Notícias!!

sábado, dezembro 30, 2006

Morte de Saddam Hussein.

morreu enforcado, a globo divulgou a nóticia . acredito que todos blogs divulgaram.

2007!

Feliz 2007, ....E aquele jargão popular....muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender .No meu caso proporcionar saúde aos meus pacientes.
um abraço a todos os leitores do blog.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Reabilitação neuromotora de tornozelo.

exelente reabilitação do meu colega Calucho.


Férias!


Uma viagenzinha para Ctba para espairecer um pouco. Férias, que nada apenas uma semana para relaxar...Ninguém é de ferro.

Eu na ópera de Arame, pé vermelho na cidade do coxa branca.

domingo, dezembro 24, 2006

Considerações sobre inclinação lateral da coluna para fisioterapêutas manuais.

Com relações aos profissionais que manipulam a coluna vertebral, dentre eles Fisioterapeutas, quiropatas e alguns médicos, em paciente com hérnias discais, um conhecimentos do comportamento da postura e anatomopatologia é de conhecimento importantíssimo. Segundo Falconer et al 1948 em estudo de 25 pacientes com inclinação ipsilateral e 17 com inclinação contralateral, com ápice medial ou lateral à raiz nervosa em ambos os subgrupos, discutiram a importância da inclinação na doença do disco lombar. Eles observaram que a escoliose era causada pelo espasmo, projetado para exercer a menor “tensão”possível. Em 1942, Duncan e Haen afirmaram que a atitude postural assumida pelo paciente com protusão discal assim o era para evitar uma maior compressão do disco.” Esta postura confere uma inclinação a coluna para o lado oposto da lesão e, uma vez que está projetando-se posteriormente, uma atitude de flexão para frente é assumida”. Em um estudo de Weiz 1981 (the lateral bending spine.)revelou a precisão da inclinação lateral no diagnóstico da mecânica patológica nas hérnias discais. Dos 46 pacientes estudados, ele observou que 12 tinham inclinação normal;desses , seis apresentavam protusão de disco na linha média e dois estenose.Dos 34 pacientes com inclinação anormal, 28 tinham protusões de disco confirmados tanto na mielografia quanto na cirurgia.Dois dos 34 pacientes tinham inclinações anormais, que foram confirmados na cirurgia, apesar da mielografia negativa.Ambos os pacientes tinham protusões laterais dos discos, com inclinação normal oposta à protusão e inclinações deficientes em direção à protusão.Este estudo foi confirmado por Van Damme et al 1979 que observou a eficácia da incliação lateral que tinha confiabilidade de diagnóstico igual ao da mielografia e a flebofrafia lombar.conclui-se que a inclinação contralateral alivia a dor para uma hérnia discal do tipo lateral e que é agravada pela inclinação ipsilateral. Já a hérnia discal mediana tem comportamento oposto, a dor é alivida pela inclinação ipsilateral e piorada pela inclinação contralateral a herniação; Estes exemplos estão bem esquematizados nas figuras a seguir.A conclusão é que a postura lateral para as manobras de liberação de hérnia discal bem com alongamentos meníngeos deverá seguir estes critérios posturais avaliados com o paciente de pé. As manobras deverão obedecer este achados como por exemplo colocar o paciente com hérnia de disco lateral com o lado da dor para cima .Obtivemos uma melhora dos pacientes na manobra de Lumbar Roll para abertura foramial com a utilização deste critério.



domingo, dezembro 17, 2006

Coisas que acontecem.


Outro dia na academia de musculação um aluno sabendo que eu sou Fisioterapeuta veio até mim e disse: - Dr. Eu tenho os dois ombros estourados, comecei a sentir tantas dores que tive que ir ao ortopedista e este me recomendou fisioterapia. Acontece doutor que eu ia na clínica de fisioterapia e a doutora( fisioterapeuta) passava um gel com um aparelhinho e não adiantava nada, a dor continuava, fiz várias sessões e a dor não cessava, então decidi parar e fazer musculação, foi então que minha dor melhorou, hoje não sinto mais nada.A resposta foi inevitável, disse que provavelmente faltou exercícios de reabilitação que para tratamento de ombro tem valor capital na reabilitaçã. Outra detalhe é que recursos de ultra som , devem ser acompanhados de outros recursos que melhoram a dor mais rapidamente, tais como compressa quentes como hidrocolactor. Outra modalidade de tratamento são as correntes diadinâmicas que utilizo em alguns casos para pacientes magros, o Ultra som geralmente utilizo acoplado com terapia combinada . Corrente interferencial com gelo momentaneamente é outro recurso valioso e bastante antiinflamatório e analgésico. Na maioria dos casos, inicio os exercícios tão logo possível, o fortalecimento do manguito rotador é de suma importância, se for negligenciado o paciente não terá melhora, o fortalecimento destes músculos irão diminuir o impacto do ombro, aliviando a pressão sobre a bursa e tendões que se encontram inflamados, outros exercícios de mobilidade são também importantes , principalmente em pacientes que possuem retração capsular inferior. Em suma reabilitação de ombro deve ser sempre acompanhado de exercícios iniciados no momento certo, não precisa esperar a dor melhorar 100% para iniciá-los, estes deverão começar na fase sub aguda.É muito chato ouvir este tipo de reclamação, sem dúvida nenhuma faltou experiência por parte da Fisioterapeuta, mas não é culpa dela, as faculdades dificilmente passam este dia a dia para os formandos, e muitos professores são apenas professores, e não clinicam a algum tempo, os que clinicam talves deixem de lado um acompahamento na fase de treinamento do paciente, outra coisa que acontece é que muitas faculdades , “pegam” os recém formados para “ dar” aula, para reduzir os custos. Vou repetir uma frase que um professor dizia e que não me recordo o nome: “ Não estude em faculdade ruim, a vítima vai ser você, e de uma forma indireta o nome da Fisioterapia vai para o ralo.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Atrofia muscular da coxa(quadrícepes)



Como já haviamos postado em outra oportunidade,com relação a atrofia do músculos quadrícepes, devido a problemas intrínsicos do joelho tais como lesões que provocam dor, ou instabilidade, restrição de mobilidade, provocam na maioria dos casos atrofia muscular. Em exames de Ultrassonografia é possível medir quantitativamente o gràu de atrofia muscular, sendo que os achados encontrados foram uma atrofia primeiramente do músculo vasto intermédio, reto femural, vasto medial e vasto lateral. Ao contrário do que se pensava em que a atrofia do reto femural seria o primeiro músculo a atrofiar , no entanto pesquisas ultrassonográficas demonstraram que o vasto intermédio é o que mais se atrofia, como colorário é o último a ganhar trofismo em um programa de reabilitação .A imagem acima mostra o esquema .

domingo, dezembro 10, 2006

Fisioterapêutas, estudem!

Se conselho fosse bom seria vendido, como já diz o ditado popular. No entanto gostaria de deixar aos recém formados fisioterapêutas um breve relato que no final da década de 80 e início da década de 90 a fisioterapia deu um grande passo no conselho popular, graças aos Fisioterapêutas que elevaram o nome de nossas profissões, poderia citar o Dr. Nilton Petrone , o Filé como é carinhosamente chamado pelos amigos mais chegados, Dr. Ademir Rodrigues , Dr. Afonso Salgado ,Dr. Nivaldo Baldo e outros tantos que não recordo seus nomes mas todos são importantes para a representatividade da classe e hoje são expoentes da Fisioterapia, dentre muitos outros Fisioterapêutas que de certa forma engrandecem o nome da profissão gostaria de externar todo o meu reconhecimento aos Professores e mestres que temos muito que aprender com eles e muitos outros e eu na minha humilde inquietude ciêntífica procuro passar aos Fisioterapêutas um pouco do que fazemos por aqui, e alerto que nós somos interdependentes. Vou explicar melhor vivemos uma simbiose com os profissionais que mais nos encaminham pacientes os Ortopedistas, os neurologistas e é claro a recíproca é verdadeira. Gostaria que o profissional menos preparado pela experiência nunca fale amém para tudo, analise o diagnóstico que lhe foi passado, pois inúmeras vezes discordei do diagnóstico e estudo mais aprofundados mostrou que eu estava certo, não porque sei mais que os outros , mas sim porque conviví com o paciente por mais tempo que o médico que teve um contato breve com o paciente , então caros colegas, é esta dica estude , indague , afloreça a sua inquietude científica, para que possa crescer como profissional e proporcionar aos seus paciente uma recuperação agradável, os profissionais que acima mencionei transpuseram esta barreira pela competência, mas esmerados em muito estudo e experiência do dia a dia acumulados. Então mãos a obra...

domingo, dezembro 03, 2006

1/3 da População mundial é usuário de Celular.

Segundo o comentarista da CBN Ethevaldo Siqueira, para assuntos em tecnologia a UNCTADE , que é uma conferencia das Nações Unidas para comércio e desenvolvimento que aconteceu em Genebra-Suiça, apresentou um relatório sobre tecnologia móvel e internet, onde os estudos apontaram que 1/3 da população mundial faz uso de telefone celular, segundo dados em 2005 haviam 2,2 bilhões de usuários sendo que 810 milhões estavam concentado em Países desenvolvidos e 1,4 bilhões estão em países em desenvolvimentos como o Brasil. A diferênça mais marcante foi com o acesso a internet, que apontou que os 15,6% da população mundial têm acesso a internet, sendo que 50% destes estão em Países industrializados e apenas 8,5% para Países em desenvolvimento, mas os Países em desenvolvimento na América latina como Argentina 19,5%, Brasil 17,5% e México 17,4% estão inseridos na média mundial, do outro lado extremo na américa Latinas estão a Nicarágua com 2,6% e Cuba com 1,7% de acesso a internet.

sábado, dezembro 02, 2006

Pós operatório fantástico!!

.

Cinto de segurança.

Automóvel... viagem...., tudo maravilhoso, mas veja os perigos de não se usar cinto de segurança, como já postamos em outra oportunidade sobre estatísticas sobre acidente de trânsito, veja aqui.ah! garimpei este no antenaparanóica.



Cinturon
Colocado por linker