que estabelece se determinado exame ou cirurgia precisa estar na lista de procedimentos obrigatórios. A agência multa a operadora que nega ao paciente uma cirurgia ou reajusta as mensalidades de forma abusiva. Para chegar à diretoria da ANS, Ceschin e Tavares ainda precisam ser avaliados pelo Senado. A Presidência da República enviou os dois nomes aos senadores na última semana, mas ainda não há data para a sabatina.

Ceschin foi presidente da Qualicorp, que oferece seguros de saúde, e superintendente da Medial, uma das maiores operadoras do país na área. Ele foi indicado ao cargo de diretor de Desenvolvimento Setorial. Essa diretoria cuida do chamado ressarcimento ao SUS (quando um cliente de plano de saúde é atendido na rede pública, a operadora deve pagar à União).Tavares foi um dos chefes da Amil, outra gigante do setor. Ele, que já trabalha na ANS como assessor especial, foi indicado a diretor de fiscalização. Essa diretoria fiscaliza se as operadoras estão cumprindo as normas e aplica as multas.

Caso o Senado aprove Ceschin e Tavares, a ANS terá três de seus cinco diretores oriundos de empresas de planos de saúde. O atual diretor de Normas e Habilitação, Alfredo Cardoso, já ocupou um alto posto no grupo Amil. Até agora, a maioria dos diretores da ANS era da área de saúde pública. "Com as novas indicações do governo Lula, as empresas do mercado terão maioria e ditarão os caminhos da saúde suplementar", diz João Maria Medeiros, presidente do Sinagências (sindicato de funcionários das agências reguladoras).

"É um escândalo", concorda Mário Scheffer, presidente do Grupo Pela Vidda, de São Paulo. Também criticam as indicações entidades como o Conselho Nacional de Saúde, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e o Cebes (Centro Brasileiro de Estudos da Saúde).

A reportagem da Folha de S.Paulo não conseguiu contato com Ceschin nem com Tavares. O Ministério da Saúde, que indicou o nome de ambos, disse que a escolha foi técnica. O presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, diz não ver problemas no fato de pessoas do mercado se tornarem diretoras. Para ele, a presença de visões diferentes "até enriquecem a questão regulatória". Mas ressalva: "Ter uma visão preocupada com o crescimento do mercado é, em minha opinião, equivocado. O papel da agência reguladora não é de fomento, crescimento a qualquer preço. É de garantir equilíbrio e segurança aos dois lados [operadoras e clientes]".

Fonte: Folha de S.Paulo

Voltar

sexta-feira, novembro 13, 2009

Mesa de Flexo-Distração-Dor lombar - Hérnia de disco.


DOR LOMBAR
É o segundo sintoma que leva um paciente a procurar cuidados médicos. A qualquer hora 6,8% da população sofre de dor lombar. Os custos atingem 50 bilhões por ano direto e indiretamente nos EUA - ( M R Gudavalli, phd).

90% da dor lombar com ou sem irradiação para membros inferiores provém do disco intervertebral ( J. Cyriax) . Entretanto os seus seguidos estimam esta afirmativa em torno de 75%.

Durante a crise de Dor

A primeira coisa quando o paciente sente uma crise aguda é não se desesperar, existem várias formas de tratamento que mais se adequará ao seu estado de dor. Em suma destacamos alguns tratamentos:
1º O paciente pode não fazer nada e a condição melhora expontaneamente , variando de 6 semanas a 1 ano.
2º Pode ser prescrito aparelhos Ortóticos ( coletes) e medicamentos antiinflamatório.
3º O paciente pode optar por cirurgia ( em caso de hernia discal)
4º Pode procurar um tratamento Fisioterapêutico com profissional especializado no atendimento da dor lombar aguda , hernia de disco e este irá verificar qual técnica será mais adequada ao caso, podendo ser ajustes quiropráxicos, osteopáticos, terapia manual, eletroterapia, alongamentos, mesa de flexo distração, todos este isoladamente ou em conjunto.

Nos EUA 31 % do americanos procuram serviços de Quiropraxia para um primeiro episódio de dor lombar.

Existem vários protocolos de tratamento, em nosso serviço adapatamos uma sequencia de manobras respeitando a posição antalgica do paciente.Como o pacien apresenta muita dor para ficar em decúbito, utilizamos os seguinte critérios:
1º critérios - Pacientes Tolerantes ao decúbito Pronado ( de barriga para baixo), se o paciente adota esta postura e não sente tanto dor,tolera este decúbito é porque a protusão discal, ou o prolápso discal está aquem da cortical do corpo vertebral posterior e esta posição estendida não piora a compressão sobre as terminações nervosas dolorosas. Esta será a posição inicial de tratamento, onde será instituido ajuste quiropráxico torácicos, seguindo de ajustes de Cyriax , trigger points release e tração unilateral modicado pelo stretch reverso, ou stretch normal, o que for mais confortável para o paciente.
2º Critério - Paciente intolerantes ao decúbito Pronado ( de barriga para baixo), se o paciente não tolera este decúbito é porque a protusão discal, ou o prolápso discal está muito além da cortical do corpo vertebral posterior e esta posição estendida piora a compressão sobre as terminações nervosas dolorosas.Instituiremos então com Cyriax (stretch reverso ou stretch normal , o que for mais confortável ao paciente; Trigger points release , finalmente se possível o ajuste quiropráxico, dando ênfase no lombar rool e liberação da torácia média .

MESA DE FLEXO DISTRAÇÃO-Fabricado pela TECHMEC.

O governo americano financiou o colégio Nacional de Quiropraxia em coloboração com a universidade de Loyola para verificar os efeitos e eficácia da mesa de flexo distração.

O RESULTADOS:

O procedimento reduziu signficativamente a pressão intradiscal tanto em disco pressurizados quando em discos não pressurizados, estes resultados podem serems vistos nas tabelas a seguir, tendo como fonte o Lombar Back Pain- de Cox.
fig 1- Nesta imagem podemos verificar a descompressão a medida em que há a distração. clique na imagem para ampliá-la.










fig 2- nesta imagem podemos verificar os resultados descompressivo em discos não pressurizados(teste realizados em cadáver), clique na imagem para ampliá-lo.








fig 3 - Mostra os resultados em disco pressurizados com água.











Conclusão:

De uma forma geral a mesa de flexo distração provoca os seguintes efeitos na coluna vertebral:
*O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

* A extensão impele o disco para anterior.

Os resultados das técnicas de ajustamento manual seja pela técnica de quiropraxia , osteopatia e demais técnicas manuais aliado à mesa de flexo-distração demonstram que cirurgias para hérnia de disco estão cada vez mais raras, sendo em torno de 1 a 3% segundo Iamamura.Os resultados são animadores sendo o doente estabelecido rapidamente em torno de 10 a 15 dias podendo chegar a 2 meses em casos mais graves, uma observação importante que não há dor neste tragtamento, visando sempre o conforto, pois a redução da compressão será obtida, o que abrevia os efeitos deletéricos sobre a raiz nervosa, diminuindo segundo a classificação do Dr. Henrique da Mota os efeitos da inflamação, conforme ilustrado abaixo.

Fase 1 - Inflamação articular circunscrita e transitória

O peso da gravidade e a sobrecarga causada pelos movimentos da coluna, podem gerar inflamações articulares localizadas e provocar pequenas dores, aquelas que qualquer pessoa pode ter ao longo de sua vida, após fazer um maior esforço.

Isto é normal. Esta seria uma dor pré-lesional. É uma dor de aviso, que impede que a sobrecarga prossiga e leve a uma lesão do tecido. Estas dores e suas pequenas inflamações associadas são circunscritas às articulações, e voltam à normalidade em poucos dias, sem deixar sequelas. Nesta fase, a dor característica é de poucos dias.

Fase 2 - Inflamação articular circunscrita, mas persistente

"Se as sobrecargas prosseguem e as pequenas inflamações se somam, de tal forma que o poder de normalização seja ultrapassado, as articulações, mesmo assim curam, sem comprometimento que vá além da própria articulação, mas em uma quantidade maior de dias e com sequelas, que constituem o que chamamos de artroses, ou seja, degenerações da estrutura articular. Nesta fase, a dor característica é de duração de algumas semanas."

É justamente nesta fase onde a tração e flexo-distração e modalidades Fisioterapêuticas atuam diminuindo as sobrecargas sobre o sistema articular promovendo assim em conjunto com os medicamentos antiinflamatórios o reestabelecimento do paciente. As cargas de flexo-distração e tração não pioram o processo inflamatório, pois como o texto diz :" se as sobrecargas prosseguem..."é então com esta terapêutica que abreviamos a progressão da doença. A condulta para coluna não muda com relação as outras articulações, pois comumente recebemos paciente pós operatório de Joelho por exemplo para um tratamento mais precoce possível, os joelhos chegam edemaciados, inflamados pelo ato iatrogênico cirurgico que é normal e instiruimos cinesioterapia o mais precoce possível, isto reestabelece a propriocepção, libera endorfina, melhora mobilidade do tecido conectivo, drena o edema e diminui a dor.Com a coluna é a mesma coisa: ajustes manuais, mesa de descompressão, mesa de tração, e fortalecimentos dos músculos profundos.

Fase 3 - Inflamação articular não circunscrita com perineurite

Com a progressão das sobrecargas e degenerações que se somam, as articulações não mais conseguem circunscrever e conter o processo inflamatório, que agora atinge a superfície dos nervos, produzindo disfunções específicas. É o início de um processo de dor que pode durar até 3 meses.

Fase 4 - Inflamação articular não circunscrita com neurite

Com a progressão das sobrecargas, das degenerações que se somam e do aumento do processo inflamatório perineural, a inflamação agora atinge a intimidade dos nervos, produzindo lesões estruturais. É o início de um processo de dor que pode durar além de 3 meses, ou se tornar crônico.














quinta-feira, novembro 12, 2009

Câimbras


Muitos pacientes me perguntam porque teêm câimbras ? sabemos que há um grande número de alterações que podem levar a câimbras e que inclusive existem câimbras idiopáticas, ou seja, não ha causa ??encontrei um artigo que resume muito bem a causa da câimbra e reproduzo apenas uma parte do texto, entretanto sugiro clicar aqui, para ler na íntegra e é claro todos os créditos ao autor do artigo, boa leitura a todos.
câimbra noturna, câimbras nas pernas, banana para câimbras... Saiba porque surgem e como evitar as câimbras

A câimbra ou cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A câimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações

Os mais comuns são:
- Panturrilhas ou gemelares (batata da perna)
- Músculos anteriores e posteriores da coxa
- Pés
- Mãos
- Pescoço
- Abdomen

Músculos da coxa e panturrilhas, comumente afetados pelas câimbras

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Essa normalmente é causada por:

- Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço)
- Desidratação (atenção para quem usa diuréticos)
- Alterações hidroeletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.
- Gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo)
- Como autoproteção após uma fratura óssea, por exemplo.
- Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia
- Doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias)
- Longos períodos de inatividade, sentado em posição inadequada.
- Alterações estruturais como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho)
- Insuficiência renal em hemodiálise e cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
- Anemia

continua no site do autor, clique aqui

terça-feira, novembro 10, 2009

Curso de Hérnia de disco






O curso de Quiropraxia e Terapia manual integrada na Sulbrafito2009, foi um sucesso!!tivemos uma boa participação de estudantes e profissionais do sul do país, o aproveitamento foi muito bom, com os alunos antenados e curiosos por esta técnica. Apresentamos dados estatísticos interessentas, com 23 paciente atendidos por este protocolo, ontivemos melhora sintomática em 10,95 sessões, a idade média dos pacientes eram em 48 anos, sendo 13 do gênero feminino e 10 masculino, houve melhora em 21 dos participantes em torno de 90%, sendo 4 recidivas , 3 em menos de 1 ano e 1 mais de 2 anos. A técnica mostrou ser um grande aliado no controle sintomático dos paciente promovendo um controle álgico rápido e seguro.Quem quizer ler mais sobre a técnica pode fazer o download aqui.
O curso de ajustamento quiropráxico para fisioterapêutas pode ser visto aqui.

Ricardo Sena

terça-feira, outubro 27, 2009

Quiropraxia e terapia manual integrada na Hérnia de Disco Lombar


A Hérnia de Hisco sem dúvida nenhuma é um desafio para nós Fisioterapêutas, pois além de sofrimento doloroso, traz uma angústia muito grande pois o paciente fica "impaciente", a dor o incomoda para trabalhar, caminhar, sentar, virar na cama, calçar um sapato. Tudo isto aliado a uma cultura alópática onde o remédio cura tudo e que apezar de estarem tomando os medicamentos corretos a dor ainda persiste.Fizemos uma revisão de 23 casos nos últimos 2 anos e o resultado foi surpreendente, confirmando ser uma técnica segura e eficaz, apresentaremos o artigo em pdf.Boa leitura, para ler clique aqui.

segunda-feira, outubro 26, 2009

Novo Layout

As nossos colegas e internautas , informamos que estamos dando uma nova cara para o nosso blog. Agradeço a atenção e espero que aproveitem . Nós apenas fizemos pequenas modificações.

domingo, outubro 25, 2009

Ato Médico


É com muito lamentar que vimos a aprovação do projeto lei 7703/06-chamado de ATO MÉDICO, a aprovação deste projeto pela camara fere a autonomia de outras profissões como , Fisioterapêutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos e outros. A medicina não é a única profissão da saúde, outras profissões conquistaram os seus espaços ao longo dos tempos, Cada profissão é encarregado do diagnóstico pertinentes a sua área e este relacionamento entre as profissões vem sendo respeitados a muito tempo.Segundo o que disse o Nosso presidente do Crefito 8, Dr. Pedro Beraldo em reportagem no Paraná on Line"“O projeto de lei confere ao médico a exclusividade no diagnóstico nosológico (identificação da doença ou disfunção, através de avaliação de sintomas e sinais) e na prescrição terapêutica (tratamento recomendado), o que fere a autonomia de outros profissionais de saúde”, afirma. “A Medicina é a precursora da Ciência da Saúde. Porém, também existem outras profissões, que surgiram de atos legalizados. Não se pode restringir a Medicina a um único profissional”.

Na área da Fisioterapia, Pedro cita o exemplo de um diagnóstico de fratura e outro de distensão muscular. Segundo ele, um paciente vítima de fratura deve, necessariamente, passar pela avaliação de um médico ortopedista. Porém, um paciente com uma simples distensão ou desconforto muscular pode solicitar auxílio diretamente a um fisioterapeuta."
Outro exemplo que cito são as dores nas costas que em sua maioria esmagadora em mais de 90% são oriundos de problemas relacionados a Biomecânicas da Coluna vertebral como Sobrecarga estrutural, mal alinhamentos ósseo( subluxações ou lesões somáticas) e que podem ser prontamente resolvidos com procedimentos Fisioterapêuticos com Ajuste Quiropráxicos, ajustes osteopáticos e outras técnicas, evitando consumos exagerados de medicamentos injetáveis ou via oral , que em muitos casos , causam mais mal do que bem sistêmicos ao pacientes.É inegável a atuação do Fisioterapêuta na Sociedade, gozamos de prestígio social e inclusive reconhecimento por grande parte de Médicos que inclusive são também nossos pacientes e quando procuram nossos serviços nem questionam o nosso "ato médico".

sábado, agosto 29, 2009

Mesa de flexo distração


A Empresa Brasileira Techmec, responsável pela fabricação de mesa flexo distração veio para "coroar" a nossa atenção aos paciente portadores de protusão discal e hérnia de disco. Esta mesa que acredito facilitará muito a diminuirá o esforço manual do Fisioterapêuta quanto aos ajustes realizados . Dentre os efeitos fisiológicos da mesa segundo Dr. André Pegas, podemos destacar.

*O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

* A extensão impele o disco para anterior.

Segundo informação da acessoria de imprensa a mesa tem um preço para venda de R$ 9.000,00

quarta-feira, julho 29, 2009

Neuroma de Mortom-Fisioterapia



nervos acometidos na junção do ramo lateral com o medialdos nervos digitais.






Dor , parestesia (formigamento),












O neuroma dos nervos digitais plantares foi difundido por Thomas G. Morton em 1876, como uma lesão tumoral benigna representada por fibrose do nervo digital plantar.

A lesão ocorre com maior freqüência entre o terceiro e o quarto ossos metatarsais, e também entre o segundo e terceiro metatarsos, sendo incomum entre o primeiro e o segundo e raro entre o quarto e o quinto .

A maior ocorrência no terceiro espaço ocorre pelo fato de que este é o local mais freqüente da união entre os ramos lateral e medial dos nervos digitais plantares, que ficam engrossados e comprimidos, além da maior mobilidade do quarto metatarso, em relação ao terceiro, o que favorece a ocorrência de microtraumas.

Devido à predileção pelo sexo feminino, sugere-se que a lesão seja desencadeada pelo uso de sapato de salto alto, onde ocorre um aumento da pressão na cabeça dos metatarsos e conseqüentemente, compressão do nervo, contudo, é sabido que os esportes de impacto, principalmente a corrida também possam desenvolver a lesão.

Clinicamente, o neuroma desenvolve dor característica no antepé, levando o paciente em certas ocasiões, a retirar o sapato para massagear os dedos, ou simplesmente parar sua atividade . A dor irradia-se para trás ou para os dedos, podendo ocorrer fenômenos como formigamento nas áreas inervadas pelos ramos envolvidos. Ocorre também sensação de queimação, que podem ser agravados pelo uso de sapatos inadequados e persistência do impacto.

Diagnóstico - No exame físico pode ser encontrado o sinal de Mulder, no qual o médico realiza uma compressão do antepé, acompanhada de pressão na face plantar do terceiro espaço intermetatarsal. Quando positivo, ocorre estalido e ressalto doloroso resultante da movimentação do neuroma no espaço entre as cabeças metatársicas que pode ser reduzido com o Teste Kelikian-Ducroquet.

Radiograficamente, não há imagem sugestiva, sendo a radiografia útil para o diagnóstico de outras patologias que causam metatarsalgia. No ultra-som, a lesão aparece como forma circular ou ovóide, bem definida, localizada próxima à cabeça metatarsal, no espaço intermetatarsal. Lesões menores de cinco milímetros podem ser difíceis de observar ao exame ultrassonográfico.

A ressonância magnética é um exame de imagem que certamente demonstra o neuroma, suas características e seu tamanho. A imagem é de uma massa bem localizada entre as cabeças metatarsais. O neuroma é hipointenso e está cercado de tecido gorduroso hiperintenso. A hipointensidade do neuroma é atribuída ao tecido fibroso. .

Tratamento - O tratamento inicial do neuroma de Morton é direcionado para a mudança de hábito, quanto ao uso de calçados, dando preferência ao uso de salto menor e bico mais largo, sendo também instituído uso de antiinflamatórios não hormonais e fisioterapia de alongamento da fáscia plantar e flexores dos dedos. Métodos de analgesia e antinflamatórios(eletrotermoterapia) devem ser associados para auxílio à regressão do processo. Podem ser usadas, como coadjuvante, palmilhas para supressão de carga na região metatarsal acometida, com piloto retrocapital ou com amortecimento das cabeças .




fig-2 : gel para amortecimento nas cabeças dos metas.

Também pode ser utilizada injeção de esteróide para produzir alívio da dor e inflamação, a qual pode durar de semanas a meses e quando o tratamento conservador falha, outros métodos podem ser utilizados, incluindo neurólise e finalmente a liberação cirúrgica do ligamento metatarsal transverso para descompressão. O método cirúrgico é a única maneira definitiva de acabar com os sintomas , desde que sejam descartados os diagnósticos diferenciais. A ressecção cirúrgica do neuroma e do segmento envolvido do nervo é o tratamento que conduz aos melhores resultados segundo vários autores, podendo ser realizado por via plantar ou dorsal.

A vantagem da incisão dorsal, é que a mesma é feita fora da área de carga, além de evitar que o peso corpóreo seja transmitido à superfície plantar das cabeças metatarsais, resultando em uma cicatriz menos dolorosa. Em duas semanas os pontos são retirados e inicia-se a recuperação a caminho de uma vida e corrida sem dor!

sexta-feira, julho 24, 2009

Quiropraxia por Fisioterapêutas aliviam dores.


A Quiropraxia realizadas por fisioterapêutas aliviam dores músculo-esquelética, vejam reportagem veiculadas na gazeta regional.( demora um pouco para abrir devido a resolução).clique aqui para abrir em pdf.

quinta-feira, julho 16, 2009

Honorários Fisioterapêutico












Após amargarmos 15 anos sem aumento por parte dos convênios de saúde, parace que acenderam uma Luz no Fim do túnel, o RNHF , coeficiente de Honorário fisioterapêutico criado desde 1995 e agora reformulado em virutude das várias transformações que o país passou, ressucitou com a força total. O crefito 8 , em conjunto com o Coffito vem fazendo várias reuniões apresentado o que antes parecia ser impossível, o tão sonhado coeficiente fisioterapêutico, tudo começou porque o ministério do trabalho começou a pressionar as clínicas de fisioterapia no sentido de regularizar os profissionais fisioterapêutas que eram "empregados", vou explicar melhor , empregar fisioterapêutas com baixo salário ja foi uma saída para os proprietários de clínicas para atender uma alta quantidade de paciente para valer a "pena" atender por R$ 5,00 na média pelos convênios, inclusive gandes empresas de saúde que não vou citar o nome, fazendo " sucesso com o chapeu dos outros", como se diz na linguagem popular, estas empresas de saúde aumentam vertiginosamente as mensalidades anualmente de seus usuários, mas pasmem!! nunca repassaram para os profissionais de saúde suplementar, como na fisioterapia.
No próximo dia 10 de agosto deste anos de 2009, será realizada uma reunião com a ANSS( Agencia Nacional de Saúde Suplementar), entre o Representante do Coffito Dr. Roberto Mattar Cepeda, e Sr. Fausto da ANS. O coffito reconheceu como legítimo o novo RNHF, e a ANS não terá outra saída em reconhecer este referencial de honorários sob pena de Ingerência, o que seria muito lamentar para uma instituição desta credibilidade , reconhecendo o novo referencial esta deverá finalmente determinar que todos os planos de saúde com serviço suplementar, acatem a determinação, desta forma os profissionais de saúde passarão a utilizar a referida tabela.

Segundo representante do crefito 8 , a tabela que utilizamos não é fisioterapêutica, mas sim médica, e isto poderia inclusive incorrer em exercício ilegal da profissão, pois estaríamos utilizando tabela médica, que não reflete a atualidade da complexidade das disfunções apresentados pelos nossos pacientes. Sendo assim o crefito ainda está em fase Educacional , fazendo reuniões regionais para informar os profissiinais, e tão logo este período cessar, será realizado sanções administrativas para aqueles profissiinais que não seguirem a " Lei" de que todos devem firmar contrato baseado nesta tabela, então todos os profissiinais serão fiscais , uns dos outros, para que haja transparência e não haja concorrencia desleal.
Gostaria de Parabenizar o brilhante trabalho do Presidente do Crefito 8, Dr. Pedro Beraldo e sua acessoria jurídica , e o Dr. Roberto Mattar Cepeda, presidente do Coffito, deste importante passo que a nossa profissão está dando, e digo mais, nunca ví outros presidentes se preocuparem tanto com a nosso classe profissional quanto estas duas maravilhosas pessoas, profissiinais dignos e preocupados com o nosso futuro, rogo desta forma que todos pensem bem antes de votarem numa nova chapa, se depender de mim, falo aqui aberto que terão o meu voto de confiança.

Ricardo Sena

terça-feira, junho 23, 2009

Reunião dos Fisioterapêutas com a ANS

Falei com o Presidente do Crefito 8, Dr Pedro Beraldo por telefone e tanto o crefito, como Coffito, e AP fisio estão engajados em se fazer justo os Refencial de Honorários e que este seja reconhecido pela ANS, que é uma agência reguladora dos Planos de Sáude . Gostaríamos de agradecer o Senador Álvaro Dias que está se empenhando em mediar esta conversação e o mesmo se mostra favorável a nossa reinvidicação. O que ocorre é que os honorários pagos pelos planos de saúde não contemplam os procedimentos fisioterapêuticos, pois além de defasados , não são referencial próprio da Fisioterapia, mas sim referencial Médico adapatados aos fisioterapêutas. Uma próxima reunião foi marcada e deverá ocorrer no início de Julho próximo, esperamos que o Senhor Dr. Fausto esteja presente nesta reunião por ser o representante da ANS. O momento é este , não haverá outro, conclamos aos colégas que lerem este artigo que reflitam, se o desfecho da reunião não for favorável teremos que iniciar uma forma de Boicotar os planos de saúde, e esperamos que os colegas não se acovardem, é um momento único, esperamos contatar com todos.
Um Abraço e até a próxima postagem.

Ricardo Sena

segunda-feira, junho 22, 2009

Carta de Moção Pública dos Fisioterapêutas.

Esta carta reflete a atual situação por que passam os Fisioterapêutas, se não forem tomadas providências a classe sofrerá com muito desemprego e fechamente de clinicas porque como está não há possiblidade de manter as portas abertas.Tomo aqui a liberdade de colocar a carta na íntegra.
fonte : Crefito 8
CARTA DE BRASÍLIA

MOÇÃO PÚBLICA DE GARANTIA DA DIGNIDADE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

(ARTs. 5° e 7°, incisos XII, da Lei Federal n° 6.316/75)

As entidades públicas competentes para a promoção da dignidade do exercício profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no território nacional, reunidas em plenário do sistema COFFITO-CREFITOs, nos dias 24 e 25 de abril do corrente ano, diante da emergente situação apresentada pela relação jurídica e econômica dos Fisioterapeutas, dos Terapeutas Ocupacionais e dos serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional com os operadores de saúde suplementar, deliberaram em manifestar publicamente a sua decisão de:

1 – Repudiar a atual forma de remuneração e os seus respectivos valores pagos aos fisioterapeutas e aos terapeutas ocupacionais e aos serviços de Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional, que ferem e aviltam o exercício profissional digno.

2 – Atuar estrategicamente na busca de garantia da justa e honrada remuneração, mediante a gestão política e jurídica junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério Público, além das casas legislativas competentes para o tema, a partir da regulação e cumprimento, que ora se impõe, do Referencial de Honorários Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais, como parâmetro deontológico e de legalidade do exercício profissional.

3 – Conclamar os profissionais que, em ato simultâneo às medidas administrativas, jurídicas e políticas adotadas pelos Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, exijam o cumprimento dos referenciais de honorários como parâmetro mínimo garantidor do exercício profissional digno e justo.

4 – Conclamar, ainda, a população brasileira – legítima destinatária do exercício profissional seguro, não maléfico, ético, eficaz e financeiramente honrado – que é dependente do sistema de saúde suplementar, do sistema único de saúde ou do sistema privado de saúde, a não pactuar com a atual situação, que viola, sobremaneira, o princípio que sustenta a República Federativa do Brasil, como fundamento essencial de um estado democrático de direito: a dignidade da pessoa humana.

Brasília, 25 de abril de 2009.

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional