Notícias!!

segunda-feira, abril 02, 2007

Discinesia Escápulo Torácica.

De uma maneira geral os músculos estabilizadores da escápula:
1- sofrem lesão primária por trauma direto
2-sofrem lesão induzidas por microtrauma levando à fraquesa muscular;
3-entram em fadiga por movimentos com tensão repetitiva;
4-são inibidos por patologias dolorosas do ombro.

A inibição muscular, ou fraquesa, é bastante comum em patologias glenoumerais, sejam elas instabilidades, alterações de lábio glenoidal ou artrose. os músculos serrátil anterior e trapézio inferior são mais suscetíveis ao efeito da inibição e estão mais frequentementes envolvidos nas fases iniciais das patologias do ombro. A inibição muscular e a consequente discinesia parecem ser uma resposta inespecífica para uma situação dolorosa do ombro, ao invés de representar uma resposta específica para certas patologias gleno-umerais.Esta afirmação é apoiada pela presença de discinesia escapular em até 68% dos pacientes com patologias do manguito rotador,94% com alteração do lábio glenoidal e 100% dos pacientes com instabilidades glenoumerais. A inibiação pode ser vista como uma diminuição da capacidade dos músculos de exercerem torque e estabilizarem a escápula, assim como a desorganização nos padrões de ativação dos músculos que atuam no ombro.
classificação da discinesia escápulo torácica.

do tipo I- proeminência da borda infero medial da escápula.
tipo II- proeminência de toda borda medial da escápula.
tipo III-proeminência da borda medial e superior, e translação da escápula sobre os tórax.






















fonte: artigo/Discinesia escapular e sua realçao com o ombro Doloroso.
autores: Ben Kibler, MD e John McMullen, ATC
Jornal of the american Academy of ortopaetic surgeons.

meus agradecimentos ao Dr.Ovandré Lech,.
que gentilmente nos forneceu o artigo em questão.

7 comentários:

Unknown disse...

Ola boa noite Ricardo,meu nome é David e tenho 21 anos.
Há dois anos atras eu levei um tombo de motocicleta no qual bati muitíssimo forte o ombo esquerdo frontalmente no chão.
A principio tive uma fratura na clavicula que foi calcificada após dois mêses.Porem tenho fortes dores até hoje na região do ombro (trápézio muita queimação e tensão) e também na região escapular sinto queimar e muito desconforto o tempo todo se tornou cronica essa minha dor.
Minha lesão é identica ao paciente da foto 1 do seu blog.
Oq vc me segere fazer ,qual melhor tratamento para minha recuperação? e neste caso é possivel me livar dessa dor completamente.
E gostaria de saber se o senhor Dr. Ricardo poderia me auxiliar no tratamento ,pois com essa dor a mais de dois anos sou infeliz.
muito Obrigado e aguardo seu retorno.

Anônimo disse...

Dr. Ricardo, meu nome é poliana, preciso muito de ajuda.
sinto dores fortíssima abaixo da minha escápula direita, parece uma dor musculas, fico me contorcendo para ver se alivia, já fui em vários médicos, eles me dizem que tenho cifose, lordose e escoliose, e mepediram para fazer rpg, gostária que vc tirasse minhas duvidas, será que minhas dores abaixo da escápula se dão a esses problemas ou eu posso ter algum outro?
e é possivel que essa minha dor suma com o rpg?
se o senhor puder me responder fikei muuuuito grata, pois naum faço mais nada direito sem ter que me contorcer, minha dor me atrapalha muito, e a mais de 5 anos a sinto...

Poliana Bergamin 19 anos
e-mail: polianaskank@hotmail.com

Tiago Mastroiani disse...

Ola Doutor Ricardo, me chamo Tiago e tenho 27 anos.
Há dois anos sinto dores m.s.d mais intensamente no ombro em sua parte posterior. os musculos do trapézio, do supra e do infre espinhal doem muito, aparecem edemas e a dor intensifica em pontos diferentes de acordo com o movimento.
Esses últimos dias a dor passou de uma dor chata para uma dor insuportável. Meus dedos doem, minha coluna lombrar dói, meu ombro dói até qdo dou gargalhada eu suspiro bem fundo.
Meu médico especialista em ombros disse que tenho uma discinesia escapular devido a má postura e sem dúvidas ao esforço repetitivo devido ao meu trabalho, no qual digito muito, uso o mouse o tempo inteiro, além de trabalhar 15 dias seguidos e em finais de semana trabalho 12horas.
Enfim, fiz várias sessoes de fisioterapia entorno de 40 a 50 sessoes, fiz acumputura, fiz rpg e fiz infiltração algumas vezes e minahs dores somente tem aumentado.
Agora meu médico pedio hidroterapia, essa é a melhor maneira de se tratar?
Isso é uma doença que conhecemos por LER?
Tem risco de eu me aposentar por causa dessa doença?

No aguardo da sua resposta.

Muito obrigado e aprabés pelo o Blog e susa informações.

Tiago Pimentel

Anônimo disse...

ola boa tarde mu nome é patricia tenho sentido dores na região escapular direita sensação de dormencia e queimação . será que é grave

Anônimo disse...

oi Dr. meu nome é andré tenho 28 anos já um tempo sinto incomodo na escapula com uma grande dormencia e formigação em cima da pele da escapula, tem dia que me encomada muito, o que será isso? cheguei a confudir com o pulmão, tenho algum risco de vida...???

Anônimo disse...

OLA DR. RICARDO MEU NOME E CRISTIANO, DR. TENHO DORES EMBAIXO DA ESCAPULA, QUANDO FAÇO UM MOVIMENTO DE OMBRO DÓI MUITO AS VEZES DÓI QUANDO RESPIRO TAMBÉM OU QUANDO FALO MUITO. TENHO REFLUXO NÃO SEI SE TEM ALGUMA COISA A VER, JÁ FIZ VARIOS EXAMES E NADA O MEDICO ME DISSE QUE TENHO FIBROMIALGIA, MAIS TOMEI LYRICA E NÃO PASSOU A DOR, GOSTARIA QUE ME ORIENTA-SE, SE FOR POSSIVEL. MEU IMAIL pires_ney@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA DR. RICARDO MEU NOME E CRISTIANO, DR. TENHO DORES EMBAIXO DA ESCAPULA, QUANDO FAÇO UM MOVIMENTO DE OMBRO DÓI MUITO AS VEZES DÓI QUANDO RESPIRO TAMBÉM OU QUANDO FALO MUITO. TENHO REFLUXO NÃO SEI SE TEM ALGUMA COISA A VER, JÁ FIZ VARIOS EXAMES E NADA O MEDICO ME DISSE QUE TENHO FIBROMIALGIA, MAIS TOMEI LYRICA E NÃO PASSOU A DOR, GOSTARIA QUE ME ORIENTA-SE, SE FOR POSSIVEL. MEU IMAIL pires_ney@hotmail.com