Notícias!!

terça-feira, março 19, 2013

Reabsorção de Hérnia de disco Extrusa.

Trações vertebrais tem demonstrado "fisicamente" ser incompatível com o conteúdo do colágeno que demonstra deterioração com trações axiais , a reabsorção de Discos extrusos ocorrem mesmo sem nenhum tratamento. Acredito que o foco principal é o controle algico dos pacientes agudos que é o maior desafio dos profissionais.Entretanto a Tração axial com mesas mecanizadas merece maiores estudos .
Há três hipósteses para regressão de hérnias extrusas, que são encontradas em 40-60% dos indivíduos: 1ª hipóstese seria a retração do annulus fibroso frente há uma tração. 2º hipótese seria a desidratação desta extrusão, haja visto que o annulus fibrose apresenta de 60-70% de água.3ª hipóstese seria a degradação desta extrusão frente a ação de anzimas e ação dos macrófagos que migram para o local da lesão.Entretanto vale lembrar que é extremamente difícil o posicionamento concreto a respeito da tração axial com mesas mecânicas. Mais pesquisas devem ser realizadas acerca deste assunto, pois encontramos resultados conflitantes .Outro detalhe é que a coluna cervical tem uma evolução diferente da Lombar, onde trações axiais cervicais demonstram ter uma melhor evolução em relação a tração lombar.

fontes:  
http://journals.lww.com/spinejournal/Abstract/2010/06150/Effects_of_Traction_on_Structural_Properties_of.3.aspx

http://journals.lww.com/spinejournal/Abstract/1991/04000/Mechanism_of_Disc_Rupture__A_Preliminary_Report.11.aspx

http://journals.lww.com/spinejournal/Abstract/1998/05010/Regression_of_Cervical_Disc_Herniation__Observed.5.aspx 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2529204/

http://journals.lww.com/spinejournal/Abstract/1996/01150/Histologic_Evidence_of_Absorption_of.14.aspx 

fotos de um paciente de 45 anos com reabsorção da extrusão após 5 meses de acompanhamento em um dos casos verificados na fonte acima.



 fig. 1















 fig. 2- total reabsorção da extrusão discal.

Nenhum comentário: