Notícias!!

quarta-feira, maio 31, 2006

Utilidades do PDAs/Smartphones.


Muitas pessoas estão descobrindo inúmeras possibilidades das utilidadesa dos PDAs e smartphones, empresas de vendas com representantes externos já utilizam desta tecnologia a tempos. Agora o IBGE irá transmitir os dados, diretamente do local de onde são computados , isto irá economizar tempo , dinheiro , bem como pessoal de digitação e outros benefícios. Similar a isto já ocorre com o Imposto de renda, mas com informação ON-LINE, via PC. Tecnologia a serviço da comunidade , facilitando a nossa vida. Outra grande função do PDAs em voga no momento são os serviços Skipein e Skipeout, onde você que tem um PDA- Pocket PC, ou Smartphone com Windows mobile 5.0, processador superior a 312 mhz, poderá fazer parte deste mundo com tarifas telefônicas quase zero, ex: 1,7 centavos de Euros, é claro o seu Pocket Pc deverá ter o sistema Wi-Fi, ou celular 3G/terceira geração, ainda engatinhando no Brasil, na foto um Pocket Pc phone. Qtek 9090 um dos meus sonhos de consumo. E ainda mais , você terá uma agenda telefônica, que o avisa dos compromissos, seus contatos, você pode tirar fotos, fazer filmagem, assistir filmes, jogos e muito mais , realmente são muitas utilidades.

segunda-feira, maio 29, 2006

Smartphone com multimídia completa

O primeiro smartphone do mundo produzido pela Digitron , com central multimídia completa. O g.Smart é um produto GSM com tela sensível ao toque, baseado em arquitetura Intel, equipado com o novo Microsoft Windows Mobile 5.0. Entre as várias características inéditas, o celular oferece recepção de TV aberta (Pal-M e NTSC), rádio FM, MP3 Player e Câmera Fotográfica de 2.1 megapixels. Além disso, o g.Smart oferece comunicação Wi-Fi, bluetooth, fax modem e conexão GPRS.O produto deverá ser lançado em junho/2006.texto extraido do mundo sem fio,é só clicar.

domingo, maio 28, 2006

Mini review-CONDROMALÁCIA ROTULIANA

A condromalácia rotuliana, é uma afecção do joelho, presente na maioria dos casos nas mulheres, devido a fatores de alinhamento alterado , geralmente as mulheres apresentam um geno valgus(joelho para dentro) maior que nos Homens, isto é devido ao quadril que é mais largo, provocando um aumento no ângulo Q, o chamado angulo quadricipital, este angulo fica aumentado superior a 12º, sendo o padrão de normalidade em torno de 9º à 12 º. Estas alteração provoca aumento na tração da rótula nas atividades do dia a dia , provocando dor, devido ao aumento da sobrecarga tensional muscular. Num estágio inicial haverá dor na região anterior do joelho, sem inchaço e os pacientes reclamam de dor, principalmente ao subir escadas, levantar da posição sentada e viagem longas em que o joelho fica dobrado. Os princípios de tratamento mais utilizados por Fisioterapêutas para o tratamento, são o reforço muscular do vasto medial oblíquo (VMO), alongamento dos isquiotibiais, tricepes sural, bicicleta estacionária com o cilim elevado, calor profundo e superficial, crioterapia e correntes analgésicas, em casos mais extremos ,alguns fisioterapêutas adotam o alongamento do quadrícepes, mas na minha opinião o problema maior está na fraquesa muscular do quadrícepes sobretudo do (VMO) e não no encurtamento. No entanto também devemos verificar se há pronação excessiva do pé na fase de apóio médio e outras alterações de ordem anatômica de alinhamento do membros inferior, normalmente o paciente evolui bem, o ideal para casos mais graves manter o paciente em 3 meses de reabilitação, após a alta o paciente deverá manter os exercícios em casa, por tempo indeterminado, a cirurgia é reservada em pouquíssimos casos.

Blackbarry da TIM.


Este é o Blackbarry, é um smartphone que agrega vários recursos, além de celular e PDA, permite visualizar arquivos nos formatos Word, Excel, PowerPoint e PDF (Adobe Portable0Document Format) e imagens em diversos formatos, como JPG, BMP, GIF, PNG e TIFF.
a empresa : Research In Motion (RIM), criadora do BlackBerry, e o único a operar na tecnologia EDGE, permitindo que os clientes acessem à internet a uma velocidade de até 200 Kbps dentro da Rede TIM EDGE, atualmente disponível em de 400 cidades. O produto está equipado com um processador Intel 312 MHz.a grande vantagem que achei neste dispositivo , que além de tecnologias de Bluetooth, wi-fi , EDGE, que segundo especialistas é mais veloz que GPRS, pode baixar E-mail pelo mecanismos PUSH, sem a necessidade de conexão. mais edetalhes clique em mundo sem fio.

abaixo está exemplo de velocidade de transferência de dados pelas tecnologias empregadas.

TECNOLOGIA MÓVEL????

O Marcola se defende como pode.

quinta-feira, maio 25, 2006

Celular absorvente???

Será que os presos de alta periculosidade recebem os celulares com este formato?Fica difícil para a polícia pegar, vão ter que pedir para as companheiras abrirem as pernas na hora da visita, e as advogadas também.

Celular walkman

A sony ericsson está se preparando para lançamento do celular Walkman, promete bastante ,pois terá um cartão de memória com 512 MB, podendo suportar até aprox. 460 músicas de MP3, e se não bastasse, também virá com uma câmera de 2 megapixel de resolução, o que é ótimo!, também terá conexão com FM. Na minha opinião, acredito que os usuários dos IPOD, pensarão duas vezes antes de comprar um, pois este agrega muita convergência, além de celular . Se quizer mais detalhes clique em sonyericsson.

segunda-feira, maio 22, 2006

Apresentações x Palestras: pela mobilidade.


Lendo o post do mundo sem fio, descobri uma alternativa que vinha me perguntando a tempos, como palestrar sem o uso de um Notebook, ou Um PC, o que ocorre é que quando vamos dar uma palestra em algum lugar, nos deparamos as vezes com problemas técnicos, como por exemplo, vídeos que não rodam, ou algum outro slide de animação, aconteceu comigo em plena Jornada Paranense de Fisioterapia, um dos meus vídeos deu problema, por minha sorte os outros funcionaram normalmente .O Notebook é uma solução, mas no meu ver por enquanto o bolso não comporta este no orçamento, utilizar o PC da apresentação é um risco de pagar um " mico". A outra possiblidade são os PDAs, neste Link mundo sem fio, encontrei a resposta, você que palestra bastante poderá usar os aplicativos do PDAs, então vamos aprender com quem sabe, Bia Kunze, show de bola!!

sexta-feira, maio 19, 2006

Mini-Review sobre Espondilolistese

Espondilolistese

É uma deformidade em que uma vértebra desliza sobre outra e provoca um desalinhamento da coluna. Isso pode ocorrer por desgaste das articulações responsáveis pela sustentação, ou por um defeito na parte posterior da vértebra, chamado espondilólise. Este deslizamento ocorre de forma muito lenta, e muitas vezes está estacionado. As deformidades físicas visíveis acontecem apenas nos casos em que o deslizamento é muito grande, os maiores sintomas costumam ser dor lombar crônica e ciática. O tratamento inicial visa o controle da dor, e consiste de medicação, exercícios e fisioterapia. Como em todas as deformidades, a única maneira do problema ser corrigido é a cirurgia, que se reserva para os casos mais graves e para aqueles que os outros tratamentos não funcionaram. Na cirurgia a vértebra que desliza deve ser fixada, e os nervos que estão apertados devem ser liberados. A fixação costuma ser feita com a colocação de implantes metálicos de titâneo (parafusos). Na maioria dos casos não é necessário trazer a vértebra de volta para o lugar, apenas fixá-la de modo a impedir que siga se movendo.

TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

Alívio dos sintomas está reservado para técnicas de eletrotermoterapia, tais como Ondas curtas, microondas, compressas de calor ùmido como o Hidrocolactor, massagens e correntes analgésicas como TENS e Corrente interferencial, neste tipo de Lesão, os reajustes estão contra indicados, nas modalidades modalides de thrust , estas manobras não estão comprovodas que possam melhorar, para esta região específica, porém poderá ser aplicado para as regiões próximas que apresentam sinais articulares de fixação, no entanto a cinesioterapia, que é o tratamento através de exercícios terá melhores chances de surtir efeito, sobretudo na modalidades de “ Core Stabilization”, aliado com alongamentos de Isquiotibiais, trícepes sural. No Core Stabilizations são trabalhados músculos importantes estabilizadores como o transverso do Abdomem, reto do abdomem, nestes casos também podem ser empregados exercícios de Willians. Outras modadlidade que pode auxiliar muito no tratamento é o fortalecimento dos paravertebrais com auxílio de corrente russa, como foi explanado acima os casos cirúrgicos são reservados para pouquíssimos casos.

quinta-feira, maio 18, 2006

Ultra Pocket PC (origami)






A Microsoft não perde tempo, o seu projeto do Origami um ultra Pocket PC , onde uma empresa contratada para realizar o mercketing, deixou vazar o projeto , e é claro foi rackeada e ganhou a WEB, veja post completo clique meiobit

terça-feira, maio 16, 2006

Aparelhos da clínica- FISIOMEDIC

Parafina















micro-ondas














ultrason + correntes diadinâmicas

Bluetooth X wi-fi

Achei interessante a explicação da Bia Kunze sobre, a diferença entre estes dois termos Bluetooth e Wi-fi(wireless fidelity), basicamente o que se sabe é que bluetooth, é a comunicação sem fio entre dispositivos, tais como celular , PC , pocket PC e outros. Resumindo bluetooth é versão sem fio de cabo USB, para dispositivos tais como PDAs, teclado, mouse, headfone e outros. Wi-fi é a versão sem fio de cabo de rede, clique aqui.

domingo, maio 14, 2006

Aula de manipulação-Escola Afonso Salgado

Nesta aula você fisioterapêuta , estará de uma certa forma atualizando-se, e você leitor que não é profissional terá uma oportunidade de visualizar como os profissionais Fisioterapêutas estão nos dias atuais, familiarizados com técnicas manuais, que buscam o reequilíbrio neuromuscular e funcional, dentro de um princípio científico, é só clicar aqui.

PDAs/smartphones/mobile Phones


Veja os acessórios para PDAs lançamentos de dispositíveis móveis .Ao lado está uma foto do meu primeiro Smartphone, por enquanto estou contente com o seu desempenho possui várias funções importante que facilitam o meu dia a dia, tais como agenda, contatos, fotos, vídeos, baixo meus E-mails, função de celular GSM, sms, mms, devo dizer que a qualidade das fotos são até razoáveis, as muitas fotos postadas aqui são deste dispositivo, a minha câmera digital está na assistência técnica, simplesmente pifou!! derrepente.

sábado, maio 13, 2006

TECNOLOGIA MÓVEL

Para falarmos em tecnologia móvel, que compreende os celulares os PDAs, os Pocket PCs, os handhelds e outros, primeiro vamos entender dois grandes aspectos deste dispositivos e o que realmente os torna tão interessante, que é a mobilidade e portatibilidade, para isto eu selecionei um link interessante , e sugiro para você que clique no título para saber mais, obrigado.

sexta-feira, maio 12, 2006

Manobras osteopáticas

Preparação para manobra liberatória da dorsal média e também dorsal alta, o que muda é o posicionamento da mão que fica embaixo . tecnica de "dog "termo da escola de osteopatia.
esta manobra é usada em distúrbios da coluna dorsal e cervical, é um exemplo de manobra que utilizo nas cervicalgias aguda, parece agrecivo, mas a manobra é sutil e melhora consideravelmente o quadro doloroso do paciente, mas a manobra que você esta vendo é uma das técnicas para dor cervical, outros procedimentos acompanham o tratamento.


posição final da manobra de " dog".

demonstração de algumas manobras, para tratamento das cervicalgia


deslizamento superficial com o polegar , após a aplicação do hidrocolactor(calor úmido).

terça-feira, maio 09, 2006

Dor No pescoço-Um tormento!!


Olá pessoal!!

hoje a nível de teste em nosso blogg, vamos falar um pouco de Cervicalgia aguda, muito comum em nosso consultório, geralmente os paciente chegam muito incomodados com a dor e dificuldade para movimentação, na sequência eleboramos uma espécie de protocolo, que vem demonstrando ser uma boa tecnica , sobretudo na fase aguda!!

vamos ver?

Cervicalgia

A coluna cervical que é a articulação do pescoço, é fonte de grande problemas de origem dolorosa, que chamamos de cervicalgia, cervicalgia é uma termo para descrever o sintomas, que é dor, e não um diagnóstico, várias são as causas de cervicalgia, a mais comum e com grande incapacitação para os pacientes são as “síndromes dolorosas miofaciais”, mio significa músculo e facia, é aquele tecido que forma um emaranhado em torno do músculo ,por onde passam os feixes vásculos nervosos.

A SÍNDROME DOLOROSA MIOFACIAL, pode estar presente em qualquer músculo, e na grande maioria das vezes é acompanhado de pontos hipersensíveis, chamados de Trigger points, clinicamente é um foco irritável no músculo associado com o nódulo palpável hipersensível na Taut Band” ( zona de tensão). O foco é doloroso a compressão e pode desencadear padrões característica de dor , sensibilidade a distância, fenômenos autônomos e disfunção motora. Na fig 01 e 02, podemos visualizar alguns tp( trigger points) que podem desencadear dor no pescoço.











Como acontece?

Existem basicamente 3 teorias sobre a causa dos trigger points

1ª - Crise Energética

Haveria uma liberação de cálcio do Retículo Sarcoplasmático, que causaria o encurtamento da Taut band (sarcômero), causando isquemia local e uma crise Energética causando falência na recuperação de cálcio.

Esta teoria é bem aceita para a maioria dos fisioterapeutas e médicos.

2ª- Teoria do Fuso

Trauma e Stress, causaria espasmo muscular, aumentando a tensão da taut band, isto ativaria o trigger point em estado latente, causando dor, isto ativaria o sistema simpático, que ativa o Trigger point, fazendo desta forma um cículo vicioso.

3ª Disfunção da Placa motora

Haveria um excesso de liberação de Acetilcolina, esta por sua vez aumentaria a liberação de cálcio, mantendo o encurtamento da Taut band (sarcômero), provocando vasocontrição e conseqüentemente uma crise Energética.

Na verdade acreditamos que há uma interação destas 3 teorias, que ao meu ver só são separadas, para facilitar a didática.

Sinais e Sintomas

Dor no pescoço

Pescoço rígido

Torcicolo

Sensibilidade na nuca

Incapacidade de rodar a cabeça

Fatores principiantes

Stress ocupacional

Carregar bolsas pesadas

Sono em posição não confortável ( muito comum), paciente acorda e tem um “mau jeito”.

Stress psicológico

Sentar em cadeira com braços elevados

Alterações oclusais ( mordida)

Bruxismo noturno

instabilidade vertebral

Tratamento clínico

Medicamentos mais usados são, os antidepressivos triciclicos, sobretudo nos casos crônicos com a Amitriptilina, e relaxantes musculares como o Cloridrato de ciclobenzaprina ( miosan), tandrilax ,sedilax que é uma associação de analgésico , antiinflamatório e relaxante muscular, flotac, silador, volterem injetável etc...,

Tratamento Fisioterapêutco

Este deverá ser muito elaborado, começando por uma boa anamnese e avaliação propriamente dita, na avaliação a dígitopressão em algum trigger desencadeará os sintomas locais e a distância ; o fisioterapeuta deverá manter a pressão nos Tp, o paciente irá relatar que a dor esta forte no local e irradiando para pescoço e as vezes braço e cabeça, e esta dor melhora com o passar dos segundos, isto é muito importante para diagnóstico diferencial de outras cervicalgias, tais como a radículopatia, este teste que podemos chamar de Pressure Release ( Liberação por pressão),

As diretrizes de tratamento são baseados em sugestão do enfoque suisso e modificado por muitos fisioterapêutas, no nosso dia a dia adaptamos a nossa condulta com Terapia Manual e fisioterapia eletrotermoterápica.

Em primeiro passo: realizar calor úmido ( hidrocolactor) ou Infra vermelho, que são calores superficiais, nunca utilize calor profundo na fase aguda, se usar você irá piorar o quadro. Em seguida a seqüência abaixo:

Trigger point pressure release(liberação do trigger por pressão) No entanto antes de fazer isto, o fisioterap6euta deverá usar massagem superficial e ir aprofundando gradativamente, observação a massagem deverá ser começada pela região dorsal média, aumentando o vigor dentro de níveis terapêuticos, isto irá provocar uma vasodilatação nos músculos da dorsal média,bem como fluxo sanguíneo na coluna dorsal e melhora da flexibilidade e mobilidade do tecido conectivo nesta zona que, chamamos de Zona Avascular, provocando uma diminuição no espasmo de algumas bandas, lembre-se que nesta região apresenta-se também os semiepinhal do pescoço, trapézio e outros músculos, que estão colaborando para o aumento dos sintomas, chamo esta técnica de comer pelas beradas, como comer mingau, começar primeiro pela região menos dolorosas, e atenção massagem na região do pescoço propriamente dita, deverá ser mais leve, so então em seguida, realizar a liberação por pressão.

Liberação por Pressão

Seqüência :

Trigger Point Pressure release

Estiramento da trigger band

Separação do tecido conjuntivo

Estiramento da fascia

Alongamento terapêuticos = aqui vai um aviso em caso de torcicolo agudo não fazê-lo, você poderá piorar o quadro doloroso.

Finalizando com a osteopatia propriamente dita, nos locais que apresentarem sinais articulares, tais como fixacão em extensão, flexão ou rotações, um aviso importante, jamais manipule a cervical na primeira sessão você pode desencadear espasmo protetor e piorar o quadro , sobretudo em caso agudos, manipule a cervical em casos Sub agudos e crônicos, porém já obtivemos bons resultados na manipulação da cervicalgia aguda no entanto é melhor não arriscar, após a sequência e nunca antes, sobretudo na cervical C3,este nível está muito ligado ao núcleo do nervo trigêmio, chamado de núcleo trigemino espinhal, por isso em caso de bruxismo e hiperpressão mandibular, e respiradores bucais, haverá um influxo nociceptivo para este núcleo , que irá influenciar o nível cervical; lembre-se que neste nível haverá uma faceta bloqueada,devido ao espasmo de bandas Elevador de escápula, que na maioria das vezes está envolvido, lembre liberar músculo antes e facetas depois, outro aviso importante, principalmente para os fisioterapêutas que não estão abituados com técnicas manuais é a importância de liberar a dorsal média, esta região normalmente demonstra sinais articulares , podendo estar bloqueada , manipulando esta zona, você estará diminuindo a descarga simpática e este conseqüentemente irá diminuir o espasmo muscular,trabalhos recentes com monitoramento do sistema simpático , por software especifico, chamado “nerv express” , demonstra inibição simpática após manobra da dorsal média por técnica chamada de “ dog” .

Por Último utilizo crioterapia com corrente interfrencial, a corrente interferencial vai na dorsal média com técnica tetrapolar com freqûencia para dor aguda, aviso importante, Não coloque a corrente interferencial sobre o pescoço (cervical), a crioterapia deve ser colocado sobre a cervical (gelo mole) que é uma mistura de 1/5 de álcool e 4/5 de água, em uma bolsa de gelo mercur..

O paciente relatará uma boa melhora dos sintomas chegando a quase 50%, só na primeira sessão, você deverá prescrever colar cervical e orientá-lo a tomar antiinflamatório e relaxante muscular associado ex. sedilax ou tandrilax solicite ao médico.

o vídeo a seguir mostra a tração cervical manual para melhora sintomática.








Blibliografia:

1-Curso apostila de terapia Manual integrada e trigger point

Palmiro Torrieri Júnior

2-Moderna terapia manual da coluna vertebral

Gregory P grieve

3-medicina de Reabilitação Aplicada a ortopedia e Traumatologia

Júlia Maria Dándréa greve e Marco Martins Amatuzzi

4-Apostilas de Terapia Manual Fisioterapia Salgado

Afonso Inoue Shiguemi Salgado

segunda-feira, maio 08, 2006

Olá pessoal!!

Neste blogg vamos falar muito sobre fisioterapia, reabilitação e tecnologia, mas o que tem a ver estes temas um com o outro ? voces verão que tudo está interligado para facilitar o nosso dia a dia, tanto na profissão, quanto no nosso entretenimento; tentaremos abordar os vários assuntos com uma linguagem de fácil assimilação, tanto para profissionais, quanto para leigos, você também poderá nos ajudar enviando comentários, nós de antemão agradecemos , pelo seu valioso tempo dispensado .

abraço