Notícias!!
quinta-feira, março 29, 2007
segunda-feira, março 26, 2007
MINANDO A PROFISSÃO.
sábado, março 24, 2007
Ajuste Quiropratico
sábado, março 17, 2007
CONVITE AOS FISIOTERAPÊUTAS.
MÓDULO I
Anatomia, biomecânica da coluna cervical, charneira cérvico-dorsal, e coluna torácica.
Neurolofisiologia da lesão osteopática e suas consequências
Noções básica de disfunção somática vertebral
Lei de fryette, lesões em ERS e FRS.
Etiologia da lesão cervical e cérvicobraquial
Diagnóstico diferencial na cervicalgia e cervicobraquialgia
Anatomia Palpatória básica
Testes clínicos ortopédicos
Avaliação pela visão da escola de Osteopatia e Terapia Manual
Manobras corretivas das lesões osteopáticas
MÓDULO II
Síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico
Anatomia
Teste específicos e Etiologia da síndrome
Manobras corretivas osteopáticas
Manobras neuromusculares
Cinesioterapia voltada para síndrome
Síndrome dolorosa Miofacial e os Trigger Points
Breve conceito
Anatomia dos principais trigger points da coluna cervical, cintura escapular e coluna dorsal.
Desativação dos trigger points pelo método suisso modificado.
Manobras miofaciais
Apresentação de casos de cervicalgia e cervicobraquialgia
Revisão geral das manobras corretivas
terça-feira, março 13, 2007
Frustração com a TV de Plasma.
Sugiro aos leitores deste blog o link da reportagem na íntegra de Paulo Rebelo.Muitos usuários estão recorrendo a justiça para ressarcimento, alegando propaganda enganosa, no entanto a TV não é de tudo Ruim, só não explicam ao Usuário para que serve realmente a TV de Plasma.
sábado, março 10, 2007
Dor na cintura escapular.Considerações importantes.
Dor na cintura escapular de diagnóstico difícil, pode englobar várias vertentes, podendo variar de SDM, discinesias escápulo torácicas, radiculopatias cervicais, Entrapment de nervos no desfiladeiro desfiladeiro etc... outro problema é relativo a escápula em ressalto, que possui várias Sinonímias: Crepitação Escápulo-Torácica; Crepitação Escápulo-Costal; Síndrome Escápulo-Torácica; Síndrome Escápular Superior e Snapping Scapula.
clínica:
Dor na cintura escapular
- Ressalto palpável e audível na excursão da escápula sobre a caixa torácica(diagnóstico exclusivo para escápula em ressalto)
- Dificuldade para realizar atividades comuns ,esportes, etc.
- importante estabelecer diagnóstico disfuncional, SDM? escápula em ressalto?Entrapment no desfiladeiro?etc...
-Presença de pontos gatilhos =SDM
-Dor irradiada=SDM? cervicobraquialgia?
-Lesão somática de vértebras dorsais.
Tratamento Conservador:comentário com relação as patologias.
- Afastar de atividades repetitivas e esportes(sobretudo em escápula em ressalto)
fortalecimento dos axioescapulares e estabilizadores de ombro:gleneoumerais
- AINE, analgésicos, infiltrações(ortopedistas)
- Fisioterapia(?): calor, reforço muscular(em caso de instabilidade)
- Se houver importante SDM(síndrome dolorosa miofacial), entrar com desativação dos pontos gatilhos,terapia manual e Eletroterapia combinada.
- Sinais articulares vertebrais e 1ª costelas deverão ser corrigidos por manobras osteopáticas, sobretudo na cervicobraquialgia e síndrome do desfildeiro. Ponpagens do trapézio, escalenos, elevador de escápula devem ser considerados no tratamento com o objetivo de diminuir o Stress muscular, pois não há lógica fazer alongamentos em estruturas instáveis.
Anatomia Aplicada:
Crepitação Escapulo-Torácica resulta de uma rotação alterada da escápula na caixa torácica. Esta condição aparece somente em situações onde a musculatura periescapular não é suficientemente forte para manter um contato firme entre a parede torácica convexa e a superfície anterior e côncava da escápula. Não parece ser suficientemente constante para ser denominada de doença profissional, e pode ser inteiramente voluntária na etiologia. Há relato de casos em que ocorre reação inflamatória na bursa periescapular ou na musculatura. Na grande maioria, ocorre em casos de incongruência entre a superfície anterior d escapula e a parede torácica. Esta incongruência pode ser devida à projeção de uma exostose, ou à excessiva angulação das costelas ou da superfície da escápula. Embora estas incongruências possam ocorrer em qualquer ponto da superfície Escápulo-Torácica, parece ser no ângulo supero-medial o local mais comum desta ocorrência. Ela pode também ser devida às alterações no tubérculo de Luschka ou excessivo comprimento ou curvatura do ângulo supero-medial. Quando a crepitação não for causada por incongruência óssea, os métodos conservadores(fisioterapia, infiltrações) podem ser eficazes para o alivio dos sintomas. No entanto, se a causa da incongruência for devido à alteração óssea, a área envolvida deve ser ressecada e a INCONGRUÊNCIA RESTABELECIDA.
Escápula Alada.
Causas:
Dinâmicas:
|
Um fato intrigante e uma inquietação científica reside no fato de um grande número de pacientes , apresentaresm dores na região periescapular, e possuirem uma discinesias escápulo torácica, as vezes discreta, os cifóticos também estão incluidos nesta observação bem como os hipermóveis.Seria a verdadeira vilão dos problemas dolorosos na cintura escapular esta afirmativa: Verdadeira Debilidade: A escápula é estabilizada ao tórax pelo músculo trapézio, rombóides, elevador da escapula e serrátil anterior. Qualquer afecção no suprimento nervoso de um desses músculos pode causar instabilidade escapular.Ou seria o contrário a instabilidade escapular levando a lesões no suprimento nervoso?Abaixo está um resumo da Anatomia aplicada a esta "articulação".
Anatomia funcional:
- Trapézio: Este músculo é suprido pelo nervo espinhal acessório e por ramos vindos do 3º e 4º nervos cervicais. O trapézio estabiliza a escápula e controla as posição e movimento durante a utilização do membro. Junto com o elevador da escápula eleva a escápula. Atuando junto com o serrátil anterior roda a escápula permitindo elevação do membro sobre a cabeça. Atuando junto aos rombóides, retrai a escápula.
- Rombóides (maior e menor): O suplemento nervoso vem do ramo primário anterior do 5º nervo cervical pela substância do escaleno médio. Ambos funcionam como estabilizadores da borda medial da escápula.
- Elevador da escápula: O suprimento nervoso vem direto do 3º e 4º nervos cervicais e por ramo do nervo dos rombóides. Em associação com outros músculos inseridos na escápula, os rombóides e o elevador da escápula ajudam a estabilizar o osso, controlam sua posição e movimentos durante a utilização do membro superior. Atuando junto com o trapézio, os rombóides retraem a escápula estabilizando-a nas costas: atuando junto ao elevador da escápula e peitoral maior, eles rodam a escápula. Quando a parte vertebral da coluna esta fixada, o elevador da escapula pode atuar junto com o trapézio para elevar a escápula ou sustentar o peso carregado pelo ombro. Se o ombro esta fixo, os músculos inclinam o pescoço para o mesmo lado.
- Serrátil Anterior: É o mais importante músculo para a estabilização da escápula. É suprido pelo nervo longo torácico e por ramos ventrais do 5º,6º e 7º nervos cervicais em 84% dos casos. Estas raízes caminham juntas pelo corpo do músculo escaleno médio ou separadas pela face anterior e posterior deste músculo. Este nervo esta sujeito a compressões laterais por hiperpressões na escápula.
Quando o deltóide esta elevando o braço para um angulo direto com a escápula, o serrátil anterior e o trapézio rodam a escápula; o braço pode ser levado acima da cabeça pelo resultado de uma combinação de movimentos. Quando cargas são carregadas na frente do corpo, o tônus do serrátil anterior aumenta na tentativa de prevenção da rotação para trás da escápula. Quando a escápula esta fixada, a parte inferior do músculo atua auxiliando na inspiração.
Paralisia do serrátil anterior causada por dano ao nervo longo torácico: trauma direto; injúria do plexo braquial: traumatismos repetitivos; compressão devido a anestesia; elevação de grande peso ou exercícios prolongado com o ombro; compressão pelo processo coracóide alongado, costela cervical, músculo escaleno e bursa subescapular alargada; grande risco sob operações como mastectomia radical e biopsia de linfonodo; escapula alada pode ser vista devido a uma isolada discopatia de C7.
Amiotrofia Neurologica: espontâneo inicio de dor no ombro, com particular dor no ombro de crescente aumento por 2 a 3 semanas. A dor gradualmente melhora, permanecendo uma paralisia flácida com escápula alada que corresponde ao segundo estágio que pode levar de 18 meses a 02 anos. Após 02 anos alguma fraqueza residual pode existir, porem sem nenhum problema funcional.
Predileção por raízes superiores do plexo braquial e pelo lado dominante. A etiologia continua inexplicada podendo ser devido à uma infecção viral. Eletroneuromiografia combinada com exame físico dão o diagnóstico e a recuperação.
Para maiores detalhes sobre a escápula em ressalto sugiro leitura aqui.
PORTABILIDADE EM TELEFONIA.
Cenário de Celular no Brasil.
Total de celulares (Janeiro/07): 100.717 mil
Densidade: 53,61 Cel/100 hab.
Crescimento do celular em Janeiro
Dados divulgados pela Anatel, apontam que o Brasil começou 2007 com 100,7 milhões de celulares e uma densidade de 53,6 cel/100 hab. O crescimento em relação a dez/06 foi de 0,8% com adições líquidas de 799 mil celulares.Este resultado mostra a evolução da tecnologia móvel no Brasil, pois dados divulgados pelo IBGE do ano 2004, apontavem 36 cel. por 100 habitantes, estamos com os números atuais equiparados aos Países desenvolvidos.
Com relação as operadoras de celulares a vivo ainda continua em primeiro lugar, mas já mostra sinais de queda, talves isto se deva a tecnologia CDMA, que segundo alguns especialistas, prende o usuário a operadora, dificuldade a migração para outra operadora que tem planos mais em acessíveis. O Usuário quer um celular que possa migrar de operadora quando bem endender, mesmo que isto custe trocar de número de telefone.
- | Operadora | Controlador | Celulares* (Milhares) | Market Share* |
1ª | Vivo | Telefonica Portugal Telecom | 29.057 | 28,85% |
2ª | Tim | Telecom Italia | 25.693 | 25,51% |
3ª | Claro | América Móvil | 24.132 | 23,96% |
4ª | Oi | Telemar | 13.184 | 13,09% |
5ª | Citi, Fundos Opportunity | 4.703 | 4,67% | |
6ª | BrT GSM | Brasil Telecom | 3.485 | 3,46% |
7ª | CTBC | CTBC | 373 | 0,37% |
8ª | Sercomtel | Prefeitura Londrina Copel | 91 | 0,09% |
quarta-feira, março 07, 2007
Cervicobraquialgia-tratamento
clique aqui.
quinta-feira, março 01, 2007
Taping- Bandagem funcional
Garimpei este vídeo de Bandagem funcional, muito bom acho que vocês gostarão deste vídeo , como eu gostei, abraço, até o próximo post.
.