Notícias!!

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Infiltração Epidural na radiculopatia lombar

Autores

Abanco J, Ros E, Llorens J, Fores J.

Service de Chirurgie Orthopédique et Traumatologie, Centre Hospitalari, Manresa, Spain.


Resumo

INTRODUÇÃO: Os autores relatam um estudo prospectivo sobre o tratamento de compressão radicular com infiltrações epidural.

MATERIAL E MÉTODOS: Um estudo aberto foi realizado em 200 pacientes que sofrem de compressão radicular devido ou a hérnia de disco lombar (124 casos), estenose lombar (32 casos), estenose lombar segmentar (44 casos) e tratados por infiltração peridural.

RESULTADOS: Dos 200 pacientes estudados, 74 por cento não necessitam de tratamento cirúrgico subseqüente. O efeito terapêutico foi influenciado por vários parâmetros: etiologia da compressão radicular: 65 por cento resultados favoráveis na hérnia de disco; 69 por cento em estenose lombar, e 91 por cento resultados favoráveis na estenose lombar segmentar, idade dos pacientes: 100 por cento favoráveis em pacientes 70 years, while only very few favorable results in patients <>> 70 anos, enquanto que apenas muito poucos resultados favoráveis em pacientes com menos de 20 anos de idade. Dor Crônica ou dor radicular aguda: entre os pacientes que tinham hérnias de discos que necessitam de cirurgia posterior, 65 por cento apresentavam lesões agudas (dor <4>Em pacientes com estenose lombar necessitando de cirurgia, 80 por cento tinham lesão aguda e em doentes com estenose lombar segmentar, nenhum paciente se queixou de dor aguda.

DISCUSSÃO: Evitar o tratamento cirúrgico não é o único parâmetro que deveria ser estudado na avaliação da eficácia do tratamento. avaliação pré e pós-operatório Lassale, com um mínimo 1 ano de acompanhamento mostraram a melhoria em todos os casos não cirúrgicos. Quando comparado com a literatura, este estudo mostra favorável resultados a longo prazo.

Um comentário:

Centro Médico da Coluna Vertebral disse...

Oi Ricardo,

Este trabalho mostra valores já animadores, e de 1994 para cá já foram feitos muitos avanços na farmacologia da dor e inflamação.

Isto coloca o tratamento intervencionista com resolutividade da dor e incapacidade de atividade de mais de 95% entre 7 a 14 dias, mas deve ser reforçado que TODOS OS PACIENTES DEVEM SER ACOMPANHADOS POR FISIOTERAPEUTA DURANTE A SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL, QUE PODE DURAR ATÉ 2 MESES, PARA A TOTAL RECUPERAÇÃO.

Fazer qualquer técnicas intervencionista infiltrativa sem o segmento da reablitação é tolice. O procedimento médico resolve o problema médico, o problema cinético funcional é outra coisa!!!

Dr Henrique da Mota, MD, AFSA
Ortopedia e Cirurgia da Coluna