Notícias!!

sábado, janeiro 08, 2011

QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA NÃO PASSAM DE LIXO HISTÓRICO???


QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA NÃO PASSAM DE LIXO HISTÓRICO.

Vou reproduzir na íntegra e inclusive com a imagem o comentário abaixo do blog centro medico da coluna vertebral.
LEIAM COM ATENÇÃO!!!
" Após as postagens que mostraram o histórico do desenvolvimento das técnicas pseudocientíficas no século XIX, mostramos que a osteopatia e a quiropraxia representam um lixo histórico que deve ser limpo para que a fisioterapia moderna fixe seus alicerces como a única disciplina aplicada aos distúrbios cinéticos funcionais.

Aguardem nossa breve postagem sobre a história do surgimento da fisioterapia como aliada da velha Medicina na recuperação de pacientes após o controle das doenças."

Agora vejam a minha resposta e de outro colega.

Resposta do Dr. Jonas -Fisioterapêuta.
Rapaz , estou começando a pensar em não comentar mais nada no blog, depois de tudo que agente discutiu, de maneira cientifica, voce continua a fazer esse tipo de post, voce inclusive admitiu que encaminhava em alguns casos pacientes para a manobras osteopaticas, ja defendeu manipulação feitas por fisiatras , algo retratado pelo wiron e mesmo assim continua com esses comentarios. Acho um pouco contraditorio. Não tenho mais oque falar nem comentar .

ABRAÇO

Agora veja a minha resposta, que acredito que não vai ao "AR".

Realmente agora você se superou!!!

A Fisioterapia do ´seculo passado não existe mais, os Fisioterapêutas da atualidade buscaram novas técnicas e vou explicar porque!!

""Os fisioterapêutas se Desprenderam""

Até pouco tempo atrás os fisioterapêutas dependiam único e exclusivamente de encaminhamentos médicos, com as crescentes ferramentas de diagnóstcio cinético funcional que tiveram influência das escolas americanas (quiropraxia) e osteopática (macadamente na Europra) e técnicas posturais ( marcadamente na européias) trouxe ao Fisioterapêuta mais subsídios científicos dentro das nossas prerrogativas de instituir o tratamento que bem entendesse de acordo com o diagnóstico cinético funcional, sem depender de médicos . Chegamos ao ponto de que os pacientes nos procuram sem ir ao médico porque a fisioterapia é um segmento da área de saude, como também é a fonoaudiologia, odontologia, psicologia etc...e inclusive somos apoiados pelo nosso conselho a realizar diagnóstico cinético funcional e se tivermos alguma dúvida poderemos encaminhar este ou aquele paciente a um médico especialista por exemplo, para realizar o diangóstico Nozológico e prescrição de medicamentos, se assim entendermos que é necessários . O médico não é "senhor" de todo conhecimento. As técnicas manipulativas são frutos históricos que foram lapidados às profissões de fisioterapia, este é profissional adequado a realizar os ajustes, pois tem formação clínico-científica, técnica e goza de grande prestígio na sociedade , já historicamente pelos cuidados com os doentes que merecem este tipo de abordagem. Não sei o que está acontencendo com você, mas este tipo de crítica não é construtivo!!nem para você e nem para seus colegas, que inclusive são nossos pacientes, Olha !! , você é Inteligente e Estudioso, e acredito que muito dedicado!!está pegando o caminho errado!!! Estou "sentindo" um pouco de soberba em sua pessoa, o que é uma pena!!!

Acredito que este será o meu último comentário em seu blog, Felicidades e boa sorte!!

Resposta do centro medico da coluna vertebral.

"É uma pena que esteja existindo uma fratura no âmbito da Fisioterapia. Enquanto uns buscam as Residências Multiprofissionais para se integrarem ao contexto hierárquico do atendimento à saúde, outros buscam agir em um contexto anárquico. Você defende o contexto anárquico. Você defende uma falsa independência. A mesma "independência" que buscaram historicamente a quiro e a osteo. Você está repetindo a mesma história destes caras. Percebo que você não quer ser fisioterapeuta, quer ser quiroprata, não é? A fisioterpia moderna deve buscar a intergração dentro do contexto bio-psico-social, alinhando-se a Medicina e a outras profissões em suas ações. A indepedência é uma estratégia que não se sustenta em nossa situação de saúde integral. Ser um arremedo de médico, de psicólogo, enfermeiro, não é uma boa saída da um fisioterapeuta, principalmente para quem tiver a chance de trabalhar em equipe, de forma organizada, com funções bem distribuidas.

O problema é que o trabalho em equipe expõe fragilidades e as propaganda mirabolantes pregadas pelos defensores da quiro e osteo não se sustentariam diante da crítica de seus pares.

O Fisioterapeutas estão querendo ser nutricionitas ao fazer terapias herbais, psicólogos ao fazer hipnose, querendo ser médicos ao fazerem acupuntura, querendo ser quiropratas ao fazerem trações mecanizadas, mas estão esquecendo o que é ser simplesmente FISIOTERAPEUTAS. Cuidado com esta crise de identidade!"

Réplica :

Resposta: Ricardo Sena

Não é questão de "fratura" na profissão , não é questão separatista, não existe a profissão de Quiropraxia e Osteopatia no Brasil.O que existe são Fisioterapêutas habilitados para realizar este tipo de intervenção, por isso os cursos são de formação para cargas horárias inferior ao proposto pelo Cofito de 1200 horas e os superiores a 1.200 horas, este poderão e são reconhecidos como especialidade da fisioterapia .Haverá portanto profissionais com este perfil e também haverá profissionais dentro de uma equipe multidiciplinar realizando fisioterapia convencional, isto será uma escolha do próprio profissional. Os pacientes poderão procurar este ou aquele profissional, isto é democrático, permitindo a busca de tratamento pelo paciente que bem entender, nossos pacientes na atualidade são antenados com as técnicas e possuem informação na mídia virtual, televisiva, revistas, blogs, websites, google, podendo encontrar obviamente bons e péssimos profissionais, entretanto sob o seu crivo de interpretação.



Nenhum comentário: