Notícias!!

domingo, dezembro 17, 2006

Coisas que acontecem.


Outro dia na academia de musculação um aluno sabendo que eu sou Fisioterapeuta veio até mim e disse: - Dr. Eu tenho os dois ombros estourados, comecei a sentir tantas dores que tive que ir ao ortopedista e este me recomendou fisioterapia. Acontece doutor que eu ia na clínica de fisioterapia e a doutora( fisioterapeuta) passava um gel com um aparelhinho e não adiantava nada, a dor continuava, fiz várias sessões e a dor não cessava, então decidi parar e fazer musculação, foi então que minha dor melhorou, hoje não sinto mais nada.A resposta foi inevitável, disse que provavelmente faltou exercícios de reabilitação que para tratamento de ombro tem valor capital na reabilitaçã. Outra detalhe é que recursos de ultra som , devem ser acompanhados de outros recursos que melhoram a dor mais rapidamente, tais como compressa quentes como hidrocolactor. Outra modalidade de tratamento são as correntes diadinâmicas que utilizo em alguns casos para pacientes magros, o Ultra som geralmente utilizo acoplado com terapia combinada . Corrente interferencial com gelo momentaneamente é outro recurso valioso e bastante antiinflamatório e analgésico. Na maioria dos casos, inicio os exercícios tão logo possível, o fortalecimento do manguito rotador é de suma importância, se for negligenciado o paciente não terá melhora, o fortalecimento destes músculos irão diminuir o impacto do ombro, aliviando a pressão sobre a bursa e tendões que se encontram inflamados, outros exercícios de mobilidade são também importantes , principalmente em pacientes que possuem retração capsular inferior. Em suma reabilitação de ombro deve ser sempre acompanhado de exercícios iniciados no momento certo, não precisa esperar a dor melhorar 100% para iniciá-los, estes deverão começar na fase sub aguda.É muito chato ouvir este tipo de reclamação, sem dúvida nenhuma faltou experiência por parte da Fisioterapeuta, mas não é culpa dela, as faculdades dificilmente passam este dia a dia para os formandos, e muitos professores são apenas professores, e não clinicam a algum tempo, os que clinicam talves deixem de lado um acompahamento na fase de treinamento do paciente, outra coisa que acontece é que muitas faculdades , “pegam” os recém formados para “ dar” aula, para reduzir os custos. Vou repetir uma frase que um professor dizia e que não me recordo o nome: “ Não estude em faculdade ruim, a vítima vai ser você, e de uma forma indireta o nome da Fisioterapia vai para o ralo.

Nenhum comentário: