Notícias!!

sexta-feira, novembro 13, 2009

Mesa de Flexo-Distração-Dor lombar - Hérnia de disco.


DOR LOMBAR
É o segundo sintoma que leva um paciente a procurar cuidados médicos. A qualquer hora 6,8% da população sofre de dor lombar. Os custos atingem 50 bilhões por ano direto e indiretamente nos EUA - ( M R Gudavalli, phd).

90% da dor lombar com ou sem irradiação para membros inferiores provém do disco intervertebral ( J. Cyriax) . Entretanto os seus seguidos estimam esta afirmativa em torno de 75%.

Durante a crise de Dor

A primeira coisa quando o paciente sente uma crise aguda é não se desesperar, existem várias formas de tratamento que mais se adequará ao seu estado de dor. Em suma destacamos alguns tratamentos:
1º O paciente pode não fazer nada e a condição melhora expontaneamente , variando de 6 semanas a 1 ano.
2º Pode ser prescrito aparelhos Ortóticos ( coletes) e medicamentos antiinflamatório.
3º O paciente pode optar por cirurgia ( em caso de hernia discal)
4º Pode procurar um tratamento Fisioterapêutico com profissional especializado no atendimento da dor lombar aguda , hernia de disco e este irá verificar qual técnica será mais adequada ao caso, podendo ser ajustes quiropráxicos, osteopáticos, terapia manual, eletroterapia, alongamentos, mesa de flexo distração, todos este isoladamente ou em conjunto.

Nos EUA 31 % do americanos procuram serviços de Quiropraxia para um primeiro episódio de dor lombar.

Existem vários protocolos de tratamento, em nosso serviço adapatamos uma sequencia de manobras respeitando a posição antalgica do paciente.Como o pacien apresenta muita dor para ficar em decúbito, utilizamos os seguinte critérios:
1º critérios - Pacientes Tolerantes ao decúbito Pronado ( de barriga para baixo), se o paciente adota esta postura e não sente tanto dor,tolera este decúbito é porque a protusão discal, ou o prolápso discal está aquem da cortical do corpo vertebral posterior e esta posição estendida não piora a compressão sobre as terminações nervosas dolorosas. Esta será a posição inicial de tratamento, onde será instituido ajuste quiropráxico torácicos, seguindo de ajustes de Cyriax , trigger points release e tração unilateral modicado pelo stretch reverso, ou stretch normal, o que for mais confortável para o paciente.
2º Critério - Paciente intolerantes ao decúbito Pronado ( de barriga para baixo), se o paciente não tolera este decúbito é porque a protusão discal, ou o prolápso discal está muito além da cortical do corpo vertebral posterior e esta posição estendida piora a compressão sobre as terminações nervosas dolorosas.Instituiremos então com Cyriax (stretch reverso ou stretch normal , o que for mais confortável ao paciente; Trigger points release , finalmente se possível o ajuste quiropráxico, dando ênfase no lombar rool e liberação da torácia média .

MESA DE FLEXO DISTRAÇÃO-Fabricado pela TECHMEC.

O governo americano financiou o colégio Nacional de Quiropraxia em coloboração com a universidade de Loyola para verificar os efeitos e eficácia da mesa de flexo distração.

O RESULTADOS:

O procedimento reduziu signficativamente a pressão intradiscal tanto em disco pressurizados quando em discos não pressurizados, estes resultados podem serems vistos nas tabelas a seguir, tendo como fonte o Lombar Back Pain- de Cox.
fig 1- Nesta imagem podemos verificar a descompressão a medida em que há a distração. clique na imagem para ampliá-la.










fig 2- nesta imagem podemos verificar os resultados descompressivo em discos não pressurizados(teste realizados em cadáver), clique na imagem para ampliá-lo.








fig 3 - Mostra os resultados em disco pressurizados com água.











Conclusão:

De uma forma geral a mesa de flexo distração provoca os seguintes efeitos na coluna vertebral:
*O espaço do disco posterior aumenta em altura;

* A flexão diminui a protrusão do disco e reduz a estenose;

* A flexão alonga o ligamento amarelo para reduzir a estenose;

* A flexão abre o canal vertebral em 2mm (16%) ou 3,5 mm à 6mm;

* A flexão aumenta o transporte de metabólitos para o disco;

* A flexão abre as articulações apofisárias e reduz a tensão no disco posterior;

* A pressão intradisco cai sob a tração para menos de 100mmHg.

* A extensão impele o disco para anterior.

Os resultados das técnicas de ajustamento manual seja pela técnica de quiropraxia , osteopatia e demais técnicas manuais aliado à mesa de flexo-distração demonstram que cirurgias para hérnia de disco estão cada vez mais raras, sendo em torno de 1 a 3% segundo Iamamura.Os resultados são animadores sendo o doente estabelecido rapidamente em torno de 10 a 15 dias podendo chegar a 2 meses em casos mais graves, uma observação importante que não há dor neste tragtamento, visando sempre o conforto, pois a redução da compressão será obtida, o que abrevia os efeitos deletéricos sobre a raiz nervosa, diminuindo segundo a classificação do Dr. Henrique da Mota os efeitos da inflamação, conforme ilustrado abaixo.

Fase 1 - Inflamação articular circunscrita e transitória

O peso da gravidade e a sobrecarga causada pelos movimentos da coluna, podem gerar inflamações articulares localizadas e provocar pequenas dores, aquelas que qualquer pessoa pode ter ao longo de sua vida, após fazer um maior esforço.

Isto é normal. Esta seria uma dor pré-lesional. É uma dor de aviso, que impede que a sobrecarga prossiga e leve a uma lesão do tecido. Estas dores e suas pequenas inflamações associadas são circunscritas às articulações, e voltam à normalidade em poucos dias, sem deixar sequelas. Nesta fase, a dor característica é de poucos dias.

Fase 2 - Inflamação articular circunscrita, mas persistente

"Se as sobrecargas prosseguem e as pequenas inflamações se somam, de tal forma que o poder de normalização seja ultrapassado, as articulações, mesmo assim curam, sem comprometimento que vá além da própria articulação, mas em uma quantidade maior de dias e com sequelas, que constituem o que chamamos de artroses, ou seja, degenerações da estrutura articular. Nesta fase, a dor característica é de duração de algumas semanas."

É justamente nesta fase onde a tração e flexo-distração e modalidades Fisioterapêuticas atuam diminuindo as sobrecargas sobre o sistema articular promovendo assim em conjunto com os medicamentos antiinflamatórios o reestabelecimento do paciente. As cargas de flexo-distração e tração não pioram o processo inflamatório, pois como o texto diz :" se as sobrecargas prosseguem..."é então com esta terapêutica que abreviamos a progressão da doença. A condulta para coluna não muda com relação as outras articulações, pois comumente recebemos paciente pós operatório de Joelho por exemplo para um tratamento mais precoce possível, os joelhos chegam edemaciados, inflamados pelo ato iatrogênico cirurgico que é normal e instiruimos cinesioterapia o mais precoce possível, isto reestabelece a propriocepção, libera endorfina, melhora mobilidade do tecido conectivo, drena o edema e diminui a dor.Com a coluna é a mesma coisa: ajustes manuais, mesa de descompressão, mesa de tração, e fortalecimentos dos músculos profundos.

Fase 3 - Inflamação articular não circunscrita com perineurite

Com a progressão das sobrecargas e degenerações que se somam, as articulações não mais conseguem circunscrever e conter o processo inflamatório, que agora atinge a superfície dos nervos, produzindo disfunções específicas. É o início de um processo de dor que pode durar até 3 meses.

Fase 4 - Inflamação articular não circunscrita com neurite

Com a progressão das sobrecargas, das degenerações que se somam e do aumento do processo inflamatório perineural, a inflamação agora atinge a intimidade dos nervos, produzindo lesões estruturais. É o início de um processo de dor que pode durar além de 3 meses, ou se tornar crônico.














Nenhum comentário: