Notícias!!

sábado, maio 01, 2010

Entorse de tornozelo: AJUSTE MANIPULATÓRIO.


Como sempre relato que os ajustes quiropráxicos providos por Fisioterapêutas, pode trazer muitos benefícios para os pacientes, pois acumulamos uma gama de manobras de ajustes e que recebem influência não só de uma escola, mas de uma somatória de cursos e aprendizado, por isso as técnicas de ajustes articulares não se restringem somente a "liberar" o sistema nervoso como preconizado por Palmer, mas também auxiliam na "reposição" articular, diminuindo o Stress sobre estruturas nociceptivas.
Segundo este artigo apresentado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy por Mulligan BR. Manual Therapy "NAGS," "SNAGS," "MWMSs," etc., 5th edition. Wellington, New Zealand: Plane View Services, LTD; 2004. obteve sucesso em ajustes manipulatório em entorses agudos de tornozelos utilizando manobras para reposicionar a fíbula que, segundo o autor que pesquisou 30 sujeitos com história de dor crônica de tornozelo devido a sequela de entorse, a fíbula estaria anteriorizada.
O autor utilizou o ajuste como mostra na figura 1, e também utilizou o Tape para estabilizar a fíbula como mostra na figura 2, este Tape por sua vez permance por 48 horas, onde depois são iniciados movimentos ativos de inversão , dorsiflexão e plantiflexão.Obviamente no tratamento serão utilizados os recursos Fisioterapêuticos , tais como eletrotermoterapia, crioterapia, fortalecimentos, propriocepção, no seu devido tempo. Quem quizer mais detalhes do artigo pode clicar aqui.

Nenhum comentário: