Notícias!!

quarta-feira, novembro 19, 2008

FISIOTERAPIA QUIROPRÁXICA- o que você deve Saber.


O que é Quiropraxia ?

A Palavra Quiropraxia vem do grego que singnifica Quiros=mão e práxis= fazer, então quiropraxia é fazer com as mãos. Trazendo para atuação profissional a Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia de tratar os problemas de saúde com as mãos. Entretanto o objetivo da Quiropraxia não é tratar doença e sim equilibrar os sistema nervoso , ajustando as subluxações , sobretudo na coluna vertebral que podem levar a distúrbios funcionais .Os ajustes da Quiropraxia terão impacto importante nos sintomas dos pacientes pois atuarão na causa do problema.

O que é subluxação?

A prática de Quiropraxia com os ajustes e manipulação das articulações e tecidos subjacentes , particularmente a coluna vertebral corrigem as interferências nos nervos espinhais causados pela Subluxação.Subluxação é uma disfunção em uma articulação ou segmento com desalinhamento , onde a integridade e função fisiológicas estão alteradas, entretanto o contato com as superfícies articulares estão intactas" , termo que apresenta muitas variações pelo menos 18 tipos de subluxação, onde poderíamos citar algumas, tais como: hipomobilidade para rotação, extensão, inclinação lateral, flexão e outras como a hipomobilidade, hypermobilidade, oclusão foraminal, alteração do espaço interósseo, fixações etc.Relação da coluna com os órgãos , atraves dos nervos espinhais e sistema nervoso autônomo.










Como ocorrem as subluxações?

Normalmente esta sub luxação podem ocorrer por várias causas, poderíamos citar condições físicas, emocional e química; Dentre as causas físicas poderíamos destacar , escorregões, quedas, acidentes traumáticos, acidentes de carro, pegar peso de forma incorreta, movimento repetitivo, postura inadequada no ambiente laboral, desvios posturais etc. Dentre as Causas Emocionais podemos destacar a raiva, medo, stress. Mas como distúrbios emocionais podem levar a sub luxação ?, Estes estados emocionais levam frequentemente a liberação de cortisol pela glândula supra renal, distúrbios do sono, liberação de adrenalina, déficit de serotonina , estes causarão aumento da tensão muscular pela hiperestimulação do sistema gama e aumento da descarga do sistema nervoso autônomo ( o sistema simpático), este conjunto de alterações causam aumento da tensão vertebral provocando hipombilidades e presença de pontos gatilhos . As causas Químicas , tais como Alcohol, drogas, poluição provacarão efeitos similares aos emocionais, bem como a drogadição que causam perda da qualidade nutricional, levando a deficiência de aminoácidos importantes para a matriz colagenosas, para os glicoaminoglicanos e neurtransmissores, causando em conjunto ou isoladamente a sub luxação pelos mecanismos similares ao emocional .

Quais as consequências das sub luxação?

A sub luxação provoca alterações na informação nervosa entre o cérebro e o nosso corpo como um todo, podendo provocar dor e distúrbios funcionais , físico, viceral e emocional. Estudos mais recentes concluem que a sub luxação causa interferência no fluxo axoplasmático, diminuindo fluxo de nutrientes dentro do nervo, isto terá impacto negativo nos tecidos inervados pelo nervo comprometido, causando distúrbios dolorosos, atrofia e inflamação neurogênica.

Por quê , então se manipula e ajusta as articulações da coluna?

Diante do exposto se torna óbvio , o sistema nervoso é formado pelo cérebro, medula espinhal e nervos, a maioria destes nervos trafegam por um canal estreito na coluna vertebral, que é uma região que protege os nervos, entretanto os desalinhamento e subluxações causados pelo cotidiano, podem interferir na informação entre cérebro e o nosso corpo, podendo causar distúrbios funcionais, que geram dor e desconforto.Então corrigindo as subluxações através do ajuste quiropráxico, espera-se a melhora dos sintomas e cura do problema, pois se está tratando a causa e não só o efeito.Um exemplo muito comum são paciente que apezar de estarem fazendo tratamento médico alopático correto, não melhoram.Posso destacar aqui distúrbios de cefaléia, dor no tórax como na região da mama, dores abdominais etc... .

Quem pode realizar os ajustes Quiropráxicos ?

Os profissionais que podem realizar o ajuste Quiropráxicos são os Fisioterapêutas com especialização na área, pois aqui no Brasil a Quiropraxia é reconhecida pelo Coffito (conselho federal de Fisioterapia ) como especialidade do Fisioterapêuta e os Quiropraxistas graduados, entretanto os quiropraxistas no Brasil ainda não são reconhecidos como profissão. Já os Fisioterapêutas são reconhecidos como profissão que cuidam da saúde física das pessoas, através de meios físicos, químicos, manuais e naturais, dentre os destaques nas últimas décadas para técnicas manuais como a Quiropraxia , osteopatia, RPG, Mulligan, maitland, Mckenzie, Cyriax, terapia manual, spinal manipulations, etc...

O que é Fisioterapia Quiropráxica ?

È uma modalidade técnica que utiliza as mãos para tratar de problemas músculos esquelético, emocional e viceral, em alguns países é uma profissão, aqui no Brasil é realizada por fisioterapeutas em sua maioria, técnica esta já desempenhadas por fisioterapeutas há alguns tempo , de cursos não específicos a fisioterapêutas . Oficialmente a Fisioterapia Quiropráxica foi introduzida pelo Dr. Joel Eufrázio através do Instituto Physion, bem como Drª Inês nakashima-Fisioterapêuta, que com seriedade formam profissionais Fisioterapêutas a exercer esta técnica fantástica. Outro que devemos reconhecer foi Dr. Matheus de Souza, (in Memorian)DC. também um importante coloborador da quiropraxia no Brasil, ministrou curso para vários profissionais de saúde e inclusive leigos.


Por quê ? ocorrem os " estalos" "Creeck"" na coluna nos ajustes?

Os estalos são o resultados de uma cavitação da articulação com a liberação de Gas, Co2 e outros, é um resultado ótimo da manobra, esta liberação proporcionará uma melhora da DOR e relaxamento do paciente , entretanto algumas pessoas não estalam com facilidades, pois são hipermóveis, que é um tipo de sub luxação, mas quando não estalam, não quer dizer que o ajuste não foi bem sucedido, isto ocorre numa minoria das pessoas. Pessoas hipermóveis temdem a terem dores principalmente de origem miofacial, com poucas áreas subluxadas, nestes paciente é muito frequente encontrarmos "pontos Gatilhos", nestes casos o tratamento deve ser complementado com outras técnicas de liberação de " Pontos gatilhos".

Como é uma sessão de Quiropraxia?

O Fisioterapêuta numa consulta e tratamento que duram em tono de uma hora, irá coletar uma anamnese, que é coletar dados históriocs da dor, como doi, aonde sente dor, piora ao dormir, levantar ao andar etc..., se houver Exame radiológicos o mesmo irá avaliar as condições da coluna vertebral, se não houver exame o Fisioterapêuta poderá solicitar o RX Após isto será realizado exame chamado de Quick scaning que é um teste rápido de avaliação da mobilidade global da coluna vertebral, na sequência serão realizados testes de Gillet, testes ortopédicos , testes neurológicos, neurais como laseg, PKB, jacksom, adsom, edem e outros mais, em seguida será realizado o Motion Palpation, que é um teste dinâmico para averiguar sub luxações, será realizado um mapeamento de sintomas e áreas subluxadas encontradas. Após os testes o Fisioterapêuta Quiropraxista irá dar o diagnóstico cinesiopatológico disfuncional e começara os ajustes nas regiões subluxadas , tempo de aproximadamente 30 minutos dependendo do caso, após isto será marcado novas visitas que serão proporcional ao problema, estas visitas dependem da abordagem do problema, podendo ser dia sim dia não, visitas a cada três dias , semanais, quinzenais, mensais, bimestrais e assim por diante, tudo dependerá do distúrbio e vivência clínica do profissional. A quiropraxia pode ser utilizada em qualquer fase do problema, as melhores respostas são na fase Aguda, mesmo com inflamação , como por exemplo numa Hérnia de disco, que quanto mais rápido ocorrer a descompressão do nervo , mais rápido haverá a melhora, isto é muito individual, dependerá da tolerância e gráu de exigência do paciente.

Qual a diferença entre Fisioterapia Quiropráxica e Quiropraxista ?

Muitas , ambos os profissionais podem atender pacientes com problema de coluna, entretanto o Fisioterapêuta especializa-se nesta ferramenta técnica com treinamento teórico e prático específico, pois a formação básica , o fisioterapeuta já possui no seu currículo de aproximadamente 4000 horas na média. Algumas universidades apresentam um currículo ainda maior, onde o profissional terá disciplinas voltadas a Anatomia, fisiologia, neurologia, histologia, biologia , radiologia, recursos terapêuticos Manuais , Fisioterapia geral e específica, cinesiologia, cinesioterapia , estágio clínico,clinica ortopédica, traumatológica, reumatológica, neurológica, cardilógica, pneumofuncional, pediatria, geriatria, uroginecológica , por este motivo os Fisioterapêutas podem promover a saúde das mais diversas formas , inclusive com recursos manuais, dependendo da aptidão do profissional, aptidões estas que traz um leque de atuação do Fisioterpêuta muito mais amplo, atuando nas mais diversas áreas médicas do corpo todo. Enquanto os Quiropraxistas são monotratamento , sendo só tratamento de distúrbios da coluna em sua maioria, já os Fisioterapêuta atuam nos distúrbios da coluna em todas as patologias da coluna como nas subluxações, nas lesões traumáticas como fratura, lesão raqui medular, no pós operatórios de tumores vertebrais e outras patologias pertinentes a coluna. Os Fisioterapêutas utilizam recursos da quiropraxia e outras técnicas manuais , bem como recursos da Fisioterapia clássica , como a eletroterapia, termoterapia, mecanoterapia, cinesioterapia que são recursos exclusivos do Fisioterapêuta, etc.

O fisioterapeuta é reconhecido como profissão aqui no Brasil deste 13.10.1969,e são profissiinais reconhecidos na maioria dos países do globo terrestre . Já o quiropraxista é reconhecido na América do Norte, sendo EUA e Canadá , alguns países da Europa , Oceania, e outros .Aqui no Brasil não são reconhecidos como profissão , portanto não possuem órgão regulador e fiscalizador, são reconhecidos como Ocupação.

9 comentários:

Eduardo disse...

Caro Ricardo,
Sou estudadnte fisioterapia e tenho interesse no curso de quiropraxia, porém tenho uma dúvida,estava olhando a lesgilação do COFFITO e li que para o fisioterapeuta conseguir o título de especialista em quiropraxia o curso deve contemplar carga horária mínima de 1500hs.
Gostaria que vc comentasse sobre isso. Se o fato de termos cursos com carga horária inferior interfere em poder nos anunciar como Fisioterapeutas Quiropraxistas, e se isso pode nos trazer problemas com o nosso conselho.
Desde já agradeço pela atenção.
Abraço,
Eduardo.

Eduardo disse...

Meu e-mail é:
dudarios77@yahoo.com.br
Obrigado!
Eduardo.

Anônimo disse...

Resposta ao comentário do Eduardo:
Esta é uma questão complexa, pois existem poucos cursos com esta carga horária e convenhamos um pouco exagerada, poderia ser menor, os cursos de pós graduação devem ter no mínimo 360 horas desta forma não podem ser chamados de "especialistas".Neste caso apelo para o Bom senso, perante o conselho você não pode ser chamado de especialista, mas também o conselho não pode dizer que você não é qualificado, pois não há nem um sistema de avaliação para este casos.
Ricardo Sena

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Laura Fernandes disse...

Não existe fisioterapia quiroprática. uma vez que quiropaxia não é uma especialização.

é uma PROFISSÃO DA ÁREA DA SAÚDE.

pesquise como é feita a quiropraxia lá fora, e vcs vão ver... AFF

Laura Fernandes disse...

hahahahahah... pq será q vc bloqueia os comentários?

medo de retaliação? seu idiota! AFF

Fábio Tedesco disse...

concordo com a laura.
recentemente voltei de viagem dos EUA, e lá a quiropraxia é diferente. o que eles chamam da "verdadeira quiropraxia" é nada mais nada menos que fazer o que a quiropraxia tem que fazer que é remover o complexo de subluxação.
dar estralos qualquer um consegue, a quiropraxia abrange muito mais, o corpo humano em si.

Ricardo Sena disse...

CONCORDO,

Não somos quiropraxistas, utilizamos apenas o preceito do Criador D.D.Palmer. Para nós os ajustes são correções biomecânicas que como resultado apresentam efeitos fisiológicos que queremos atingir quando há uma restrição articular.A quiropraxia americana é direfente mesmo, enquanto ficam com um esqueleto na mão dando aulinha sobre subluxação nós realmente colocamos a mão " na massa". Outra coisa nem tudo se consegue apenas com ajustes, existe também os exerc´cios corretivos, fortalecimento, alongamentos, eletroterapia, massagem, mobilizações, ultra som terapia, palmilhas proprioceptivas dentre outros recursos. Pelo que saiba isto é assunto da Fisioterapia . Mesmo assim os Quiropraxistas estão utilizando estes recursos.Só que Aqui no Brasil a História é diferente, Lamento!!!
Tentar empurrar uma ocupação para ser profissão sabendo que existe todos estes recursos com a Fisioterapia é puramente oportunismo de certos dirigentes de faculdades, enganando os alunos promentendo regularizar profissão é no mínimo uma falácia .Sinto por vocês Graduados que não são reconhecidos como profissão no Brasil.

Cicero disse...

Caro Ricardo!
Sou fisioterapeuta formado pela Universidade de Sta. Cruz do Sul (UNISC-RS).
Tenho interesse em buscar qualificação na area de Fisioterapia Quiropráxica.
Em consideração ao respeito pelo profissional capacitado que és, dirijo-me a você solicitando indicaçao de curso na area.
Existe cursos com sua supervisão dentro do meu estado (RS) ou na parte sul do Brasil? Quais as cargas horárias? Meu e-mail é: umdr3@hotmail.com , muito obrigado pela atenção, no aguardo.., Att. Cícero Enger (51) 8138-2450.