Notícias!!

sexta-feira, agosto 08, 2008

dor no Coccix-Coccidinia-coccixalgia.


Não tão frequente a coccidinia ou dor na região do coccix, acomete pessoas das mais variadas idades, geralmente os paciente relatam dores ao ficar um determinado tempo sentado, as veses uma necessidade de defecação, podendo haver história de queda sentado ou não.

Fig 1




PATOGÊNESE

Na figura 1, acima pode-se observar os ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal, estes ligamentos funcionam como freios estabilizadores passivos da região coccígea e funcionam como verdadeiras rédeas de cavalo. Estes ligamento funcionam obsorvendo os choques e sobrecarga axial conforme pode-se verificar na figura 2.

fig 2











os ligamentos são aos pares de cada lado do coccix, desta forma a melhora absorção ocorre com o apoio bipodal, ou seja, os dois pés apoiados. No entanto em práticas esportivas, corridas, saltitar, cair sobre uma perna só, pode provocar torção sacral e aumento da tensão ligamentar, sobretudo do ligamento sacrotuberal, onde muitos se referem a coccidinia com " síndrome do ligamento sacrotuberal". Na fig. 3, podemos verificar uma perve torcida.







fig. 3





traumas corriqueiros com um tropeção, até mesmo uma discrepância no tamanho dos membros poderá causar um desequilíbrio biomecânico , colocando desta forma uma sobrecarga no anel pélvico, podendo causar dor no ligamento sacrotuberal , coccixe até mesmo surgir pontos gatilhos no glúteo devido ao desequilíbrio articular e também sobrecarga na raizes nervosas lombosacral.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

os sintomas podem ser definidos como primários:
- dor no ligamento sacrotuberal afetado e articulação sacroilíaca do lado afetado.
sintomas secundários:
-distúrbios mecânicos distribuidos pelo cíngulo dos membros inferiores e seus apoios da coluna vertebral.
sintomas teciários:
-Dor referida e má função dos órgãos inervados pelos 2º ao 4º nervos sacral.
A dor localiza-se maior em um dos lados , bem como na coluna lombar , agrava-se ao sentar , ao descer escadas, a dor pode persistir por meses ou anos, dor de característica crônica com período de diferentes intensidades .
A Literatura traz outras queixas tais como cefaléia, e dor na nuca, isto é causado pelo distúrbio cranio-sacral, que possuem íntima relação com a duramater.

TRATAMENTO

Criamos um protocolo para o tratamento do distúrbio em questão que une os recurso clássicos como eletrotermoterapia local e reajuste pela terapia manual e quiropraxia.

1º -Termoterapia através de Micro-ondas na região do coccix.
2º - Reajustes do desequilíbrios articulares, coccix por via retal em casos mais severos, sacro-ilíacos, quadril, coluna lombar, emfim aonde encontrar-mos desarranjos somáticos.
3º - Liberação dos ligamentos sacrotuberal e sacroespinhal, estes são liberados indiretamente por fora ou por via retal, dependendo do caso.
4º - Liberação de pontos gatilhos se houver, como por exemplo sinais de dor lombo-glútea
5º - Eletroterapia e crioterapia poderão serem empregados se forem quadros muitos agudos.


* Poucos paciente necessitaram de liberação via retal, no entanto pode ser necessários devido a cronificação do problema, alguns caso não houve necessidade de manipular o coccix, pois liberando o ligamento o coccix tende a normalizar-se.

quer saber mais clique aqui: COCCIXALGIA

AQUI NO VIDEO UMA AULA SOBRE COCCIXALGIA











fonte:Moderna terapia manual-gregory grieve
maitland- manipulação vertebral.
apostila de quiropraxia-curso
apostila de terapia manual
experiência clínica do dia a dia.

102 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do informativo, achei que apresenta uma explicação de forma bem didática. Mas, gostaria de fazer uma pergunta de caráter complementar: Por meio de alguma técnica da massoterapia é possível conseguir o alívio da coccialgia ou poderia agravar a dor?

Lorena disse...

Hum... entendi, gostaria de agradecer pq este texto me esclareceu muitas coisas... mas queria perguntar se é da sua autoria? há muitos erros gramaticais...
não é uma crítica, é uma observação.

Anônimo disse...

Eu gostaria de fazer uma pergunta.
Em 2007 em dezembro cai sentada na garagem de meu predio mais ate hoje naum fui ao medico mais quando fico sentada mtu tempo começo a sentir dores o que posso fazer vc tem alguma noçao do que possa ter acontecido comigo sei la como quebrado?

Anônimo disse...

eu tenho 12 anos cai na escada terça feira passada e apos uma semana começei a sentir dores no cox o que devo fazer?
estou toamndo o remedio besenol.
devo procurar uma ajuda medica?

Ricardo Sena disse...

Você pode até procurar um médico ortopedista, para verificar se houve algum dano estrutural ao coccix, se houver pouco poderá ser feito no momento, procure não ficar sentado e procure uma clínica de fisioterapia para utilizar recursos analgésico e antiinflamat´roio no local, bem como antiinflamatório via Oral.
boa sorte.

Anônimo disse...

Bom, a uns dois anos atraz, eu operei o coccix, tive que tira-lo pois estava rasgando a carne e me doia muito. E hoje de um dia pro outro começei a senti dor do lado da operação e que vai até a minha perna. o que pode ser?

Ricardo Sena disse...

para o Anônimo:
Se a dor está irradiando para a perna você pode estar tendo um aumento da tensão do ligamento sacrotuberal, que deve ser manipulado para diminuir a tensão.
Deve também investigar outras estrutura como a tensão do Ciático para ver se não está influenciando na dor. Também deve-se investigar pontos gatilhos próximo da articulação. Procure um Fisio com formação em técnica manuais e boa sorte.

Unknown disse...

Tive uma queda a uns 10 anos e agora ao andar de moto a dor voltou e incomoda ao sentar até para digir o carro. Fiz uma ressonancia e apareceu uma fratura já cicatrizada. Consultei dois ortopedistas, fiz fisioterapia e também tratamento com quiropratico, tomei analgésico e até um antidepressivo pois o médico disse que ele iria atuar na dor.Continuo com dores e desconforto ao sentar. A cirurgia é indicada ou volta a dar problemas? Obrigado.

Beatris Santos disse...

Olá, tenho 44 anos sou policial militar da Bahia e a menos de 3 dias não estou aguentando de dor no coccix, o que fazer, que especialista procurar. Há alguém antiflamatório que posso tomar para aliviar as dores rapidamente? Obrigada

Beatris Santos disse...

Olá, tenho 44 anos sou policial militar da Bahia e a menos de 3 dias não estou aguentando de dor no coccix, o que fazer, que especialista procurar. Há alguém antiflamatório que posso tomar para aliviar as dores rapidamente? Obrigada

Ricardo Sena disse...

Olá Beatriz, sugiro procurar um fisioterapêuta que atue nas técnicas manuais para realizar os procedimentos de diminuição da tensão local e reequilíbrio biomecânico, o antiinflamatório se faz necessario e pode ser qualquer um que tenha costume de tomar, como por exemplo o Tenoxicam 20 mg.

Andreiaa disse...

ola tenho dor na zona coccigea...gostaria de saber se indo a um massagista alivia a dor ou se agrava? se é melhor procurar um fisioterapeuta?

Alline disse...

olá tenho 14 anos e tenho dor no cóccix à duas semanas o que fazer?

Alline disse...

olá tenho 14 anos jogo futebol na escola, mas faz 2 meses que não jogava mais derrepente depois de 2 dias de jogar bola , comecei a sentir dores no cóccix isso faz 2 semanas + ou-. o que devo fazer ? sempre á noite coloco uma bolsa de água quente mas não alivia.o que fazer?

Ricardo Sena disse...

Oi Aline!!

provavelmente você pode estar com desequilíbrio biomecânico entre o complexo púbis,sacro e coluna vertebral, calma!! isto pode acontecer mas é perfeitamente reverssível. Procure o quanto antes um fisioterapêuta que atue com técnicas manuais, acredito que alguns ajustes nas articulações citadas bem como liberação dos ligamentos, irá resolver o problema.
Boa sorte!!!

Dayse Dorico disse...

Ola Dr,gostaria de esclarecer algo.
Tenho tido dores frequentes ha alguns meses na regiao sacro-lombar irradiando para a perna.Isso acontece tambem quando estou sentada ou deitada por algum tempo.
Quando faco certos movimentos,ouco alguns ruidos na coluna.Estou muito preocupada pois estou fora do pais.
Isso pode ser grave?
Poderia eu recorrer a algum tratamento alternativo como a acunputura para aliviar a tensao?analgesicos me ajudariam?
Desde ja,
Obrigada.

Ricardo Sena disse...

Oi Deyse!!
Então...o "desenho" do quadro parece estar relacionado mais com o ciático do que com o Coccix propriamente dito, normalmente dor no coccix não irradia para perna, o citático sim irradia pela nádega, sacro e perna, piora quando da posição sentada. O ciático para provocar dor deverá estar comprimido no seu trajeto, as regiões mais propensas são: coluna lombar e região do piriforme. Sugiro que procure um Fisioterapêuta para realizar os ajustes manipulatórios, tanto na lombar quanto na nádega.As vezes também será necessário tomar antiinflamatório. Boa sorte!!!

Unknown disse...

do dores no cox, insuportavel, já tomei remedios com prescrição medica, e ele também me recomendou, mas o remedio faz efeito por alguns dias, o que o senhor me indica??? a fisioterapia mesmo??

Ricardo Sena disse...

Magdala,
Como pode ver a dor no Coccix é uma patologia com boa procura pelos internautas, como vc mesma pode ver pelos comentários deta página. O que ocorre é que o tratamento clínico para o Coccix é muito limitado, com prescrição de antiinflamatórios que irão melhorar momentaneamente sua dor, entretanto se houver algum distúrbio mecânico e este não for corrigido, só irá ocorrer o mascaremnto do problema. Voce deve sim procurar um fisioterapêuta com formação em técnicas manuais que poderá ajudá-la, este protocolo que criamos costuma dar um bom resultado.
Boa sorte!!

Leila disse...

Que ótimo artigo... estou sentindo há uma semana essas dores no coccix, e creio eu, que essas minhas dores são realmente devido minha potura, e a escoliose que tenho...
vou procurar um ortopedista para ver se encontro uma solução..
obrigado..

Unknown disse...

Olá!
Gostei do informativo pois levei um tombo batendo o coccix na quina de um degrau. Quase desmaiei de dor. Isso já tem duas semanas. Tomei Nimesulida por uma semana, e reme´dio para dor, mas até hj ainda doi, principalmente para andar mais rápido. É normal? Por quanto tempo pode ainda doer?
Agradeço a atenção.

Ricardo Sena disse...

então Nubia, Caso houver um deslocamento do coccix ou dos osso silíacos e sacro devido a queda sua dor poderá continuar por dias, até meses a fio. Mas não desamine com a informação, caso persistir a dor procure Um fisioterapêuta especializado em quiropraxia , osteopatia ou terapia manual que possa realizar os ajustes necessários para melhora da dor, não deixe ficar crônico,pois aí sim o tratamento pode ficar dificíl.
Boa sorte!!

Unknown disse...

O meu nome é Ana, tenho dores no cóccis desde Setembro de 2003. O meu médico de família disse-me que a dor era devida ao facto de eu estar muito magra; a dor não era muito forte e continuei a trabalhar: nessa altura andava de carro mais ou menos 100Kms/dia; esse foi o meu mal porque a dor agravou-se.Tive que deixar de trabalhar, fui a ortopedistas, que me receitaram anti-inflamatórios que me deram cabo do estômago, fui a reumatologistas que me fizeram um tratamento em que inseriam um medicamento através de várias agulhas ao mesmo tempo e que também não fez qualquer efeito. Fui a um fisioterapeuta que me foi indicado pelo reumatologista que tentou colocar o coccis no lugar através do ânus e nada, estava na mesma. Resolvi consultar um outro ortopedista que me mandou fazer um cintilograma ósseo: finalmente tive um resultado "sacroiliite bilateral". Escusado será dizer que nas radiografias, TACs e ressonâncias magnéticas não mostravam nada de anormal. E agora, como se trata a "sacroillite bilateral"? Ou pelo menos como não ter dores?
Indicaram-me um neuro-cirurgião que me fez uma tratamento com rádio-frequência, garantindo-me que isso mataria o nervo que leva a dôr ao cérebro. Isto foi em 2008 e aqui estou eu de bumbum para o ar, porque o dito nervo não se deixou matar. Há uns seis meses atrás fui a um osteopata; nas duas primeiras sessões(de 15 em 15 dias) senti algum alívio, mas continuo na mesma.Gostaria de saber se poderá ser feita a extracção do cóccis. Talvez o façam com sucesso nos Estados Unidos ou talvez no Brasil, porque já li uns artigos médicos sobre o assunto e em 12 pacientes, 10 ficaram sem dores nenhumas e 2 com dores ligeiras. Tomo por dia 800 mgs de Tramal Retard e mesmo assim tenho dores quer esteja sentada ou não. Só quando me deito de barriga para o ar sem fazer absolutamente nada é que melhoro; quando acordo de manhã não tenho dores, mas uns 10 minutos depois de me levantar lá começam as dores, quer me sente ou não. Estou assim o dia inteiro e há 6 anos.
Um conselho para quem começou agora com as dores: deixe de andar de carro, de bicicleta, vá logo ao médico, porque talvez o mal não se agrave.

Unknown disse...

Observação:

Em vez de andarem a correr a fazer RX, TAC e ressonâncias magnéticas, façam logo um Cintilograma porque é conclusivo. Não é um exame caro, não dói nada e recebem muito menos radiação. Apresentando este exame a um médico, ele saberá o que poderá ou não fazer. Não percam tempo, nem deixem o tempo passar.

Ricardo Sena disse...

Olá Ana Maria, que bom que descobriu o seu problema.
Vale salientar que o resultado do seu exame foi uma sacroileíte bilateral, correto?? Então porque fazer a osteotomia do Coccix??ou seja a retirada cirurgica do coccix??, muito cuidado, pois a sacroileíte é na junção do Osso sacral com o Osso ilíaco, talves a osteotomia não resolva o seu problema, que em termos de patologias, não reflete a maioria dos casos, a cintilografia não é a primeira indicação de exame para estes casos, os outros exames esavam corretos, você fez certo em insistir em um diagnóstico seguro e ainda recomento que investigue um pouco mais, pois sacroileíte bilateral é muito comum em paciente com espondilite anquilozante que é uma doença autoimune, espero que não seja o seu caso, mas investigue e converse com o reumatologista, paa pelo menos descartar esta possibilidade. Boa sorte!!!
Um Abraço

Unknown disse...

Gostaria de saber o motivo da dor imenssa q tenho no cóccix . estou gravida de 5 meses i nao aguento mais quando me levanto parece q esta descolando i nao aguento de dor.. porfavor me ajudem

Ricardo Sena disse...

Olá Taynara!!!
Então....As gravidinhas, mudam o centro de gravidade devido ao aumento do abdomem, isto provoca sobrecarga adicionais aos ligamentos da bascia (sacro-ilíaco)e Sacro-coccix-Ilio, estas alterações biomecânicas provocam estiramento dos ligamentos causando dor.
Voce deve fazer alongamentos, compressas quentes no local, e procure um fisioterapêuta que possa fazer técnicas de mobilização na região da bascia.
Fique tranquila, após ganhar o nenên, tudo desaparece...
Boa sorte!!e Felicidades

Junior S. disse...

Olá, tenho hernia de disco e sinto muita dor no coccix, sou atleta, jogo futsal, ja tentei diversos procedimentos como: fisioterapia, acunpuntura, iso strech, osteopatia, senti uma leve melhora, mas meu coccix continua doendo bastante, gostaria de uma opinião, desde ja agradeço.

Ricardo Sena disse...

jUNIOR!!
eNTÃO...VC DEVE TAMBÉM REALIZAR OS AJUSTE DO cOCCIX E LIBERAÇÃO DOS LIGAMENTOS SACROTUBERAL.TAM´BEM DEVE REALIZAR MANOBRAS PARA REDUÇÃO DO DISCO HERNIADO, COM MANOBRAS QUIROPÁXICAS E MESA DE FLEXO DISTRAÇÃO..É O QUE UTILIZAMOS EM NOSSO PROTOCOLO, SE ENCONTRAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA COMO ESTE DARÁ CERTO.
bOA SORTE.
rICARDO sENA

Anônimo disse...

Boa noite meu nome é Rose tenho uma filha de 10 anos que há três dias vem apresentando dor no coccix.
Gostaria de saber o que fazer analgésico ajudaria?

Anônimo disse...

Boa noite meu nome é Rose tenho uma filha de 10 anos que há três dias vem apresentando dor no coccix.
Gostaria de saber o que fazer analgésico ajudaria?

João disse...

Olá.
Trabalho sentado a um bom tempo, ultimamente estava com muitas irregularidades na postura, o que acabou ocasionando uma dor no cóccix.
Porém, aqui na minha cidade não tem um profissional especializado para isso, então resolvi melhorar a postura, só que ao invés de passar ou melhorar, a dor só intensificou.

Gostaria de saber se isso é normal a dor intensificar para depois melhorar ou o que poderia fazer ?
Sou praticante de atividades físicas tais quais musculação e artes marciais e não queria parar nenhuma das duas.

Ricardo Sena disse...

Rose!!
Nesta idade é um pouco Raro a dor no Coccix, mas não impossível, primeiro leve ao pediatra para descartar outras possbilidades.
Confirmado o diagnóstico procure fisioterapêuta especializado em coluna.Boa sorte.!!

Ricardo Sena disse...

João!!
Provavelmente há um distúrbio Biomecânico ocasionado pelo excesso de esforço que eventualmente tenha realizado na atividade física vigorosa, procure um fISIOTERAPÊUTA ESPECILIZADO EM COLUNA , este provavelmente poderá ajudá-lo.Boa sorte

Karina disse...

Olá...
Sofri um acidente de moto dia 23/03 e foi diagnosticada uma fratura n coccix. Estou tomando anti-inflamatório e tramal, porém de ontem pra cá, estou sentido umas fisgadas, agulhadas, do coccix para a nádega direita!!! Gostaria de saber oq pode estar acontencendo e qual o tempo de recuperação para fratura de coccix???

Ricardo Sena disse...

Karina!!
Então, agora um pouco de paciencia, tem que esperar o osso calcificar, demora de 30 a 45 dias, durante este período, sugiro evitar sentar e quando o fizer , fazê-lo em almofada especial par não precionar o coccix.
depois deste período se estiver doendo ainda, fazer fisioterapia.
Boa sorte.

Jacqueline disse...

Olá! Estou com dor no coccix há umas duas semanas. Não é muito forte, entretanto, se eu pressionar o local doí intensamente. Passo boa parte do dia sentada (trabalho, estudo e percurso de casa - trabalho) e estou com sobrepeso. Será que seriam essas as explicações? Qual o melhor tratamento? Ortopedista, fisioterapeuta???

Ricardo Sena disse...

Procure diretamente um fisioterapêuta, o Ortopedista neste caso irá apenas prescrever antiinflamatório, mas qualquer antiinflmatório ajudaria, o importante é tratar o local do desconforto com recursos da fisioterapia, como termoterapia, eletroterapia, ajuste manuais compressa de gelos e outros.
Boa sorte!!

Unknown disse...

Oi Ricardo Sena, antes de mais nada, muito obrigada pela sua iniciativa de trazer à internet um problema que poucos conhecem, e até encontrar esse site, eu achava que apenas eu sofria disso. Bom, faz tres anos já que estou com essa dor no coccix. Como passo o dia inteiro sentada, nao tem jeito, todos os dias ele dói, e de uns dias para cá vem piorando. Eu vi que o sehor sugere alguns tipos de tratamento, mas gostaria de saber se Pilates me ajudaria, ou algum outro exercício físico. Muitíssimo obrigada.

Anônimo disse...

Oi doutor, estou há 4 meses com dor no cóccix e passei no ortopedista que, na qual, me pediu uma Tomografia Computadorizada e o resultado deu: "Acentuação da Angulação Coccígea (Patológica)". Gostaria de saber se tem tratamento para isso...

Aguardo sua resposta anciosa!!!

Obrigada;

Daiane.

Wendell disse...

Olá Doutor, Meu nome é Wendell. Faz mais ou menos 01 ano e meio que sinto uma dor na coccix. Comecei a sentir esta dor depois que passei a andar muito de moto, e tambem quando fico muito tempo sentado em superficies duras, ja fui ao médico, pois o memsmo receitou algus antibioticos, compressa de agua morna, pomada calminex e recomendou que eu melhorasse a minha postura quando sentado. Acho que que o problema maior é a moto, pois no meu trabalho tenho que, muitas vezes pilotar moto por muitas horas seguidas. Será que se eu substituisse a moto por uma carro e uma cadeira dura por uma bem estofada resolveria meu problema? GOSTARIA QUE O DOUTOR ME ORIENTASSE EM RELAÇÃO.

Grato!

Ricardo Sena disse...

Samm!!

Então..Pilates não ajuda em nada na dor, vocÊ REALMENTE DEVE PROCURAR UM FISIO QUE FAÇA TECNICAS MANUAIS para diminuir a tensão dos ligamentos que estão ligados ao coccix e também o ajuste manipulatórios da bascia e coluna lombar, importante também são os recursos da eletroterapia e crioterapia na região do coccix. Após a melhora dos sintomas então aí sim você pode fazer pilates com o objetivo de melhorar a postura para evitar recidivas

bielle disse...

Oi, tenh 43 onos e ha mais ou menos 4 anos venho sentindo dores no coccix cerca de 4 a 5 vezes pos ano e uma coceira como se sente quendo um machucado de corte quando está sendo curado, a dor vai embora (após durar umas 2 semanas) e volta meses depois, já fui em variados especialistas e nada. Qual o seu conselho?
kksrispim

Anônimo disse...

ola Dr sinto dores no Coccix a uns 2anos, trabalho muito sentado, as dores vinham e iam tomava apenas alguns remedios, de um tempo para cá as dores aumentaram inchou muito e ao lado do coccix surgiu um pequeno machucado tipo uma nascida, o que faço ja tomei varios antibioticos sara e volta assim q o coccix doe

Ricardo Sena disse...

Para o Anônimo.

Seu caso apesar de pouco típico esta "nascida", deverá ser investigada. Procure sentar em superfície macia e faço um tratamento de fisioterapia para combater a causa do problema. O remédio só está combantendo os sintomas.A fisioterapia deverá ser igual ou superior ao protocolo mkencionado neste blog. RPG, Pilates de nada resolverão este problema em específico.

Ricardo Sena disse...

Para o Bielle.

Da mesma forma que muitos internautas teêm dúvidas esta também parece ser comum a todos, ou seja, tomam medicamento e não realizam tratamento local com fisioterapia. Os remédios estão combantedo os sintomas, mas não a causa. Faça Fisioterapia com protocolo igual ou superior a este que mencionei no blog.
Boa sorte!!

daniela disse...

Olá Ricardo...
Meu nome é DANIELA sou fisioterapeuta e estou muito interessada no curso de QUIROPAXIA pois tenho uma paciente com cocidinia e gostaria de saber onde e quando vai coneçar uma turma.
Ja tenho curso de terapia manual..
Moro em cuiaba gostaria q tivesse em uma cidade q esteja mais proxima de mim. Obrigado.

Unknown disse...

Olá ricardo meu nome é Fabiana tenho 19 anos sou estudante e trablho como auxiliar administrativa.Já faz 02 dias que não estou aguentando de dor no COx, o que faço? Será algo sério ?
Não sofri nenhum tipo de queda ou algo parecido.Me ajude!Obrigada.

Ricardo Sena disse...

Fabiana,

Tem que fazer Fisioterapia espcializada. Fisioterapia de SUS e planos não funciona...Sabe porque??
NO DEDICATIONS, nÃO HÁ DEDICAÇÃO PROFISSIONAL.

Anônimo disse...

Ricardo,

Fico muito tempo em cima de uma moto de cross nos treinos, mas não me lembro de ter caído, e estou sentindo uma dor na pontinha do osso do coccix, quanto tempo devo tomar antinflamatório, o flanax é indicado e quanto tempo devo e se devo parar de andar de moto, posso ingerir bebida alcoolica durante o tratamento, por favor me responda?

Ricardo Sena disse...

Pelo menos 15 dias de antiinflamatório, evitar ficar muito tempo sentado, fazer fisioterapia de preferência para garantir o resultado.Sugiro 10 sessões, com ajuste manipulatório , micro ondas, eletroterapia, crioterapia local.Trate certinho pois coccix costuma progredir para cronicidade se não for bem tratado.

Chellinha disse...

do tinha uns 10 anos levei uma queda muito forte sentada e passei alguns dias c dor coccix mas nao fui ao medico, depois disso as vezes essa regiao doia muito qdo eu setanva de uma certa forma e notei q uma fez pasrecia ter um mini buraquinho so que tb fechoiu eu mnais uma vez nao comentei c ng, agora estou c 25 anos e passo o dia e a noite sentada trabalhando e estudando e transpiro muito, e o trajeto de onibus q percorro dura 1 hora e meia, nos ultimos 3 dias to sentindo uma queimação enorme no coccix e esta inflamado, umpouco inchado porem nao existe buraco e secreção, só incomodo ao sentar, andar e queimaçao, acho q é um cisto pilonidal, marquei um medico proctologista ams estou apreensiva.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Rodrigo e tenho 15 anos. À duas semanas atrás, eu visitei meu amigo. Ele tinha um colchão de molas novo, e eu sentei nele e ele numa cadeira. Fiquei um bom tempo sentado no colchão com as pernas esticadas. Após me levantar, senti uma pequena dor no Coccix, mas pensei que não fosse nada. Mas a dor foi aumentando com o tempo, e hoje ela me incomoda muito ao sentar e ao levantar. Devo procurar um médico? Isso passa com o tempo? Ou existe algum tratamento caseiro pra isso? Obrigado

Ricardo Sena disse...

Rodrigo!!
Antiinflamatório e fisioterapia.
Boa sorte!!Pode ser o antiinflamatório de seu costume.

cristina disse...

Help Dr. sou cristina e fatalmente minha a vo de 84 anos virou para atras da cadeira de praia e no RX não houve fratura( 19/06/20010)mas ela sente dor ao trocar de posição coccix e ela é acamada,tem alazheimer sempre troco de posição a cada 2 horas ela não possui nenhuma escara e não possui travamento de nenhum membro ela não anda .Qual a melhor posição confortavél para ela dormir decubito lateral?sem provocar fortes dores?o ortopedista e o neuro cirurgião prescreveu apenas paracetamol e ibuprofeno 300 pois ela tem IRC tem outra alternativa para dar melhor condições de vida a ela?

cristina disse...

Dr Rodrigo qual amelhor posição para não comprimir o coccix de idoso acamado?Minha avo 84 anos virou para tras da cadeira de praia (pegando sol) 19/06 em uma posição de 90º girando para traz levamos Urgencia Samu ao Ortopedista e neurocirurgao pelo Rx não houve fratura nem luxação(SUS)só foi prscrito diflofenaco IM feita apos 05 hs da queda e paracetamol para casa ela não fala pois tem alzheimer não tem sequelas avc,amaurose não é diabetica e nem cardiaca e não toma nenhuma medicação ela faz uso de Gastrostomia por isso que preciso saber qual amelhor posição par não comprimir a regiao do coccix pois ela sente muita dor no local ao trocar a fralda estou dando Ibuprofeno colocando bolsa de gel de 20 min. gelo passando babosa e dando sumo de arnica e gel de canfora tem algo que o Sr. me aconselha a fazer.

Ricardo Sena disse...

Oi, Cristina!!!

Então...a melhor posição seria em de´cubito lateral,não esqueça de colocar um travesseiro entre as pernas de forma que os joelho não entrem em contado um com o outro, esta posição que deve ser rigosamente alternada com outras posições , deve ficar no max. 2 horas em cada posição, de preferência colchão dágua para evitar escaras.O ideal seria entrar com antiinflamatório por 15 dias, orientaria o Tenoxican 20 mg de 12:12 horas, este pode ser comprado sem receita, continua fazendo bolsa de gelo, O paracetamol é muito fraco para estas coisas e pode sobrecarregar o Fígado dela.
Bom era isto, nas condições dela , paciencia , não há muito mais o que fazer agora.

Boa sorte!!!

Cristina disse...

Agradecimento e Exemplo do objetivo de Blogar e ter resultados

Olá Dr.Rodrigo Valeu muito pela dica escrevi para o sr. no dia 21/06 relatando o ocorrido com minha avo de 84 anos que caiu virando para traz da cadeira de paraia tomando sol e houve uma contusão na regiao do coccix e ela tem varias limitações;
1 ela Nao anda
2-tem alzheimer
3-tem deficit auditivo de 80%
4-tem amaurose( defict visual)
5-Tem disfagia inreversivél( dificuldade de deglutir)
6-Alimenta pela Barriga meio Sonda(Gastrostomia)Dieta enteral a cada 4 horas
7- é acamada
8- usa fralda
9-Não fala (mal de alzheimer)
10-Não tem nenhum bem nem riqueza

Agora voces acham que isso é o fim ERRADOoooooo) Eu sou a neta dela e vnão desisto dela,só Deus sabe a hora dela!
Ela é a a nossa maior alegria é um exemplo que não vale apenas nunca desistir da vida
Dr. Rodrigo o que o senhor nos aconselhou é muita paciencia e fizemos um multirão
1º imediato compramos o medicamento
2º colocamos uma boia de ar de criança na cama para evitar a pressão do bumbum
3ºpegamos Arnica,babosa e confrei fizemos um maseração e colocamos na fralda.
4ºdando a medicação na hora certinha e com omeprazol.
e ela em 3 dias esta sem dor
5º escrevemos para o anjo bom que é medico de verdade dr. Rodrigo e agradecemos pelo conselho.
e fica aqui uma lição para quem tem um idoso e acha que é melhor ele morrer para descansar,errado tem que correr atras e buscar formas de dar bem estar a eles .

valeu valeu e continuamos a dar o tenoxicam por 15 dias valeu Deus te guarde Sempre.

Anônimo disse...

oi tenho 16 anos , A mais ou menos 2 dias estou com uma dor no cocxis axo que foi porque passei muiito tempo sentado no chao no dia de domingo de segunda pra terça a dor piorou e muito tomei anti inflmatorio melhorei um pouco mais isso ja ta incomodando muito oque faço para melhorar? Grato!

Anônimo disse...

madalena
tenho 37 anos
e cerca de um mes estive no hospital durante 10 horas a receber intervenenosa medical ,por sentir muitas dores no abdomen, pelvicas (comcluindo dores mestruais ) e dores nos coccix .
todos os meses tem sido um inferno pois sou obrigada de deixar de trabalhar ate mesmo de estar de pe
sao dores incalculaveis como contracoes levando ao desespero mesmo pois nenhum medicamento faz efeito
o que sera que leva a dores do coccis activar desta maneira ?
e porque os medicos nao levam as dores como um caso real e nao se interesam por esses incidentes ( levo meses com as dores mesmo apos da mestruaçao partir ) durante o mes so tenho descanso 5 dias depois volta tudo ao mesmo
o que aconcelha ?
muito obrigado pela atençao :)

Ricardo Sena disse...

Olá Madalena!!

Me solidarizo com seu problema .
realmente o seu caso merece mais investigação, pois como disse os médicos não estão interessados a fundo, pois acredito que deva procurar um centro especializado em DOR, tipo clínica da dor.Lá você encontrará pessoas interessadas em seu caso. No Mais, muito incomum suas dores pioram com a menstruação e perdura por dias.
Muitas questões devem ser respondidas, tais como:
Endometriose?
Algumas anomalia nos órgãos reprodutores?
Investigar a fundo os órgãos pélvicos inclusive coluna lombar, através de Ultra som e ressonãncia magnética.
Devemos lembrar uma Coisa, a inervação do útero (plexo Sacral) é a mesma que inerva o coccix, acredito que o coccix neste caso poderia estar sofrendo uma hiperalgesia provocada pelo fluxo menstrual do útero.Esta tudo bem com seu útero??


Boa sorte e mantenha-me informado na minha singela ajuda relacionado a minha área.
Ricardo Sena

DEUS É BOM disse...

A CERCA DE 3 ANOS COMEÇOU UMA DOR NO COCCIX INSUPORTAVEL, 3 ANOS INTERRUPTOS DE TRATAMENTO NO PÉ DA LETRA, USO ALMOFADA COM ORIFICIO SINTO MELHOR DO QUE SEM MAIS AINDA ASSIM TEM DIAS QUE CHEGO NO HOSPITAL TOMO DEXALGEN OU DECADRON DIPIRONA E VOLTAREM, FICO SEM DOR POR POUCOS TEMPOS BASTA SENTAR NO PC OU ENFIM, JA FIZ TUDO QUE PODIA TROCA DE COLCHAO, RESSONANCIA MAGNETICA NAO ACUSOU NADA, E UM MEDICO DISSE QUE É CASO DE NEUROLOGISTA, NAO CONSIGO ENTENDER É UMA DOR QUE ME MALTRATA DEMAIS, SOU OPERADO DO CORAÇÃO E NEM OS PROBLEMAS CARDIACOS ME ENCOMODAM TANTO QUANTO AS DORES NO COCCIX, FAÇO USO DE IBOPRUFENO OU TORCILAX SÓ PRA AJUDAR E MESMO ASSIM JA NAO FAZ EFEITO MUITO TEMPO, ME DIZFIZ DE MOTO, MAIS DIRIGINDO CARRO ENCOMODA, NÃO POSSO VIAJAR DE ONIBUS NEM EM PENSAMENTO, VOU PRA SAO PAULO DE AVIAO POR NECESSIDADE ACOMPANHAR MINHA MULHER NUMA CIRURGIA E JA TO PENSANDO ATÉ NO AVIAO ENCOMODA POIS CHEGO A LEVANTAR, OUTRA COISA É CONSTRAGEDOR O USO DA ALMOFADA MAIS PARA NAO TER DOR A GENTE FAZ QUALQUER COISA, A 15 DIAS COMPREI UM COLCHAO ORTOPEDICO SENTI ALIVIOS NO CORPO E TODO DIA TENHO TORCICOLO, JA USEI COLCHAO CASCA DE OVO POR CIMA EM FIM TUDO QUE PODIA FAZER JA FIZ NAO AGUENTO MAIS, O QUE DEVE SER FEITO? ACREDITO QUE SÓ PROCEDIMENTO CIRURGICO ASSIM PENSO, TAMBEM TENHO EXCESSO DE PESO PARA MEU PORTE E IDADE, NÃO ERA NADA DE SUSPEITA COMO CISTO PELONIDAL, ENFIM E NA RESSONANCIA NAO DEU NADA,E ESSA DOR PORQUE? TIVE QUEDAS MAIS DE 10 ANOS ATRAS, UMA SENTADO A UNS 5 ANOS POREM NA OCASIAO NAO TINHA EXCESSO DE PESO, NAO SEI SE PODE SER SEQUELA

Ricardo Sena disse...

resposta para "DEUS E BOM".
como você pode perceber muitos teêm o seu mesmo problema e as histórias são muitos parecidas, ou seja.

dor de longa data
exames negativos
dificuldades para ficar sentado

tratamento é realizar o Ajuste do Coccix e liberar os ligamentos sacrotuberal, ajustes sacro , ilíaco, lombar, eletrotermoterapia no local.

se tiver interessado envie-nos e-mail
ricsena@visaonet.com.br, ou marque uma consulta pelo fone 44 3522 18 01-CLINICA DA COLUNA.terá que ficar aqui 2 semanas para tratamento.
A´pte lá.

ANÔNIMA MT.. disse...

OLÁ TENHO 39 ANOS QUANDO CRIANÇA CAI DIZ MEU PAI QUANDO NOVA O COCCIS ME DOIA DEMAIS DEPOIS SUMIU A DOR SEMPRE TIVE MUITA DOR NA NUCA COLUNA E DOR DE CABEÇA QUANDO ESTAVA GRVIDA DO MEU PRMEIRO FILHO JÁ NO FINALZINHO DA GESTAÇAO CAÍ SENTADA.AS DORES DE CABEÇA AUMENTAR E NA NUCA TBM. FAÇO MASAGEMS E TOMO ANTINFALMATORIO MAS NAO RESOLVE MUITO AGORA DE UNS DOIS MESES PRA CÁ TA ECOMODANDO MUITO. PRA SENTAR E LEVANTAR.O Q FAZER??

Ricardo Sena disse...

O tratamento está bem descrito no blog, basta procurar quem faça.
Fisioterapia especializada.

estamos no Paraná-44 3522 18 01
cidade Goioerê.
Boa sorte.!!!

Susana disse...

Oi.. Tenho 19 anos, sinto dor na parte do coccix e um pouco mais em cima tbm,no sacro. Isso faz uns 2 anos e agora a dor é constante.Tenho escoliose, fiz RPG e fisioterapia durante 3 meses, mas para a dor que é mais em baixo não adiantou. Tenho diferença de um centimetro na perna esquerda. Gostaria de saber o que pode ser essa minha dor. Ah e onde doi,no final da coluna,ta mais alto que o normal.Não sei nem mais como sentar ou deitar, pois ta piorando a dor, mas mesmo doendo tento ficar na posição correta. Obrigado

susana costah disse...

Oi.. Tenho 19 anos, sinto dor na parte do coccix e um pouco mais em cima tbm,no sacro. Isso faz uns 2 anos e agora a dor é constante.Tenho escoliose, fiz RPG e fisioterapia durante 3 meses, mas para a dor que é mais em baixo não adiantou. Tenho diferença de um centimetro na perna esquerda. Gostaria de saber o que pode ser essa minha dor. Ah e onde doi,no final da coluna,ta mais alto que o normal.Não sei nem mais como sentar ou deitar, pois ta piorando a dor, mas mesmo doendo tento ficar na posição correta. Obrigado

Unknown disse...

Olá, me chamo Luan, tenho 15 anos e hoje de manhã estava jogando futebol no colégio quando cai de muito mal jeito, provavelmente sentado, não lembro muito bem, só sei que fiquei com uma dor muito forte na última vértebra da coluna. Quando faço algum movimento brusco ou simplesmente sento e levanto, sinto a dor. Gostaria de saber se isso pode ser algo sério, ou é simplesmente a dor do impacto da queda.
Obrigado

Anônimo disse...

|Olá Doutor.
Sinto muitas dores no coxis,sendo que agora estou como se estivesse inchado .Quando tomo antibiótico o inchaço diminui,mas quando paro ele volta.Começei a ter o coxis inchdo na gravides e agora estou com sobre peso.
O que pode ser?como posso resolver isso?

Anônimo disse...

Olá Doutor.
Sinto muitas dores no coxis,sendo que agora estou como se estivesse inchado .Quando tomo antibiótico o inchaço diminui,mas quando paro ele volta.Começei a ter o coxis inchdo na gravides e agora estou com sobre peso.

reinaldo disse...

ola dotor, tenho umas dores faz ums 3 anos, acho que e no coccix, penso eu!, quando fico muito tempo sentado, quando faço movimento da direita para a esquerda,e uma dor insuportavel, o que devo fazer? obrigado...

eliane disse...

Ola Dr.Ricardo.Sou técnica de enfermagem,tenho 47 anos,a exatamente 1 ano sofri um acidente,fui jogada numa picina e bati com a bunda no fundo da picina tive fratura sacro-coccígea com tração ou seja deslocamento a direita do cóccis,fiz tratamento a base de analgésicos e anti-flamatórios,2 meses de repouso,e 3 meses usando muletas,trabalho em unidade de saúde pública onde me movimento muito,sinto muitas dores na região lombar e mid.gostaria de saber sua opinião se é possível essas dores seram de provaveis sequélas.grata.Eliane PRADO.

♥IVETE♥ disse...

Há 4 dias atras cai sentada, porém apoiei a queda com a mão esquerda, no impacto senti imediatamente a dor subir até meu pescoço.Desde entao, a dor aumentou, diminuiu no pescoço, mas no cocix, na cintura e na regiao lombar doi mto,estou tomando analgesicos p dor e relaxante muscular, mas doi ficar deitada,sentada e em pé, é mto desconfortavel.Devo fazer RX p ver se houve fratura?Obrigada

Anônimo disse...

boa tarde, tenho 32 anos , caí sentada a um mes + ou - , mas faz 2 dias q começou uma dor no coccix q vai até a perna esquerda, não importa a posição, sentada , em pé. E o pior que estou de viagem marcada para disney com meus filhos para daqui a 5 dias. oque faço agora? tem algum tratamento pelo menos que alivie a dor para q possa andar normalmente por enquanto ? muito obrigada e parabéns pela iniciativa, daisy

Anônimo disse...

Doutor a dois anos atrás ao levantar de um sofá sentir uma forte fisgada no coccix seguido de choque q desceu pela perna. O médico q me atendeu disse q eu tinha pinçado o nervo ciático. Fiquei 10 dias internada e só voltei a andar depois do 20º dia. Passado um ano desde episódio especificamente no final de período da faculdade quando passei horas sentadas estudando para as provas sentir fortes dores no coccis e também no lado esquerdo do coccis e voltei a não conseguir andar por 7 dias (sentir um choque do lado esquerdo ao coccis ao pisar no chão). Este ano de novo ao final de período quando fiquei horas sentadas voltei a sentir dores na mesma região. Elas pioram quando fico sentado se ficar em pé ou deitado não sento dor.
O que poderia ser meu problema doutor?

Daniele disse...

Boa tarde!
Minha mãe tem 55 anos e caiu da janela sábado passado, hoje já tem 10 dias. Ficou internada durante 4 dias. Segundo o médico ela fraturou o coquis e preceisa de repouso. Porém ainda não consegue andar até hoje, apenas fica em pé mas não consegue mover. Levanta da cama, senta na cadeira de computador vai até o banheiro, senta no vaso e toma banho e faz o mesmo percurso de volta. Fica deitada o tempo todo de barriga para cima. Quero saber se é normal não estar andando ainda. A recuperação é total ou não? Espero a resposta o mais rápido possível. Obrigada!

Anônimo disse...

Ola, ha 1 semana tomei um tombo de skate no qual eu cai exatamente em cima da regiao do sacro do coccix. Tirei radiografia e tah tudo inteiro, mas pra certos tipos de movimento, doi um pouco. Se estou deitado no chao duro e tento levantar reto, doe lá. Na musculacao, doe quando faz aquele de abrir a perna (adutor?), nem consigo abri-la. Quando cai, senti uma irradiacao no nervo, embaixo do gluteo, perto do osso. Queria saber se eh normal demorar mais de 1 semana pra sarar...

Vitor Claudio Miranda disse...

Tenho sentido, há por volta de 2 meses, a parte frontal média das coxas doloridas - como se tivesse feito exercícios físicos. Estas dores são variáveis de dia para dia.
Agora, há poucos dias, venho sentindo leves fisgadas no cóccix, mais ao lado esquerdo.
Não sei se um evento tem relação com o outro, mas estou preocupado.
Há alguma orientação, além de procurar um médico?

Mariana disse...

Olá, tenho 31 anos e por volta de 2 anos tenho uma dor crônica na região do cóccix. Acredito que tenha sido devido uma queda em uma escada, juntamente com má postura e longas horas sentada em frente ao computador, devido ao meu trabalho. Recentemente passei por uma crise depressiva, que me mantinha várias horas deitada - o que no momento de repouso aliviava a dor, mas quando eu me levantava era excruciante. A algum tempo atrás tive uma paralisia total das pernas, região lombar - não conseguindo andar, pois tudo travou. Atualmente faço uso constante de Mirtrax e Tandrilax. É o que deixa a dor um pouco mais suportável. A dor é uma queimação na região do cóccix que irradia para a região abdominal, não consigo abaixar para calçar um tênis, pois parece que a "mola" desta região não funciona como deveria. Existe também um "calombo" - um nódulo na região lombar que costuma inchar sempre que a dor está mais intensa. Eu sinto literalmente a região inflamada, apesar de não irradiar para as pernas, e somente para o quadril. Tenho dificuldades de levantar o quadril, ao mudar de posição na cama durante a noite. Tenho fraqueza nas pernas, e raros formigamentos nos pés. Fiz ontem um raio-x, o qual o ortopedista que é de um hospital público - não olhou nem por 30 segundos, mas foi convicto o suficiente para afirmar que o raio-x está normal, porém provavelmente é uma hérnia de disco lombar e que eu deveria procurar um neurocirurgião. Uma dor de mais de 2 anos, não é normal. Mesmo que não seja visível em um raio-x. Fui medicada com dipirona e diclofenaco, e enviada de volta para casa. Ainda estou com dor, e por conta própria tomei uma injeção de celestone soluspan que melhorou consideravalmente a queimação na região, e me possibilitando andar com um pouco mais de liberdade. Sei que é paliativo, porém gostaria de saber se é possível o raio-x normal e constar uma hérnia de disco ao mesmo tempo? Ou seria o caso da coccidinia coccialgia?

Ricardo Sena disse...

Marina, realmente deve se tratar de uma hernia de disco lombar central, os RX só indicam uma possibilidade de degeneração discal, mas não concluem o diagnpostico que na maioria das vezes é confirmado por ressonância magnética nuclear. Mas os exames ortopedicos são 86% positivos só neste testes.Procure uma fisioterapia especilizada para tratamento conservador, ou seja reduzir a pressão da hernia sobre os nervos.Em caso deste tratamento não der resultado então há indicação cirurgica pelo neurocirurgião.
Boa sorte.

Unknown disse...

Gostaria de saber qual o tipo de lesao q causa um pequeno orificio na região do coccix? à um ano venho sentindo dores com intervalos de tempo chegam a duras de 3 a 4 dias, e agora começou a se formar esse orificio na região do coccix.

obrigado

Unknown disse...

Gostaria de saber qual o tipo de lesao q causa um pequeno orificio na região do coccix? à um ano venho sentindo dores com intervalos de tempo chegam a duras de 3 a 4 dias, e agora começou a se formar esse orificio na região do coccix.

obrigado

Unknown disse...

Olá Dr. Ricardo.

Eu pratico frequentemente spinning na academia e mountain bike. A um mês atrás, 02 dias após ter participado de uma trilha com a bicicleta, tive uma contratura na parte mais baixa da região lombar que limitou bastante meus movimentos. Fiz repouso, usei torsilax e a dor foi desaparecendo.
A 01 semana atrás desci uma duna com uma prancha (sandboard) e caí sentado no final da descida. Na hora senti o impacto sobre a região sacrococcígena e dor. Tenho tido dificuldades para permanecer sentado trabalhando, dirigindo e deitado de lado. Também tenho sentido que tenho de fazer força para evacuar. Pelo que lhe descrevi o que o Sr. poderia dizer? Qual são suas recomendações?
Desde já agradeço.
Umberto.

Anônimo disse...

Doutor Ricardo Sena, gostaria de fazer uma pergunta. Há uma semana fui a um quiropata por estar com dores no quadril. A terapeuta pressionou bem forte o meu cóccix e ouvi um estalo. Perguntei o porquê dela ter feito isso e ela disse por estar muito tenso. Depois disso, o meu coccix começou a doer, e estou tomando anti inflamatorio. Toda região sacral e coccix está doendo. Existe realmente essa técnica de manipulação do coccix?? Quanto tempo demora para voltar ao normal? Estou sofrendo muito!

Ricardo Sena disse...

Para o aNõnimo que foi ao quiropata.

As manobras de coccix são sempre específicas, elas não são utilizadas aleatóriamente.Quanto estas manobras são empregadas sempre teêm vetor de anterior para posterior e são extremamente específicas para coccixalgia.Se a presão foi ao contrário de posterior para anterior, acredito que poderia ter provocado uma subluxação.Tome antiinflamatórios para diminuir a dor, se nao melhorar trate rapidamente para não ficar crônico.
Boa sorte.!!

Anônimo disse...

Doutor Ricardo Sena, obrigado pela rápida resposta e atenção. Só que não sei se foi posterior para anterior. Só sei que a terapeuta apalpou o cóccxi e pressionou fortemente de fora para dentro até estalar.Não foi via retal. Ainda está doendo, já faz 1 semana e qual profissional devo procurar? Um fisioterapeuta, ortopedista ou quiropata? Não gostaria que tornasse cronico. Obrigado deste já pela atenção.

Ricardo Sena disse...

Para o Anônimo do coccix "machucado " pelo quiropata.

Procure um Fisioterapêuta que tenha formação em técnicas de Quiropraxia , Osteopatia ou terapia manual, com estas especialidades , este profissional terá mais condições de analizar o caso de perto.
Entretanto outros recursos da fisioterapia se farão necessário tais como eletrotermoterapia, crioterapia(gelo). O ortopedista poderá ajudar só no quesito RX para ver se houve dano ósseo, (pouco provável!!!)e prescrição de medicamento, uso de almofadinha e bla,bla, bla.
Em suma tem que entrar com medidas anti inflamatórias via oral e local com recursos da fisioterapia.

Boa sorte!!!

Ricardo

Anônimo disse...

De: Adriano Martins
P/:Dr Ricardo.
Há alguns anos tenho dor na região do coccix e agora piorou muito tem dia que não consigo nem andar, pois não consigo movimentar a perna esquerda que doi muito. Procurei um ortopedista e ele disse que não esta inchado, mas mesmo assim me receitou um antiinflamatório(IM) intra muscular. Tomei três dias uma ingeção vermelha e muito dolorida, mas não resolveu nada a dor não passou. O que pode ser, já que o antiinflamatório não resolveu??? Quem devo procurar???

Ricardo Sena disse...

Adriano,

Procure um Fisioterapêuta.
Precisa-se tratar o local do problema.
Procure um fisio com formação em técnicas manuais e que também utilize os recursos de eletrotermoterapia.
Boa sorte.

PS: trate o quanto antes para não cronificar.

Unknown disse...

OLÁ MEU NOME É GEYSLAINE.DIA 12/02/2011 DEI UM MAL JEITO NO CÓCCIX,FUI AO MÉDICO ELE ME RECEITOU AMOXILINA.AO TÉRMINO DA MEDICINA AINDA CONTINUOU A DOR.TENHO DIFICULDADE PARA SENTAR,USO UMA BÓIA PRA VER SE AJUDA UM POUCO.MAS ESTA REALMENTE COMPLICADO,É UMA DOR TERRIVEL.MORO NA HOLANDA,E OS MÉDICOS AQUI NAO SAO BONS,ALGUEM PODE ME AJUDAR EM ALGUMA COISA.OBRIGADO

Anônimo disse...

Ola, durante uma partida de futebol, saltei para uma bola mas um adversario toqou-me nas pernas o que fez com que cai-se desamaprado, Hoje(dia seguinte) tenho dores no fim das costas não sei ao certo se é coccix. o que me aconcelha?

Rodrigo SP disse...

Ola. Quebrei meu coxxis a um mês comecei o tratamento tomando remedio e fisioterapia, tive que comprar uma almofada para sentar prefiri uma quadrada sem furos, mais a dor continua.
Minha pergunta seria essa almofada é eficaz neste tipo de problema? Ou devo comprar algum outro modelo, trabalho sentado todo o tempo.
A meu ver necessito de mais repolso é possivel que consiga me afastar do trabalho para melhorar este problema?
Desde já, Obrigado.

Ricardo Sena disse...

Rodrigo, anto faz quadrada ou redonda, o que tem que existir é um orifício para que o coccix não apoie diretamente sobre nada.

O Ideal é repouso, afastamento do trabalho para melhor recuperação, sob risco de ficar com dor crônica.

Boa sorte!!
Ricardo Sena

fabio machado disse...

doutor, sofri uma queda a uns 10 anos , e apos isto venho sentindo dores no coccix, e de vez em quando aparece uma bolha parecida com uma verruga que doi quando encosto nela, ela vem e some do nada, o que seria isto?

Anônimo disse...

Com +- 24 anos começei a sentir dor no cóccix por trabalhar sentada o dia todo e eu percebia que se usasse roupa apertada a dor ficava mais intensa.
Procurei diversos médicos que sempre diziam ser lordose - nervo ciático.
Fisioterapia não resolvia, aliás minha fisioterapeuta estranhava meus sintomas (não consigo usar jeans - nada que aperte ou pressione a região sacral. Com o passar do tempo esta dor vem piorando, hoje tenho 46 e há dois anos o diagnóstico através de ressonância foi Cisto de Tarlov do lado direito do cóccix. Só que a dor é do lado esquerdo e irradia para a perna, glúteo, quadril frente da perna... enfim, os médicos acham que isto não deve causar dor, mas e o que dizer do sintoma do jeans que nem posso pensar usar, só uso vestido e sentada só consigo ficar por 1 hora. Convivo com dor diariamente e se eu não me policiar, aí se transforma em crise que infelizmente sempre acontece e cada vez fica pior. O que o Sr. tem a dizer sobre o Cisto de Tarlov?

Ricardo Sena disse...

Para a paciente de ciso de Tarlov.

Não tive nenhum paciente com este diangóstico, mas analisando o seu caso devemos ponderar vários aspectos:
1ª A dor realmente atrapalha a sua qualidade vida e não houve melhoras com a fisioterapia.
Um tratamento mais agresivo conservador ainda poderia ser tentando.
teria uma sugestão:

Medicamentos =Dexametasona em 5 tomadas IM a cada 3 dias.
Fisioterapia manual e eletrotermoterapia, alongamentos neurais e alongamentos gerai para coluna bem como fortalecimentos muscular.
em torno de 20 sessões diariamente.

medicamento manipulados com dexametasona, ciclobenzaprina, famotidina e tenoxicam = a cada 12 horas ( sugestão não posso receitar)

rESULTADO= SE APÓS ESTE TRATAMENTO você n]ao obtiver resultado deve-se partir para o plano B.

Inlfiltração peridural pelo hiato sacral.
e plano C.
procedimento cirurgico chamado laminectomia sacral com excerese da dilatação de turlov, segundo a literatura traz exelente resultado.

Boa sorte!!!

Anônimo disse...

Boa noite Ricardo. Desde já agradeço pela atenção.
Há cerca de 2 meses venho sentindo uma dor na região do cóccix quando fico sentado por muito tempo. Na verdade é uma queimaçao que irradia para a região retal e nádegas. Sinto tambem um incomodo na região perineal. Na segunda semana em que comecei a sentir tais sintomas eu fui a academia e realizei cerca de 30minutos de esteira. Nesse mesmo dia eu senti uma dor insuportável na região perineal e pênis e que tambemi rradiou para a região lombar/coccix. Pois bem, fui a um urologista e ele me passou uma bateria de exames, mas após os resultados o médico me garantiu que eu nao teria nenhum problema na parte urológica. E passados mais de 2 meses aqui estou eu, com essa queimação na região do cóccix que irradia para as nádegas e sinto também raramente sinto umas pontadas muito forte que parecia vir da região da prostata ou retal.
Espero que possa me ajudar de alguma forma, pois estou desorientado. Muito obrigado Ricardo Sena.

Ricardo Sena disse...

Ao Anonimo do comentário 97.
Então seu quadro é característico de uma coccixalgia, o diagnóstico é realmente difícil, não existem exames para isto.
Sugiro procurar um fisioterapeuta especialista em Quiropraxia e ou Osteopatia.
Aqui sigo um protocolo com várias modalidades para tratamento, como você pode ter lido no texto do blog.Isto vai depender da experiencia de cada profissional.

mas mostre o conteudo do blog ao Fisioterapeuta aí onde você mora, veja se ele tem os cursos de Quiro ou Osteopatia, ou mesmo Terapia manual.

Boa sorte.

Anônimo disse...

Boa noite. desde há uns dias para cá tenho sentido dores no final das costas mais precisamente logo no inicio do rabo entre a nádegas, tenho um inchaço e ao fazer certos movimentos doi-me, ao estar sentada também. O que posso fazer?

Júnior disse...

Doutor tenho 19 anos e a mais de 1 ano e meio trabalho sentado o dia todo. O meu problema começo quando senti uma dorzinha no cóccix a 1 mês e agora essa dorzinha começou a piorar a ponto de eu não aguentar ficar sentado, o que eu devo fazer para acabar com isso, ainda não procurei orientação medica até mesmo por que eu não sei qual tipo de médico eu devo ir, qual a melhor solução para o meu problema?

Júnior disse...

Doutor tenho 19 anos e a mais de 1 ano e meio trabalho sentado o dia todo. O meu problema começo quando senti uma dorzinha no cóccix a 1 mês e agora essa dorzinha começou a piorar a ponto de eu não aguentar ficar sentado, o que eu devo fazer para acabar com isso, ainda não procurei orientação medica até mesmo por que eu não sei qual tipo de médico eu devo ir, qual a melhor solução para o meu problema?

Mauro Morais. disse...

Sofri uma queda a quase 4 anos atrás e fraturei o coccix. Durante um ano fiz diversos tratamentos com fisioterapia, e medicação oral.
Como não houve resultado meu médico decidiu operar e retirar o cóccix. Continuei sentindo dores e o médico dizia ser normal. Procurei outro médico, que me mandou para outro, para outro até chegar ao Médico da Dor. Fiz diversos tratamentos, bloqueios e nada. Em 2011 fiz um implante de Bomba de Infusão Contínua de Morfina, mas mesmo assim continuo com dores, já não sei mais o que fazer.