Notícias!!

terça-feira, maio 09, 2006

Dor No pescoço-Um tormento!!


Olá pessoal!!

hoje a nível de teste em nosso blogg, vamos falar um pouco de Cervicalgia aguda, muito comum em nosso consultório, geralmente os paciente chegam muito incomodados com a dor e dificuldade para movimentação, na sequência eleboramos uma espécie de protocolo, que vem demonstrando ser uma boa tecnica , sobretudo na fase aguda!!

vamos ver?

Cervicalgia

A coluna cervical que é a articulação do pescoço, é fonte de grande problemas de origem dolorosa, que chamamos de cervicalgia, cervicalgia é uma termo para descrever o sintomas, que é dor, e não um diagnóstico, várias são as causas de cervicalgia, a mais comum e com grande incapacitação para os pacientes são as “síndromes dolorosas miofaciais”, mio significa músculo e facia, é aquele tecido que forma um emaranhado em torno do músculo ,por onde passam os feixes vásculos nervosos.

A SÍNDROME DOLOROSA MIOFACIAL, pode estar presente em qualquer músculo, e na grande maioria das vezes é acompanhado de pontos hipersensíveis, chamados de Trigger points, clinicamente é um foco irritável no músculo associado com o nódulo palpável hipersensível na Taut Band” ( zona de tensão). O foco é doloroso a compressão e pode desencadear padrões característica de dor , sensibilidade a distância, fenômenos autônomos e disfunção motora. Na fig 01 e 02, podemos visualizar alguns tp( trigger points) que podem desencadear dor no pescoço.











Como acontece?

Existem basicamente 3 teorias sobre a causa dos trigger points

1ª - Crise Energética

Haveria uma liberação de cálcio do Retículo Sarcoplasmático, que causaria o encurtamento da Taut band (sarcômero), causando isquemia local e uma crise Energética causando falência na recuperação de cálcio.

Esta teoria é bem aceita para a maioria dos fisioterapeutas e médicos.

2ª- Teoria do Fuso

Trauma e Stress, causaria espasmo muscular, aumentando a tensão da taut band, isto ativaria o trigger point em estado latente, causando dor, isto ativaria o sistema simpático, que ativa o Trigger point, fazendo desta forma um cículo vicioso.

3ª Disfunção da Placa motora

Haveria um excesso de liberação de Acetilcolina, esta por sua vez aumentaria a liberação de cálcio, mantendo o encurtamento da Taut band (sarcômero), provocando vasocontrição e conseqüentemente uma crise Energética.

Na verdade acreditamos que há uma interação destas 3 teorias, que ao meu ver só são separadas, para facilitar a didática.

Sinais e Sintomas

Dor no pescoço

Pescoço rígido

Torcicolo

Sensibilidade na nuca

Incapacidade de rodar a cabeça

Fatores principiantes

Stress ocupacional

Carregar bolsas pesadas

Sono em posição não confortável ( muito comum), paciente acorda e tem um “mau jeito”.

Stress psicológico

Sentar em cadeira com braços elevados

Alterações oclusais ( mordida)

Bruxismo noturno

instabilidade vertebral

Tratamento clínico

Medicamentos mais usados são, os antidepressivos triciclicos, sobretudo nos casos crônicos com a Amitriptilina, e relaxantes musculares como o Cloridrato de ciclobenzaprina ( miosan), tandrilax ,sedilax que é uma associação de analgésico , antiinflamatório e relaxante muscular, flotac, silador, volterem injetável etc...,

Tratamento Fisioterapêutco

Este deverá ser muito elaborado, começando por uma boa anamnese e avaliação propriamente dita, na avaliação a dígitopressão em algum trigger desencadeará os sintomas locais e a distância ; o fisioterapeuta deverá manter a pressão nos Tp, o paciente irá relatar que a dor esta forte no local e irradiando para pescoço e as vezes braço e cabeça, e esta dor melhora com o passar dos segundos, isto é muito importante para diagnóstico diferencial de outras cervicalgias, tais como a radículopatia, este teste que podemos chamar de Pressure Release ( Liberação por pressão),

As diretrizes de tratamento são baseados em sugestão do enfoque suisso e modificado por muitos fisioterapêutas, no nosso dia a dia adaptamos a nossa condulta com Terapia Manual e fisioterapia eletrotermoterápica.

Em primeiro passo: realizar calor úmido ( hidrocolactor) ou Infra vermelho, que são calores superficiais, nunca utilize calor profundo na fase aguda, se usar você irá piorar o quadro. Em seguida a seqüência abaixo:

Trigger point pressure release(liberação do trigger por pressão) No entanto antes de fazer isto, o fisioterap6euta deverá usar massagem superficial e ir aprofundando gradativamente, observação a massagem deverá ser começada pela região dorsal média, aumentando o vigor dentro de níveis terapêuticos, isto irá provocar uma vasodilatação nos músculos da dorsal média,bem como fluxo sanguíneo na coluna dorsal e melhora da flexibilidade e mobilidade do tecido conectivo nesta zona que, chamamos de Zona Avascular, provocando uma diminuição no espasmo de algumas bandas, lembre-se que nesta região apresenta-se também os semiepinhal do pescoço, trapézio e outros músculos, que estão colaborando para o aumento dos sintomas, chamo esta técnica de comer pelas beradas, como comer mingau, começar primeiro pela região menos dolorosas, e atenção massagem na região do pescoço propriamente dita, deverá ser mais leve, so então em seguida, realizar a liberação por pressão.

Liberação por Pressão

Seqüência :

Trigger Point Pressure release

Estiramento da trigger band

Separação do tecido conjuntivo

Estiramento da fascia

Alongamento terapêuticos = aqui vai um aviso em caso de torcicolo agudo não fazê-lo, você poderá piorar o quadro doloroso.

Finalizando com a osteopatia propriamente dita, nos locais que apresentarem sinais articulares, tais como fixacão em extensão, flexão ou rotações, um aviso importante, jamais manipule a cervical na primeira sessão você pode desencadear espasmo protetor e piorar o quadro , sobretudo em caso agudos, manipule a cervical em casos Sub agudos e crônicos, porém já obtivemos bons resultados na manipulação da cervicalgia aguda no entanto é melhor não arriscar, após a sequência e nunca antes, sobretudo na cervical C3,este nível está muito ligado ao núcleo do nervo trigêmio, chamado de núcleo trigemino espinhal, por isso em caso de bruxismo e hiperpressão mandibular, e respiradores bucais, haverá um influxo nociceptivo para este núcleo , que irá influenciar o nível cervical; lembre-se que neste nível haverá uma faceta bloqueada,devido ao espasmo de bandas Elevador de escápula, que na maioria das vezes está envolvido, lembre liberar músculo antes e facetas depois, outro aviso importante, principalmente para os fisioterapêutas que não estão abituados com técnicas manuais é a importância de liberar a dorsal média, esta região normalmente demonstra sinais articulares , podendo estar bloqueada , manipulando esta zona, você estará diminuindo a descarga simpática e este conseqüentemente irá diminuir o espasmo muscular,trabalhos recentes com monitoramento do sistema simpático , por software especifico, chamado “nerv express” , demonstra inibição simpática após manobra da dorsal média por técnica chamada de “ dog” .

Por Último utilizo crioterapia com corrente interfrencial, a corrente interferencial vai na dorsal média com técnica tetrapolar com freqûencia para dor aguda, aviso importante, Não coloque a corrente interferencial sobre o pescoço (cervical), a crioterapia deve ser colocado sobre a cervical (gelo mole) que é uma mistura de 1/5 de álcool e 4/5 de água, em uma bolsa de gelo mercur..

O paciente relatará uma boa melhora dos sintomas chegando a quase 50%, só na primeira sessão, você deverá prescrever colar cervical e orientá-lo a tomar antiinflamatório e relaxante muscular associado ex. sedilax ou tandrilax solicite ao médico.

o vídeo a seguir mostra a tração cervical manual para melhora sintomática.








Blibliografia:

1-Curso apostila de terapia Manual integrada e trigger point

Palmiro Torrieri Júnior

2-Moderna terapia manual da coluna vertebral

Gregory P grieve

3-medicina de Reabilitação Aplicada a ortopedia e Traumatologia

Júlia Maria Dándréa greve e Marco Martins Amatuzzi

4-Apostilas de Terapia Manual Fisioterapia Salgado

Afonso Inoue Shiguemi Salgado

19 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem!!
meu nome é Lucas ,e gostaria de saber obter algumas informacoes gerais sobre cervicalgia ocupacional.
meu e-mail é lucas_souzabh@hotmail.com

desde ja agradeco!!
parabens pelo site! ja adicionei em meus favoritos, nele encontrai muitas informacoes importatntes.

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Raquel e eu gostaria de conhecer um pouco mais sobre a síndrome do piriforme. Gostei muito do site e pretendo visitá-lo com mais frequência!

Obrigado

Anônimo disse...

Prezado Dr. Ricardo Sena,
Li e gostei muito dos seus artigos de dor no pescoço e de cefaléia tensional, cervicalgia, dorsalgia e respiradores bucais.
Tenho dores nas regiões da mandibula, pescoço, ombro e parte superior do braço. Já fui em diversos médicos e ninguém resolve o meu problema.
Lendo os seus artigos, conclui que o Sr. pode me ajudar.
Assim sendo, peço para que me informe o telefone de sua clínica para que eu entre em contato.
O Sr. só atende no Paraná? Eu moro em Vitória no ES.
Espero, por favor, o seu retorno.
Não aguento mais ter dor.
Se possível, informa-me o seu e-mail.
Saudações,
João Paulo.
Meu e-mail é: jpchelal7@hotmail.com

Unknown disse...

Boa Tarde a todos, mas descobrimos qui em Minas que conseguimos desinibir os Trigger Points com Laserterapia.É fantástico, o fisioterapeuta não estresssa e nem é doloroso para o paciente.
Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pelo site ! Mesmo com um objetivo mais profissional, os leigos podem ler e se beneficiar muito! Eu vivo preocupado com essa coisa de um ponto q dói na nuca, e vi certinho os "trigger points", me ajudou muito, pq eu observava q quando eu me levantava (depois de dormir de bruços com a cabeça de lado, sem travesseiro, piorava!).

Tenho alguns resquicios de respiraçao oral, memso nao ficando de boca aberta parece q me falta o ar, nao sei! Vou procurar orientaçao.

De qquer forma parabens pelo otimo trabalho!!

Att,

Sérgio Luiz
maringá - PR

denize disse...

Me chamo Denize,sou médica.mas não consigo me livrar desta cervicalgia associada a cefaleia que creio ser tensional.Gostaria de saber quem vc indica aqui no Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Esse texto parece que foi feito pra mim. Estou há mais de 1 ano com uma dor 24h por dia no lado esquerdo do pescoço, exatamente como indicado na figura. Já devo ter ido em uns 15 médicos, fiz tanto exame que ando com umas 3 sacolas no carro com resultados, e nada. Já fiz fisioterapia, acupuntura, rpg, relaxante muscular, colete cervical, colchão novo, antiinflamatório, etc etc etc, muitas etceteras... Se houver algum bom samaritano lendo essa mensagem, e achar que tem reais condições de me ajudar, por favor entre em contato... Moro no Espírito Santo.. ronilduarte@gmail.com

Anônimo disse...

muito interessante este site, pois minha mãe já anda com estas dores algum tempo, não sabia o que fazer e que profissional procurar, vou amanhã mesmo levar ela em um massagista, pois agora sei que é este profissional que devo procurar, parabéns excelente este site des de já obrigada.

Anônimo disse...

Drª Denise, lamento mas não conheço ninguém quem possa indicar no Rio de Janeiro. Mas em suma procure um Fisioterapia com especialidades em técnicas manuais, seja quiropraxia, osteopatia e terapia manual,boa sorte.
Ricardo Sena

Anônimo disse...

Gostei muito do que li. Pergunto-lhe sempre tive dor em coluna, nos joelhos e ontem me surgiu uma dor no ombro passando para os braços, com cereza é artrose pois tenho...cada epoca dá pra um local.

Anônimo disse...

olá , sou fisioterapeuta concluindo agora minha pós graduação em terapia manual.... estou a procura de artigos relacionados ao meu tema " efeitos da liberação da cervical alta na dor cervical" gostaria q se possivel mi postasse alguns obrigada joára.... email: joara_brito@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá doutor. Parabéns e obrigada pela partilha das orientações. Cansei de procurar alguém (um médico) que falasse sobre essas dores que sentimos, mais especificamente. pena que o sr. está longe. Precisava, que se possível, o sr. indicasse um colega seu,. asim do seu nível, para buscar uma orientação, um diagnóstico aqui em Niterói, Rio de Janeiro. (de preferência que atenda pela UNIMED) para que eu possa ir.Abraços. Que Deus, o médico dos médicos, continue lhe abençoando. Desde já, obrigada.
margarethscj@superig.com.br

Anônimo disse...

anonimo disse... MEU nome é Marlene( S.P ) Olá dro.Ricardo,li seu artigo e gostei muito. sou fisioterapêuta e terapeuta manual e realmente acho essa linha de tratamento a melhor na atualidade ; mas as recidivas ainda é o grande problema. se tiver alguma novidade a respeito gostaria de saber .meu e-mail:
marlenterapiamanual@hotmail.com obrigada , tudo de bom .

Anônimo disse...

Genival Pereira. Olá Dr. Ricardo Sena, a tempo que eu sinto uma dor intensa e moderada do lado esquerdo do pescoço; procurei um fisioterapeuta e ele mandou fazer alguns alongamentos para o pescoço 3 vezes ao dia. isso já faz uns três anos e não melhorei. Li o seu artigo e vejo que os sintomas bateram com os meus.

Abraço.

Unknown disse...

ola dr. eu estava lendo, e vi que o sr. pode me ajudar, eu moro fora do brasil e ja fui em varios medicos e nao consigo ter um bom resultado, aqui ja me deram ate um relaxante pra pessoas loucas pra eu dormir, mas foi mesmo que nada, porque eu continuo com essa dor!!! por favor se o sr. poder me ajudar mande um i-mail pra mim !!!! o meu e NARSONSIMPORTNV@HOTMAIL.COM
Eu irei aguardar a sua resposta... parabens pelo site, muito bom e muito importante pra tanta gente que senti esses sintomas.
um grande abraço... luiz paulo

Anônimo disse...

sou costureira e como fico muito tempo sentada com ma postura fico mal da coluna abaixo de medicamento e na cama so que nao para, leva uns trez dias para melhorar

Anônimo disse...

Dr. Ricardo Sena, sou engenheira, trabalho com projetos, sempre uma correria, problemas emocionais,etc Ganhei assim uma dor facial que irradiava para os braços, o dentista detectou problemas na ATM. Uso placa corretiva para bruxismo, Depois fiz uma ressonancia magnetica cervical e acusou protusões em c3,c4,c5,c5,c7 Hoje sinto barulho de atrito,areia ao girar o pescoço, dirigindo, no dia dia..pode me dizer com quem tratar, se isso vai ser para o resto dos anos, tenho 51
Faço acumpultura, RPG,massagem, nada tira o ruido.
MORO NO INTERIOR DE S.PAULO.
obrigada
Parabens pelo site ajuda muito...
zapeng@uol.com.br

Ricardo Sena disse...

O ruido aos movimentos cervicais são provenientes da aritculação facetária, isto ocorre quando existe uma pressão sobre estas facetas ocasionados pelo processo degenerativo, como descreveu nas protusões discais.
O RPG não irá contribui em nada neste aspecto.
A massagem é muito importante , mas deveria ser acompanhada por ajustes quiropraxicos ou osteopáticos realizados por um fisioterapeuta.
A acupuntura também não irá contribui para nada neste momento.

Em suma:
Nestes casos sigo um protocolo que engloba:

Medicamentos adequados ao caso.
Manipulação Quiropráxicas cervicais e torácicas para melhorar o reequilíbrio cérvico torácico.
Exercícios ativos isoMétricos e isotônicos para coluna cervical e torácica.
Alongamentos cervicais suaves
Trações manuais ou mecânicas
Trações manuais com mboilizações em tração.
Para maximizar os efeitos da fisioterapia , sugiro atividade como o PILATES concomitantemente , deste que o quadro de dor esteja melhorando ou melhor.
Em São Paulo, Procure está clinica nnesta web site:
http://www.salgadosaude.com.br/

Boa sorte!!!Bom tratamento.

Anônimo disse...

Olá Dr. Ricardo, pode existir alguma ligação entre uma dor na planta do pé direito e uma dor no pescoço no lado esquerdo? Sinto uma dor no lado esquerdo do pescoço acompanhada de dores de cabeça constantes, as vezes já acordo com dor de cabeça... e a dor no pescoço é constante, o que devo fazer, tenho 34 anos! grata