Estudos confirmam, a importancia na manipulação cervical e dorsal no gerenciamento da dor cervical e disfunção mecânica, segundo os autores o ajustes nesta região foram superiores às técnicas mobilizativas. Vários estudos estão de acordo com estes autores. Tive apenas acesso ao resumo dos trabalhos. As explicações estão no fato de que o ajuste de HVLA(alta velocidade e baixa amplitude) promover uma decoaptação facetária mais adequada, quebrando a barreira de fixação articular, aumentam o espaço foraminal, libera, possíveis bloqueios dos meniscóides, melhoram a flexibilidade capsular, diminuem o impulso simpático, diminuindo assim o "resguardo" muscular. estudos apontam que musculos apresentam redução dos limiares verificados pela EMG(eletromiografia).
fonte:
http://www.jospt.org/issues/articleID.2620,type.2/article_detail.asp
http://www.jospt.org/issues/articleID.2686,type.2/article_detail.asp
Notícias!!
domingo, maio 27, 2012
domingo, maio 20, 2012
Equilíbrio sagital da coluna vertebral , em 100 indivíduos voluntários acima de 40 anos.
Um estudo realizado em 100 pessoas, demonstrou que existe uma perda da Lordose lombar com a evolução da idade, está perda da curva lombar está relacionado com o aumento da discopatia em relação a idade . A media encontrada para padrão de normalidade foram 64º tendo como referencia o nivel T12-S1-plato sacral. Por ouro lado não foram notada grande piora na cifose torácica , medidas neste estudo entre T5-T12, com uma média de 34º.Entretanto a cifose alta houve um aumento importante com a idade aumentando em 100% no final da última 4ª década para a 7ª década, talves este seja o aspecto que marcadamento vemos no idoso como se estivesse mais cifótico, mas tudo isto a custas da torácica alta e não a media.A perda da Lordose tem sido muito discutidas entre cirurgiões que realizam fusão vertebral lombar, pois alguns caso tem resultados deletéricos sobre a coluna vertebral com aumento de fraturas por compressão relacionado a Osteoporose. O estudo concluiu que dois pontos foram marcamente importantes para a perda do equlíbrio sagital, foi a projeção da linha axial fig.1 que avança anteriormente com a idade e perda da Lordose Lombar . Os resultados deste estudo para mais detalhes podem serem visto no link abaixo, entretanto a table 2, mostra um resumo dos escores encontrados.Um fator importante e não relacionado neste estudo foi a contribuição da degeneração discal, outros estudos segundo os autores , devem ser correlacionados para uma melhor compreenção.
fig 1
fig 2
fonte: http://193.146.160.29/gtb/sod/usu/$UBUG/repositorio/10290187_Gelb.pdf
fig 1
fig 2
fonte: http://193.146.160.29/gtb/sod/usu/$UBUG/repositorio/10290187_Gelb.pdf
segunda-feira, maio 14, 2012
Terapia manual Espinhal
Varios autores tem pesquisados sobre o efeito da manipulação sobre a coluna vertebral lombar e região sacro ilíaca. Os resultados tem demonstrado que estes ajuste promovem alterações importantes nos musculos profundos como os Multifidios . Estes musculos melhorariam a contração ativa verificados em exames de Ecografia funcional. Outras pesquisas com manipulações nestas regiões tem demonstrado que melhoram o recrutamento muscular de membro inferior principalmente de quadrícepes, o que torna interessante em patológia que promovem a inibição de sua contração. De uma forma geral as pesquisas vem confimando o que já se suspeitava devido aos resultados obtidos em tratamento de pacientes com Dor lombar baixa, como uma melhor distribuição do fluxo neural para as áreas musculares no local do ajuste manipulatório bem como os segmentos inervados pelas raizes nervosas em questão. Pesquisas também teêm demonstrado mudanças no potencial de EMG no H-reflex, reflexo de hoffman, que está intimamente relacionado com a aferencia espinhal, este reflexo guarda relação com o reflexo patelar, com uma diferença que o patelar está relacionado ao arco reflexo onde há envolvimento do FNM, fuso neuromuscular, ao passo que o H-Reflex está diretamente ligado ao cordão posterior na medula espinhal.
fonte:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7781578
http://www.jospt.org/issues/articleID.1303/article_detail.asp
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10714531
fonte:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7781578
http://www.jospt.org/issues/articleID.1303/article_detail.asp
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10714531
domingo, maio 13, 2012
Ligamento Cruzado Posterior:Atualização em Reabilitação Fisioterapêutica
Também como a precedente uma exelente palestra sobre Reabilitação do Ligamento Cruzado Posterior no PO, Drº Flávio mostra as dificuldades na reabilitação destes paciente principalmente os que apresentam lesão e reparo associado do canto postero lateral, recomendo a todos os Fisioterapeutas, médicos e educadores físicos que assitam este vídeo.
Femoro Patelar: Atualização , novos conceitos.
Exelente Palestra sobre Dor anterior do joelho, proferida pelo Drº Thiago Fukuda, mostrando a importancia do controle do Quadril na reabilitação nas síndromes femoropatelares. Traz importantes dados e inclusive resultados animadores quanto aos resultados com este protocolo de reabilitação.Parabéns ao Drº Thiago e fico muito orgulhoso por estes resultados, pois firma a real importancia do Fisioterapeuta Brasileiro no Cenário MUndial.
Assinar:
Postagens (Atom)