Notícias!!

domingo, janeiro 28, 2007

Amputação:lição de vida.

Este vídeo define que a vida não para devido a um trauma , que pode parecer que sua vida acabou, veja...na imagem incial não é o que você imagina.

Crioterapia-Efeitos fisiológicos

Efeitos circulatórios

Há uma grande divergência na literatura encontrada em relação à resposta circulatória local, durante e após a aplicação da crioterapia no que se diz respeito a vasoconstrição e vasodilatação.

Segundo Hocutt "Baseado no conhecimento fisiológico determinado pelo uso da crioterapia verifica-se que o frio causa vasoconstrição diminuindo o fluxo sangüíneo regional e conseqüentemente, a hemorragia na área traumatizada. A mudança da temperatura dos tecidos causa diminuição do metabolismo, das ações químicas das células e conseqüentemente da quantidade de oxigênio e de nutrientes. O decréscimo do fluxo através da lesão dos vasos limita o edema; há menor liberação de histamina e interrupção no processo de evolução da ruptura do capilar, o que normalmente ocorreria após a lesão. Há melhor drenagem linfática devida menor pressão no liquido extravascular".

Alguns autores acreditam que após um período de vasoconstrição há um período de vasodilatação,a vasoconstrição segundo Knight (1995) permanece por um período relativamente longo após a retirada do estímulo hipotérmico, resposta esta que não confirma a crença de alguns fisioterapeutas que acreditam na ocorrência de uma vasodilatação induzida pela crioterapia. Não se pode dizer que há uma vasodilatação induzida, e sim urna redução parcial da vasoconstrição, uma vez que o diâmetro do vaso após a crioterapia não ultrapassa seu diâmetro inicial. Estudos mostram que um vaso de aproximadamente 5 de diâmetro (unidade arbitrária) tem durante a aplicação da crioterapia seu diâmetro reduzido para 1 após o término da terapia o diâmetro torna-se 3 concluí-se que não ocorre uma vasodilatação propriamente dita e sim um retorno do diâmetro normal, sem a técnica da crioterapia.

Segundo Lianza. Após 10 a 15 min. da vasoconstrição inicial ocorre uma vasodilatação reflexa profunda, sem aumento da atividade metabólica local. Esta redução do metabolismo determinado pela queda da temperatura leva a uma diminuição de oxigênio e nutrientes necessários, na área afetada. Fica, portanto, evidente a indicação da crioterapia imediatamente após traumas esportivos.

Na minha opinião este é um tema ja muito debatido, os efeitos vasocontrictores são o que ocorrem realmente.


texto retirado do fisioesporte.

segunda-feira, janeiro 22, 2007

domingo, janeiro 21, 2007

IPhone da Apple, Apresentação de Steve Jobes.

Neste vídeo gravado na mac word Steves Jobes, o ícone da Mac (Apple), lançando o seu Iphone, que promete revolucionar os telefones, no etanto os Smatphones atuais já apresentam todos estes recursos dependendo do modelo, mas.... como dizem os entendidos o Iphone será um conceito em comunicação imaginem tudo isto funcionando em 3G, será uma grande evolução.




sexta-feira, janeiro 19, 2007

Cãimbras

As cãimbras são comuns durnte e após atividade física, podem acometer pessoas jovens, saudáveis e que não tenham hábito de praticar esporte. São mais propensos os músculos posteriores da coxa, podem estar presente durante a atividade física , no repouso e no sono, ocorre uma contração muscular intena e dolorosa. Cãimbras não estão relacionada ao esporte e ao exercício.A etiologia é controversa, no entanto pessoas que apresentam uma sudorese e diurese execessiva, apresentam cãimbras. O suor e diurese execessiva podem causar hiponatremia perda de sódio e causar cãimbras, pacientes em hemodiálise e insuficiência renal aguda também teêm grande perda de sódio, a admnistração de solução salina pode reduzir os sintomas. Baixos níveis de magnézio e calcio podem também estar envolvidos nos sintomas, porém não necessariamente este Iônicos devem estar presentes na gênses do problema. A cãimbra pode ser interrompida momentaneamente com contração do músculo antagonista ou um alongamento passivo momentãneo, podendo o músculo ficar dolorido dependendo da intensidade da Cãimbra.
Fonte instituto Cohen.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Cirurgia de Ligamento cruzado anterior

cirurgia de recontrução de ligamento cruzado anterior, a velocidade está aumentada, mas para quem já viu dá pra ver o debridamento e abertura do túnel femural e a passagem do inxerto do tendão infrapatelar. A recontrução do LCA é indicado para ndíviduos com instabilidade anterior do joelho, para pessoas com um certo grau de atividade física ou ruptura total com instabilidade anterior importante .A Reabilitação fisioterapêutica para pessoas esportistas variam de 6 meses a 8 meses. Para pessoas sedentárias a reabilitação não costuma passar de 3 a 4 meses, pois não praticam esporte, não necessitando reabilitação prolongada.

Vídeo de apresentação do nosso trabalho

terça-feira, janeiro 16, 2007

Vídeo da CBS do Iphone da Apple.

Vejam o novo "brinquedinho da Apple, ´Iphone, é fantástico o que ele oferece em multimídia, é um celular, Ipod, e navegador de internet.veja o vídeo.

Entevista na Musical FM parte 2

Bem amigos do Blog, como prometi aí vai a segunda parte da entrevista, espero que gostem um pouco> É so
clique aqui podcast 3#.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Pressão discal e postura.

fig 1 e fig 2











As figuras 1 e 2 mostram um disco intervertebral normal e outro com hérnia de disco, respectivamente.
A compressão provoca sintomatologia chamada de lombociatalgia, que é uma dor lombar irradiada para perna geralmente por traz da nádegas, coxas e até mesmo pé.
quando não existe só dor e começa a ter distúrbios neurológicos passa a se chamr ciática , devido a perda dos reflexos e alguns movimentos.
Normalmente ao contrário do que se pensa tratamento conservadores são indicados para hérnia de grau I e II,apenas exames de imagem podem " dizer" qual é o gráu, no entanto pela prática de acompanhamento de vários pacientes, podemos afirmar que um teste chamado de Laseg( teste de elevação da perna) quando positivo à 30 graus, são geralmente de hérnia discais com prevalência de 86% de positividade segundo estudos realizados na Escandinávia, o prognóstico é um pouco mais ruim, mas muitos paciente se recuperam dos sintomas dolorosos. Dentro dos tratamentos Fsisioterapêuticos que mais observei resultados são as técnicas de mackenzie , mais terapia manipulatória preconizado por Dr Ciryax. As trações lombares também são recomendadas. Os pacientes com hérnia discal , sentirão mais dor quando em posição sentada , devido nesta posição haver um aumento da pressão intradiscal, como poderemos ver na figura 3
ocorrerá tambpem maior dor no período da manhã ; isto ocorre devido ao fato de que durante a sono( deitado) o disco intervertebral aumenta seu volume de água, sendo assim maior volume =maior compressão=maior dor.mais detalhes sugiro clique aqui
fig 3
tabela de compressão discal dependendo da postura do corpo.Notem que sentado a pressão discal é maior do que em pé cerca de 140% o peso corpóreo.




sábado, janeiro 13, 2007

Entrevista na 104 FM-Rádio Musical.




No dia 13.01.2007, participamos de uma entrevista na 104 FM local, onde falamos um pouco da Fisioterapia,do profissional Fisioterapêuta, do trabalho, de algumas patologias, tais como LER (lesão de esforço repetitivo), problemas de coluna vertebral, respondemos algumas perguntas de ouvintes ao vivo, fiquei muito contente com o resultado com as pessoas interagindo conosco . ainda não estamos dominando muito bem a mídia, mas espero que vocês leitores deste blog se estiverem interessado em ouvir, é so clicar podcastone 2, e clicar em entrevista da 104 FM , clicar no Play e ouvir. um abraço ao pessoal da Rádio FM,do ouvintes que participaram , ao professor Cláudio que mesmo cansado de uma viagem não mediu esforços e manteve um bom entusiasmo apezar do cansaço . Ao Lenilsom que sempre nos acolheu com entusiasmo na condução da entrevista. No entanto só podemos postar uma parte da entrevista pois o nosso "hospedador de podcast", tem um tempo limitado em 30 MB, desta forma vamos editar em duas ou três partes o Podcast, espero contar com a compreenção de voçês, Um abraço e até o próximo post.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Sistema de Celulares.

Gerações de Sistemas Celulares

1G Sistemas analógicos como o AMPS.
2G Sistemas digitais como o GSM, CDMA (IS-95-A) ou TDMA IS-136.
2,5G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e sem necessidade de estabelecimento de uma conexão (conexão permanente) a taxas de até 144 kbps. É um passo intermediário na evolução para 3G. Os principais sistemas são o GPRS e extensões do CDMA.
3G Sistemas celulares que oferecem serviços de dados por pacotes e taxas de até 2 Mbps. Os principais sistemas são o WCDMA e o CDMA 1xEVDO.

Coréia e Estados Unidos são os países com a maior quantidade de celulares 3G EVDO. Já os celulares 3G UMTS estão concentrada na Ásia/Pacifico e na Europa. O japão é o país com mais celulares 3G UMTS, 34,7 milhões no 3T06.só para lembar celulares com sistema 3G, permitem assitir TV em tempo praticamente real.

fonte de informação:teleco

IPhone da Apple.


Realizada em São francisco - EUA, a MacWorld expo dentre as novidades o alvoroço ficou por conta do Iphone, um celular que funcionará com o SO Mac 05X, que trará entre algumas coisas, a tela sensível ao toque (touchscreen), câmera digital 2,0 megapixel, navegador de internet.
Olha a foto do bichinho ao lado.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Brasil Telecom bloqueia o Youtube.

Está confirmada pela imprensa o bloqueio do Site Youtube pela Brasil Telecom por ordem judicial,devido ao caso da modelo Daniela Cicarelli, porém muitas outras operadoras o acesso continua normalmente. Esta decisão é ridícula pois tira o direito de ir e vir do cidadão, infringindo a constituição atual de liberdade de imprensa. Os agradecimentos vão para Bia kunze, que apresentou notícia quentíssima sobre o assunto, inclusive o pessoal da CBN, ficou engajado no "garimpo" da notícia, junto a assessoria de impressa da empresa Brasil Telecom.

domingo, janeiro 07, 2007

Podcast: meu primeiro como teste.

Olá pessoal !
Bom ! estou tentando iniciar também no mundo dos Podcasts, que é uma espécie de Rádio, entrevista,jornal , ou seja ,entretenimento .Neste podcast falamos como a fisioterapia é importante para vida das pessoas, nossos agradecimentos para os pacientes que assitimos durante algum tempo .Gostaria de pedir desculpas peloss erros mas , este é o meu primeiro Podcast a nível de teste, para houvir basta clicar em :podcast # 1.
você poderá ouvi-lo on line, ou baixar em seu PC, ou mesmo em seu agregador de RSS.

sábado, janeiro 06, 2007

Desculpas!

Pedimos desculpas aos leitores do blog, porque alguns vídeos do Youtube não estão rodando, provavelmente isto se dá ao fato da justiça ter bloqueado o acesso neste Site, devido ao escândalo envolvendo a modelo Daniella Cicarelli, acredito que esta novela não irá se arrastar por muito tempo. informação segundo fonte : Estadão.

Vias aferentes da Dor Lombar discogênica.

A dor lombar discogênica é transmitida de forma não-segmentar por aferentes simpáticos vicerais, principalmente através da raiz nervosa espinhal de L2, presumivelmente através dos aferentes simpáticos do nervo sinovertebral, que pode ser percebida como dor iradiada no dermátomo L2. como mostra a figura ao lado. Isso é baseado em evidência que mostram que aferentes simpáticos lombares possuem um papel em transmitir dor lombar e em afirmação de que a dor lombar é induzida por estimlação do tronco simpatico e que este transmite dor. O tronco simpático origina-se dos mielômeros de T1 a L2 com L2 sendo o único dermátomo que corresponde à coluna lombar.A dor discogênica é aliviada pela injeção na raiz nervosa espinhal de L2 e isso poderia servir como procedimento diagnóstico ou de tratamento. No entanto é invasivo e muitos pacientes não querem levar nehuma espetada na coluna, a não ser que a dor seja extremamente forte.A dor inguinal em pacientes de dor lombar é sugerida como proviniente dos gânglios das raízes nervosas de L1 e L2 através da irritação da porção anterior do disco intervertebral.
fonte:James M Cox-livro : Dor lombar.