Notícias!!

domingo, abril 01, 2007

Nível de demanda muscular através da EMG para exercícios de ombro.

Estudos através da EMG (eletromiografia) tem demonstrado diferentes níveis de tensão sobre os músculos do ombro. Este trabalho evidencia a importância de proteção nas fases iniciais do pós operatório de reparo de manguito rotador, que devem obedecer a progressão cientificamente embasada na EMG. os estudos concluiram que:

1-Exercícios passivos tem em torno de 5% de demanda muscular nos músculos do ombro em comparação com a MCIV (máxima contração isométrica voluntária ).

2-axercícios aquáticos tem demonstrado em torno de 2 a 10%, da MCIV, podendo ser contraindicado nas fases iniciais de reabilitação. Contráriando muitas indicações, no entanto é indicado na fase intermediária de reabilitação.

3- exercícios ativos com suporte( braço apoiado em rampas, cordas etc.) demonstraram em torno de 4 a 18% da MCIV, que poderá ser usada numa fase intermediária de reabilitação de PO de manguito rotador.este estudo é similar aos movimentos realizados sub aquático.

4- exercícios com bandagens elástica têm demonstado em torno de 24 a 41% de demanda muscular do ombro em comparação com MCIV.

5-exercícios em cadeia cinética aberta com o cotovelo extendido tem demonstado uma demanda muscular em torno de 72 a 74% da MCIV.

Bom pessoal é isto aí , espero que este estudo traga uma resposta a muitas inquietações científicas, que são as mesmas que eu tinha. No entanto os autores orientam para maiores investigações para confirmação deste estudos.

fonte. artigo=The effect of limb support on muscle activation during shoulder exercíses.
Michael Brian Wise, ATC, MSªTim L Uhl, ATC, PT, Phd,ª Carl G Mattacola, ATC, Phdª, Arthur J. Nitz, PT, Phd, Ecs, OCS,ª and W. Ben Kibler, MD, lexington , KY.

Nenhum comentário: