Notícias!!

domingo, abril 15, 2007

Dorso-lombalgias : charneira tóraco lombar

A charneira tóraco-lombar, em osteopatia, significa junção, onde irão unir dois segmentos o torácico e o lombar. É uma zona de transição que recebe influências ascendentes e descendentes da coluna lombar e todo o conteúdo torácico, com isto os movimentos dos segmentos superior e inferior irão se encontrar.
EX. a charneira cérvico dorsal= Os movimentos cervicais "caminha" pelas vértebras cervicais superiores até as inferiores e termina em C7. Analogicamente a coluna torácica que quando realizamos movimentos rotacionais do tronco, terminam em T1.
Esta zona comprende os níveis T12 e L1, a vértebra T12 tem caracterísiticas distintas das demais, sendo em sua faceta superior características dorsal e em sua parte inferior características lombares. Também exeistem importantes tensões musculares a este nível, são eles o músculos Diafragma, quadrado lombar e Psoas, sendo que ale´sm das manobras liberatórias para este nível deverão também serem consideradas as liberações destes músculos.

RELAÇÕES ANATÔMICAS DA CHANEIRA T12/L1.

Plexo solar: está localizado ao nível do diafragma, na parte posterior, são zonas de uniaão do sistema simpático e parassimpático, através de 3 gânglios:
Gânglios celíacos direito e esquerdo.
Ramos do tronco vagal posterior que contém fibras provenientes dos nervos vagos direito e esquerdo.
Raízes simpáticas : dos Plexos são os nervos esplânicos maior e menor.
Rins : estão localizados na região posterior do abdome na altura de T12. A região da charneira tóraco-lombar é quem controla inervação dos rins, intestinos , etc.
GLÂNDULAS SUPRA RENAIS:Secretam adrenalina-cortisona e estão coladas à 12ª costela e nas tranversa de T12. Então algumas ma nipulações podem inibir ou estimular as glandulas supra renais.
ARTÉRIA ABDOMINAL:Está localizada na face anterior de T12. Esse é o centro hemorrágico do corpo, com isto T12 tem um papel vascular importante.
HORMONAL: Esta região inerva ovário e testículos no homem, Portanto alterações nesta região podem te repercuções e alterações funcionais a estas glandulas.
REPERCUÇÕES DE LESÃO NA CHARNEIRA TÓRACO-LOMBAR

Dorso- lombalgias, lombalgias alta ou dorsalgia baixa.
Hipermobilidade supra ou infrajacente, dorsalgias ou nevralgia do músculo Obturador: Dor em forma de raquete na coxa do paciente, na face ântero-lateral.
Restrição na mobilidade do diafragma.
membro superior mais curto homolateralmente epla tração do quadrado lombar e o membro inferior Oposto pela tração do Músculo Psoas.
Alterações vicerais: Rim, supra renais, vascularização do abdomem e da pelve, alteração do plexo solar.

Diagnóstico:
pressão sobre a espinhosa de t12, provocará sintomas na parte superior da sacro-ilíaca: Lesão da charneira.
procurar espasmo do psoas.
manobra de rolamento na parte póstero-lateral da nádega e lateral da coxa.
cordões fibromialgicos na virília e pubis.
definir o tipo de lesão:
Procúra-se posterioridades, teste de mitchel.
lesões osteopáticas podem ser ERS, FRS, flexão ou extensão bilateral.

manobra de liberação da charneira tóraco lombar.





fig 1 e fig 2- avaliação da chaneira.

Nenhum comentário: