Notícias!!

sexta-feira, setembro 14, 2012

Alongamento Postural melhora a Postura?



Um estudo realizado na Universidade de Almeria Espanha, mostrou o que alguns já supeitavam, a questão envolvia se o alongamentos dos músculos Isquitibiais melhoraria a postura do grupo pesquisado com relação ao esquilíbrio sagital. 58 mulheres participaram do programa de alongamento que  consistia em 3x pode semana durante 12 semanas.
Os testes de avaliação realizados eram tocar os dedos dos pés e alongamento passivo dos isquitibiais.
Os resultados demonstraram que houve um incremento na melhora dos testes e melhora na inclinação pélvica anterior durante a flexão do tronco e melhora da cifose torácica , entretando em postura em pé não houve melhora da postura no grupo pesquisado.

Meu comentário: O alongamentos dos Isquitibiais fazem parte de muitos dos programas de reeetruturação da postura , muitos Fisioterapeutas  RPGistas utilizam este alongamentos no intuito de melhorar a postura. Outros Fisioterapeutas  especialistas também utilizam esta técnica para tratar posturas. Com relação ao resultado que não houve melhora da postura em pé , isto vai de encontro o que alguns pesquisadores já comentavam que há necessidade de fortalecimento muscular dos músculos posturais, pois estes é quem irão manter a posição dos ossos nos "lugares" aonde queremos realinhar, como por exemplo a Cifose torácica, que  tem uma piora no final da  4ª e 5ª década de vida, aonde surgem vários problemas relacionados a DOR. Isto significa dizer que conforme o resultado do teste demonstrou que há uma melhora na cifose torácica durante a flexão do tronco  é porque o esqueleto sedeu ao programa de alongamento dos isquitibiais, mas isto não ocorreu durante a postura estática de pé, que é o objetivo de todos profissionais e pacientes, fortalecimentos localizados com auxlílio de desequilíbrio corpóreo são importante , pois para controle postural deve existir a parcitipação do SNC que é o sistema controlador, desequilíbrios durante os exercícios são promovidos por técnicas como por exemplo o Pilates que utiliza vários planos de desequilíbrios frente a gravidade. Uma vez treinado desta forma o sistema Nervoso é capaz de reprogramar a postura em bipedestação.

Como o assunto é complexo, iremos fazendo ponderações ao longo dos comentários!!

Atéa próxima:
fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22935854
Postura: Uma visão integrada-Odete Durigon, Pt,Ms,Phd * Im memorian.


Nenhum comentário: